Inscrições para a 10ª edição do Cambea estão abertas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/12/2019
Campeonato de envelopamento será novamente realizado no Expo Center Norte

Campeonato de envelopamento será novamente realizado no Expo Center Norte

Envelopadores profissionais já podem se inscrever para competir na próxima edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), que será realizada no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, entre os dias 18 e 21 de março de 2020.

Idealizada pela Alltak, fabricante nacional de adesivos, a competição, que está em sua 10ª edição, foi criada para incentivar e promover o trabalho dos profissionais do mercado de customização automotiva e impressão digital.

Além da competição principal, há a modalidade “Fast”, na qual o participante deve envelopar um capô no menor tempo possível. Qualquer pessoa pode participar, e as inscrições são feitas durante o próprio evento.

Fonte: Cambea

 



Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito

Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.

O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.

Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:

Projeto ruim

Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.

Ao criar o projeto, garanta que a imagem esteja na escala correta do veículo

Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.

Concepção exagerada

Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.

Investimento malfeito

Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.

A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.

Escolher o vinil adequado para o serviço é fundamental para o sucesso do envelopamento

Tipo de superfície

Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.

Quanto maior a complexidade da superfície, maior qualidade deverá ter o vinil adesivo

Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.

Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Fespa Brasil 2021 é adiada para junho

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/02/2021
Na ocasião, os organizadores esperam que a pandemia esteja controlada

Na ocasião, os organizadores esperam que a pandemia esteja controlada

A APS e a Fespa, organizadoras da Fespa Digital Printing, anunciaram o adiamento da feira para junho de 2021, entre os dias 23 e 26, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A decisão foi tomada em função da atual volatilidade das fases impostas pelo Governo do Estado de São Paulo para tentar conter a pandemia de covid-19.

Os organizadores acreditam que em junho haverá um panorama mais positivo em função da campanha de vacinação e do melhor desempenho da economia.

A feira é uma plataforma voltada para os segmentos de impressão digital, têxtil e estamparia digital, comunicação visual, decoração de interiores, sublimação, sinalização, entre outros.

Em comunicado oficial, a organização ressalta que a Fespa Digital Printing segue com a sua missão de compartilhar conteúdo com o visitante, para que este tenha todas as ferramentas em mãos para a tomada de decisão mais acertada. Além disso, reforça que as iniciativas técnicas seguem confirmadas.

Ainda de acordo com a Fespa, todos os protocolos de saúde estão prontos e visam o bem estar de expositores, visitantes e profissionais envolvidos na realização do evento.

Fonte: APS