FuturePrint Xperience: acesse todo o conteúdo da feira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/10/2022
Público pode conferir gratuitamente o conteúdo gerado na feira FuturePrint 2022

Público pode conferir gratuitamente o conteúdo gerado na feira FuturePrint 2022

Entre os dias 20 e 23 de julho de 2022, em São Paulo, a FuturePrint reuniu mais de 40 mil visitantes e mais de 600 marcas, com uma programação de conteúdos que podem ser acessados gratuitamente pela plataforma FuturePrint Xperience. Nela, o público poderá conferir todas as atrações que fizeram parte da edição presencial da feira em 2022.

Nos próximos meses, a FuturePrint Xperience vai disponibilizar mais de 120 horas de conteúdo sobre as principais tendências, inovações e oportunidades de negócio nas áreas de comunicação visual, serigrafia, sublimação e impressão digital têxtil. O público poderá conferir, por exemplo, as palestras e painéis do Fórum FutureTêxtil e dos espaços Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação.

Para ter acesso aos conteúdos, basta fazer o cadastro gratuito na plataforma Xperience. O público poderá conferir palestras e painéis sobre diversas áreas, como:

  • personalizados;
  • mídia OOH (out-of-home);
  • ACM;
  • Acrílico;
  • técnicas de serigrafia e sublimação;
  • marketing digital;
  • gestão financeira.

Fórum FuturePrint

Na FuturePrint 2022, o Fórum FuturePrint ofereceu palestras gratuitas sobre as principais inovações, tendências e oportunidades de atuação profissional e empreendedorismo no mercado de impressão digital e comunicação visual. Agora, o público poderá conferir gratuitamente, quando e onde quiser, todo o conteúdo do Fórum na plataforma digital FuturePrint Xperience. Veja mais detalhes sobre as atrações do Fórum FuturePrint que já estão disponíveis na plataforma:

O futuro da comunicação visual e boas práticas de empreendedorismo no setor

As palestras do Fórum FuturePrint reuniram profissionais com experiência nos setores de comunicação visual e impressão digital. Além de discussões sobre as diferentes áreas de atuação no segmento, como as oportunidades em ACM e impressão digital de personalizados, o Fórum também trouxe dicas práticas para os empreendedores do setor, com palestras sobre temas que envolvem marketing digital, gestão empresarial e planejamento financeiro. Veja as palestras que abordam os temas mais relevantes da comunicação visual:

  • “Como engajar sua equipe na comunicação visual”, com Marksuel Carlos;
  • “Como ver lucro na comunicação visual”, com Judah Adonai;
  • “Aumente suas vendas com as redes sociais” (Tráfego Orgânico e Campanhas Patrocinadas), com PH Oliveira;
  • “Simplificando a precificação de produtos e serviços”, com Felipe Chiconato;
  • “Como se diferenciar na impressão digital para personalizados”, com Matheus Cosso;
  • “Boas práticas na gestão financeira para pequenas e médias empresas”, com José Pires de Araújo Jr.;
  • “Cor impressa x cor esperada: como garantir o que seu cliente deseja”, com André Liberato;
  • “INSPIRADOR: da criação à execução de projetos de impressão para Visual Merchandising”, com Paulo de Tarso Marques e Richard Albanesi;
  • “Aplicabilidade e inovação do ACM em ambientes internos e externos”, com Nilson Tsuji;
  • “Empoderamento Feminino na Comunicação Visual”, com Luciana Andrade (moderadora), Mayara Calderone e Made Pereira.

OOH Day

No dia 21 de julho, o Fórum FuturePrint apresentou uma série de palestras sobre o mercado de mídia OOH (out-of-home). No “OOH Day”, profissionais com experiência no setor discutiram o papel e a representatividade da mídia OOH na comunicação visual do país e trouxeram insights sobre a evolução desse mercado e as inovações esperadas para o futuro. Confira as palestras sobre Mídia OOH que já estão disponíveis na plataforma:

  • “OOH, mídia exterior ou comunicação visual?”, com Sergio Rizo;
  • “O papel estratégico do OOH no século XXI”, com Flávio Ferrari;
  • “Mídia programática em OOH: rompendo barreiras”, com Vinicius Joseph;
  • “Novas aplicações e oportunidades em mídia móvel”, com Mariana Lima Teixeira;
  • “INSPIRADOR: A magia da tecnologia em OOH”, com Luiz Alexandre Deus.

