Entrevista com Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/08/2019
Entre os dias 10 e 13 de setembro, o Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará é passagem obrigatória para os profissionais de comunicação visual de toda região. Isso porque o espaço sediará a sexta edição da Signs Nordeste, feira bianual dos segmentos de impressão digital, serigráfica e gráfica. Organizada pelo Febratex Group e realizada em concomitância com a Maquintex (feira dedicada ao setor têxtil), a exposição contará com 80 estandes e 350 marcas.
Além das novidades tecnológicas apresentadas pelos expositores, os visitantes poderão aproveitar atrações educativas como a Signs Nordeste Talks by GF e Semana da Tecnologia Gráfica (que oferecerá uma séria de palestras com curadoria do Sindgrafica-CE e do Sebrae-CE). Dentro da feira também ocorrerão as etapas regionais de duas competições de adesivação e envelopamento, a Décor Wrapping Brazil (organizada pela Imprimax) e o Cambea (da Alltak).
Com a expectativa de superar o número de visitantes da edição anterior (de 12 mil profissionais), Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group, conversou com o InfoSign. Confiante, o executivo falou sobre o público, as atrações e os números da Signs Nordeste 2019, cuja área de exposição foi ampliada em 45% em relação a 2017. Confira:
Quantas edições da feira Signs Nordeste já foram realizadas e quais são os números de visitantes da edição mais recente?
Helvio Pompeo: A edição de 2019 será a sexta. Na última edição, em 2017, recebemos mais de 12 mil visitantes qualificados, que fizeram negócios e puderam acompanhar todas as novidades de comunicação visual e demais atrações do evento.
Qual é o público-alvo da feira?
São empresários, diretores, gerentes e supervisores do segmento, profissionais das áreas de criação e design, técnicos de impressão, estudantes e professores da área, além de representantes comerciais.
Vocês têm percebido mudanças no perfil e comportamento dos visitantes e expositores? Como isso afeta a organização da feira?
Estamos percebendo que, com o passar dos anos e com a evolução das tecnologias, os visitantes procuram ainda mais por inovação e informação, movimentando o setor e trazendo mais empresas para participar da Signs Nordeste. A feira tem se destacado como importante evento no calendário da comunicação visual, ideal para as expositoras que buscam lançar seus produtos e serviços.
Qual a relevância da feira para o mercado que ela atende?
Com a ampliação do leque de serviços ofertados e o avanço de tecnologias, o mercado de indústrias gráficas segue crescendo no país e, no Nordeste, este salto é ainda maior. O Nordeste possui mais de três mil empresas do setor gráfico, serigráfico e digital. É a região onde o segmento tem maior expansão. E a Signs Nordeste tem sido muito importante para esse mercado. Com este evento, buscamos reunir as marcas em torno de soluções inovadoras. Quem participa da feira tem a oportunidade de ampliar portfólio, ficar por dentro das novas soluções, estreitar relacionamento com fornecedores e, claro, contribuir para o crescimento da indústria nacional, que é nosso principal objetivo.
Como a Signs Nordeste se diferencia das outras feiras concorrentes?
O atendimento personalizado é um grande diferencial da Signs Nordeste, além da diversificação de expositores e das atrações paralelas, com uma programação de palestras e informações de grande relevância.
O que motivou o Febratex Group a criar uma feira específica para o Nordeste?
Na região, o Ceará é o Estado com a maior concentração de empresas do setor gráfico. Bahia e Pernambuco também concentram muitas empresas de impressão. Por isso, vimos a necessidade de alimentar esse mercado com informação, tecnologia, networking e tudo mais que uma feira como a Signs Nordeste tem para oferecer.
Quais os diferenciais da edição 2019 da Signs Nordeste e quais as novidades que vocês podem destacar?
