Pesquisa: mercado global de inkjet vale 118 bilhões de dólares
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2024
A consultoria internacional Smithers concluiu uma pesquisa que projeta que o mercado global impressão inkjet vale atualmente 118 bilhões de dólares. Esse e outros dados estão no relatório The Future of Inkjet Printing to 2029.
O relatório mostra que em 2024 as vendas globais de impressão inkjet atingirão 117,7 bilhões de dólares. O documento também prevê uma expansão a uma taxa CAGR de 6,6% até 2029, elevando o valor global do mercado para 162,1 bilhões de dólares em 2029.
Estes aumentos contrastam com as perspectivas mais amplas para a impressão geral, cuja produção permanecerá estável durante o resto da década.
A análise de especialistas da Smithers disseca os desenvolvimentos comerciais e tecnológicos que impulsionarão a expansão da inkjet em 21 segmentos e seis formatos de impressora.
O relatório mostra os fatores que estão levando a impressão inkjet a crescer, como a integração desta tecnologia com recursos on-line, como portais web-to-print. Além disso, os fluxos de trabalho são cada vez mais otimizados para o inkjet, tornando seus processos ainda mais competitivos.
O inkjet está aumentando constantemente sua participação em todos os segmentos de impressão. A tecnologia já tem uma boa penetração na impressão publicitária, especialmente para displays e sinalização. Porém, o crescimento mais rápido entre 2024 e 2029 será nos segmentos de embalagens, rótulos e livros.
Fonte: Smithers
Vanguard Digital Printing é nova fabricante de impressoras de grande formato
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/01/2016
Três executivos veteranos do mercado norte-americano de grandes formatos (Dave Cich, Jim Case e Jim Peterson) anunciaram a fundação de uma nova fabricante de impressoras digitais, a Vanguard Digital Printing.
O trio, que fazia parte da CET Color, encabeça o projeto que já deu o primeiro fruto: a VR5D, impressora plana UV que emprega tecnologia Ricoh Gen5 e conjunto de tinta CMYK e branco. O equipamento vem com o sistema proprietário BandGuard, que alinha as cabeças de impressão (YMCK-KCMY) para eliminar bandings.
A impressora pode receber atualizações para trabalhar em velocidades maiores. A mesa de impressão foi projetada para acomodar uma ampla gama de mídias rígidas de até 125cm x 250cm, com até 10cm de espessura.
A VR5D também vem com o CureGuard (sistema de LED ajustável para curar substratos sensíveis ao calor) e com o StaticGuard (dispositivo de controle para PVC e acrílicos com estática).
Dave Cich, cofundador da Vanguard Digital Printing Systems, declarou: “A empresa é uma continuação do que fiz em minha carreira. Em 25 anos, aprendi que você pode ser bem-sucedido se faz um negócio focado nas necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, valoriza seus colaboradores e fornecedores”.
Fonte: Vanguard Digital Printing
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/04/2015
Há uma enorme variedade de impressoras a jato de tinta (inkjet) para sublimação atualmente no mercado. Essa é, ao mesmo tempo, a boa e a má notícia sobre o assunto. Ou seja, você que pretende adquirir um equipamento sublimático, vai ter de comparar muitos modelos para encontrar o mais interessante para o que você precisa. Para acertar nessa decisão, você tem de saber quais as características mais importantes em termos de eficiência, versatilidade e qualidade.
Saiba mais sobre sublimação:
- Como escolher o papel transfer
- Transfer digital: vantagens, dificuldades e processos
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- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Prensa térmica e calandra para sublimação
Para simplificar, faça uma lista dos pontos básicos e, em seguida, compare as diferentes plataformas. Assim você terá condições de estudar como eles se encaixam em suas necessidades. Os principais são:
1. Tamanho da impressão; 2. Número de cores de tinta; 3. Durabilidade; 4. Velocidade de impressão; 5. Preço.Observe como o preço fica em último lugar. Apesar de todo mundo querer ter o máximo desempenho pelo menor preço, essa não é uma expectativa realista. Não faça do preço a questão mais importante, porque você pode acabar adquirindo uma impressora que não faz o trabalho que você precisa. Assim, você vai ter desperdiçado dinheiro.
1. Tamanho da impressão
Se você pretende produzir imagens grandes, então pense em máquinas de grande formato. Saiba também que você pode usar essas impressoras para produzir peças pequenas.
