X-Rite apresenta novo dispositivo de gerenciamento de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2021
Pantora simplifica a captura de materiais digitais

Pantora simplifica a captura de materiais digitais

A fabricante X-Rite anunciou a Pantora, solução desktop para o gerenciamento de dados de cores em fluxos de trabalho de produção e design digital. O dispositivo se conecta com os espectrofotômetros Ci7000, MA-T12 e MetaVue VS3200, para a captura de dados espectrais e criação de amostras de materiais virtuais para tintas, plásticos, metais, tecidos e malhas.

O Pantora armazena, edita e compartilha arquivos de material digital por meio de arquivos Appearance Exchange Format (AxF) em software de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM), CAD e 3D.

Segundo a fabricante, o Pantora simplifica o gerenciamento de um grande volume de dados complexos de cor e aparência. Ele atua como o epicentro para fluxos de trabalho de aparência, conectando fontes de captura de material digital com destinos de saída.

Matthew Adby, gerente de portfólio da X-Rite, declarou: “O Pantora torna a digitalização de material digital acessível a um público mais amplo, permitindo que marcas e fornecedores aproveitem seus dados de cores e dispositivos de medição. A capacidade de transformar, de maneira fácil e econômica, um material físico em uma amostra digital diminui a necessidade de envio de amostras entre equipes de design, fornecedores e parceiros. Isso permite que as empresas inovem e aceleram seus processos”.

É possível importar amostras de materiais ou conectar um espectrofotômetro X-Rite (para medir uma amostra física) diretamente ao Pantora. Para tintas e revestimentos, indica-se o MA-T12. O Ci7000 captura a transmissão de cor em materiais translúcidos e a reflexão em plásticos. Para medições multiespectrais, o MetaVue VS3200 captura amostras de couro, laminado e tecido.

O navegador do Pantora localiza, adquire e importa os dados do material digital como um arquivo AxF, que considera os atributos de aparência (cor, brilho e textura). Já com a função “Material Viewer”, é possível podem renderizar os materiais em uma cena virtual, para ver o efeito de iluminação, níveis de brilho e pigmentos. E o “Pantora Variant Editor” permite a criação de grandes bibliotecas de materiais digitais, combinando atributos de amostra.

Fonte: X-rite



Tendências da sublimação para 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/02/2019
Especialista da Sawgrass aponta novas possibilidades para quem trabalho com sublimação

Especialista da Sawgrass aponta novas possibilidades para quem trabalho com sublimação

A sublimação continua em alta. É o que aponta Jimmy Lamb, especialista em sublimação da Sawgrass, fornecedora de produtos para impressão sublimática. Segundo Lamb, “em 2018, uma série de aplicações geraram enorme entusiasmo. Entre elas, a sublimação de tecidos de algodão, além de mídias sublimadas para ambientes externos e novos tipos de materiais para decoração interna”. O especialista aponta que as aplicações incipientes de 2018 serão grandes tendências para 2019. Conheca cada uma delas:

Sublimação em algodão

Em 2018, novos materiais e papéis de transferência possibilitaram a sublimação em tecidos de algodão. Lamb dá como exemplo as mídias da PrintLAT e da Forever e a solução Virtuoso Print Manager. Há também novas opções de mídias para estampar tecidos escuros de algodão. São opções de transferência que abrem novos negócios e abrem oportunidades para aumentar as vendas em 2019.

Aplicações em ambientes externos

Em 2018, o especialista da Sawgrass aponta que houve um aumento na oferta de tintas sublimáticas mais resistentes aos efeitos da luz UV. O uso desses materiais possibilitou o aumento das aplicações de sinalização em eventos ao ar livre, instalações em jardims, placas e decorações de quintal, instalações de arte e cartazes domésticos.

Bebidas

Aplicação pouqquíssima explorada no Brasil, a sublimação em receinpientes para bebidas tornou-se incrivelmente popular em países como os EUA. Uma razão para isso é a demanda por copos duplos isolados a vácuo, que mantêm as bebidas quentes e frias por horas. O especislita da Sawgrass também aponta novos tipos de drinkware personalizados, como canecas de cerveja, copos de shot e taças de vinho revestidos. Essa diversidade de produtos para bebidas abre possibilidades criativas para nivchos como cervejarias artesanais e restaurantes temáticos.

Decoração sublimada

Muitos produtos sublimados podem transformar os ambientes domésticos. Com a sublimação, é possível estampar cobertores, travesseiros, fronhas, tapetes, toalhas, cabides e muitos outros itens que as pessoas usam em casa ou podem dar de presente. Trata-se de um nicho que demanda personalização, um trabalho de mais valor agregado e preços mais altos.

Fonte: Sawgrass



Epson lança impressora para sublimação SureColor F9370

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/09/2017
SureColor F9370 faz parte da nova geração de impressoras sublimáticas da Epson

SureColor F9370 faz parte da nova geração de impressoras sublimáticas da Epson

A filial norte-americana da Epson, fabricante japonesa de impressoras digitais, anunciou o lançamento no mercado internacional do SureColor F9370, equipamento sublimático com 1,60m de largura e que pode trabalhar na velocidade de 1.169 pés quadrados por hora.

Vencedora da categoria “Impressora sublimática rolo a rolo para tecidos" da Product of the Year 2017, competição promovida pela SGIA, a SureColor F9370 emprega cabeças PrecisionCore TFP e tintas originais UltraChrome DS (com preto de alta densidade). Além disso, roda com o software Wasatch SoftRIP TX e incorpora tanques de tinta de 3L por cor, para garantir produções mais longas sem a intervenção do usuário. Outro diferencial da máquina é o Dashboard de controle, por meio do qual é possível gerenciar remotamente a impressora para realizar limpezas, checar os níveis de tinta, atualizar o firmware e baixar perfis de mídia.

De acordo com a empresa, a SureColor F9370 tem um novo sistema de alimentação de substrato, que suporta rolos de mídia mais pesados e papéis mais finos, para estampar tecidos promocionais e peças de sinalização, vestuário esportivo e decoração.

Tim Check, gerente de produto da Epson America Professional Imaging, declarou: “A indústria de impressão sublimática está se expandindo rapidamente, e a Epson dedica-se a estudar as necessidades de produção de nossos clientes. Ao desenvolver a máquina, nossos engenheiros visaram aumentar o desempenho, a eficiência e a confiabilidade dela, o que resultou em uma velocidade de produção até 75% maior, tornando a SureColor F9370 uma das mais rápidas do mercado em sua categoria”.

A SureColor F9370 substitui a F9200 e une-se à linha SureColor F-Series, que inclui a F6200 e a F7200.

Fonte: Epson



Clicky