Fórum Acrílico

O Fórum FuturePrint também recebeu, no dia 22 de julho, profissionais renomados do setor de acrílico para palestras repletas de conteúdo sobre as oportunidades de atuação, inovação e desenvolvimento nesse mercado da comunicação visual. Além de insights sobre o futuro do setor, o Fórum Acrílico trouxe dicas práticas para vender e lucrar com negócios no ramo do acrílico.​ Confira as palestras do Fórum Acrílico:

  • “A função do acrílico na economia circular da pós-pandemia”, com João Orlando Vian;
  • “Vendendo soluções lucrativas em acrílico”, com Ralf Sebold;
  • “Processando acrílico com equipamento laser”, com Jackson Schneider Antunes;
  • “O papel do corte a laser na comunicação visual”, com Luan Rodrigues Martins;
  • “Melhores práticas para vender peças acrílicas na web e marketplaces”, com Rodrigo Sanches.

FuturePrint 2023

Já está definida a data da próxima edição presencial da mais completa feira do segmento! A FuturePrint 2023 acontece entre os dias 12 e 15 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, e promete trazer ainda mais tecnologia, inovação e oportunidades de negócio, networking e atualização profissional!



SGIA anuncia vencedores do Product of the Year Awards 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/08/2019
Confira os vencedores do SGIA Product of the Year Awards 2019

Confira os vencedores do SGIA Product of the Year Awards 2019

A SGIA (Specialty Graphic Imaging Association) revelou os vencedores da edição de 2019 do Product of the Year, prêmio realizado anualmente pela instituição norte-americana. Desta vez, mais de 200 produtos foram inscritos para competir em 72 categorias.

Ray Weiss, diretor de programas de impressão digital da SGIA, declarou: “Nossa competição compara objetivamente os produtos Por exemplo, nas categorias de impressoras digitais, as avaliações foram baseadas nas medições das impressões de teste. Esta é a única competição, que eu saiba, que mostra aos competidores a porcentagem de Adobe RGB gamut que uma impressora reproduz”.

Os relatórios de medição usados para as avaliações dos inscritos foram produzidos pelo Instituto Sonoco, da Universidade de Clemson, e serão exibidos com os produtos vencedores na Awards Gallery da PRINTING United, que ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro, em Dallas (EUA).

A lista abaixo elenca, na sequência, as categorias, as empresas vencedoras e seus respectivos produtos campeões:

