Plotter de recorte

Extremamente útil para quem trabalha com sinalização e adesivação, a plotter de recorte marca presença no país há mais de 20 anos - e continua abrindo horizontes e dando muitas oportunidades aos signmakers. Esse equipamento trabalha com vinil adesivo, porém existem modelos compatíveis também com poliéster, PVC, entre outros substratos. Os cortes realizados pela máquina são previamente determinados por um software. Todas as plotters contam com tal programa. Nele, é possível fazer as edições necessárias, redimensionando e definindo opções de produção, como pressão e velocidade do corte.

Enquanto a lâmina faz os recortes, a movimentação do substrato ocorre através do sistema de roletes. Esse trabalho simultâneo é o que garante a precisão do resultado dos trabalhos. Feita de teflon, a superfície que dá apoio ao substrato costuma produzir pouco atrito. Os roletes, além de movimentarem o material, identificam seu tamanho (largura e comprimento).

• Aplicações (o que faz)

Amplamente utilizadas nos mercados de sinalização e comunicação visual, as plotters fazem diversos trabalhos de recorte em adesivos, para aplicações em veículos (carros e motos, por exemplo), estabelecimentos comerciais (vitrines de lojas) e residências (na decoração de quartos e salas). No segmento têxtil, as plotters também marcam presença, auxiliando no recorte de imagens impressas que posteriormente serão aplicadas em peças de vestuário. Essas máquinas de corte podem também ser usadas para fazer desenhos. Para isso, basta substituir as lâminas por canetas próprias.

• Lâminas

Lâminas de aço são usadas para materiais como o vinil. Já as de carbono, mais resistentes, podem ser aplicadas em uma gama maior de substratos. Ficar atento à angulação da lâmina a cada procedimento também é uma boa dica. Isso diminui os desgastes desnecessários. Para mantê-la afiada por mais tempo, o ideal é sempre usar as inclinações adequadas, procedimento que pode ser controlado via software.

• Manutenção

Em geral, as plotters de recorte exigem pouca manutenção. Porém, é preciso ficar atento ao desgaste das lâminas. Mas não só. Tanto a lâmina quanto o teflon possuem uma vida útil limitada — e respeitar as instruções e prazos de troca para cada um deles é fundamental para o funcionamento do equipamento.

• Instalação

Em geral, o próprio comprador pode fazer a instalação da plotter de recorte, seguindo as instruções dadas pelo fabricante. E fica a ressalva: quanto mais zelo, melhor. O usuário preserva muito mais o equipamento ao colocá-lo em local exclusivo, longe de umidade e de oscilações de temperatura.

• Impressora com plotter conjugada Alguns fabricantes vendem impressoras a jato de tinta (grande formato) que vêm com um cabeçote de recorte conjugado. Esses equipamentos “dois em um” são ideais para quem não possui muito espaço — e que precisam fazer tanto o trabalho de impressão quanto o de corte e acabamento.

• Antes de comprar

Pesquisar é fundamental antes de investir em um equipamento. Leve em conta fatores como demanda, tipo de clientes a serem atendidos, espaço disponível, serviços que serão oferecidos e os substratos empregados. Neste momento, contar com as assessorias prestadas pelos fornecedores das máquinas é imprescindível para fazer a escolha do modelo ideal.

Acompanhe as notícias sobre os modelos recém-lançados de plotters de recorte. Veja também artigos técnicos sobre essas máquinas:

Clicky