Tendências da impressão digital têxtil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
A estamparia digital têxtil está em voga. Hoje, a maioria dos grandes fabricantes de impressoras de grande formato oferece um equipamento com o fim de estampar tecidos. Algumas marcas desenvolveram suas próprias tecnologias. Outras, absorveram empresas de soluções têxteis.
Um estudo de 2018 da Fespa, federação internacional voltada para o mercado de impressão, revelou alguns dados sobre o segmento de estamparia têxtil digital:
- 56% das empresas de impressão em tecido investiram em tecnologia digital de grande formato. Outros 19% planejam fazê-lo nos próximos dois anos;
- Mais de 80% das impressoras têxteis estampam em roupas esportivas e tecidos para vestuário;
- Velocidades de produção mais rápidas impulsionam o investimento das empresas de impressão têxtil;
- 9% dos produtores gráficos procuram impressão têxtil na hora de investir em novas tecnologias.
Atualmente, o mercado têxtil tem sido impulsionado pela personalização e pela demanda por produções rápidas. Para tanto, a digital está se tornando uma boa opção tecnológica, sobretudo para a produção de pequenos lotes e amostras.
No mercado internacional, até 2017, as impressoras de 3,2m eram as maiores no segmento. Porém, a partir de 2018, os equipamentos com 5m passaram a ser tendência, e muitas empresas começaram a fabricar máquinas com essa dimensão, principalmente porque está mais fácil encontrar tecidos, papéis transfer e matérias com 5m de largura.
De acordo com a WTiN (World Textile Information Network), a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dessa indústria global está projetada para ser de 20% durante o período entre 2017 e 2021. Portanto, podemos dizer com segurança que a impressão digital têxtil está se consolidando e continuará a crescer nos próximos anos.
Fonte: Flaar Reports
SAi desenvolve softwares para a Graphtec
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/12/2017
A SA International (SAi) anunciou ter desenvolvido três pacotes de softwares para rodar plotters de recorte da Graphtec: o Cutting Master 4, o Graphtec Pro Studio e o Graphtec Pro Studio Plus. Com base no SAi Flexi, as novas soluções substituem as versões anteriores do aplicativo Graphtec Pro Studio e oferecem ferramentas específicas de design e corte (ver detalhes nos tópicos abaixo).
Hiroyuki Takahata, diretor da Graphtec, declarou: “Com as funções aprimoradas de design e edição, as soluções da SAi funcionam em conjunto com nossas plotters para oferecer maior produtividade e resultados. Esta parceria expande as ofertas de aplicativos e melhora as nossas operações comerciais”.
Graphtec Pro Studio Plus
Oferece novas ferramentas de nesting, para maximizar o aproveitamento das mídias e gerar maior economia de material. Além disso, a Animated Cut Viewer permite que os usuários visualizem e analisem a ordem de corte e façam correções antes de começar os cortes.
Graphtec Pro Studio
Oferece um catálogo de opções para a criação de designs e inclui funções aprimoradas que permitem uma saída mais rápida. Com o novo sistema de detecção de marca de registro avançado, os usuários conseguem obter resultados mais precisos. Todas as plotters da Graphtec vêm com o Graphtec Pro Studio.
Cutting Master 4
Plug-in da Graphtec para Adobe Illustrator e CorelDraw Graphics Suite, o Cutting Master 4 oferece ferramentas que permitem a criação simples de marcas de registro, o que melhora a precisão e a produtivdade. Todas as plotters da Graphtec vêm com essa ferramenta.
Fonte: SAi
Avery Dennison elege as 15 melhores aplicações de vinis de 2015
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/01/2016
A Avery Dennison, fabricante de películas adesivas, revelou uma lista que, segundo a empresa, contém os 15 melhores projetos de 2015 criados com os vinis adesivos de diversas linhas comercializadas pela empresa (veja a relação das aplicações a seguir).
De acordo com a Avery Dennison, trata-se de uma demonstração de como as películas adesivas continuam a desempenhar um papel importante na personalização de projetos, de sapatos a consoles de videogame, de misturadores de cozinha a tratores agrícolas e equipamentos industriais.
Roxanne McSpadden, diretora de marketing da Avery Dennison, declarou: “É divertido acompanhar os projetos que nossos clientes têm compartilhado conosco. A lista de 2015 mostra a versatilidade dos filmes da Avery, bem como a variedade de acabamentos disponíveis em nosso portfólio”.
- Caldera anuncia novo espectrofotômetro para materiais refletivos
- Imprimax apresenta nova linha de vinis importados Multiprint
- Caldera lança módulo de panelização no PrimeCenter
- Marabu lança tinta inkjet para impressão direta em vidros
- Novo espaço imersivo de estamparia têxtil digital
- Mercado de impressão têxtil digital atingirá 7,55 bilhões de dólares até 2030
- Xaar desenvolve cabeças de impressão para revestimento de baterias elétricas
- Avery anuncia película ecológica para impressão digital
- A importância das cores na indústria de impressão
- Grupo Bloom estampa digitalmente
- Mutoh lança sua primeira impressora com corte integrado
- Mimaki lança série de impressoras ecossolventes CJV200
- Fisher Textiles apresenta novos tecidos para sinalização
- Imprimax lança série de vinis adesivos Pisomax
- Mimaki revela quatro novas impressoras digitais
- Siser lança filme compostável de transferência térmica
- Kongsberg lança router MultiCam Apex3R Evo
- Novidades nas linhas de mídias da Mactac
- HP passa a vender novos banners sem PVC
- Novos recursos para o aplicativo Roland DG Connect
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual