Quando usar vinil adesivo calandrado?

Por Eduardo Yamashita em 16/01/2015

Saiba quais as possibilidades de aplicação do vinil calandrado

Saiba quais as possibilidades de aplicação do vinil calandrado

O aumento explosivo da popularidade do envelopamento de carros gerou crescimento da demanda pelo serviço, muitas vezes realizado por pessoas que não dominam suficientemente bem técnicas e tecnologias inerentes à aplicação de vinis adesivos, como, por exemplo, a escolha correta da película (cast ou calandrada).

Há uma grande quantidade de aplicações que não exigem as características de alta conformabilidade do vinil fundido (cast), e o mercado oferece uma ampla gama de filmes calandrados, os quais podem ser utilizados em muitos trabalhos.

Ambos os filmes são fabricados a partir das mesmas matérias-primas. Basicamente, os dois são compostos por polímero de cloreto de polivinila (PVC) mais outros ingredientes que determinam características como flexibilidade, cor, durabilidade, entre outros aspectos das películas.

Filmes calandrados oferecem maior rendimento na fabricação, por isso são mais baratos. No entanto, têm alta resistência à abrasão e excelente desempenho em superfícies planas e curvas moderadas.

As películas calandradas são comumente usadas para a composição de anúncios de curto prazo ou envelopamentos completos de ônibus. Se o projeto exige acabamento como de uma pintura, o uso da película fundida (cast) é mais apropriado.

Outras aplicações populares para filmes calandrados incluem sinalização promocional, letras de vinil em recorte em banners e veículos e pequenos decalques, como adesivos para carros.

Vinil adesivo calandrado é indicado para trabalhos com superfícies planas e curvas moderadas

Vinil adesivo calandrado é indicado para trabalhos com superfícies planas e curvas moderadas

Independentemente de saber se você está usando filmes cast de cores sólidas ou branco (para impressão digital), eles geralmente são mais finos (em torno de 2mil), mais duráveis (de dez a 12 anos) e mais adaptáveis do que os filmes calandrados.

Os calandrados apresentam espessura média de 3,2mil. No entanto, há filmes de 2,5mil e de 6mil ou mais.

A vida de um filme calandrado varia muito. Há películas econômicas que apresentam durabilidade de um a dois anos. Os vinis intermediários normalmente duram de três a quatro anos. Já os filmes de alta performance podem durar até sete anos.

Os filmes calandrados também são os melhores para aplicações gráficas de piso, pois são mais espessos que os cast. Portanto, têm maior resistência ao desgaste de tráfego.

Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carros e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carros e comunicação visual



EFI fecha parceria com a Coralis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2018
Distribuidora comercializará solução Fiery XF no mercado brasileiro

Distribuidora comercializará solução Fiery XF no mercado brasileiro

A fabricante EFI anunciou parceria com a Coralis, fornecedora de soluções para gerenciamento de cores, que será responsável pela comercialização do Fiery XF, ES2000, CPS (Color Profiler Suite), no território brasileiro.

Segundo a EFI, o Fiery é um conjunto abrangente de produtos capaz de aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho, maximizar o uso da capacidade do mecanismo de impressão, processar mais trabalhos rapidamente e reduzir custos de mão.

Pedro Gargalaca, diretor da Coralis, declarou: “Para nós, as expectativas são positivas, pois a linha de produtos para gerenciamento de cores da EFI é mundialmente reconhecida com soluções bastante consolidadas no mercado de impressoras digitais com tecnologias inkjet e laser”.

Marcelo Tomoyose, sales development manager de Fiery, também comemora o negócio: “O principal objetivo dessa parceria é unir a tecnologia de ponta dos produtos EFI Fiery com a experiência de 20 anos da Coralis. A soma de tecnologias e serviços profissionais de excelência é a chave para a completa satisfação dos nossos clientes”.

Fonte: EFI Brasil



Sublimação e Natal: sugestões de templates com motivos natalinos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/11/2013

Sublimação: não perca a oportunidade de fazer negócios nesse Natal

Sublimação: não perca a oportunidade de fazer negócios nesse Natal

O Natal sempre gera negócios e movimenta muito dinheiro. No mundo, a decoração natalina é uma indústria de 5 bilhões de euros. Todos os anos, milhões de casas são enfeitadas para a data – e cada uma com seu próprio estilo.

Ornamentos coloridos por sublimação como meias de Natal, porta-copos, jogos americanos, guardanapos, quadros e outros produtos de decoração doméstica são materiais que vão ao encontro da demanda de pessoas que procuram itens personalizados, para a própria casa ou para presentear amigos e familiares.

Além disso, presentes corporativos dão um toque especial durante as festas, tornando-os produtos sob demanda com os quais você pode fazer dinheiro.

Abaixo, segue uma lista de sugestões de templates com motivos natalinos para que você possa usá-los para impressão por sublimação. Estão em formato Photoshop e CorelDRAW e foram elaborados pela Unisub Graphics.

As mensagens contidas nos templates estão em inglês. Portanto, sugerimos a adaptação dos arquivos:

Fonte: Sawgrass