Tendências da impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Estudos internacionais apontam expansão do segmento

Estudos internacionais apontam expansão do segmento

A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias para o segmento. Outras marcas absorveram empresas de soluções têxteis.

Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:

- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;

- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;

- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;

- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.

Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.

No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.

De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.

Fonte: Flaar Reports



Ampla participará da feira ExpoPrint Latin America 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/01/2018
Fabricante apresentará soluções de grandes formatos para o público da área gráfica

Fabricante apresentará soluções de grandes formatos para o público da área gráfica

A Ampla Digital, fabricante nacional de impressoras digitais de grandes formatos, estará presente na ExpoPrint Latin America 2018, feira de impressão que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo (SP).

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios e sócio da Ampla, declarou: “A ExpoPrint é a grande vitrine da indústria gráfica na América Latina. Por isso, a participação da Ampla é estratégica. Temos grande expectativa de mostrar as nossas soluções em impressão de grandes aos industriais gráficos, que hoje buscam diversificação na impressão comercial e promocional. Acreditamos que nosso portfólio de produtos tem muito a contribuir com a indústria gráfica no processo de ampliação de seu leque de serviços e produtos ofertados”.

Para Lie, o bom momento da retomada de investimentos no país vem acompanhada de um pensamento mais estratégico: “O que tem inspirado grande otimismo e confiança no crescimento do setor e da Ampla neste mercado é que, com a recente crise pela qual o país passou, há um cuidado e uma consciência muito maiores, por parte dos empresários, ao definir onde realizar seus investimentos. Essa postura exige também um maior grau de planejamento, o que vai exatamente ao encontro da nossa abordagem, pois sempre buscamos trabalhar nossas vendas de forma consultiva, entendendo as reais necessidades do negócio de cada cliente”.

O portfólio da Ampla é composto por produtos que atendem desde o pequeno empresário até as grandes empresas multinacionais. São mais de três mil impressoras instaladas no Brasil e cerca de 100 no exterior. A empresa conta com mais de 100 funcionários na matriz em Pinhais (PR) e nas filiais em São Paulo (SP), Lauro de Freitas (BA) e Belo Horizonte (MG).

A rede de distribuidores e assistências técnicas autorizadas da Ampla atua em praticamente todas as regiões do país. A empresa possui também distribuidores na América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Oriente Médio, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

Fonte: Expoprint



Novo RIP dedicado a rodar impressoras UV LED da Mutoh

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2020
Digital Factory UV – Mutoh Edition foi desenvolvido para as ValueJet 426UF e 626UF

Digital Factory UV – Mutoh Edition foi desenvolvido para as ValueJet 426UF e 626UF

A filial europeia da Mutoh, fabricante de impressoras digitais, anunciou uma solução de software RIP para os seus equipamentos UV LED de mesa. Trata-se do Digital Factory UV - Mutoh Edition, desenvolvido pela CADlink Technology Corporation.

Dedicado a rodar os modelos ValueJet 426UF A3 e ValueJet 626UF A2, o RIP provê recursos específicos de impressão direta em objetos e oferece um fluxo de trabalho de pré-produção simplificado, que possibilita o trabalho com tintas brancas e transparentes.

O Digital Factory UV Mutoh Edition inclui outros recursos, como:

- Drives das impressoras Mutoh ValueJet 426UF e ValueJet 626UF.

- Criação e manuseio de modelos de gabaritos;

- Reprodução de cores precisa e gerenciamento avançado de cores;

 -Recurso de aplicação de base branca;

- Recurso de remoção automática de fundo preto;

- Acesso a uma quantidade ilimitada de filas de trabalhos com predefinições;

- Conexão com os produtos CorelDRAW e Adobe.

Kenji Yasuhara, diretor da Mutoh Europe, declarou: “A impressão digital direta em objetos oferece muitas novas oportunidades de negócios. Porém, demanda requisitos de fluxo de trabalho muito específicos. Ao usar tintas brancas e transparentes, surgem novas complexidades. O Digital Factory UV - Mutoh Edition aborda essas complexidades de maneira inteligente e direta. O resultado é simplificação e redução drásticas do fluxo de trabalho, que permitem o aumento da produtividade”.

Fonte: Mutoh Europe