Participe do 5º FESPA Fórum

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2022
Evento ocorre nas cidades de Curitiba (PR) e Blumenau (SC)

Evento ocorre nas cidades de Curitiba (PR) e Blumenau (SC)

A APS Eventos Corporativos e a FESPA anunciam o 5º FESPA Fórum para o mês de outubro. O encontro de empresários do mercado de impressão digital para um debate sobre tecnologia e oportunidades acontecerá nas cidades de Curitiba (PR) e Blumenau (SC).

A primeira cidade a receber o FESPA Fórum em 2022 será Blumenau (SC), no dia 25 de outubro, das 8h30 às 12h, no Hotel Himmelblau, localizado na rua 7 de Setembro, 1415, Centro.

Logo após, o Fórum parte para Curitiba, no dia 27 de outubro, também das 8h30 às 12h, no Sigep, localizado na rua Augusto Severo, 1050, bairro Juvevê.

O FESPA Fórum promove uma reflexão sobre o mercado brasileiro e global, discutindo novas oportunidades, tendências e tecnologia. O objetivo é transmitir números, conceitos e informações atuais e relevantes para auxiliar na gestão, no melhor planejamento e no pensamento de otimização de processos do empresário de impressão.

O evento contará com o diretor da APS Eventos Corporativos, Alexandre Keese, na palestra “Impressão digital - uma indústria em constante evolução”. O especialista traça uma linha entre presente e futuro de um mercado em constante movimento, além de falar de caminhos para que o empresário trabalhe com soluções integradas e assim agregue valor ao atender as necessidades dos clientes dentro de seu portfólio. Especialistas convidados também vão tratar de temas atuais para compartilhar novas ideias e tecnologias.

Para Alexandre Keese, “ter a oportunidade de realizar um encontro repleto de informações como este é muito importante para a APS e FESPA. Vamos transmitir aos empresários e profissionais de impressão um panorama completo, com dados e conceitos de gestão e tecnologia. Com as informações corretas, o investimento do empresário é potencializado e nosso mercado pode gerar mais valor e crescer de forma sustentável”.

O 5º FESPA Fórum ocorre sob o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade para os profissionais. Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um conteúdo focado ao empresário do setor.

Fonte: Fespa Brasil



HP expande portfólio de tecnologias látex na Fespa 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/06/2013

A HP vai aumentar o seu portfólio de tecnologias látex com a nova HP Latex 3000, impressora industrial que será oficialmente apresentada na Fespa 2013, em Londres.

Desde o lançamento das primeiras látex, em 2008, a HP vendeu mais de 15 mil impressoras deste tipo em todo o mundo — e, com a nova HP Latex 3000, a empresa pretende triplicar este número até 2016. A ideia é fazer com que as tecnologias solvente sejam substituídas nos próximos anos.

HP expande portfólio de tecnologias látex na Fespa 2013

HP expande portfólio de tecnologias látex na Fespa 2013

A nova HP é compatível com substratos sensíveis ao calor e também gasta menos energia (se comparada a equipamentos de versões anteriores). De acordo com a empresa, a Latex 3000 opera a 77m2/h (para aplicações interiores) e 120m2/h (para aplicações outdoor).

Segundo os representantes da marca, a tinta HP Latex 881 agora oferece maior resistência a riscos. Sustentável, ela conta com os selos UL Ecologo e Greenguard Gold CertifiedSM.

Da marca látex da HP fazem parte as seguintes impressoras:

  • HP Latex 260, que substitui a HP Designjet L26500;
  • HP Latex 280, que substitui a HP Designjet L28500;
  • HP Latex 600, que substitui a HP Scitex LX600;
  • HP Latex 820, que substitui a HP Scitex LX820;
  • HP Latex 850, que substitui a HP Scitex LX850;
  • HP Latex 3000.

Fonte: Graphic Display World



Day Brasil e HP anunciam nova parceria para a impressora látex híbrida no Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/07/2022
Tecnologias da R2000 foram apresentadas a empresários destacados no segmento de comunicação visual e decoração interna

Tecnologias da R2000 foram apresentadas a empresários destacados no segmento de comunicação visual e decoração interna

Oferecer recursos de sustentabilidade e alta qualidade de impressão para estampar a maior variedade possível de mídias rígidas e flexíveis: essa é a principal característica da R2000, impressora látex vendida com exclusividade no país pela Day Brasil e fabricada pela HP.

Para selar a parceria entre ambas as empresas, a Day Brasil e a HP promoveram um evento no dia 21 de julho que reuniu alguns dos mais destacados empresários dos segmentos de comunicação visual, decoração e publicidade.

Realizado na cidade de São Paulo, o evento contou com apresentações dos executivos Roberto D'Amore (Day Brasil), Antonio Serrano (HP) e Jeff Silva (HP) e de palestras técnicas ministradas transmitidas diretamente dos centros de soluções da HP nos Estados Unidos e na América Latina. Transmitidas em tempo real, as sessões detalharam as potencialidades da HP Latex R2000.

Para Jeff Silva, gerente de contas para Impressoras de Grandes Formatos da HP no Brasil, o evento serviu para reafirmar o trabalho de disseminação da tecnologia látex que a marca vem desenvolvendo há mais uma década. “Já temos duas unidades da R2000 instaladas no Brasil. Mais estão por vir. Estamos com negociações bem avançadas”, declarou o executivo.

Uma das maiores apoiadoras na disseminação da látex e das tecnologias HP nos segmentos de impressão e comunicação visual, a Day Brasil tem exclusividade na distribuição da R2000 no país. Para Roberto D'Amore, diretor da empresa, a impressora pode revolucionar os negócios de muitos clientes: “Está sendo uma honra oferecer essa plataforma tão diferente perante as que existem no mercado. É uma máquina com muitos diferenciais competitivos. E podemos explorar esses diferenciais nos negócios dos nossos clientes”, assinalou o executivo.

Estiveram presentes no evento: Fernando Portela (Vendedor Técnico da Day Brasil), Fabrício Carvalho (Gerente Comercial Day Brasil), Jeff Silva (Executivo de vendas da HP), Roberto D`Amore (Diretor da Day Brasil) e Antônio Serrano (Diretor da HP LATAM)

Sustentabilidade de fato

Um dos clientes que já vem explorando tais diferenciais é a Promo2go, indústria de displays e mobiliários sediada em Cotia, São Paulo. Em agosto de 2021, a empresa instalou a primeira unidade da R2000 no Brasil. Pouco tempo depois, colheu bons resultados. “Nossos clientes gostaram tanto das impressões, que conseguimos aumentar nosso volume de vendas. Por isso, apostamos na compra de uma segunda unidade da impressora. As máquinas foram essenciais para crescermos de 40% a 50% no último ano”, exultou Carlos Valentim, CEO da Promo2go.

Entre os clientes de Valentim estão marcas populares dos mercados de alimentação e bebidas, como Nestlé, Heinekein, Seara e Ambev, para as quais ele oferece displays de MDF para PDV em supermercados e atacadistas.

Até o começo de 2021, a Promo2go majoritariamente trabalhava com impressão em vinis adesivos, que eram então aplicados às placas de MDF e outros objetos de mobiliário. Além de custosa, a aplicação das películas demandava mão de obra e tempo de produção. A R2000 foi adquirida para otimizar esse processo. “Era muito trabalhoso imprimir, adesivar e refilar os vinis. São etapas que atrasam a entrega e oneram a empresa. Com a R2000, eliminamos esses processos e elevamos a qualidade de impressão e acabamento. E eu não quis ser mais um com tecnologia UV no mercado. Eu quis me destacar. Então acreditei na R2000. Foi um diferencial, e ela atendeu uma necessidade específica, que é a qualidade de impressão fotográfica em mídias rígidas”.

Outro grande diferencial da R2000, para Valentim, é a sustentabilidade. Por imprimir diretamente com tinta ecológica à base d'água, a R2000 encaixou perfeitamente no fluxo de logística reversa oferecida pela empresa, explicado pelo CEO da Promo2go: "Toda vez que um cliente compra displays, ele está comprando ativos. Por exemplo: um móvel que vai ser utilizado num supermercado. As marcas não têm muito controle sobre os descartes desses ativos, por conta das campanhas promocionais muito voláteis. Ou seja, as trocas dos PDVs e displays são constantes. Nas reposições de campanhas, nós colocamos os novos materiais e coletamos os itens obsoletos. Assim, esses ativos não serão descartados incorretamente. Esses materiais, geralmente de madeira, ferro e MDF, são reutilizados pela Promo2go e voltam como crédito para o cliente nas próximas produções. Todos os itens são reutilizados ou descartados corretamente, com comprovações enviadas ao cliente".