  • Acabamento – displays e peças de exposição: Birttani Display, com a Portable Lightbox System — LUCID 2nd Generation;
  • Acabamento – filme para laminação e revestimentos: Drytac, com a Protac Anti-Scratch Gloss — 10 mil;
  • Acabamento — sublimação: HIX Corporation, com a CT SubliPro;
  • Acabamento de banners: Leister Technologies, com a UNIPLAN 500;
  • Equipamento de automação (impressão e acabamento): Omniprint International, com a Würk;
  • Equipamento de automação para embalagem: Packsize, com a M1;
  • Equipamento de manipulação de materiais: Foster, com a All-A-Board Lifter;
  • Impressora – híbrida (digital e serigráfica): The M&R Companies, com a DS-4000;
  • Impressora digital – 3D: Mimaki USA, com a Mimaki 3DUJ-553;
  • Impressora digital – Digital Press: FUJIFILM North America Corporation, com a Fujifilm J Press 750S;
  • Impressora digital – Direct-to-Shape: Inkcups, com a Helix Hi-Fi;
  • Impressora digital – DTG (camiseta branca): Omniprint International, com a 330 TX Plus;
  • Impressora digital – DTG (camiseta preta): AnaJet Inc, com a Ricoh Ri 1000;
  • Impressora digital – rolo a rolo solvente/látex (lagura abaixo de 80 polegadas): Roland DGA, com a TrueVIS VG2;
  • Impressora digital – rolo a rolo solvente/látex (lagura acima de 80 polegadas): Mutoh America, com a ValueJet 2638X;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimação em metal: Epson, com a Epson SureColor F6370;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço entre 50 e 100 mil dólares): DGI, com a FT-3204X
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço acima de 100 mil dólares): DGI, com a FH-3204;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço abaixo de 50 mil dólares): DGI, com a POSEIDON;
  • Impressora digital – rolo a rolo UV (lagura abaixo de 80 polegadas): Canon Solutions America, com a Océ Colorado 1650;
  • Impressora digital – rolo a rolo UV (lagura acima de 80 polegadas): EFI, com a EFI VUTEk 5r+ Superwide Rolo a rolo LED Printer;
  • Impressora digital – rolo a rolo/híbrida/flatbed (nova tecnologia): Durst Image Technology U.S., com a Delta WT 250;
  • Impressora digital – single-pass: Durst Image Technology US, com a Delta SPC 130;
  • Impressora digital – tabletop flatbed: LogoJET, com a LogoJET UVx40R;
  • Impressora digital – UV híbrida (preço entre 100 e 500 mil dólares): EFI, com a EFI VUTEk 32h Superwide Hybrid LED;
  • Impressora digital – UV híbrida/flatbed de alto volume de produção: Vanguard Digital Printing Systems, com a VKL300D;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço abaixo de 70 mil dólares): LogoJET Inc., com a LogoJET UVx90R 24 inches by 36 inches;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 70 e 100 mil dólares): Mimaki USA, com a JFX200-2513EX;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 100 e 200 mil dólares): HP Inc., com a HP Latex R Printer Series;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 200 e 500 mil dólares): Agfa, com a Jeti Mira 2732 HS LM LED;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed + branco (preço entre 100 e 200 mil dólares): Canon Solutions America, com a Océ Arizona 1380 XT;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed + branco (preço entre 200 e 500 mil dólares): HP Inc., com a HP Latex R Printer Series;
  • Impressora digital – UV/látex híbrida (abaixo de 100 mil dólares): Mutoh America, com a ValueJet 1638UH;
  • Máquinas a laser e routers: Summa nv, com a L3214 laser cutter;
  • Mídias — tecidos — bandeira: Fisher Textiles, com a DD7701 Primary Flag;
  • Mídias— banner: Ultraflex Systems Inc, com a FloorFlex Plus;
  • Mídias — filme: Drytac, com a ViziPrint Illuminate;
  • Mídias — garment — acessórios: Terry Town, com a Sublimated Throw Pillow;
  • Mídias — material imprimível para transfer: Insta Graphic Systems, com a SiliconeX Custom Heat Transfer;
  • Mídias — material para transfer: Chemica US, com a Quickflex Revolution;
  • Mídias — papel transfer para sublimação: Sawgrass, com a TruePix CLASSIC;
  • Mídias — película adesiva (exceto vinil): Drytac, com a Polar Chrome;
  • Mídias — rígida/corrugada: Mako-Board, com a Mako-Board;
  • Mídias — substrato rígido para sublimação: Duraluxe Inc, com a SATIN The New Textured Semi-Gloss Aluminum Blank;
  • Mídias — tecidos — backlit: Fisher Textiles, com a UV2610 Tango;
  • Mídias — tecidos — banner: Fisher Textiles, com a GF4020 Nirvana Purity;
  • Mídias — tecidos — canvas: S-One, com a Fredrix Metallic Gold Canvas;
  • Mídias — tecidos — decoração doméstica: Fisher Textiles, com a GF9766 Poly Cube;
  • Mídias — tecidos — frontlit: Fisher Textiles, com a GF4020 Nirvana Purity;
  • Mídias — tecidos — vestuário: Fisher Textiles, com a ET4000 Board Short;
  • Mídias — vinil adesivo: Drytac, com a ReTac Textures;
  • Mídias — garment — mesclado: Terry Town, com a Sublimated Luggage Cover;
  • Mídias — sem PVC: Drytac, com a ViziPrint Deco SR;
  • Prensa térmica – acessórios: STAHLS’, com a Hotronix 360 IQ Hat Heat Press;
  • Prensa térmica – calandra e rolos de grande formato: HIX Corporation, com a LF-4464;
  • Prensa térmica plana: Insta Graphic Systems, com a Insta 288 Heat Press;
  • Serigrafia – impressora automática para tecidos: The M&R Companies, com a DIAMONDBACK E Automatic Screen Printing Press;
  • Serigrafia – impressora manual para tecidos: The M&R Companies, com a GENESIS Manual Screen Printing Press;
  • Serigrafia – secadores: The M&R Companies, com a Sprint 3000 D Gas Screen Printing Conveyor Dryer;
  • Serigrafia – pré-impressão: The M&R Companies, com a i-Image KX Computer-to-Screen Imaging & Exposure System;
  • Software – aprimoramento de cores: EFI, com a EFI ColorGuard;
  • Software – para workflow/MIS/CRM: EFI, com a EFI Fiery JobFlow;
  • Software – RIP: Canon Solutions America, com a Océ Touchstone Software;
  • Software – web-based design: Printbox, com a Printbox;
  • Tintas digitais – dispersa para tecidos: Roland DGA, com a Texart RT-640M;
  • Tintas digitais – para tecidos (para impressoras com menos de 24 polegadas de largura): Siser North America, com a Siser EasySubli Inks;
  • Tintas digitais – para tecidos (para impressoras com mais de 36 polegadas de largura): Kornit Digital, com a Kornit Robusto Ink;
  • Tintas digitais – solvente/ecosolvente/látex: Roland DGA, com a TrueVIS TR2;
  • Tintas digitais – UV: LogoJET Inc., com a LogoJET H2 UV.