Para iniciar a programação, o Signs Nordeste Talks by GF é um congresso realizado dentro da feira e vai apresentar palestras sobre negócios, futuro da impressão digital, neurobusiness e lucratividade com impressões em grandes formatos. Profissionais de destaque na área, como Igor Batista, Francisco Chubaci, Iara Luz e Luciana Andrade são alguns dos palestrantes já confirmados. Considerado o “Oscar” da comunicação visual brasileira, o Prêmio Bureau Criativo, da Revista Grandes Formatos, vai reconhecer os melhores e mais criativos trabalhos de impressão digital. O evento reúne empresários da comunicação visual de todas as partes do Brasil. A premiação ocorre em três categorias: projetos externos, projetos internos e personalização de veículos, e vai ser realizado no dia 11 de setembro. A Signs Nordeste 2019 também sediará o Cambea, que surgiu para incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que transformam carros em verdadeiras obras de arte. A competição possibilita que aplicadores do Brasil troquem experiências. A grande atração desta etapa fica por conta do Justin Pate, que é referência mundial e que vem para agregar mais conhecimento à técnica dos instaladores. Também teremos o Décor Wrapping Brazil, que é considerado o maior campeonato de envelopamento decorativo da América Latina. E nos dias 12 e 13 de setembro, haverá a terceira edição da Semana da Tecnologia Gráfica, do Sindigrafica-CE em parceria com o Sebrae-CE. A programação conta com palestras para capacitar os participantes e provocar discussões importantes sobre a indústria gráfica.
Quais fornecedores estarão participando pela primeira vez na Signs Nordeste, em 2019?
Mega Mídia, Tecnopaint, 4'all, Transfix, Mubsys, Recycleware, Wuppertal, Maq Soluções, Conexão Brindes, Mat brindes, Cdmax e Cnc Sorocaba.
Quais são as expectativas de números (visitação, negócios etc) para a edição de 2019?
O crescimento da Signs Nordeste foi de aproximadamente 45% em área de exposição. Com a feira maior, a expectativa de visitação também aumenta. Esperamos superar os 12 mil visitantes da edição anterior.
Mimaki apresenta nova SUJV-160
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/04/2021
A fabricante Mimaki passou a vender na Europa a nova SUJV-160, impressora indicada para decorar peças de couro para moda, móveis e interiores de automóveis.
Desenvolvida pela Fujifilm e vendida exclusivamente pela Mimaki, a tinta empregada pela SUJV-160 oferece flexibilidade e resistência a riscos, além de manter todas as características das peças de couro natural e artificial. Portanto, o equipamento é indicado para indústrias que produzem bolsas, sapatos e artigos esportivos personalizados. Também pode ser utilizada para estampar aplicações para decoração (tapetes, sofás e resina moldada) e veículos (assentos de carros e motocicletas).
Bert Benckhuysen, gerente de produto sênior da Mimaki Europe, declarou: “A Mimaki está comprometida com a inovação contínua nos negócios de impressão que usam inkjet, e a nove SUJV-160 é um exemplo perfeito disso. Além do processo ser simples e eficiente, ele garante que o produto final retenha a aparência do couro. Esta impressora responder às demandas de muitos clientes, e conta com a engenharia da Mimaki e a tinta SU200, desenvolvida pela Fujifilm”.
Fonte: Mimaki Europe
Alltak lança vinil adesivo Ultra Metallic Deep Blue
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/01/2017
A Alltak, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou mais uma opção em seu portfólio de vinis adesivos para envelopamento de carros. Trata-se do Ultra Metallic Deep Blue, com PVC calandrado polimérico, adesivo acrílico reposicionável e liner de 150g/m2.
Com acabamento de alto brilho, a mídia é vendida em bobinas com 1,38m de largura, 25m de comprimento e 100 micra de espessura.
Fonte: Alltak
-
Entrevista: Yeda Monteiro, gerente de negócios da feira FuturePrint
-
Potencialidades da impressão UV em madeira
-
Entrevista: Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
-
Empresa inova com sublimática de grande formato adaptada às demandas pós-covid
-
Tintas JK Group estão mais sustentáveis
-
Entrevista com Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
-
Mosaica Group anuncia nova série de tintas sublimáticas
-
Mosaica Group lança impressora sublimática de 1,9m
-
Febratex 2021 é adiada para agosto
-
Paradigm Imaging Group apresenta a nova Ecotech Taurus 180ES
-
Gráfica digital adquire cinco impressoras látex e impulsiona negócios sustentáveis
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Novidades na plataforma Xperience da feira Futureprint
-
Novo cortador plano digital Intec FB1180-T
-
Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos
-
Software de plotter de recorte Easy Cut Studio é atualizado
-
Xanté anuncia nova impressora direta em filme Xante F-24
-
Impressora EFI Pro 30h dobra produção da Excellence Comunicação Visual
-
Brother entra no mercado de impressão digital látex
-
Inkcups apresenta impressora digital UV que estampa sacolas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual