Mutoh apresenta nova tinta ecossolvente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/07/2021
MS31 substitui a linha Eco-Ultra

MS31 substitui a linha Eco-Ultra

A fabricante Mutoh apresentou nos Estados Unidos a nova tinta ecossolvente MS31. Segundo a empresa, o insumo oferece gama de cores mais ampla, melhor adesão, ganho de ponto aprimorado e excelente resistência à abrasão. A MS31 é certifica GREENGUARD Gold.

A nova MS31 é uma substituição das tintas Eco-Ultra VJ-MSINK3A, que foram descontinuadas recentemente. Portanto, não é necessário realizar uma lavagem especial para fazer a troca dos insumos. Também não é necessária nenhuma atualização de firmware nas impressoras.

Vendida em cartuchos de 220ml ou 440ml e bags de 1.000ml, a MS31 é compatível com os modelos ValueJet VJ-628, VJ-628X, VJ-1324X, VJ-1624X, VJ-1628X, VJ-1638X e VJ-2638X.

A certificação GREENGUARD Gold atesta que a tinta MS31 tem baixa emissão de compostos orgânicos voláteis e é segura para uso em áreas como hospitais, escolas e creches.

Fonte: Mutoh



Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo

Por Eduardo Yamashita em 16/07/2014

Neste artigo saiba como fazer a correta limpeza do veículo antes de fazer a aplicação do vinil adesivo

Neste artigo veja como fazer a correta limpeza do veículo antes da aplicação do vinil adesivo

A preparação da superfície do veículo que será envelopado envolve um procedimento de 3 etapas: lavagem com detergente, limpeza com solvente (desengordurante ou desengraxante) e limpeza final com álcool isopropílico.

Lavagem com detergente

O veículo deve ser lavado (com água limpa e detergente) um dia antes da aplicação, para que seja removida a maior parte da sujeira solúvel em água. É necessário lavar o carro com um dia de antecedência para que ele seque completamente, especialmente sob as cabeças dos rebites e entre os painéis.

Antes de aplicar a imagem, certifique-se de que a superfície esteja completamente seca. A água retida nas reentrâncias das cabeças de rebite pode levantar o vinil. Umidade sob as emendas das chapas também causa problemas.

Limpeza com solvente

A limpeza do veículo a ser envelopado requer cuidados. Cada parte do veículo deve estar impecável, incluindo áreas debaixo dos para-lamas, portas, capô e porta-malas – regiões que acumulam muita sujeira.

Depois de lavar a superfície com água e detergente, o segundo passo é limpá-la com solvente. Mesmo que uma superfície lavada pareça limpa, podem estar presentes contaminantes (ceras, gorduras, graxa e óleos). Para removê-los, use desengraxantes ou desengordurantes comerciais à base de xilol ou toluol, produtos encontrados em lojas de produtos automobilísticos.

Ao usar qualquer tipo de solvente, leia as advertências do rótulo e da FISPQ. Trabalhe em local bem ventilado, use equipamento de segurança e siga os procedimentos recomendados.

Nessa etapa, é importante fazer testes. As formulações dos produtos de limpeza à base de solventes variam muito de um fabricante para outro. Algumas formulações são muito fortes. Para não danificar o sistema de pintura do veículo, teste o solvente em uma área escondida do carro.

Concentre a limpeza nas áreas "escondidas", ou seja, nas bordas das portas, capô e para-lamas. As áreas das bordas das peças com borracha também acumulam muita sujeira.

Limpeza final

Como o desengraxante pode deixar resíduos oleosos, limpe a superfície com álcool isopropílico. Esta última etapa deve ser realizada com ambas as mãos: uma com um pano embebido com o álcool, a outra com um pano seco. Depois de aplicar o solvente na superfície, limpe-a antes de o álcool evaporar. Faça essa limpeza momentos antes da aplicação do vinil, para remover contaminantes do ar que se instalam na superfície do veículo.

Considerações finais

Muitas vezes, a limpeza da superfície é a última coisa em que o instalador pensa. Frequentemente, ela é ignorada. Mas a falta dela é primeira causa dos problemas de adesão do vinil. Considere o seguinte: se você não limpar a sujeira e a gordura da superfície, como o vinil ficará aderido à superfície? A limpeza inadequada é uma receita certa para o fracasso do envelopamento. Portanto, para obter bons resultados na instalação, limpe adequadamente o veículo antes da aplicação do vinil.

 
Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Novo filme laminado protege superfícies contra bactérias

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2020
ImagePerfect SafeTouch incorpora agentes antimicrobianos

ImagePerfect SafeTouch incorpora agentes antimicrobianos

A fornecedora Spandex lançou no mercado internacional o ImagePerfect SafeTouch, filme laminado antimicrobiano indicado para diminuir a propagação de bactérias em superfícies, balcões, mesas e portas de ambientes que exigem altos níveis de higiene, como lojas de varejo, estações de transporte público e estabelecimentos de saúde, educação e lazer.

O filme incorpora um agente antimicrobiano e oferece mais de 99,99% de proteção comprovada contra o crescimento de uma variedade de bactérias, fungos e parasitas, como os Staphylococcus aureus (Golden Staph), Escherichia coli (E. coli), Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), Salmonella, Listeria, Klebsiella pneumoniae (K. pneumoniae), Enterococcus faecalis (E. faecalis) e Pseudomonas aeruginosa pneumophila.

Os agentes antimicrobianos são encapsulados na própria película, em vez de serem aplicados como revestimento. Isso garante que as propriedades de proteção da mídia sejam preservadas, mesmo com limpeza abrasiva regular, além de proporcionar proteção garantida por três anos.

A ImagePerfect SafeTouch é totalmente resistente a limpeza frequente com solventes como etanol a 70,0%, IPA a 0,1% e cloreto de benzalcônio a 5,0%.

Transparente e com largura de 80 micras, a mídia está disponível em acabamentos brilhante e fosca. Sua transparência mantém a estética original da superfície onde o laminado foi aplicado. Também pode ser usado para laminação de superfícies impressas.

Fonte: Spandex