Entrevista com Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/08/2019
Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Entre os dias 10 e 13 de setembro, o Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará é passagem obrigatória para os profissionais de comunicação visual de toda região. Isso porque o espaço sediará a sexta edição da Signs Nordeste, feira bianual dos segmentos de impressão digital, serigráfica e gráfica. Organizada pelo Febratex Group e realizada em concomitância com a Maquintex (feira dedicada ao setor têxtil), a exposição contará com 80 estandes e 350 marcas.

Além das novidades tecnológicas apresentadas pelos expositores, os visitantes poderão aproveitar atrações educativas como a Signs Nordeste Talks by GF e Semana da Tecnologia Gráfica (que oferecerá uma séria de palestras com curadoria do Sindgrafica-CE e do Sebrae-CE). Dentro da feira também ocorrerão as etapas regionais de duas competições de adesivação e envelopamento, a Décor Wrapping Brazil (organizada pela Imprimax) e o Cambea (da Alltak).

Com a expectativa de superar o número de visitantes da edição anterior (de 12 mil profissionais), Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group, conversou com o InfoSign. Confiante, o executivo falou sobre o público, as atrações e os números da Signs Nordeste 2019, cuja área de exposição foi ampliada em 45% em relação a 2017. Confira:

Quantas edições da feira Signs Nordeste já foram realizadas e quais são os números de visitantes da edição mais recente?

Helvio Pompeo: A edição de 2019 será a sexta. Na última edição, em 2017, recebemos mais de 12 mil visitantes qualificados, que fizeram negócios e puderam acompanhar todas as novidades de comunicação visual e demais atrações do evento.

Qual é o público-alvo da feira?

São empresários, diretores, gerentes e supervisores do segmento, profissionais das áreas de criação e design, técnicos de impressão, estudantes e professores da área, além de representantes comerciais.

Vocês têm percebido mudanças no perfil e comportamento dos visitantes e expositores? Como isso afeta a organização da feira?

Estamos percebendo que, com o passar dos anos e com a evolução das tecnologias, os visitantes procuram ainda mais por inovação e informação, movimentando o setor e trazendo mais empresas para participar da Signs Nordeste. A feira tem se destacado como importante evento no calendário da comunicação visual, ideal para as expositoras que buscam lançar seus produtos e serviços.

Qual a relevância da feira para o mercado que ela atende?

Com a ampliação do leque de serviços ofertados e o avanço de tecnologias, o mercado de indústrias gráficas segue crescendo no país e, no Nordeste, este salto é ainda maior. O Nordeste possui mais de três mil empresas do setor gráfico, serigráfico e digital. É a região onde o segmento tem maior expansão. E a Signs Nordeste tem sido muito importante para esse mercado. Com este evento, buscamos reunir as marcas em torno de soluções inovadoras. Quem participa da feira tem a oportunidade de ampliar portfólio, ficar por dentro das novas soluções, estreitar relacionamento com fornecedores e, claro, contribuir para o crescimento da indústria nacional, que é nosso principal objetivo.

Como a Signs Nordeste se diferencia das outras feiras concorrentes?

O atendimento personalizado é um grande diferencial da Signs Nordeste, além da diversificação de expositores e das atrações paralelas, com uma programação de palestras e informações de grande relevância.

O que motivou o Febratex Group a criar uma feira específica para o Nordeste?

Na região, o Ceará é o Estado com a maior concentração de empresas do setor gráfico. Bahia e Pernambuco também concentram muitas empresas de impressão. Por isso, vimos a necessidade de alimentar esse mercado com informação, tecnologia, networking e tudo mais que uma feira como a Signs Nordeste tem para oferecer.

Quais os diferenciais da edição 2019 da Signs Nordeste e quais as novidades que vocês podem destacar?

Para iniciar a programação, o Signs Nordeste Talks by GF é um congresso realizado dentro da feira e vai apresentar palestras sobre negócios, futuro da impressão digital, neurobusiness e lucratividade com impressões em grandes formatos. Profissionais de destaque na área, como Igor Batista, Francisco Chubaci, Iara Luz e Luciana Andrade são alguns dos palestrantes já confirmados. Considerado o “Oscar” da comunicação visual brasileira, o Prêmio Bureau Criativo, da Revista Grandes Formatos, vai reconhecer os melhores e mais criativos trabalhos de impressão digital. O evento reúne empresários da comunicação visual de todas as partes do Brasil. A premiação ocorre em três categorias: projetos externos, projetos internos e personalização de veículos, e vai ser realizado no dia 11 de setembro. A Signs Nordeste 2019 também sediará o Cambea, que surgiu para incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que transformam carros em verdadeiras obras de arte. A competição possibilita que aplicadores do Brasil troquem experiências. A grande atração desta etapa fica por conta do Justin Pate, que é referência mundial e que vem para agregar mais conhecimento à técnica dos instaladores. Também teremos o Décor Wrapping Brazil, que é considerado o maior campeonato de envelopamento decorativo da América Latina. E nos dias 12 e 13 de setembro, haverá a terceira edição da Semana da Tecnologia Gráfica, do Sindigrafica-CE em parceria com o Sebrae-CE. A programação conta com palestras para capacitar os participantes e provocar discussões importantes sobre a indústria gráfica.

Quais fornecedores estarão participando pela primeira vez na Signs Nordeste, em 2019?

Mega Mídia, Tecnopaint, 4'all, Transfix, Mubsys, Recycleware, Wuppertal, Maq Soluções, Conexão Brindes, Mat brindes, Cdmax e Cnc Sorocaba.

Quais são as expectativas de números (visitação, negócios etc) para a edição de 2019?

O crescimento da Signs Nordeste foi de aproximadamente 45% em área de exposição. Com a feira maior, a expectativa de visitação também aumenta. Esperamos superar os 12 mil visitantes da edição anterior.



Aslan passa a oferecer filmes reciclados para laminação e impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2021
Ambas as películas contam com adesivo à base d’água

Ambas as películas contam com adesivo à base d’água

A Aslan, fabricante alemã de filmes autoadesivos, está expandindo sua linha de produtos sem PVC para a indústria de sinalização e impressão digital. A empresa lançou as películas LoopPET DRL 19 (para impressão) e LoopLam SRL 19 (para laminação).

O LoopPET DRL 19 é um filme branco para impressão digital látex e UV. Com 30% de poliéster reciclado, a mídia vem com tecnologia adesiva Dryapply, que facilita a aplicação e confere excelente capacidade de remoção.

O laminado LoopLam SRL 19 é composto por poliéster reciclado altamente transparente. Embora o produto seja um laminado protetor, é possível imprimi-lo com tintas látex e UV.

Os filmes Aslan apresentam 50µm de espessura e podem ser aplicados em superfícies lisas e planas. Os filmes são indicados para lojas, estandes de feiras, merchandising visual e onde quer que seja colocado valor em produtos ecológicos. Ambos os produtos podem ser utilizados em aplicações interiores e exteriores e estão disponíveis na dimensão de 1,37m x 50m.

Ambos os filmes vêm com adesivos especiais à base d’água e contêm não apenas matéria-prima reciclada, mas também são livres de solventes, PVC e VOCs.

Petra Tschöpe, gerente de P&D da Aslan, declarou: “Em todo o mundo, o mercado de sinalização está usando produtos mais ecologicamente corretos. Nós usamos matérias-primas que contêm componentes reciclados como base para os novos filmes”.

O poliéster usado é reciclado pós-consumo, de garrafas PET usadas e fragmentadas em pequenos flocos. Esses flocos são então misturados com novos grânulos de PET em proporções variadas e, em seguida, extrudados para formar novos filmes.

Fonte: Aslan



Kyocera lança cabeça de impressão KJ4B-EX1200-RC com recirculação de tinta

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/03/2024
Dispositivo é indicado para várias aplicações industriais e comerciais

Dispositivo é indicado para várias aplicações industriais e comerciais

A fabricante Kyocera anunciou a KJ4B-EX1200-RC, nova cabeça de impressão inkjet compatível com tintas à base d’água, indicada para diversas aplicações industriais, comerciais e de embalagem.

Capaz de disparar gotas com volume de 2,0pL, a cabeça inclui recirculação de tinta e pode trabalhar na velocidade máxima de 101,6m/min, em frequência máxima de jato de 80kHz e resolução de 1.200dpi.

A nova KJ4B-EX1200-RC estará disponível a partir de abril de 2024.

Segundo a Kyocera, seus sistemas digitais oferecem a vantagem da impressão imediata e personalizável, ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental ao eliminar o desperdício, em aplicações diversas, como têxteis, embalagens e materiais de construção.

Fonte: Kyocera