JCDecaux desenvolve mobiliário urbano com materiais reciclados

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2023
Polychrone e Tiny House são pontos de ônibus sustentáveis

Polychrone e Tiny House são pontos de ônibus sustentáveis

A JCDecaux, especialista em mobiliário urbano, anunciou ter adotado a prática do upcycling, que utiliza materiais reciclados, para a criação do Polychrone e do Tiny House, pontos de ônibus, “abrigo-conceito”, compostos por madeira, vidro, aço e itens reaproveitados.

Com design simples e modular, a estrutura do Polychrone integra itens mecânicos anteriormente utilizados em andaimes e madeira reciclada utilizada em carpintaria. Um estoque de vidro reutilizado foi instalado nas paredes traseira e lateral do abrigo, enquanto cabos usados de bicicletas foram reaproveitados para criar uma treliça para as trepadeiras.

O Tiny House utiliza madeira e vigas recicladas de fabricantes de estruturas metálicas utilizadas em arquitetura, além de componentes de vidro provenientes de estoques de manutenção encomendados por obras de arquitetura.

Ao evitar a extração de novas matérias-primas e diminuir o consumo de energia do processo de fabrico, a JCDecaux contribui para a redução da sua pegada de carbono. Esta abordagem também ajuda seus clientes a cumprir os requisitos de economia circular.

Desde o seu início em 1964, a JCDecaux colocou o crescimento sustentável e a economia circular como itens em seu modelo de negócio. Recentemente, o grupo decidiu reforçar seus compromissos ao adotar a “Estratégia Climática”, revelada em junho de 2023, que visa atingir o “Carbono Zero Líquido” até 2050.

Fonte: JCDecaux

Tags: JCDecaux,


Arlon apresenta 10 novos padrões da linha de vinis PCC

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/07/2023
Confira as 10 novas opções da série Premium Color Change

Confira as 10 novas opções da série Premium Color Change

A fabricante Arlon anunciou a expansão da linha PCC (Premium Color Change) de vinis para envelopamento. Com mais 10 novas opções, as mídias incluem a tecnologia Flit, que possibilita o fácil reposicionamento do material durante a aplicação. Isso porque o vinil “flutue” sobre a superfície, sem aderir, até que uma pressão seja aplicada.

Os vinis da linha PCC também apresentam acabamento ultrabrilhante que cria um impressionante efeito espelhado, adicionando profundidade e sofisticação.

Os vinis contam também com liner com canais de ar, que garantem que o ar preso possa escapar facilmente durante a instalação, reduzindo o surgimento de bolhas e imperfeições desagradáveis.

As mídias vêm com um adesivo autorreparador permanece “em movimento” por até dez dias após a aplicação, para que ele preencha pequenas imperfeições. Isso é benéfico para filmes brilhantes. As propriedades de autocura do adesivo garantem que o vinil mantenha sua aparência mesmo diante do desgaste diário, prolongando a vida útil do envelopamento.

Fonte: Arlon



Antalis cria iniciativa global para tornar a indústria mais sustentável

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/01/2021
Empresa se compromete a ajudar clientes a investir em sustentabilidade

Empresa se compromete a ajudar clientes a investir em sustentabilidade

Para atender à crescente demanda do mercado de comunicação visual por soluções alternativas e materiais recicláveis, a fabricante Antalis está lançando uma iniciativa global para uma indústria mais sustentável.

De acordo com a empresa, o setor de comunicação visual absorve 1% da produção mundial de plásticos e, portanto, deveria promover o uso mais responsável desse e de outros materiais sustentáveis.

A Antalis promete ajudar seus clientes a utilizar materiais de sinalização ecorresponsáveis, por meio de incentivos de ferramentas, serviços e práticas sustentáveis.

A empresa adotará o já bem-sucedido “Green Star System” como sistema de classificação de sustentabilidade para as suas soluções de comunicação visual. Trata-se do “Visual Communication Green Star System”, que considera fatores como o tipo de matéria-prima utilizada e a reciclabilidade de cada produto, para atribuir uma nota de zero a cinco estrelas às mídias.

Ao oferecer este serviço, a Antalis visa informar e ampliar as opções aos seus clientes, compartilhando dados e oferecendo-lhes soluções sustentáveis para os seus projetos.

A divisão de comunicação visual da Antalis planeja que 75% de seu portfólio de mídias seja classificado com 3 estrelas ou mais até 2030. Além disso, ela garante que todos os seus produtos ecologicamente responsáveis estarão disponíveis nos 28 países onde a empresa distribui a sua oferta de comunicação visual. Portanto, fornecerá globalmente soluções alternativas ao PVC e materiais compostos.

Xavier Jouvet, diretor de marketing da Antalis International, declarou: “Com o Visual Communication Green Star System é possível fazer a escolha certa entre vários tipos de materiais e os diversos rótulos ecologicamente responsáveis. A confiança de nossos clientes é fortalecida pelo acesso a informações transparentes sobre os nossos produtos”.

Fonte: Antalis



Clicky