Tendências da impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
Estudos internacionais apontam expansão do segmento

Estudos internacionais apontam expansão do segmento

A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias para o segmento. Outras marcas absorveram empresas de soluções têxteis.

Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:

- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;

- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;

- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;

- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.

Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.

No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.

De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.

Fonte: Flaar Reports



Wasatch apresenta RIP para impressoras Epson SureColor

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2015
Software suporta modelos como SureColor F9200 e F7200

Software suporta modelos como SureColor F9200 e F7200

A Wasatch, desenvolvedoras de softwares, passou a disponibilizar o SoftRIP TX para equipamentos Epson SureColor (SC) F9200 e F7200. O programa foi desenvolvido para a impressão têxtil e possui todas as funcionalidades do SoftRIP.

De acordo com a empresa, os usuários podem personalizar funções para tornar as artes dos tecidos mais rápidas e fáceis de produzir. O SoftRIP TX também usa meios-tons especiais e algoritmos a fim de garantir repetições sem costura.

O Wasatch SoftRIP tem funções específicas para a produção sublimática, como o Color Atlas Generator e o Color Neighborhood Analyzer, que permitem imprimir amostras de cores. Além disso, o programa apresenta um tipo exclusivo de processamento 16-bit e conta com a Precision Stochastic Screens, tecnologia de retícula que proporciona a reprodução de sutilezas de cores e gradientes. Outra ferramenta é a Spot Color Replacement, usada para inserir valores RGB para promover a exata correspondência de cores.

As recém-lançadas impressoras sublimáticas da Epson empregam tinta preta de alta densidade e vêm equipadas com as cabeças PrecisionCore TFP, com as quais é possível trabalhar com resolução de até 1400 x 720 dpi.

Fonte: Wasatch



America UV é nova fornecedora de impressoras e insumos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2018
Empresa estreou na feira Serigrafia Sign 2018

Empresa estreou na feira Serigrafia Sign 2018

Com a proposta de oferecer ferramentas para empresas de impressão digital da América Latina e dos Estados Unidos, foi criada a America UV Digital Technology Systems, fornecedora que estreou no mercado brasileiro na feira Serigrafia Sign 2018. Entre os produtos comercializados pela companhia estão impressoras digitais, tintas, mídias e softwares.

Um dos carros-chefe da America UV é a Prime UV LED, impressora plana que estampa materiais como vidros, metais, acrílicos, PVC expandido, madeiras, MDF, entre outras mídias. O equipamento emprega cabeça industrial Kyocera de 5 picolitros, apropriada para empresas que buscam reproduzir imagens com qualidade fotográfica.

Outra impressora que faz parte do portfólio da empresa é a Tinny UV, que tem 1,9m e está apta para estampar lonas, BOPP, filmes, tecidos e plásticos.

A America UV também comercializa outros modelos de impressoras UV, como a America JET, a Smart UV LED, a Robust UV LED, a Gift UV LED, a Hybrid UV LED 3200, a Grand Hybrid 5000 e a Euro Hybrid UV LED Industrial.

A empresa comercializa também as tintas digitais HND-INK, compatíveis com sistemas que usam cabeças Kyocera, Gen5, GE4 e DX5. Além disso, a empresa distribui lonas, BOPP, tecidos especiais, tecidos para bandeiras, filmes metalizados vinis adesivos, chapas de PVC expandido, entre outras mídias.

Eliel Schemiko e Arnaldo Cruz são diretores da America UV. Segundo eles, as soluções da empresa atendem desde as pequenas gráficas até grandes fabricantes. Schemiko declarou: “Oferecemos sistemas flexíveis, para empresas que precisam considerar o espaço físico e a otimização do tempo da máquina. Oferecemos linhas industriais para impressão em materiais planos e rígidos”.

Fonte: America UV