Como armazenar tintas UV LED de maneira adequada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/08/2021
Prolongue a vida útil dos insumos e evite danos às impressoras

Prolongue a vida útil dos insumos e evite danos às impressoras

A indústria de inkjet tornou-se altamente dependente das tintas UV. A versatilidade e o desempenho desses materiais aumentaram significativamente o número de aplicações e negócios nas indústrias de impressão.

A tinta UV é uma mistura altamente reativa de compostos químicos. Por isso, deve ser armazenada e manuseada de maneira adequada. Caso contrário, pode-se esperar uma vida útil mais curta e danos onerosas à impressora. Existem propriedades físicas críticas que devem permanecer estáveis. Para tanto, leve em consideração os seguintes itens:

Temperatura

As tintas inkjet UV devem ser armazenadas em ambiente com temperatura entre 5ºC a 40ºC. Em mais frios, os sólidos dissolvidos na tinta podem se tornar supersaturados. Estes sólidos podem ficar grandes demais para passar pelas cabeças de impressão. Infelizmente, esse precipitado tende a ser difícil de se dissolver.

Se a sua tinta for exposta a temperaturas inferiores a 5ºC, descarte-as. Em temperaturas acima de 40ºC, o material tende a degradar.

As partículas da tinta se movem rapidamente em um nível molecular. Este movimento tende a gerar reações de polimerização. Os inibidores são responsáveis por impedir tais reações. Porém, uma vez que os inibidores se esgotam, é impossível conter a polimerização. Neste ponto, as propriedades da tinta tendem desregular, principalmente a viscosidade, mas também a tensão superficial. Essa polimerização também pode causar géis que causam danos permanentes à impressora. Portanto, não é uma boa ideia usar tintas armazenadas em temperaturas acima de 40°C.

Iluminação

Você também deve armazenar suas tintas longe da luz. Embora a embalagem seja opaca, sempre há alguma penetração de luz. Assim, não armazene os produtos em um local com luz solar. Além disso, a iluminação da área deve ter filtros UV. Existem muitas opções, como filtros aplicados a lâmpadas fluorescentes e janelas.

Deixe os frascos de tinta na embalagem de papelão ondulado. É outra camada de proteção e não custa nada. Se você desempacotar as garrafas, é sempre melhor usar uma prateleira inferior, onde elas são protegidas da iluminação superior.

Uma das piores coisas que você pode fazer ao manusear tintas é usar uma lanterna para olhar dentro de uma garrafa. Essa luz pode transformar rapidamente uma tinta perfeita em uma mistura desestabilizada - um erro que vai custar caro.

Ventilação

Um bom local de armazenamento deve ser bem ventilado. Mesmo que as tintas sejam seladas em embalagens, algumas moléculas pequenas podem migrar através do frasco e provocar um odor desagradável no ambiente.

Portanto, prepare uma área bem ventilada, com temperatura controlada e luz filtrada. Se você seguir essas orientações, não reduzirá a vida útil da tinta, nem causará danos à impressora e aos seus componentes.

Este artigo é de autoria de Steve Mills, VP de vendas e marketing da Direct Color Systems.

Tags: tinta UV LED,


Xaar anuncia nova cabeça Xaar 501

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/07/2014

Xaar 501 GS8 emprega nova tecnologia PrecisionPlus

Xaar 501 GS8 emprega nova tecnologia PrecisionPlus

A fabricante Xaar anunciou a nova Xaar 501, cabeça de impressão que incorpora a tecnologia PrecisionPlus, cuja arquitetura foi desenvolvida para máquinas que imprimem sinalização para aplicações indoor e outdoor. A peça também emprega a TF Technology, que garante precisão e produtividade.

A Xaar 501 pode imprimir em modo binário (em resolução de até 1440dpi e 8pL) ou com quatro níveis de pontos variáveis (de 360 a 600dpi) e é compatível com tintas UV e à base de solvente.

