Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 2: Substratos e máquinas de corte e gravação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2015

Além das impressoras digitais, outros equipamentos abrilhantaram a Fespa Brasil 2015. Entre eles, dispositivos para corte, gravação e acabamento, como plotters, routers, máquinas a laser e mesas de corte. Além deles, não faltou um dos elementos fundamentais na produção de qualquer birô, o substrato. Veja a seguir um panorama do que os expositores dessas soluções apresentaram na feira.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Substratos

Certamente, a Fespa Brasil 2015 mostrou maior pluralidade de mídias do que a edição anterior da feira, que ocorreu em 2013.

Os substratos mais destacados, como não poderia deixar de ser, foram os vinis adesivos. Porém, outros materiais flexíveis e rígidos chamaram a atenção do público visitante. Entre eles os laminados da Endutex, as mantas magnéticas da Flexmag, os plásticos da Maxpoli e as mídias especiais da LZ/Sihl.

Soluções para envernizamento e acabamento superficial também estiveram presentes, sobretudo no estande da New Time.

Mídia vendida pela Endutex

Mídia vendida pela Endutex

Vinis adesivos

Além de filmes da 3M e Avery Dennison distribuídas pela VinilSul e películas da Orafol revendidas pela Sign Supply, o visitante da Fespa Brasil 2015 encontrou as principais opções nacionais de vinis adesivos para comunicação visual e envelopamento de carros.

Um dos maiores destaques do evento foi o estande da Imprimax. A fabricante aproveitou a feira para lançar 150 itens. Além de cores adicionais de linhas já consolidadas, a empresa desenvolveu materiais com novas texturas, estampas e tons especiais fotoluminescentes. Além disso, lançou o Guia Imprimax, que reúne informações, dicas, manuais, aplicações e artigos técnicos. O catálogo conta também com DVDs com vídeos sobre produtos e aplicações.

Imprimax lançou 150 produtos na Fespa Brasil 2015

Imprimax lançou 150 produtos na Fespa Brasil 2015

Entre as novidades da Imprimax apresentadas no evento estava o adesivo para piso antiderrapante, disponível nos acabamentos branco, preto, transparente e fotoluminescente. Outro destaque foi a linha Gold Max, composta pelas séries Highlight (com 29 cores), Jateado (Opaco, Fibra Opaco e Fosco), Metálicos (Fibra Metálico, Jateado Metálico e Gold Colmeia), Croco (seis cores), Escovado (oito cores) e Madeira (sete cores).

A Aplike, fabricante nacional de vinis adesivos, aproveitou a feira para lançar opções da série Aplikdecor, com películas para revestimento e decoração, nos modelos Madeira Nogal, Madeira Carvalho, Madeira Madre Pérola, Mármore Marrom Imperador, Savana, Couro Preto e Mármore Ventura. Os materiais podem ser aplicados em portas, elevadores, painéis, cenários e paredes de locais e estabelecimentos como bancos, escritórios, restaurantes, bibliotecas, hotéis, aeroportos, hospitais, feiras de negócios, lojas de conveniência, lojas de varejo, clubes, postos de combustíveis, entre outros.

Linha de vinis para decoração da Aplike

Linha de vinis para decoração da Aplike

Além de promover o curso de envelopamento ministrado por Justin Pate, a Alko aproveitou a Fespa Brasil 2015 para anunciar novas opções de vinis adesivos. As películas lançadas na feira são parte da linha Alltak Tuning, indicadas para aplicações diversas, sobretudo para veículos. Entre as novidades mostradas na exposição estavam os vinis Jateado Verde Água, Jateado Amarelo, Roxo Fosco, Krusher Grafite e Krusher Branco.

Amostras de vinis adesivos fabricados pela Alko

Amostras de vinis adesivos fabricados pela Alko

Máquinas de corte, acabamento e gravação

As máquinas a laser compareceram em peso na exposição promovida pela APS e pela Fespa. Entre as fornecedoras de equipamentos para corte e gravação, estava a Solugrav, distribuidora tanto da Rayjet quanto da Trotec. A empresa destacou seu amplo portfólio de máquinas com mesa. Além disso, não dispensou equipamentos galvanométricos, como o ProMarker 300, que pode gravar objetos com 300mm x 300mm x 250mm, em velocidade de até 640 caracteres por segundo.

A Sitari também foi uma das expositoras. Além das máquinas R60, PL40K e T40, a empresa apresentou a BF1312. Lançamento, o equipamento possui laser CO2 com potência de 120W e apresenta área de trabalho de 1300mm x 1250mm, além de refrigeração do tubo feita com água.

Gravadora exposta pela Potencial Laser

Gravadora exposta pela Potencial Laser

Outro estande que exibiu máquinas a laser foi o da Potencial Laser, importadora de equipamentos Ruijie. A empresa, além de routers, comercializa uma série ampla de gravadoras a laser. Entre os modelos destacados na feira estava o RJ1060, que possui área de corte de 100cm x 60cm e pode trabalhar em potências de 60W, 90W e 120W.

A Glory Laser igualmente não deixou de expor seus trunfos na Fespa Brasil 2015. A fabricante possui um portfólio que abrange todos os tipos de equipamentos para corte e gravação, como routers e máquinas a laser galvanométricas e do tipo plotter.

Mais uma fornecedora que vende ampla variedade de equipamentos é a Mettalforma. Presente na feira, a empresa trabalha com máquinas galvanométricas (como a YAG 50DP), gravadoras de porte industrial (como a Profile Plus) e máquinas do tipo plotter (como a série CMA, cuja potência vai de 30W a 150W).

Gravadora a laser da Trotec

Gravadora a laser da Trotec

Já a Vitor Ciola exibiu sua consolidada série Scriba. As máquinas da linha, além de possuírem estrutura de aço e guias lineares prismáticas em aço temperado, vêm com dupla motorização do eixo x e controlador digital de movimentos.

As tradicionais mesas de corte Zund também estiveram presentes na Fespa Brasil 2015. O estande que as apresentou foi o da BG Soluções, revendedora da marca no país. A empresa comercializa linhas voltadas para o mercado de sign e comunicação visual, para trabalhos com diversos substratos flexíveis e rígidos, como PS, PVC, PET, PP, policarbonato, acrílico, MDF e alumínio, entre outros.

Máquina de corte da Zund, na BG

Máquina de corte da Zund, na BG

Plotters de recorte

Os estimados equipamentos de recorte eletrônico tiveram espaço na Fespa Brasil 2015. A tradicional Roland DG aproveitou a ocasião para lançar o modelo CAMM-1 GS-24, cujos carro de corte e suporte de lâmina foram redesenhados e aceitam maior gama de substratos, com espessuras que variam de 50mm a 700mm. A máquina apresenta área de corte de 584mm x 25000mm e pode trabalhar na velocidade máxima de 500mm/s.

Nova plotter de recorte da Roland

Nova plotter de recorte da Roland

No estande da Sign Supply, o visitante pôde conferir de perto plotters de recorte da japonesa Mutoh, como a VC-600, com largura máxima de corte de 610mm e força de 5g a 600g.

Já a Mimaki levou a série CGSRIII, composta por três máquinas que variam de largura máxima de corte e velocidade de produção. A CG-130 SR III, por exemplo, pode trabalhar materiais com até 1550mm de largura.

Outra empresa encarregada de expor plotters de recorte foi a T&C, que representa no Brasil a fabricante Summa, cuja Série S tem quatro modelos: S75 T (74,2cm de largura), S120 T (120cm), S140 T (135cm) e S160 T (158cm).

A Akad destacou as plotters da linha Novacut, composta pelos modelos PST630SS (largura útil de 630mm e sem sensor de corte de contorno), PST630CS (largura de 630mm e sensor de corte de contorno), PSR630CS (com motor servo e largura de 630mm), PST1260CS (com motor stepper e largura de 1260mm) e PSR1260CS (com motor servo e 1260mm de largura).



FLEXcon lança vinil de piso para impressão flexográfica

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/08/2020
FLEXmark Floor art vem com adesivo removível

FLEXmark Floor art vem com adesivo removível

A FLEXcon, fabricante de revestimento adesivo e laminação, anunciou o FLEXmark Floor art, vinil adesivo de pisos que pode ser impresso em flexografia.

Bekie Berg, gerente de produto da FLEXcon, declarou: “À medida que as empresas começam a reabrir, vemos um aumento na demanda por sinalizações direcionais e de distanciamento social. Para varejistas, cabeleireiros, escritórios e edifícios comerciais, a ideia de colocar gráficos no chão pode ser nova, então há uma oportunidade para gráficas de etiquetas atenderem à essa nova demanda. Esses gráficos normalmente têm menos de 18”de largura - perfeitos para impressoras de formato estreito”.

O FLEXmark Floor art 6610TF é um vinil branco opaco que pode ser impresso em flexografia e vem com um adesivo removível durável, com capacidade de remoção até 180 dias após a instalação.

A mídia, quando combinado com um dos laminados aprovados pela FLEX, atende aos padrões da norma UL 410, sobre desempenho antiderrapante.

De acordo com a empresa, oferecer sinalização de distanciamento social é também uma forma de os impressores de etiquetas ganharem negócios durante o período econômico desafiador, causado pela pandemia de covid-19.

Fonte: FLEXcon



Versão 8.02 do RIP ColorGate está disponível

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2014

A nova versão do Colorgate apresenta ferramentas aperfeiçoadas

A nova versão do Colorgate apresenta ferramentas aperfeiçoadas

A Colorgate, desenvolvedora de softwares, anunciou o novo upgrade do programa homônimo, que chegou à versão 8.02. O download da nova edição pode ser feito pela área de suporte.

De acordo com a empresa, a versão 8.02 do Colorgate contém vários aperfeiçoamentos e apresenta drivers de impressão melhorados. Entre as novidades do programa estão perfis de cores como o NPFM4 e o NPFM7. Ambos foram desenvolvidos para o mercado de impressão de decoração, tecidos e cerâmica.

A Colorgate recomenda que, para o suporte otimizado de fluxo de trabalho para gerenciamento de cores, prévias automáticas de perfis sejam geradas junto com os perfis de saída, pois elas podem ser usadas como referência e soft proofing.

No momento, estão disponíveis os drivers para os seguintes sistemas de impressão:

Para Production Server:

Canon iPF6400SE PB (Cat 1), Canon iPF6400SE Screen (Cat 1) , Canon iPF6410SE PB (Cat 1), Canon iPF6410SE Screen (Cat 1), Canon iPF8400SE PB (Cat 1), Canon iPF8400SE Screen (Cat 1), Canon iPF8410SE PB (Cat 1), Canon iPF8410SE Screen (Cat 1), Canon iPF680 PB (Cat 1), Canon iPF681 PB (Cat 1), Canon iPF685 PB (Cat 1), Canon iPF686 PB (Cat 1), Canon iPF780 PB (Cat 1),  Canon iPF781 PB (Cat 1), Canon iPF785 PB (Cat 1), Canon iPF786 PB (Cat 1), Canon iPF680 Screen (Cat 1), Canon iPF681 Screen (Cat 1), Canon iPF685 Screen (Cat 1), Canon iPF686 Screen (Cat 1), Canon iPF780 Screen (Cat 1), Canon iPF781 Screen (Cat 1), Canon iPF785 Screen (Cat 1), Canon iPF786 Screen (Cat 1), DYSS Apollo GF1660-16FWWVS (Cat 3), DYSS Apollo PJ2216-16FSRW (Cat 3), HP-DesignJet-Z5400 (Cat 1),  Mimaki TPC-1000 (Cat 1), Mutoh VJ-1638X (Cat 1), Mutoh VJ-1638WX (Cat 1), Mutoh RJ-901X (Cat 1), Qres F160 (Cat 3), Qres F160L (Cat 3), RolandFJ540K (Cat 1), Roland FJ740K (Cat 1), Roland RF-640 (Cat 1) e Roland RF-640A (Cat 1).

Para Filmgate:

Canon iPF6400SE Screen (M), Canon iPF6410SE Screen (M), Canon iPF8400SE Screen (L), Canon iPF8410SE Screen (L), Canon iPF680 Screen (S), Canon iPF681 Screen (S), Canon iPF685 Screen (S), Canon iPF686 Screen (S), Canon iPF780 Screen (L), Canon iPF781 Screen (L), Canon iPF785 Screen (L), Canon iPF786 Screen (L) e ESC ScreenJet 46i (S).

Para Proofgate:

Canon iPF6400SE PB (M), Canon iPF6410SE PB (M), Canon iPF8400SE PB (L), Canon iPF8410SE PB (L), Canon iPF680 PB (S), Canon iPF681 PB (S), Canon iPF685 PB (S), Canon iPF686 PB (S), Canon iPF780 PB (L), Canon iPF781 PB (L), Canon iPF785 PB (L), Canon iPF786 PB (L) e HP-DesignJet-Z5400 (L)

Fonte: Colorgate



Clicky