Novidades na plataforma Xperience da feira Futureprint

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/12/2023
Propósito da plataforma digital é oferecer conteúdo e conexões

Propósito da plataforma digital é oferecer conteúdo e conexões

A edição de 2024 da feira FuturePrint está marcada para os dias 10 e 13 de julho, na cidade de São Paulo. Enquanto o evento não chega, os visitantes podem ir aproveitando a FuturePrint Xperience, plataforma que conecta profissionais e empresas e oferece conteúdo especializado e gratuito dos mercados de sign e serigrafia.

Além do acesso aos expositores da edição 2024, também é possível agendar reuniões para estabelecer conexões e expansão de networking.

Um dos destaques da FuturePrint Xperience é o acesso a uma gama de conteúdo sobre novidades de comunicação visual, sinalização, brindes e personalização, impressão digital e têxtil, somados também a uma curadoria sobre gestão e marketing.

As principais palestras da edição 2023 da Futureprint estão disponíveis na plataforma. Entre os destaques estão palestras e workshops do “Fórum FuturePrint” e da “Sublimação em Ação”. Além disso, o visitante pode acessar o conteúdo da edição de 2022 e as séries “Mão na Massa”, “Histórias Inspiradoras” e “Papo Têxtil”.

Fonte: FuturePrint



Potencialidades da impressão UV em madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.

Revestido e não revestido

Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.

Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Tipos diferentes de madeira podem receber imagens estampadas por UV

Gravação a laser

O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.

Técnicas

Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

UV pode simular grafismos reproduzidos por gravadoras a laser

Segmentos que usam UV em madeira

- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.

- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.

- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.

- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.

Fonte: LogoJET



Decal lança filmes para laminação antimicrobianos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/07/2020
Mídias são produzidas de acordo com normas técnicas

Mídias são produzidas de acordo com normas técnicas

A fabricante portuguesa Decal anunciou uma nova linha de filmes para laminação antimicrobianos, que reduzem a contaminação por bactérias e germes em 99,99% e impedem a sua multiplicação durante três anos.

A série é composta pelos filmes R SS 80 e P HT 80. O primeiro é um PVC removível com opções de acabamentos fosco e brilhante, desenvolvido para laminação de superfícies lisas (não porosas). A possibilidade de reposicionamento e remoção sem resíduos permite a sua aplicação sem necessidade de conhecimento técnico especializado. Já o segundo filme é uma película de PVC permanente de alta aderência que se ajusta às especificidades de cada substrato. Ideal para laminação de produtos impressos e quase todos os tipos de superfícies (sem irregularidades), com opções de acabamento fosco e brilhante.

De acordo com a fabricante, a eficácia dos produtos foi comprovada por testes laboratoriais e respeita a norma ISO 22196, permitindo aplicações com garantia de higiene controlada em impressos e superfícies planas e ligeiramente curvas. Entre os locais de aplicações, estão supermercados, restaurantes, elevadores e transportes.

Armando Mota, COO e diretor da Decal, declarou: “Decidimos encontrar um filme não apenas para este momento, mas também para o futuro, que pudesse ajudar de forma inequívoca na ação antibacteriana entre higienizações. [A mídia é indicada] para os responsáveis por qualquer tipo de espaço onde exista a possibilidade de contato em superfícies, que passam a ter a capacidade de eliminar bactérias, fungos ou até de reduzir a propagação de alguns vírus, como o coronavírus type 229E”.

A fabricante ressalta que os filmes para laminação não substituem os cuidados de higienização. Eles melhoram a sua performance em alguns cenários de forma significativa, até 99,99% de eficácia, mas é necessário sempre manter os demais cuidados necessários.

Fonte: Decal

 



Clicky