Saiba a diferença entre impressão DTG e impressão DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2023
As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

Direct-To-Garment (DTG)

A impressão direta em roupas (Direct-To-Garment, DTG) emprega tecnologia que transfere imagens de computadores para impressoras inkjet que estampam diretamente tecidos e peças de roupas, como camisetas.

A DTG é diferente da serigrafia tradicional por dispensar o uso de matrizes. Em vez delas (matrizes), o equipamento DTG emprega cabeças de impressão que disparam gotas microscópicas de tinta CMYK e branca na superfície das roupas. A tinta seca e adere ao tecido ao ser aquecida.

A DTG imprime diretamente em camisetsas e tecidos

Direct-To-Film (DTF)

A impressão direta em filme (Direct-To-Film, DTF) é uma adição mais recente à indústria têxtil. O processo é ligeiramente diferente do DTG: como o nome indica, a imagem não é impressa diretamente no substrato, mas impressa em um filme, antes de ser transferida por meio de uma prensa térmica.

A maior vantagem da DTF é que ela possibilita estampar qualquer tipo de tecido: poliéster, nylon, rayon, spandex, algodão, entre outros. A DTG é mais limitada, principalmente a materiais compostos por algodão.

A DTF emprega filmes como intermediários para a transferência das imagens

Software para impressão DTG e DTF

As impressoras DTG e DTF operam com aplicativos dedicados que possuem funções específicas para estampar tecidos ou filmes, e a desenvolvedora SA International (SAi) disponibiliza uma versão especial do software Flexi 22 para esse fim. Essa versão especial oferece um conjunto de recursos de design e preparação de arquivos para impressão DTF e DTG, que simplificam o fluxo de trabalho e economizam tempo de trabalho.

Interface fácil de usar

No Flexi, todas as ferramentas para impressão DTF e DTG estão convenientemente organizadas, para que o operador não perca tempo navegando pelas barras de menu para encontrar o que precisa. Caixas de diálogo fáceis de usar permitem alterações rápidas em arquivos digitais. O software foi desenvolvido para que o usuário tenha a maior conveniência na hora de preparar os trabalhos.

Fluxo de trabalho versátil de tinta branca

A tinta branca é parte integrante da DTF e da DTG. O software Flexi oferece diferentes opções para gerar camadas brancas de forma rápida e fácil. O aplicativo tem ferramentas para gerenciamento de transparências, máscaras e canais de saída de branco. Para uma saída mais precisa, pode-se criar várias camadas de branco na arte. O Flexi oferece a versatilidade necessária para lidar com diferentes tipos de arquivos.

Flexi oferece ferramentas específicas para DTG e DTF

Mais qualidade e menos tinta

Para conferir um toque mais suave às estampas das camisetas, o software Flexi oferece a ferramenta “Remove Data in Texture Patterns”. Este recurso permite adicionar quadrados, círculos ou linhas tracejadas ao padrão de imagem. É possível ajustar o tamanho e o espaçamento desses elementos para que menos tinta seja depositada, dando às impressões uma textura mais macia e de alta qualidade.

Visualize antes de imprimir

Mídia e tintas custam caro. Para evitar desperdiçá-las, tenha certeza de que seu trabalho está configurado corretamente antes de imprimi-lo. O Flexi possibilita a verificação de cada canal de saída por meio da interface “Production Manager”. É possível verificar a camada branca que será impressa e também ajustar a densidade da tinta branca. Com essas ferramentas, garante-se que o trabalho será executado corretamente, sem desperdícios de tinta e mídia.

Este artigo foi produzido pela SA International (SAi) e adaptado pelo InfoSign

 



Mimaki lança impressora 3DUJ-553

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/08/2017
3DUJ-553 emprega tecnologias e diferenciais únicos

3DUJ-553 emprega tecnologias e diferenciais únicos

A fabricante Mimaki anunciou o lançamento da 3DUJ-553, impressora UV LED 3D capaz de estampar mais de 10 milhões de cores em peças para sinalização, protótipos e outros produtos e objetos.