Pioneiro no uso da impressão látex em materiais rígidos, o CEO Carlos Valentim contou como a tecnologia revolucionou os negócios da Promo2go

Fã confesso

Anderson Sanches, proprietário do birô paulistano SelectColor, esteve presente no evento e se entusiasmou com a impressora da HP: “Para mim, é só uma questão tempo. Vamos adquirir uma R2000. O nosso negócio é atender o mercado de aplicações indoor. Então, precisamos de qualidade”.

O executivo da SelectColor já conta com três modelos látex (570, 800W e 1500) e é aficionado pela tecnologia: “Eu gosto: por causa da qualidade, do cheiro da tinta e da sustentabilidade. Uso a látex não só pelo ‘bem do planeta’, mas principalmente pela saúde dos nossos colaboradores, porque eles ficam o dia inteiro operando as máquinas. Não quero que os funcionários passem por doenças causadas pela tinta da impressora. Temos outros parâmetros e equipamentos de concorrentes da HP, mas a látex se sobressai em termos de qualidade, valor agregado e possibilidades”.

As tintas látex da HP fazem jus aos comentários do proprietário da SelectColor: elas receberam inúmeras certificações por atender padrões ecológicos estabelecidos internacionalmente, como o UL EcoLogo. Não inflamáveis, os materiais não geram ozônio e dispensam ventilação especial no ambiente, e suas impressões não têm cheiro e não produzem compostos orgânicos voláteis agressivos aos operadores e ao meio ambiente. Também cumprem requisitos de segurança de normas sobre brinquedos.

A Promo2go, localizada em Cotia, São Paulo, instalou a primeira R2000 do Brasil, em 2021. Atualmente, a empresa roda com dois modelos da impressora

Inovações que fazem diferença

Destoando da maioria das atuais impressoras de grande formato que empregam tecnologia piezo, a R2000 utiliza cabeças térmicas. Segundo a HP, a tecnologia possui um número maior de orifícios (nozzles), em um espaço menor. Por isso, essas peças são mais leves e pesam menos no carro de impressão. Consequentemente, há menos desgaste e manutenção. Além disso, a R2000 possui um sistema de detecção automática que checa o funcionamento e corrige falhas dos orifícios sem a intervenção do operador.

As oito cabeças que compõem o conjunto de impressão da R2000 são capazes de disparar gotas de 10 picolitros e de rodar na velocidade máxima de 86m²/h (qualidade externa, 3p, 70%).

Outro destaque é que a impressão látex não descaracteriza as qualidades originais das mídias rígidas. Ou seja, se o substrato for brilhante, ele continuará brilhante. Em comparação, a impressão UV tende a deixar todas as imagens com acabamento fosco, independentemente do material. Além disso, a película de tinta UV pode deixar um toque espesso e irregular nos substratos.

Tinta látex branca amplia possibilidades e ofertas de aplicações internas de alta qualidade e durabilidade

Tinta branca látex

A R2000 tem potencial de estampar inúmeras aplicações de comunicação visual, decoração, embalagem e termoformagem, em ampla gama de mídias rígidas e flexíveis, como acrílico, canvas, cerâmica, lona, madeira, papelão ondulado, policarbonato, poliéster, tecido não poroso, vidro e vinil adesivo.

Composta basicamente por água, pigmentos e partículas de látex, a tinta da R2000 está disponível nas opções CMYK, light cyan, light magenta e branca. A máquina também trabalha com um otimizador (para melhorar a qualidade das imagens impressas) e um revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões).

Com alta opacidade e brilho, a tinta da R2000 imprime, segundo a HP, um “branco verdadeiro” que não amarela com o tempo – diferentemente de seus pares UV, cujos fotoiniciadores podem dar um aspecto amarelo às impressões de branco.

Além disso, a R2000 emprega um sistema exclusivo de microcirculação para evitar a decantação da tinta branca. Esse dispositivo também permite que o operador retire as cabeças de impressão branca para armazená-las em uma câmara interna dedicada a rotacionar essas peças. O benefício desse procedimento é a redução (e economia) das rotinas de manutenção.

Além de consistência de impressão e dos sistemas que otimizam o uso da tinta, a R2000 oferece quatro possibilidades de aplicações com a tinta branca:

- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para estampar mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como caixas de madeira, chapas de PVC pretas e lonas vermelhas;

- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;

- Cor Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;

- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.

Assim, a tinta látex branca pode ampliar negócios e ofertas de aplicações internas de alta qualidade e durabilidade.

R2000 garante imagens de alta qualidade de impressão em substratos rígidos ou flexíveis