X-Rite apresenta novo dispositivo de gerenciamento de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2021
Pantora simplifica a captura de materiais digitais

Pantora simplifica a captura de materiais digitais

A fabricante X-Rite anunciou a Pantora, solução desktop para o gerenciamento de dados de cores em fluxos de trabalho de produção e design digital. O dispositivo se conecta com os espectrofotômetros Ci7000, MA-T12 e MetaVue VS3200, para a captura de dados espectrais e criação de amostras de materiais virtuais para tintas, plásticos, metais, tecidos e malhas.

O Pantora armazena, edita e compartilha arquivos de material digital por meio de arquivos Appearance Exchange Format (AxF) em software de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM), CAD e 3D.

Segundo a fabricante, o Pantora simplifica o gerenciamento de um grande volume de dados complexos de cor e aparência. Ele atua como o epicentro para fluxos de trabalho de aparência, conectando fontes de captura de material digital com destinos de saída.

Matthew Adby, gerente de portfólio da X-Rite, declarou: “O Pantora torna a digitalização de material digital acessível a um público mais amplo, permitindo que marcas e fornecedores aproveitem seus dados de cores e dispositivos de medição. A capacidade de transformar, de maneira fácil e econômica, um material físico em uma amostra digital diminui a necessidade de envio de amostras entre equipes de design, fornecedores e parceiros. Isso permite que as empresas inovem e aceleram seus processos”.

É possível importar amostras de materiais ou conectar um espectrofotômetro X-Rite (para medir uma amostra física) diretamente ao Pantora. Para tintas e revestimentos, indica-se o MA-T12. O Ci7000 captura a transmissão de cor em materiais translúcidos e a reflexão em plásticos. Para medições multiespectrais, o MetaVue VS3200 captura amostras de couro, laminado e tecido.

O navegador do Pantora localiza, adquire e importa os dados do material digital como um arquivo AxF, que considera os atributos de aparência (cor, brilho e textura). Já com a função “Material Viewer”, é possível podem renderizar os materiais em uma cena virtual, para ver o efeito de iluminação, níveis de brilho e pigmentos. E o “Pantora Variant Editor” permite a criação de grandes bibliotecas de materiais digitais, combinando atributos de amostra.

Fonte: X-rite



Orafol anuncia novo material adesivo semirrígido

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2019
Orajet 3258 é indicada para sinalização de curta duração

Orajet 3258 é indicada para sinalização de curta duração

A filial norte-americana da Orafol, fabricante de mídias para comunicação visual, lançou no mercado internacional a Orajet 3258, película semirrígida calandrada para sinalização de curto prazo, decalques de corte de contorno e displays de ponto de venda.

Disponível em acabamento fosco ou brilhante, a Orajet 3258, que tem 0,15mm de espessura, é indicada para aqueles trabalhos em que o instalador não quer aplicar laminados ou fitas adesivas, mas precisa de estabilidade e de facilidade de uso.

Fonte: Orafol



Catalina Graphic anuncia novo filme Permovable

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2014

Película é indicada para aplicações externas

Película é indicada para aplicações externas

A Catalina Graphic, fornecedora norte-americana de mídias para comunicação visual, anunciou o Permovable, substrato que faz parte da série Mojave Digital Media. Trata-se de uma película adesiva sem PVC desenvolvida para aplicações de curta duração em ambientes externos, como ruas e paredes.

A mídia acomoda-se às superfícies e texturas sobre as quais é aplicada, dando-lhes a aparência de pintura.

Segundo a empresa, a Permovable é de fácil aplicação, apresenta resistência ao atrito e prescinde de sopradores térmicos e laminações. Pode ser aplicada vertical ou horizontalmente em superfícies como asfalto, concreto, tijolo e tapume, em lojas de varejo e peças de sinalização ambiental.

A mídia pode receber impressão digital (solvente e ecossolvente) e serigráfica (solvente e UV).

Fonte: SGIA