PrecisionPlus

A nova arquitetura, cuja base é a Hybrid Side Shooter, otimiza o desempenho do atuador e aumenta a velocidade de disparo e a precisão tanto do volume de gota quanto do endereçamento de ponto.

TF Technology

Reduz a sedimentação de tintas com alta pigmentação ao aumentar os ciclos de manutenção. A TF Technology combinada com a PrecisionPlus está disponível em dois modos:

  • Pulsed: recircula a tinta durante os períodos em que a máquina não está imprimindo;
  • High Flow: garante a alta taxa de fluxo contínuo de tinta diretamente na parte de trás dos nozzles durante os disparos das gotas, o que evita o surgimento de bolhas de ar ou partículas indesejadas.

Segundo a empresa, a TF Technology facilita a impressão de mídias transparentes ou coloridas com tinta branca ou verniz. Para aqueles que dispensarem a TF Technology, a cabeça Xaar 501 pode operar com sistema padrão de fornecimento de tinta.

Richard Barham, diretor de marketing da Xaar, declarou: "O segmento gráfico é uma parte importante do nosso negócio. O lançamento de uma nova arquitetura, da PrecisionPlus e da Xaar 501 permite aos nosso clientes continuarem na vanguarda da impressão digital".

Assista ao vídeo (em inglês) oficial sobre a cabeça:

Fonte: Large Format Review



Avery promove concurso de envelopamento Wrap Like a King 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2016
Em 2016, instaladores de 44 países podem participar da competição

Em 2016, instaladores de 44 países podem participar da competição

A Avery Dennison, fabricante de películas adesivas, abriu inscrições para a edição 2016 do Wrap Like a King, concurso internacional de envelopamento de veículos. Dessa vez, além de instaladores da Europa e América do Norte, poderão participar profissionais da Austrália e Nova Zelândia. A competição, que vai de 1º de julho a 4 de novembro, abrangerá um total de 44 países. No entanto, O Brasil não foi incluído.

Para participar, é preciso inscrever projetos de envelopamento que serão analisados por uma equipe de jurados que inclui: Justin Pate (instrutor nos EUA de workshops promovidos pela Avery Dennison), Myles Kovacs (presidente da Dub Magazine, revista especializada em envelopamento), Vilmer Klok (fundador da World Wide Wrap, comunidade on-line dedicada a envelopamento), Nuno Gomes (dono da Second Skin Design, consultoria portuguesa de mídias adesivas impressas), Molly Waters (especialista da Avery Dennison da América do Norte), Peter Wright (gerente da Avery Dennison da Ásia/Pacífico) e Hans Bruins (gerente da Avery Dennison da Europa).

Para a edição de 2016, oito regiões da América do Norte, Europa e Oceania foram estabelecidas. A partir de 1º de julho, instaladores desses locais poderão inscrever projetos envelopados com vinis Avery Dennison das linhas Supreme Wrapping, Conform Chrome e MPI 1105 Supercast Digital. Em outubro, serão anunciados os vencedores de cada região. Entre eles, será escolhido o campeão durante o Sema Show 2016, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de novembro, em Las Vegas, nos EUA.

Entre os prêmios estão treinamentos, um 67” Race Ramp personalizado, um evento com Richard Rawlings e uma variedade de ferramentas promocionais e de marketing. Segundo a empresa, o prêmio para o vencedor vale algo em torno de 5 mil dólares. Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no site www.wraplikeaking.com.

Outra novidade que a Avery Dennison criou para 2016 é uma nova galeria dentro do site da competição. Nela, os instaladores poderão compartilhar trabalhos de adesivação “não automotivos”. A ideia é expor projetos de computadores, calculadoras, sapatos, utensílios de cozinha e outros tipos de objetos envelopados e que já são exibidos frequentemente por meio das mídias sociais da fabricante.

Fonte: Avery Dennison



Clicky