SGIA cria conselho especial de empresas fornecedoras

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/12/2018
SGIA cria conselho especial de empresas fornecedoras

SGIA cria conselho especial de empresas fornecedoras

A Specialty Graphic Imaging Association (SGIA), associação norte-americana voltada para a indústria de impressão, criou o Suppliers and Manufacturers Council (SMC), conselho composto por líderes de empresas fornecedoras para assessorar a instituição em questões relacionadas ao futuro do mercado.

Ford Bowers, CEO da SGIA, declarou: “O SMC refletirá a diversidade em constante mudança do setor e fornecerá uma voz importante da comunidade de fornecedores. Estamos contando com desejo dos participantes do SMC em ajudar a moldar a direção futura da indústria e da nossa associação”.

O SMC também oferece aos fornecedores uma oportunidade de interação entre pares, além incluir a empresa em participação em eventos, acesso a clientes e novos mercados, pesquisas industriais, assuntos legais, programas de treinamento e aquisição de talentos.

Projetado para representar a convergência na indústria, o SMC inclui executivos de segmentos de impressão de embalagens, grandes formatos, decoração e vestuário.

Recém-nomeado chairman da SMC, Andrew Oransky, presidente da Roland DGA Corporation, declarou: “Este conselho dá à SGIA uma oportunidade única de ver como os segmentos estão convergindo rapidamente e causando impactos na indústria. O SMC representa nossa primeira oportunidade para realmente alavancar a associação”.

Fonte: SGIA



Epson lança impressora digital têxtil de entrada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/09/2020
Monna Lisa 8000 imprime com tintas ácida, reativa, dispersa ou pigmentada

Monna Lisa 8000 imprime com tintas ácida, reativa, dispersa ou pigmentada

A fabricante Epson anunciou no mercado internacional a Monna Lisa (ML) 8000, nova impressora de grande formato de entrada para estamparia direta em tecidos.

Segundo a empresa, o equipamento é uma solução completa e integrada, capaz de oferecer a assistência máxima durante todo o ciclo de produção. Um dos diferenciais é que a Epson desenvolve, fabrica e fornece todos os componentes da impressora: cabeças, tintas e tratamentos químicos, por exemplo.

Tecnologia de impressão

Com 1,8m de largura e 8 cabeças PrecisionCore MicroTFP, a impressora estampa imagens com resolução de 1.200dpi e pode rodar na velocidade máxima de 250m2/h (no modo de 300 x 600dpi, 1 passada). A produtividade média da máquina fica em 155m2/h (no modo de 600 x 600dpi, 2 passadas).

Uma tecnologia de verificação detecta os nozzles entupidos das cabeças e ajusta a distribuição de tinta para manter a qualidade da imagem e reduzir falhas de impressão. Um rolo limpa continuamente os nozzles, o que reduzi o trabalho diário de manutenção.

As cabeças podem ser substituídas facilmente pelo operador, em apenas 30 minutos. Além disso, um sistema de monitoramento remoto (que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana) permite uma resposta rápida a possíveis problemas.

Entre as tecnologias exclusivas da impressora estão a a LUT (Microweave and Lookup Table) e a MLHT (Multi-Layer Halftone Technology). A primeira reduz a formação de banding e granulações nas imagens. A segunda diminui a degradação da imagem causada pelo desalinhamento de pontos. Já a DAS (Dynamic Alignment Stabilizer) mantém a qualidade de impressão estável ao controlando as “formas de onda” nos chips das cabeças, para controlar a precisão do posicionamento dos pontos.

Tintas

Disponível em 8 opções de cores e nas versões ácida, reativa, dispersa e pigmentada, as tintas originais Genesta são à base d’água e podem estampar praticamente qualquer tipo de tecido. Também são certificadas pela ECO PASSPORT, para atender aos padrões globais de qualidade e sustentabilidade.

Com capacidade de 3 ou 10 litros, a ML-8000 é abastecida por embalagens desgaseificadas.

Sistema de alimentação de mídia

A ML-8000 vem com a tecnologia ABPC (Accurate Belt Position Control) que detecta automaticamente a distância da cinta de alimentação.

A máquina também conta com mecanismos avançados de limpeza e funções de ajuste automáticos. Por exemplo, um sistema de soprador remove fiapos da superfície do tecido antes dele entrar na área de impressão. Outro sistema ajuda a evitar que a névoa de tinta adira à superfície dos nozzles da cabeças.

Fonte: Epson



Pantone anuncia a cor do ano 2022

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/12/2021
17-3938 Very Peri foi escolhida por estimular a criatividade e a inventividade

17-3938 Very Peri foi escolhida por estimular a criatividade e a inventividade

Mesclando as qualidades do “blues” e do vermelho-violeta, a 17-3938 Very Peri foi escolhida para representar o ano de 2022. A cor também reflete uma atitude alegre e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade e a expressão imaginativa.

Segundo a Pantone, a 17-3938 Very Peri é um símbolo do zeitgeist global e da transição pela qual estamos passando. À medida que emergimos de um período de intenso isolamento, nossas noções e padrões estão mudando, e as nossas vidas física e digital se fundiram.

Para escolher a cor, a empresa também considerou as tendências nos jogos, a crescente popularidade do metaverso e a crescente comunidade artística no espaço digital.

Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, declarou: “A cor Pantone do ano reflete o que está acontecendo em nossa cultura global. É a primeira vez que criamos uma cor para o nosso programa ‘Color of the Year’, para refletir a inovação e transformação globais que estão acontecendo. A complexidade deste novo tom de azul, o 17-3938 Very Peri, com infusão de violeta vermelho, destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós”.

Fonte: Pantone