Quando se trata de maximizar a produtividade, o negócio é ter a maior quantidade possível de imagens em uma mesma folha de papel transfer. Por exemplo, se você tem duas imagens no formato de 20 x 25cm: dependendo do tamanho da impressora, você tem de fazer duas impressões, uma para cada imagem. Mas se você tem um equipamento maior (que pode imprimir folhas de 33 x 48cm, por exemplo), você poderá imprimir as duas imagens ao mesmo tempo. Pense em capas para iPhone: o equipamento menor pode imprimir seis imagens por folha, enquanto que o maior pode reproduzir 12 imagens por vez.
E se o formato de 33 x 48cm de papel não é suficiente para você, então considere adquirir impressoras de grande formato do tipo rolo a rolo, que empregam bobinas.
No entanto, não esqueça de usar uma prensa térmica que tenha o formato correspondente ao da sua impressora. Na sublimação, a prensa é um componente essencial, pois a tinta sublimática exige temperatura e pressão específicos, a fim de criar imagens vívidas e que não desbotem, desprendam ou fiquem prejudicadas quando lavadas.
Você vai encontrar uma grande variedade de prensas, com formatos e tamanhos diferentes. E a máquina certa é aquela que tem largura suficiente para dar conta das folhas impressas. Assim, a recomendação é que você compre a prensa depois de ter adquirido a impressora.
2. Número de cores de tintas
Impressoras inkjet podem ter vários cartuchos de tinta, geralmente em quatro, seis ou oito cores. A paleta padrão é o CMYK (C = ciano, M = Magenta, Y = Amarelo, K = Preto). As impressoras com seis e oito cores possuem cartuchos adicionais como o light cyan, o light magenta e o vermelho.
Para a maioria das aplicações, uma impressora de quatro cores (CMYK) já é suficiente. No entanto, se você pretende fazer trabalhos fotográficos e de arte, nos quais a reprodução de tons sutis faz toda diferença, então considere uma impressora de seis ou oito cores.
Para tirar a dúvida sobre qual escolher, na hora de comprá-la, peça para que o fornecedor reproduza a mesma imagem em diferentes equipamentos, para que você possa comparar os resultados.
3. Durabilidade
Impressoras não são construídas para durar para sempre, especialmente quando usadas com muita frequência. Uma impressora inkjet para escritório foi projetada para ser usada por apenas alguns minutos diariamente. Assim, quando você adapta esse tipo de equipamento para a sublimação digital, você está aumentando exponencialmente o uso dele. Não se surpreenda no caso de uma impressora bem rodada durar cerca de dois anos.
Não importa o quão consistente é o sistema, se ele for utilizado durante um longo período, as cabeças acabam entupindo. Esta é uma realidade da química, e não um defeito da tinta ou da impressora.
Uma dica importante é seguir as instruções de manutenção tanto dos fornecedores de tinta quanto dos fabricantes de impressoras, como fazer o flushing quando a máquina não for utilizada por um determinado período.
Algumas impressoras possuem funções de limpeza automática, de forma que você só precisa deixá-las ligadas. Para equipamentos sem funções de limpeza automática, os operadores devem limpar as cabeças pelo menos uma vez por semana. Esse procedimento gasta tinta, mas é uma alternativa melhor do que uma cabeça entupida.
4. Velocidade de impressão
Todo mundo quer ter uma impressora rápida. Afinal, quanto mais peças produzidas, mais lucro. Mas tome cuidado para não sacrificar a qualidade em função da velocidade – a menos que a sua preocupação seja apenas com a produtividade. Quanto ao assunto, também é interessante notar que a tecnologia tem evoluído muito. Atualmente, mesmo as impressoras mais lentas são muito mais rápidas do que os equipamentos lançados alguns anos atrás.
5. Preço
Sem dúvida, o preço é sempre um fator elementar. Porém, como dito anteriormente, ele não deve ser o mais importante.
Preço é uma preocupação de curto prazo, e o desempenho é uma consideração de longo prazo – e pensar apenas a curto prazo, normalmente, é um obstáculo para o crescimento do negócio.
A boa notícia é que mesmo uma impressora (de escritório) top de linha, para impressão por sublimação, tem um preço razoável, especialmente quando comparado com equipamentos de bordado, serigrafia ou garment printing.
Publicado com exclusividade pelo Portal InfoSign, responsável pela tradução e adaptação do artigo, originalmente veiculado no blog How To Sublimate, mantido pela Sawgrass.
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