Graphtec lança plotter de recorte Silhouette Cameo 4 Pro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2021
Equipamento vem com novos recursos de design que aumentam a produtividade

Equipamento vem com novos recursos de design que aumentam a produtividade

A fabricante Graphtec apresentou no mercado europeu a Silhouette Cameo 4 Pro, plotter de recorte que substitui o modelo CE Lite-50.  Com largura de 610mm e força de corte de 5kg, o equipamento processa uma gama maior de mídias, inclusive substratos mais grossos.

Além do carro de corte mais amplo, a Cameo 4 Pro inclui um alimentador de rolo ajustável, um cortador transversal de vinil, um painel de controle multifuncional com retroiluminação LED e três novos acessórios de detecção automática de lâmina.

Outras melhorias da Cameo 4 Pro incluem a capacidade de armazenamento de 2 GB, a conexão de internet de alta velocidade para PC e Mac e a assinatura gratuita de um mês para a Silhouette Design Store (com uma grande seleção de imagens para download).

A Cameo 4 Pro é fornecida com o software padrão Silhouette Studio, e a Graphtec disponibiliza três programas opcionais (Designer, Designer Plus e Business), para aplicações de corte adicionais.

Segundo a empresa, se usada em conjunto com uma impressora digital, a Cameo 4 Pro oferece uma solução de impressão e corte de baixo custo, indicada para uma ampla gama de aplicações, como vinis adesivos, cartolinas e papéis variados vegetal. Trata-se de uma solução usada para a produção de peças pequenas de sinalização, etiquetas para embalagens, impressões digitais, roupas customizadas, produtos promocionais e personalização de veículos.

Fonte: Graphtec



Espaço exclusivo para sublimação é atração da FuturePrint 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2019
Espaço exclusivo para sublimação é atração da FuturePrint 2019

Espaço exclusivo para sublimação é atração da FuturePrint 2019

A técnica de sublimação será um dos destaques da 29ª edição da FuturePrint, feira que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). No espaço “Sublimação em Ação”, os visitantes poderão conhecer na prática as diferentes aplicações da técnica sublimática, além de obter informações sobre o gerenciamento de negócios por meio de palestras gratuitas.

Montado pela primeira vez no evento, o espaço apresentará todo o processo de sublimação para brindes, moda e decoração, entre outros segmentos. Além das palestras, haverá demonstrações de equipamentos e insumos.

Segundo o curador do espaço, Pedro Henrique de Oliveira Alves, especialista em sublimação, o objetivo da iniciativa é promover o conhecimento da técnica: “As palestras mesclarão a prática de estampar e as teorias para gerenciar o negócio, o que inclui marketing, financeiro, relacionamento com cliente e networking. O espaço é voltado para pessoas que pretendem se inserir no mercado de produtos personalizados, moda e decoração. Para quem já trabalha na área, será uma forma de aprimorar e conhecer novas técnicas de personalização e tendências de negócios”.

Liliane Bortoluci, diretora da feira, explica que o espaço “Sublimação em Ação” oferecerá a oportunidade aos participantes de estar em contato com as maiores referências do segmento. O público poderá ainda ver como funcionam prensas planas, cilíndricas, plotter de recortes, papéis transfer e tintas. “O nosso objetivo é promover a interação dos participantes e explicar de forma didática como funcionam as técnicas e mostrar como eles podem começar ou incrementar os seus negócios”.

As palestras terão duração de uma hora e serão apresentadas pelas empresas PhD Sublimação, Global Química & Moda, Mário e Marias, Barato Máquinas, SFCT/Tendas7, Portal Sublimático, Escola de Sublimação e Gênesis Tintas.

Fonte: FuturePrint



Dicas de limpeza de superfícies adesivadas com filmes impressos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2020
É fundamental conhecer a mídia e usar os produtos adequados de limpeza

É fundamental conhecer a mídia e usar os produtos adequados de limpeza

Paredes, pisos, vitrines e outras superfícies cobertas com filmes adesivados precisam de limpeza. Para tanto, é necessário conhecer os produtos adequados de higienização. Se a mídia for composta por PVC, como os vinis adesivos, ela terá boa resistência a álcoois alifáticos, como o isopropanol (desinfetante utilizado em hospitais) e os ácidos/bases diluídos encontrados em produtos de limpeza como alvejantes. No entanto, solventes orgânicos como cetonas, tolueno e ésteres devem ser evitados, pois danificam o material de PVC.

O polipropileno (PP) tem uma resistência semelhante à do PVC e também é resistente a ésteres.

O PET pode ser limpo com todos os itens já descritos, incluindo os solventes orgânicos.

Para a limpeza de qualquer tipo de filme, a recomendação é lavá-lo com um pano macio e não abrasivo, para evitar danos à superfície. Isso porque mesmo o revestimento mais resistente sofrerá com uma escovação mais áspera.

Além disso, certifique-se de tomar cuidado com as bordas expostas, pois líquidos podem penetrar e prejudicar os adesivos. Isso é especialmente importante nos gráficos de piso, pois se a adesão deles diminuir, haverá risco de tropeços, e esses materiais provavelmente serão higienizados com mais frequência.

Fonte: Drytac