Como armazenar tintas UV LED de maneira adequada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/08/2021
Prolongue a vida útil dos insumos e evite danos às impressoras

Prolongue a vida útil dos insumos e evite danos às impressoras

A indústria de inkjet tornou-se altamente dependente das tintas UV. A versatilidade e o desempenho desses materiais aumentaram significativamente o número de aplicações e negócios nas indústrias de impressão.

A tinta UV é uma mistura altamente reativa de compostos químicos. Por isso, deve ser armazenada e manuseada de maneira adequada. Caso contrário, pode-se esperar uma vida útil mais curta e danos onerosas à impressora. Existem propriedades físicas críticas que devem permanecer estáveis. Para tanto, leve em consideração os seguintes itens:

Temperatura

As tintas inkjet UV devem ser armazenadas em ambiente com temperatura entre 5ºC a 40ºC. Em mais frios, os sólidos dissolvidos na tinta podem se tornar supersaturados. Estes sólidos podem ficar grandes demais para passar pelas cabeças de impressão. Infelizmente, esse precipitado tende a ser difícil de se dissolver.

Se a sua tinta for exposta a temperaturas inferiores a 5ºC, descarte-as. Em temperaturas acima de 40ºC, o material tende a degradar.

As partículas da tinta se movem rapidamente em um nível molecular. Este movimento tende a gerar reações de polimerização. Os inibidores são responsáveis por impedir tais reações. Porém, uma vez que os inibidores se esgotam, é impossível conter a polimerização. Neste ponto, as propriedades da tinta tendem desregular, principalmente a viscosidade, mas também a tensão superficial. Essa polimerização também pode causar géis que causam danos permanentes à impressora. Portanto, não é uma boa ideia usar tintas armazenadas em temperaturas acima de 40°C.

Iluminação

Você também deve armazenar suas tintas longe da luz. Embora a embalagem seja opaca, sempre há alguma penetração de luz. Assim, não armazene os produtos em um local com luz solar. Além disso, a iluminação da área deve ter filtros UV. Existem muitas opções, como filtros aplicados a lâmpadas fluorescentes e janelas.

Deixe os frascos de tinta na embalagem de papelão ondulado. É outra camada de proteção e não custa nada. Se você desempacotar as garrafas, é sempre melhor usar uma prateleira inferior, onde elas são protegidas da iluminação superior.

Uma das piores coisas que você pode fazer ao manusear tintas é usar uma lanterna para olhar dentro de uma garrafa. Essa luz pode transformar rapidamente uma tinta perfeita em uma mistura desestabilizada - um erro que vai custar caro.

Ventilação

Um bom local de armazenamento deve ser bem ventilado. Mesmo que as tintas sejam seladas em embalagens, algumas moléculas pequenas podem migrar através do frasco e provocar um odor desagradável no ambiente.

Portanto, prepare uma área bem ventilada, com temperatura controlada e luz filtrada. Se você seguir essas orientações, não reduzirá a vida útil da tinta, nem causará danos à impressora e aos seus componentes.

Este artigo é de autoria de Steve Mills, VP de vendas e marketing da Direct Color Systems.

Tags: tinta UV LED,


Projeto de envelopamento de iate bate recorde

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2015

Modelo de iate envelopado pela Wild Group International

Modelo de iate envelopado pela Wild Group International

A Wild Group, empresa norte-americana especializada em comunicação visual de veículos náuticos, bateu um novo recorde. Recentemente, o grupo envelopou um iate do modelo 68m Motor Yacht Aviva. Trata-se da maior embarcação desse tipo já envelopada.

Para o trabalho, foram utilizados materiais da fornecedora alemã Farben. A aplicação, realizada em Miami, nos EUA, levou três semanas para ser concluída.

Greg Hoar, diretor da Wild Group, declarou: "As novas películas e foils da Farben ofereceram um acabamento superior ao que vemos no mercado atualmente. Ficamos muito animados com esse projeto. Espero que ele mostre a outros proprietários de iate os benefícios do envelopamento e dos produtos da Farben".

Wild Group International é especializada em personalização de veículos náuticos

Wild Group International é especializada em personalização de veículos náuticos

Fonte: Large Format Review



Inca lança impressora digital Onset R40iLT

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/02/2015

Onset R40iLT é impressora UV flatbed de médio porte

Onset R40iLT é impressora UV flatbed de médio porte

A Inca, fabricante de equipamentos digitais, anunciou a nova Onset R40iLT, impressora UV plana de médio porte.

Com opções de quatro, cinco ou seis cores, a máquina possui mesa de 3,14m x 1,6m e pode trabalhar na velocidade máxima de 265m2/h (o que equivale a 40 folhas totalmente impressas por hora). Além disso, emprega cabeças Fujifilm Dimatix Spectra de 14 picolitros e detectores mecânicos de altura de substrato (que pode ter até 50mm de espessura).

Lançada em 2007, a linha Onset compreende 18 modelos de impressoras UV de grande formato. Baseada na plataforma Onset Scalable Architecture, a série permite que os birôs personalizem seus equipamentos conforme demandas de produção.

Heather Kendle, diretora de marketing da Inca Digital, declarou: "Há muitas empresas que compraram uma impressora de médio porte. Em algum momento, elas precisarão considerar a substituição do equipamento ou a compra de outra máquina, de acordo com a expansão dos negócios. Com a Onset R40iLT, é possível aumentar a taxa de transferência e de qualidade a custos consideravelmente mais baixos".

Fonte: Inca Digital