Akad comemora 30 anos de atuação no mercado de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/09/2018
Fornecedora destaca-se há três décadas pelo pioneirismo

Fornecedora destaca-se há três décadas pelo pioneirismo

No dia 12 de setembro de 2018, a Akad completou 30 anos.

O fundador da empresa, André Kovesi, relembra a jornada da empresa fundada em 1988. Em 1991, a Akad vendeu a primeira impressora a jato de tinta colorida de grande formato instalada no Brasil, o que abriu as portas para um novo segmento. A máquina era usada exclusivamente para impressões de uso indoor. Poucas unidades do equipamento eram vendidas por ano. No entanto, gradualmente, a Akad foi ampliando sua clientela. Desde então, foram milhares de equipamentos Novajet comercializados, o que consolidou a marca no mercado. Atualmente, a linha de impressoras digitais da empresa também conta com tecnologias UV, sublimáticas e ecossolventes.

O pioneirismo na introdução de tecnologias, a carteira com mais de 40 mil clientes e os diversos prêmios conquistados são motivos de orgulho para a equipe da Akad, que desempenha seu melhor para viabilizar diversos negócios aos clientes.

Fernando Schevz, diretor de grande formato da Akad, declarou: “Nas feiras e eventos do mercado, temos experiências muito gratificantes ao reencontramos clientes que começaram há muitos anos com apenas uma plotter de recorte. Hoje, eles possuem um significativo parque de equipamentos e se tornaram empresários de grande sucesso. Ficamos muito realizados por participar deste desenvolvimento, que é tão importante para o Brasil”.

Em constante evolução, neste momento a empresa atua em segmentos como sinalização, identificação, gravação a laser, sublimação e impressão de grande formato.

Neste aniversário, a Akad agradece a seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.

Fonte: Akad