Signs Nordeste 2019: lançamentos, campeonatos e palestras gratuitas
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/08/2019
A Signs Nordeste 2019, além reunir muitos dos principais produtos e lançamentos dos mercados de serigrafia e comunicação visual, também oferecerá ampla programação paralela e grátis de palestras, premiações e competições, no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 10 e 13 de setembro.
Os profissionais de sign, estamparia e serigrafia de toda a região estão convidados a visitar os estandes de fornecedores como Qualygraf, Epson ABC, Mimaki, Abude Signs, Sign Tech By Xixiro e Potisigns. Três grandes marcas do setor (Imprimax, 3M e Alltak) estão expondo e patrocinando o evento.
Confira a programação de alguns expositores:
Abude Signs
Em 2017, a Abude Signs foi a primeira empresa do Ceará a patrocinar envelopadores de Fortaleza no Cambea, campeonato de envelopamento automotivo promovido pela Alltak. Em 2019, além de manter o patrocínio, a fornecedora terá um estande com 120m², com muitas promoções.
Alltak
A fabricante levará muitos lançamentos de películas para decoração e envelopamento automotivo. Entre as novidades de vinis estarão as opções “Kambo Green” e “Argent” da linha Ultrabrilho e “Amarelo Ouro Fosco” da linha Satin. A “Klear Red”, película para proteção de lanterna, também será lançada na feira. A Alltak é idealizadora do Cambea (Campeonato de Envelopamento Automotivo).
Epson ABC
A fornecedora, que ganhou o prêmio de maior crescimento em vendas dos canais nacionais da Epson em 2018-2019, apresentará novas opções de mídias (ACM, papel para sublimação, lona e adesivo) e lançará equipamentos da marca Epson.
Imprimax
A fabricante de vinis autoadesivos apresentará diversos lançamentos de mídias para decoração e envelopamento automotivo. O visitante do estande da empresa terá a oportunidade de ver de perto dezenas de cores e opções do amplo portfólio de vinis da marca. Na feira, a Imprimax realizará uma etapa regional do Decor Wrapping Brazil, campeonato de adesivação decorativa.
Mimaki
Participando pela terceira vez da Signs Nordeste, a Mimaki ganhou em 2019 dois prêmios em diferentes categorias da EDP, associação europeia de impressão digital. No estande da empresa, o visitante poderá ver a nova TS55-1800, impressora sublimática de 1,80m de largura. A tecnologia é indicada para alta produção e pode rodar na velocidade de 135m²/h.
Potisigns
Desde 2010, a Potisigns emprega uma rede de lojas especializadas para distribuir máquinas e suprimentos de comunicação visual. Esta é a quarta participação da empresa na Signs Nordeste. Para a feira, a fornecedora promete levar soluções de ponta de marcas como Epson, Marabu e Olfa.
Confira a programação de eventos paralelos:
Decor Wrapping Brazil
Realizado pela Imprimax, o Decor Wrapping Brazil é considerado o maior campeonato de envelopamento decorativo da América Latina. O primeiro colocado ganhará 2 mil reais em produtos Imprimax, 500 reais em produtos Exfak e uma vaga para o campeonato principal, que ocorrerá em julho de 2020, com passagem e hospedagem pagas pela Imprimax.
Cambea
Pioneiro no país, o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo) surgiu para incentivar o mercado de customização automotiva e promover o trabalho dos profissionais que transformam carros em obras de arte. A grande atração da etapa realizada na Signs Nordeste 2019 fica por conta da participação de Justin Pate, que vem para agregar mais conhecimento à técnica dos instaladores. O vencedor do Cambea Nordeste ganhará passagem e hospedagem para disputar o Cambea 10, em 2020.
Semana da Tecnologia Gráfica
O Sindgrafica-CE realizará nos dias 12 e 13 de setembro, a terceira edição da Semana da Tecnologia Gráfica, um ciclo de palestras, em parceria com o Sebrae-CE, que abordará temas que interessam associados e visitantes.
Signs Nordeste Talks by GF
O congresso contará com palestras sobre negócios, futuro da impressão digital, neurobusiness, lucratividade com impressões em grandes formatos, entre outros temas. Os palestrantes confirmados são Igor Batista, Francisco Chubaci, Iara Luz e Luciana Andrade. O evento é realizado pela Revista Grandes Formatos (GF).
Prêmio Bureau Criativo
A premiação organizada pela Revista Grandes Formatos visa premiar e reconhecer os trabalhos mais criativos de impressão digital. O evento reúne empresários de comunicação visual de todas as regiões do país.
Fonte: Signs Nordeste
Cast e calandrado: métodos de fabricação do frontal (vinil adesivo)
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2013
O frontal (película de PVC do vinil adesivo) é composto basicamente pelos seguintes elementos:
- Plastificante: torna o filme flexível;
- Pigmento: dá cor ao filme;
- Aditivos: conferem propriedades específicas;
- PVC: polímero de policloreto de vinila.
Além das matérias-primas, o processo de fabricação (cast ou calandrado) influencia na qualidade do vinil adesivo.