Ronald van den Broek, gerente de vendas da Mimaki Europa, declarou: “Outras soluções de impressão 3D falham em não conseguir produzir objetos com cores fotorrealistas. Muitas vezes, isso requer que os objetos sejam pintados à mão, algo demorado e dispendioso. Além disso, a maioria dos objetos impressos em 3D requer a remoção de dispositivos estabilizadores antes que sejam usados. Isso gasta tempo e corre-se o risco de danificar o objeto. Com a 3DUJ-553, essas barreiras são eliminadas, pois ela imprime imagens fotorrealistas e seu material de suporte solúvel em água pode ser facilmente lavado sem danificar o objeto. Acreditamos que esta impressora será recebida calorosamente por profissionais nos mercados de sinalização, educação, saúde, fabricação, arquitetura, construção, entre outros”.

Confira detalhes técnicos da 3DUJ-553:

- Impressão de mais de 10 milhões de cores: por empregar UV LED, a 3DUJ-553 é capaz de produzir camada a camada e aplicar um revestimento de tinta de aproximadamente 22 micra, em CMYK, branco e tinta transparente. A cura UV LED também aplica calor mínimo ao objeto. A impressora inicia rapidamente e usa pouca energia;

- Gama de cores expandida: capaz de atingir 84% das cores da norma FOGRA 39L e 90%, da SWOP;

- Perfis de cores: a 3DUJ-553 é a primeira impressora 3D do mundo a empregar perfis de cores, o que permite a reprodução de imagens mais precisas e a visualização correta dos tons em monitores de PC;

- Tinta transparente: cria efeitos superficiais nos objetos impressos. A combinação de tintas transparentes e CMYK possibilita aumentar a criatividade dos designers;

- Pós-processo: as tintas da 3DUJ-553 contêm uma resina acrílica que produz dureza equivalente à resina ABS. Isso significa que os procedimentos de revestir, perfurar e fixar parafusos não causam danos aos objetos. A resina também adiciona resistência climática, suavidade e força à superfície dos materiais;

- Material de suporte solúvel em água: permite a remoção do material de suporte, mesmo em objetos muito delicados, sem a necessidade de cortar ou raspar;

- Câmera de monitoramento: permite que os usuários observem o status das operações.

Fonte: Mimaki



Sihl apresenta nova coleção de papéis fotográficos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/02/2016
Mídias podem ser usadas para reprodução de imagens fotográficas e fine arts

Mídias podem ser usadas para reprodução de imagens fotográficas e fine arts

A Sihl, fabricante de mídias para comunicação visual, anunciou no mercado internacional o lançamento da Masterclass, coleção de papéis profissionais fotográficos para reproduções artísticas em impressoras inkjet de grande formato.

Vendida em bobinas com largura de 24 ou 44 polegadas, a Masterclass é composta por oito tipos de papéis:

- Metallic Pearl High Gloss: para reprodução de cores brilhantes e detalhes nítidos;

- Lustre Photo: apresenta acabamento brilhante e é indicado para reproduções de imagens de alta resolução e densidade de cor;

- Lustre Photo Paper Duo: pode receber impressão em ambos os lados e é indicado para criar álbuns de fotografias e apresentações;

- Satin Baryta: reproduz as qualidades dos clássicos papéis fotográficos e apresenta profundidade e luminescência;

- High Gloss: apresenta acabamento de brilho extremo e pode receber altas cargas de tinta;

- Smooth Matte Cotton: com acabamento suave, é composto por pigmentos superfinos, para permitir gradações de cores suaves;

- Textured Matte Cotton: com acabamento texturizado e pigmentos superfinos;

- Matt Photo Canvas: com acabamento suave e brilhante, trata-se de um canvas para reproduzir imagens com tons de pele uniformes. Tem grande resistência quando esticado.

Fonte: Sihl