Xaar anuncia nova cabeça de impressão Nitrox

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/04/2021
Dispositivo possibilita impressões em até 100 metros por minuto

Dispositivo possibilita impressões em até 100 metros por minuto

A fabricante Xaar lançou a Nitrox, cabeça de impressão capaz de trabalhar com frequências de disparo de até 48kHz e velocidade de até 100 metros por minuto.

Disponível nas versões “Core”, “Pro” e “Elite”, a Nitrox pode trabalhar com uma ampla gama de fluidos. Portanto, pode ser empregada nos ramos de cerâmica, vidro, embalagens e impressão 3D, além de imprimir no modo vertical ou horizontal.

Segundo a Xaar, o set-up e a instalação da Nitrox são rápidos. Isso porque ela mantém um fluxo constante dos fluidos diretamente na parte de trás dos nozzles, o que também evita a necessidade de purgas antes de a impressão começar. A taxa de fluxo muito alta também evita a sedimentação e o entupimento dos nozzles, particularmente em tintas pigmentadas.

A Nitrox conta com uma série de tecnologias. Entre elas, a “AcuChp”, que possibilita um processo mais automatizado. Já a “Xaars TF” diminui quaisquer mudanças de temperatura na cabeça, eliminando virtualmente as variações de densidade e controlando a viscosidade, para uma impressão consistente ao longo dos trabalhos. A tecnologia “High Laydown” fornece grandes volumes de tinta em uma única passada e, combinada com a “Xaars TF”, permite o uso de fluidos com maior carga de partículas, mesmo aqueles com viscosidades de até 100 centipoise.

Fonte: Xaar



Pacote de softwares Roland PrintStudio é lançado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2017
Suite é indicada para rasterização e gerenciamento de cores em grandes formatos

Suite é indicada para rasterização e gerenciamento de cores em grandes formatos

A Roland DG, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento do Roland PrintStudio (RPS), pacote de softwares RIP e de gerenciamento de cores desenvolvido pela Caldera, para otimização de processos de impressão de grande formato.

Segundo a empresa, os aplicativos oferecem recursos avançados para a geração de cores especiais, com suporte a amostras RAL, HKS e Pantone e a bibliotecas de cores Roland Color & Metallic.

Os usuários também podem criar templates de saída personalizados que lhes permitam produzir materiais para atender às diversas necessidades de seus clientes.

Capaz de criar perfis ICC e dar suporte a espectrofotômetros, o RPS também oferece ferramentas de aproveitamento de mídia (para diminuir desperdícios) e de criação de sangrias, que elimina linhas brancas nas arestas de corte.

Para auxiliar no acabamento, o aplicativo disponibiliza ferramentas para adicionar marcas de ilhós e executar a panelização automaticamente.

O Roland PrintStudio pode ser encomendado através da rede de distribuidores autorizados da Roland DG.

Fonte: Roland



Novo RIP RasterLink da Mimaki é baseado em Harlequin

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/11/2020
Versão 7 o software chegará aos birôs no fim de 2020

Versão 7 o software chegará aos birôs no fim de 2020

A desenvolvedora Global Graphics Software licenciou o RIP Harlequin para a fabricante Mimaki, que utilizará o software como base da versão 7 do RasterLink, aplicativo que estará disponível a partir de dezembro de 2020.

O RasterLink7 terá novos recursos como impressão de dados variáveis para roupas esportivas, cartões e etiquetas.

Satoshi Kaneko, gerente geral de design de software da Mmimaki, declarou: “Nosso objetivo ao escolher o Harlequin como o núcleo do nosso RIP é melhorar o desempenho de nossos produtos. Os clientes verão que o tempo de processamento de rasterização de arquivos PDF será consideravelmente menor. Também há melhorias significativas de qualidade: a transparência de PDFs é processada corretamente, e descobrimos que a expressão de linhas finas está melhor”.

Para o desenvolvimento do RasterLink7, o escritório da Global Graphics em Tóquio trabalhou em estreita colaboração com os engenheiros da Mimaki, para elaborar ferramentas específicas de impressão em múltiplas camadas, substituição de cores de graduações tonais, exportação de contornos para mesas de corte e adição de textos e gráficos aos trabalhos enviados para impressão de dados variáveis.

O recurso de dados variáveis foi implementado por meio das sobreposições dinâmicas no Harlequin, projetadas para as aplicações de impressão que exigem uma forma simples de suporte VDP. Ele combina uma página de fundo com gráficos de sobreposição, como texto e imagens, que são extraídos de um arquivo CSV.

Fonte: Mimaki