Tendências da impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Estudos internacionais apontam expansão do segmento

Estudos internacionais apontam expansão do segmento

A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias. Outras, absorveram empresas de soluções têxteis.

Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:

- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;

- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;

- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;

- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.

Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.

No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.

De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.

Fonte: Flaar Reports



FuturePrint 2020: 90% de área já vendida

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/02/2020
Feira ocorre em julho, no Expo Center Norte, de São Paulo

Feira ocorre em julho, no Expo Center Norte, de São Paulo

A feira FuturePrint (Serigrafia Sign) chega à sua 30ª edição em 2020. O evento, que ocorre entre os dias 22 e 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunirá 40 mil visitantes e mais de 650 marcas em uma área de 35 mil metros quadrados.

A Informa Markets, que organiza a feira, revelou que a FuturePrint 2020 já está com 90% de sua área vendida. Além disso, o evento já tem confirmada a participação de expositores de softwares, impressão digital e 3D, estamparia têxtil, sinalização digital, corte e gravação, sublimação, acabamentos, acessórios, brindes, serigrafia, embalagens e rótulos. Entre as empresas já confirmadas estão: Epson, Roland, Ampla, DigiPrint, Imprimax, Mimaki, CastCrill, Fremplast, Flock Color, Genesis Tintas, Maxfix, Metalnox, Saturno e Zenit Sistemas.

Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “Trata-se de uma grande vitrine do setor no Brasil e na América Latina, o que faz com que integre o planejamento mundial de diversas companhias, projetando a imagem das indústrias e distribuidores para empresas que consomem os produtos desses setores. O público altamente qualificado, visita o evento em busca de produtos, diversificação de fornecedores, novas redes de relacionamento, inovação, oportunidades de negócios e de networking”.

Para Evelin Wanke, gerente de negócios da Epson, a FuturePrint é um dos principais eventos do calendário da empresa: “Está é a nossa 10ª participação. Desde o começo, a feira é palco para a promoção do nosso portfólio. Mais do que um evento de exposição, a FuturePrint estimula a disseminação de conhecimento empresarial e profissional e promove a evolução dos mercados de serigrafia, sign e têxtil. Estamos muito contentes em poder participar mais uma vez”.

Outra grande vantagem para expositores e visitantes será a Sala de Crédito, consultoria para quem precisa de financiamento para investir em equipamentos. Neste espaço, o público terá acesso a bancos, cooperativas e fintechs que explanarão sobre as melhores condições de compras e capital de giro.

A feira também oferecerá mais de cem horas de conteúdo, em eventos paralelos como o Fórum FuturePrint, o Fórum Future Têxtil, o Circuito de Impressão Digital Têxtil e a Sublimação em Ação.

Fonte: FuturePrint



InkTec apresenta nova solução de tinta solvente compatível

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/04/2015

Série é composta por embalagens de 2 litros de tinta

Série é composta por embalagens de 2 litros de tinta

InkTec, fabricante de materiais para impressão digital, lançou uma série de tintas à base de solvente vendidas em embalagens de 2 litros e compatíveis com equipamentos da Mimaki.

Matthew Cho, gerente de produto da InkTec, declarou: "Acreditamos que a nova linha de produtos de 2 litros da InkTec seja uma opção bem competitiva aos nossos clientes, porque reduz custos e aumenta a produtividade".

Segundo a empresa, a solução não emprega cartuchos ou garrafas. Além disso, tem preço mais baixo, compatibilidade com diversas mídias, alta absorção, durabilidade em aplicações externas e rápido secagem.

Fonte: My Print Resource