Cast (fundição)
Produz filmes de excelência, alta performance, durabilidade e flexibilidade. No processo de fabricação cast, as matérias-primas são adicionadas em ordem determinada, dentro de um recipiente. Além da sequência, elas devem ser misturadas numa velocidade controlada, em períodos demarcados, para formar uma mistura consistente. Essa mistura (líquida), conhecida como organosol, é "derramada" numa base, chamada de carregador, geralmente feito de papel.
Depois, submete-se a mistura a estufas, cuja função é evaporar os solventes da solução. Em seguida, forma-se um filme sólido (de espessura de 2 mil-milésimos de polegada), que é enrolado em bobinas, para receber o revestimento adesivo subsequente.
É o carregador que determina a textura do filme. Como o vinil é colocado nele em um estado "relaxado", o filme acaba por oferecer grande estabilidade dimensional (baixo encolhimento).
Esse processo também permite obter películas muito finas, devido ao controlador (nivelador) de espessura. Uma característica que ajuda na conformação do produto.
Calandrado
Na fabricação do calandrado, são utilizados os seguintes dispositivos em sequência:
- Mixers (misturadores): faz a mistura (chamada de dry blend) dos componentes (pó ou líquido) que formam o laminado. As matérias-primas variam de acordo com o resultado que se deseja obter. Mas, basicamente, os elementos empregados são: PVC, plastificante, estabilizante térmico, pigmentos e aditivos.
- Banbury (misturador que usa pressão e calor): dentro dele ocorre a gelificação. Em outras palavras: a mistura passa para o estado gelatinoso. Esse processo aplica altas temperatura e tensão. Ao fim dele, a massa fica mais uniforme, para a homogeneização do produto final.
- Strainer (filtro/dispensador): sistema de filtragem que retém impurezas e contaminações da mistura.
- Calandra: dispositivo composto por diversos cilindros por entre os quais passa a mistura. Nessa etapa são definidas as características do laminado, como espessura, propriedades mecânica e efeitos (brilhante, fosco ou fibra de carbono). Esses acabamentos e texturas são obtidos por meio da variação de temperatura e cisalhamento, ou por cilindros especiais (como fibra de carbono). No próprio conjunto de cilindros, ocorre também o resfriamento.
- Embobinamento: depois de resfriado e em condições ideais, o material segue para essa etapa final, que dispõe o produto em rolos. Em seguida, eles vão para o armazenamento, em locais abertos, isentos de poeira e contaminantes. É nesse formato (bobinas) que o laminado de PVC é comercializado para os fabricantes do vinil adesivo.
Fonte: Tekra. Artigo redigido por InfoSign e publicado originalmente no dia 14 de janeiro de 2013.
Nazdar lança série de tintas UV compatíveis Nazdar 730
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/03/2017
A Nazdar, fabricante de insumos para impressão digital, lançou a Nazdar 730, linha de tintas UV compatíveis indicadas para aplicações internas e externas, como banners, displays de PDV, peças de sinalização retroiluminada, entre outras instalações de comunicação visual.
Graças à sua propriedade de resistir a lascar e soltar nas bordas, as tintas Nazdar 730 são especialmente recomendadas para estampar materiais que receberão acabamento em routers e mesas de cortes. Além disso, são compatíveis com vários modelos de impressoras digitais e substratos como acrílico, lona, vinil adesivo, estireno, polietileno rígido, polipropileno, placa de espuma, policarbonato, Sintra, Teslin, Lexan e Dibond.
Disponíveis nas cores CMYK, Lc, Lm e branco e vendidas em recipientes de 1, 5 ou 8 litros, as tintas oferecem durabilidade contra os efeitos da degradação ocasionada pelos efeitos da luz UV.
Rich Dunklee, gerente de marketing da Nazdar, declarou: “As tintas Nazdar 730 apresentam excelente aderência em uma ampla gama de substratos, de todos os graus e qualidades. É uma das nossas tintas especialmente formuladas para que nossos clientes produzam na mais alta qualidade de saída sem altos custos”.
Fonte: Nazdar
-
ExpoPrint & ConverExpo 2022 contará com iniciativas gratuitas
-
Feiras Maquintex e Signs 2021 obtêm saldo positivo
-
Feiras Maquintex e Signs Norte-Nordeste 2021 prometem movimentar mais de R$300 milhões
-
Feiras Signs Norte-Nordeste e Maquintex confirmadas para 2021
-
swissQprint anuncia três lançamentos
-
Comunicação visual do sistema de transporte de Londres é renovada
-
Itens de sinalização que ajudam a combater a covid-19
-
Pesquisa mostra quais as impressoras de grande formato mais populares de 2019
-
Sid Signs apresenta nova luva para aplicadores de vinis adesivos
-
Avery premia os 5 vencedores continentais do Wrap Like a King 2019
-
Inscrições abertas para a 3ª edição do campeonato Decor Wrapping
-
Roland DG é listada na divisão Prime Market da bolsa de Tóquio
-
Webinar especial no dia 10 de maio, às 10h00
-
Avery apresenta nova película para decoração arquitetônica
-
Impressora de 1,6m aumenta versatilidade e produtividade de fornecedora de sinalização
-
Xaar apresenta nova tecnologia Sure Flow
-
Confira as mais recentes atualizações do CorelDRAW Graphics Suite
-
Nova assinatura pré-paga do Onyx Go
-
Kornit lança impressora têxtil Atlas MAX Poly
-
Coralis passa a distribuir soluções EFI Fiery
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro