Sun Chemical lança tinta reativa Xennia Amethyst Evo RC

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/11/2023
Material é indicado para indústrias têxteis sustentáveis

Material é indicado para indústrias têxteis sustentáveis

A fabricante Sun Chemical anunciou a Xennia Amethyst Evo RC, nova geração de tintas reativas para impressoras têxteis industriais.

Com propriedades otimizadas, o conjunto de tintas inclui novas opções de cores, como a Premium Black e a Light Black. Elas complementam a Ultra Black e a Grey, para atender às demandas de configurações das impressoras atualmente empregadas na indústria têxtil.

Os lançamentos fazem parte de uma estratégia de desenvolvimento de produtos em que a Sun Chemical procura maneiras de tornar suas tintas mais sustentáveis.

A Xennia Amethyst Evo RC é certificada ECO-PASSPORT pela OEKO-TEX, aprovado pela ECOCERT para conformidade com GOTS (Global Organic Textile Standard) e é Nível 3 no ZDHC Gateway.

Fonte: Sun Chemical



Mercado global de inkjet valerá 58 bilhões de dólares em 2026

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/12/2021
Mercado foi avaliado em 42 bilhões de dólares em 2020

Mercado foi avaliado em 42 bilhões de dólares em 2020

O mercado global de impressão a jato de tinta pode valer até 58,1 bilhões dólares em 2026, de acordo com um novo relatório da Global Industry Analysts, empresa de pesquisa de mercado.

O relatório “Inkjet Printers - Global Market Trajectory & Analytics” aponta que o mercado global de inkjet valia aproximadamente 42 bilhões de dólares em 2020, e é provável que cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,3% entre 2021 e 2026.

A impressão em grande formato desempenhará um papel importante no crescimento do mercado inkjet. Analistas da indústria observaram que a China, em particular, terá um crescimento em grandes formatos nos próximos cinco anos.

As impressoras funcionais também crescerão, na previsão de 4,8% (CAGR), no período, para atingir um valor de mercado de 2,9 bilhões dólares em 2026.

O relatório aponta ainda que os EUA continuarão sendo o líder em tecnologia de impressão inkjet, onde ela é avaliada em 12,1 bilhões de dólares em 2021.

Fonte: Global Industry Analysts



Epson cria laboratório e centro de pesquisa de impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2016
Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

A Epson, fabricante de impressoras digitais, anunciou a criação de dois departamentos específicos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de estamparia digital têxtil. São um centro de pesquisa de impressão e um laboratório de pesquisa de inovação, ambos com base na Itália.

Criado junto com For.Tex, o laboratório de pesquisa de inovação objetiva desenvolver novas tintas para impressão digital para diversos substratos. Segundo a empresa, o ambiente está equipado com tecnologias de ponta e conta com uma equipe de tecnólogos e pesquisadores.

Sediado na planta da F.lli Robustelli, empresa adquirida pela Epson, o centro de pesquisas de impressão tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de dispositivos inkjet, para garantir o desenvolvimento contínuo das impressoras têxteis da Epson.

A Epson, a F.lli Robustelli e a For.Tex agem em colaboração desde 2003, quando lançaram a impressora digital Monna Lisa. Em 2014, criaram o Textile Solution Center (TSC), centro para desenvolvimento e promoção da estamparia digital têxtil no mundo. Para estabelecê-lo, foram gastos 2 milhões de euros, investimento empregado para a construção de uma instalação de 3 mil metros quadrados que oferece oportunidades de reproduzir todo o processo industrial de impressão digital em tecidos, incluindo etapas como pré-tratamento, vaporização, lavagem, secagem e acabamento.

De acordo com a empresa, tecnologias digitais para imprimir imagens, padrões e efeitos visuais em tecidos crescem rapidamente e substituem tecnologias analógicas em diversas áreas. Em 2014, aproximadamente 31 bilhões de metros quadrados de tecido foram impressos no mundo, dos quais aproximadamente 3% foram produzidos usando tecnologias digitais, segundo a Provost Ink Jet Consulting Ltd. De 2015 a 2019, espera-se que o volume de impressão digital têxtil aumente cerca de 17% ao ano, de acordo com a World Textile Market Outlook.

Fonte: Epson