Fujifilm lança tinta termo-moldável Uvijet HZ
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2023
A fabricante Fujifilm lançou a Uvijet HZ, tinta UV LED termo-moldável projetada para uso nas impressoras planas Acuity Prime.
Curada por lâmpadas UV LED convencionais, a matéria-prima é indicada para estampar uma ampla gama de materiais comumente utilizados em aplicações de termoformagem. A tinta pode ser dobrada e vincada, além de ser submetida a temperaturas que variam de 150 ºC a 200ºC. Também pode receber acabamento em router e guilhotina.
É isenta de solventes voláteis e hidrocarbonetos. Isso significa que gera menos impacto ambiental.
Matthew Whiting, gerente de produto da Fujifilm Wide Format Inkjet Systems, declarou: “Ao termoformar, você não quer que a tinta quebre, fique quebradiça ou lasque. A Uvijet HZ é muito flexível e mantém sua alta qualidade durante todo o processo de termoformagem”.
Fonte: Fujifilm
Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas
Por Eduardo Yamashita em 28/04/2014
Para garantir a aplicação correta do vinil adesivo em carros, vans, caminhões e em qualquer superfície lisa não porosa, a recomendação é seguir os procedimentos descritos abaixo. Por meio deles, é possível obter a instalação profissional de imagens diversas, como nomes, logos e letras.
Etapa 1 – Limpeza da superfície
A melhor maneira de garantir a aplicação da imagem é preparar a superfície, deixando-a limpa. Esse procedimento é uma obrigação. Portanto, certifique-se de que a superfície está limpa e livre de graxa, óleo, insetos e piche. Observe também se ela está enferrujada ou lascada.
Verifique se o veículo foi pintado recentemente. Em caso positivo, antes de prosseguir com a instalação, confirme a recomendação do fabricante sobre o tempo de cura da tinta.
Para a limpeza da superfície, na maioria dos casos, é necessário atacá-la com um líquido de limpeza ou solvente apropriado. No mercado, há uma série de soluções de solventes projetadas para remover gordura e cera.
O segundo passo na limpeza da superfície é remover óleos e umidade restantes (inclusive a umidade escondida em emendas e rebites), que podem gerar falhas e prejudicar a instalação futuramente. Por fim, antes de começar a instalação, execute a limpeza da superfície com álcool isopropílico.
Etapa 2 – Controle do ambiente de trabalho
Para garantir a aplicação correta, realize a instalação do vinil adesivo em temperatura média (nem muito quente nem muito fria). Segundo especialistas, o ambiente ideal deve ficar entre 18ºC e 25ºC. O vinil até pode ser instalado em locais com temperaturas abaixo de 10ºC ou de até 35ºC. Porém certamente o aplicador terá muito mais dificuldade para trabalhar com as devidas propriedades do vinil.
Temperatura, umidade e luz solar podem afetar a instalação da imagem. A temperatura ideal varia conforme o instalador e o tipo (fabricante) de vinil. Enquanto alguns preferem 20ºC, outros preferem temperaturas mais baixas. Se estiver muito quente, o vinil pode aderir à superfície rápido demais, diminuindo o tempo para reposicionar a imagem.
A umidade muito alta pode amolecer o vinil e umedecer o suporte de papel (liner), o que torna a sua remoção mais difícil. A falta de umidade, no entanto, provoca a formação de bolhas, pois o vinil fica mais rígido, isso dificulta a espatulação.
Empregar aplicação úmida é uma das maneiras mais eficazes de lidar com o calor e a umidade. Ela resfria a superfície e permite ao instalador reposicionar o vinil antes que ele seja aplicado. Instaladores experientes preferem usar a técnica a seco, pois a úmida tende a ser mais demorada por exigir a remoção da água.
CUIDADO: O uso demasiado de sabão impedirá a adesão do vinil à superfície. Ele deve ser o suficiente para "quebrar" e suavizar a superfície da água. Lembre-se também que, quanto mais água você usar, mais água você terá de remover após a aplicação.
Evite empregar a técnica de instalação úmida nas seguintes condições:
- Aplicação em rebites e emendas: levará muito tempo para que a água saia dessas áreas. A umidade por trás do vinil faz ele levantar com o tempo;
- No inverno e em temperaturas mais frias: o tempo mais fresco retarda a evaporação da água.
A instalação de imagens impressas em vinil adesivo pode parecer difícil, mas com prática e paciência, vale a pena. O vinil é um meio barato de publicidade e oferece a capacidade de fazer alterações facilmente.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
Drytac lança vinil com textura que simula madeira
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/11/2019
A Drytac, fabricante internacional de películas adesivos, anunciou um novo vinil com acabamento texturizado que simula a superfície de madeiras. É a ReTac Textures Woodgrain, projetada para adicionar profundidade a gráficos estáticos e planos, em decoração interna, instalação em paredes, murais personalizados, displays de varejo, estandes de feiras, etiquetas, decalques e adesivos.
O Woodgrain é um filme branco de PVC polimérico de 150 micra. Vem com adesivo removível para facilitar a aplicação e o reposicionamento sem deixar resíduos. Também tem propriedades antichamas.
Vendida em rolos com largura de 1.370mm, a mídia pode receber impressão digital ecossolvente, solvente, látex e UV. Além disso, dura até cinco anos em ambientes internos.
Shaun Holdom, gerente global de produtos da Drytac, declarou: “A superfície do Woodgrain acrescenta riqueza e profundidade às imagens. É a mídia perfeita para gráficos exibidos em superfícies planas, como paredes e painéis de exposição”.
Fonte: Drytac
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Imprimax lança quatro opções de películas decoração da série Gold
-
Contra Vision lança película perfurada para janelas
-
Hasler lança mesa de corte com 5 metros de largura
-
Kyocera lança impressora têxtil Forearth
-
Fisher Textiles lança dois tecidos blockout para impressão digital têxtil
-
Sun Chemical lança tinta reativa Xennia Amethyst Evo RC
-
DuPont lança tintas para impressão Direct-to-Film
-
Fujifilm anuncia impressora UV Acuity Prime Hybrid
-
Neschen lança duas mídias PVC-free para banners e displays
-
Gráfica digital adquire cinco impressoras látex e impulsiona negócios sustentáveis
-
Kongsberg PCS lança solução de corte Kongsberg Ultimate
-
Novidades na plataforma Xperience da feira Futureprint
-
Novo cortador plano digital Intec FB1180-T
-
Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos
-
Software de plotter de recorte Easy Cut Studio é atualizado
-
Xanté anuncia nova impressora direta em filme Xante F-24
-
Impressora EFI Pro 30h dobra produção da Excellence Comunicação Visual
-
Brother entra no mercado de impressão digital látex
-
Inkcups apresenta impressora digital UV que estampa sacolas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual