EFI apresenta nova impressora de alta produtividade para papelão ondulado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2020
Nozomi C18000 Plus vem com recursos avançados de gerenciamento

Nozomi C18000 Plus vem com recursos avançados de gerenciamento

A fabricante EFI anunciou a versão Plus da Nozomi C18000, impressora inkjet UV LED de única passada para embalagens e displays de papelão ondulado. A máquina pode operar na velocidade de até 75 metros lineares por minuto, para produzir até 10 mil placas de 890mm x 890mm por hora.

Entre os recursos do equipamento estão ferramentas de dados variáveis, economia de tinta e gerenciamento em nuvem para o front-end digital (DFE) EFI Fiery. Os usuários atuais de impressoras Nozomi podem adquirir o modelo Plus como uma atualização de campo.

Com 71 polegadas de largura, o equipamento vem com um novo sistema patenteado de mesa a vácuo que elimina empenamentos. A máquina também apresenta um sistema de inspeção de qualidade que ajuda os operadores a solucionar problemas nas cabeças.

As gráficas também apreciarão o recurso avançado de prova urgente da Nozomi C18000 Plus, que pode gerar e imprimir uma prova em 90 segundos, enquanto outro trabalho está sendo executado.

A impressora também apresenta novas opções de unidade de revestimento, incluindo um anilox de troca rápida. Além do conjunto CMYK, estão disponíveis as tintas laranja, violeta e branca, para a reprodução de uma gama de imagens de até 97% das cores Pantone.

Outro destaque da Nozomi C18000 Plus é o EFI IQ, novo conjunto de aplicativos para o gerenciamento de operações. Entre eles estão:

  • IQ Dashboard: oferece uma visão personalizada das atividades de impressão digital;
  • Insight: para dados históricos, em um ambiente interativo e fácil de usar;
  • Notify: permite a distribuição automática de relatórios e fornece alertas importantes para eventos de bloqueio de produção.

Fonte: EFI



Variáveis técnicas das impressoras de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/08/2021
Velocidade, qualidade ou variedade: qual delas é a mais importante para a sua empresa?

Velocidade, qualidade ou variedade: qual delas é a mais importante para a sua empresa?

Adquirir uma impressora de grande formato adequada requer uma pesquisa diligente. Para aqueles de fora do mercado, pode parecer que os vários dispositivos fisicamente semelhantes farão a mesma coisa e que a decisão de compra será direcionada principalmente pelo custo do equipamento. Aqueles mais versados no grande formato sabem que muitas considerações devem ser feitas para restringir a lista de aparelhos potenciais. Em alguns casos, a decisão de se concentrar em uma qualidade significa uma decisão de aceitar compensações em outras áreas.

Velocidade de impressão

Para muitos, o desejo de rendimento máximo é de importância primordial, porque seu objetivo é a performance - e certamente existem sistemas para preencher esse requisito. Por exemplo: uma das impressoras de grande formato mais rápidas do mercado hoje produz mais de 15.000 pés quadrados de impressão vendável em uma hora. Mas esse mesmo dispositivo é bastante caro, algo que se justifica se a empresa tiver trabalho suficiente para atender a essa necessidade. E atingir as altas velocidades prometidas geralmente significa operar um ou dois degraus abaixo do modo de “alta qualidade”, porque a impressão mais rápida pode exigir resolução mais baixa. Mas o verdadeiro objetivo da impressora rápida não é a qualidade excepcional: em vez disso, é uma qualidade totalmente aceitável para o alto volume de trabalho. Além disso, muitas das máquinas mais rápidas são apenas do tipo plano ou rolo a rolo, limitando a variedade de aplicações. Portanto, leve em conta a compensação: velocidade, em troca de menor qualidade e menos flexibilidade.

Qualidade de impressão

Quando as primeiras impressoras de grande formato estavam sendo lançadas, os céticos diziam que elas nunca alcançariam qualidade fotográfica ou offset e, portanto, não competiriam com essas tecnologias. Os atuais sistemas inkjet refutam essas afirmações iniciais. Cabeças de impressão de alta resolução e conjuntos de tintas expandidos (que incluem verde, laranja, violeta e branco) produzem resultados surpreendentes. Mas, assim como a necessidade de velocidade, a busca por qualidade excepcional tem um custo. Dada a resolução extremamente alta que esses sistemas podem produzir, sua velocidade de impressão é reduzida. Por exemplo: uma impressora com foco em qualidade, hoje, apresenta um conjunto de tintas de doze cores capaz de atingir até 99% do Guia Pantone, mas produzirá apenas 194 pés quadrados por hora em seu modo de alta qualidade. Além disso, essas impressoras alimentadas por rolo usam tintas pigmentadas à base d’água com desempenho excepcional em mídias especialmente revestidas. A compensação aqui, então, é qualidade em troca de impressão mais lenta e menos flexibilidade.

Variedade de aplicações

As impressoras híbridas são aquelas que oferecem os recursos dos sistemas plano e rolo a rolo, integrados em uma única solução. Quase todos esses sistemas utilizam tintas UV, que permitem uma adesão a ampla variedade de substratos. Eles fornecem flexibilidade máxima, oferecendo durabilidade em mídias que variam de tecidos delicados a materiais rígidos, como estireno e madeira. Essas impressoras laboriosas são comumente encontradas em birôs que oferecem produtos finais diversificados. Com relação à velocidade de impressão, há uma grande variedade de sistemas mais lentos e mais rápidos, muitas vezes diretamente relacionados ao custo -  embora poucos cheguem perto dos sistemas mais rápidos. Com relação à qualidade de impressão, esses sistemas podem fornecer excelentes resultados para os propósitos e produtos finais, mas não competem pela melhor qualidade. Aqui, a flexibilidade é obtida em troca de menos velocidade e qualidade inferior.

As boas notícias

É útil visualizar a velocidade, qualidade e flexibilidade como um diagrama de Venn, que assume a forma de um triângulo equilátero. Embora haja uma sobreposição significativa entre esses três elementos, as impressoras mais específicas e segmentadas - e, portanto, limitadas - provavelmente estão fora dessa sobreposição. A boa notícia é que muitos sistemas atualmente oferecem excelente qualidade, velocidade aceitável e flexibilidade necessária para satisfazer as necessidades da maioria dos usuários de grande formato. No entanto, é essencial entender sua empresa e suas necessidades. Existe um sistema “certo” para elas. Sua tarefa é saber o suficiente para identificá-lo.

O autor deste artigo é Dan Marx, editor sênior do Impressions Group, que possui amplo conhecimento da indústria de comunicações gráficas e trabalhou por quase três décadas com proprietários de empresas e desenvolvedores de equipamentos e mídias.



Evento grátis de envelopamento no dia 31 de maio

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/05/2017
The Wrap Lab é uma iniciativa da Alltak com a Mimaki

The Wrap Lab é uma iniciativa da Alltak com a Mimaki

A Alltak, fabricante de películas adesivas, e a Mimaki, fabricante de impressoras, promoverão o The Wrap Lab, evento grátis de envelopamento que será realizado no dia 31 de maio (quarta-feira).

Dois carros serão envelopados durante o evento, e os participantes poderão participar de todo o processo, da impressão ao acabamento.

Thiago Sossai, instrutor da Alltak, estará presente para dirigir os envelopamentos, tirar dúvidas e dar dicas para um trabalho de qualidade.

Serão realizados sorteios de brindes e kits adesivos ao término do evento, que será na sede da Mimaki Brasil (Av. Dr. Luiz da Rocha Miranda, 177, Jabaquara, São Paulo, SP).

O interessado deve fazer sua inscrição pelo site.

Fonte: Alltak