Como envelopar retrovisores e capacetes
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2021
Depois de ganhar experiência nas adesivações de superfícies planas, o instalador sente que é a hora de envelopar objetos mais complexos, como capacetes e retrovisores, que por terem curvas positivas demandam lastro para executar corretamente a quebra de memória e a distribuição de tensão do vinil adesivo – essenciais para dar qualidade à aplicação e ao acabamento. Segundo Cleber Orsioli, gerente de marketing da Imprimax, é o acabamento caprichado que agrega valor e agrada ao cliente.
Passo a passo
Wagner Oliveira, instrutor técnico da Imprimax, ensina que, antes de começar a adesivar um retrovisor, é fundamental analisar em quais partes de sua superfície deverão ser dadas as quebras de memória do vinil. O instrutor também recomenda que, se possível, a peça seja desmontada. Com ela solta, o instalador consegue trabalhar melhor.
Primeiro passo: limpe toda a peça com álcool isopropílico, para remover vestígios de sujeira. Em seguida, destaque o frontal do liner e fixe-o na parte de trás do retrovisor (que fica mais próxima ao vidro da porta do veículo). Depois, cubra toda a parte superior da peça. Para isso, aqueça e estique o vinil com soprador e espátula. Zele para sempre dar uniformidade à aplicação e retirar eventuais bolhas de ar. Direcione o vinil para a área do retrovisor que se assemelha a uma quina, pois é aí onde o material excedente deverá ser removido com estilete. Também é onde deverá ser feita a emenda. Para concluir, aplique calor (entre 80ºC e 100ºC), com soprador sempre em movimento, em 3 sessões com duração entre 10 e 15 segundos.
Dica importante dos técnicos da Imprimax: antes da aplicação, cada objeto deve ser analisado individualmente. Há peças mais simples que poderão ser revestidas sem muitas dificuldades, em uma cobertura única. Porém, há objetos muito mais complexos que demandarão a aplicação de emendas.
Confira no vídeo abaixo detalhes do procedimento:
.png)
Orafol investirá 85 milhões de euros para expandir fábrica e negócios
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/04/2021
A Orafol, fabricante de películas plásticas, expandirá sua unidade de produção e sua sede corporativa, na Alemanha. Nos próximos três anos, a empresa investirá pelo menos 85 milhões de euros no empreendimento. Além disso, deve ampliar sua presença no mercado global, com foco nos Estados Unidos.
Um dos principais objetivos da expansão é adquirir novas tecnologias. Ao expandir suas capacidades de produção e logística e seu portfólio, a empresa está respondendo à crescente demanda global por soluções em plásticos de alta qualidade.
Dr. Holger Loclair, CEO da Orafol, declarou: “Somos parceiro de desenvolvimento para a indústria. Nossos modernos processos de produção e instalações nos permitem desenvolver soluções de plástico necessárias em quase todas as indústrias futuras”.
Por adaptar constantemente seus processos, a Orafol foi capaz de amortecer o impacto da pandemia de coronavírus nos lucros da empresa no ano fiscal de 2020. Por isso, o primeiro trimestre de 2021 fechará nos níveis de vendas e lucro anteriores à pandemia. Ainda de acordo com a empresa, também será um dos trimestres de maior sucesso de sua história.
Fonte: Orafol
Lintec anuncia novo filme para laminação antigrafite
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/10/2020
A fornecedora Lintec anunciou no mercado europeu o Lintec M-037EN50T, filme de poliéster transparente fosco de 50μ, sem PVC, indicado para laminar aplicações de sinalização gráfica externa de curto prazo.
Resistente a arranhões e com propriedades anti-reflexo, a película, caso seja grafitada, permite que a tinta seja removida por um raspador de plástico simples.
O impresso laminado com a M-037EN50T exibe mudanças mínimas de cor – algo evidente em imagens impressas em cores escuras, que normalmente ficam mais claras quando laminadas.
O adesivo acrílico transparente do filme oferece resistência a umidade e a altas temperaturas, além de aderir a uma variedade de superfícies de baixa energia. Já o liner de poliéster transparente de 25μ é projetado para garantir a máxima suavidade do adesivo.
Soichiro Fujinaga, gerente técnico da Lintec Europa, declarou: “Além de não ser de PVC, o M-037EN50T pode ser limpo de forma rápida e simples, sem o uso de solventes nocivos. Ele também oferece excelentes propriedades anti-reflexo e distorção mínima das cores”.
Fonte: Lintec
-
Como usar inteligência artificial no design gráfico
-
Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável
-
Como funciona a tinta látex
-
Passo a passo completo de como envelopar veículos com vinis impressos em látex
-
Como lucrar com impressão látex em vinil adesivo
-
Como envelopar fliperamas
-
Como armazenar tintas UV LED de maneira adequada
-
Como adesivar paredes e muros texturizados
-
Como aplicar vinil jateado em vidros
-
Você sabe como funciona a tinta látex?
-
Gráfica digital adquire cinco impressoras látex e impulsiona negócios sustentáveis
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Novidades na plataforma Xperience da feira Futureprint
-
Novo cortador plano digital Intec FB1180-T
-
Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos
-
Software de plotter de recorte Easy Cut Studio é atualizado
-
Xanté anuncia nova impressora direta em filme Xante F-24
-
Impressora EFI Pro 30h dobra produção da Excellence Comunicação Visual
-
Brother entra no mercado de impressão digital látex
-
Inkcups apresenta impressora digital UV que estampa sacolas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual