Konica Minolta lança impressora inkjet para embalagens de papelão ondulado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2021
PKG-675i pode estampar pequenas tiragens de papelão ondulado personalizado

PKG-675i pode estampar pequenas tiragens de papelão ondulado personalizado

A Konica Minolta lançou a PKG-675i, impressora digital que estampa sob demanda embalagens de papelão ondulado, para uso doméstico ou na indústria de alimentos, em que a caixa é necessária para proteger, promover e entregar produtos.

Fabricada pela MTEX NS, parceira da Konica Minolta, a impressora emprega 5 cabeças Memjet, apresenta 1.067mm de largura e oferece resolução de 1.600dpi.

Com interação mínima de pré-impressão, os trabalhos podem ser produzidos em velocidade de até 18 metros por minuto. A impressora vem com um Caldera RIP e usa tintas à base de água aprovadas pela FDA (para contato indireto com alimentos).

O mercado de embalagens foi profundamente afetado pela pandemia de covid-19. Uma pesquisa da Smithers sugere que a houve uma aceleração, de pelo menos dois anos, da demanda por caixas e invólucros de produtos vendidos por e-commerce, em comparação com as previsões anteriores. O mercado global de embalagens de e-commerce valia mais de 49 bilhões de dólares em 2020, e a Smithers aponta que 80% desse valor são de embalagens de papelão ondulado.

Edoardo Cotichini, gerente sênior da Konica Minolta Business Solutions Europe, declarou: “O crescimento do e-commerce é uma das tendências que definem o avanço da indústria de embalagens, e isso terá um grande impacto para o segmento de papelão ondulado. Os convertedores de embalagem precisam ser capazes de reagir rapidamente, desenvolvendo designs específicos para o comércio eletrônico. A personalização também está em alta, além da criação de protótipos de alta qualidade e pequenos lotes individualizados”.

Fonte: Konica Minolta

 



Nova unidade de purificação de ar para impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2020
Dispositivo filtra ar e reduz odores no ambiente de produção

Dispositivo filtra ar e reduz odores no ambiente de produção

A filial europeia da Mimaki e a Bofa International, empresa especialista em tecnologia de extração de fumaça, anunciaram uma nova unidade de purificação de ar para a impressora solvente SWJ-320EA, de 3,2m de largura. A finalidade do aparelho é garantir um ambiente mais limpo e agradável aos operadores da máquina. Ele também reduz odores e possui filtros substituíveis pelo usuário

A nova purificadora, que tem 4m de comprimento e se conecta diretamente à impressora, extrai os VOCs (compostos orgânicos voláteis) emitidos durante a produção, passa a filtrá-los e, em seguida, libera o ar limpo de volta para o ambiente de produção.

Testes confirmaram que o nível de VOCs liberados pela impressora caiu de 250ppm para 1,8ppm.

A impressora SWJ-320EA, lançada em 2019, é indicada para estampar materiais para pdv, vinis para envelopamento de veículos, banners, outdoors, displays, entre outras peças de comunicação visual.

Bert Benckhuysen, gerente de produto da Mimaki Europe, comentou: “A Bofa é líder de mercado em tecnologia portátil de extração de fumaça e sua experiência provou ser inestimável ao desenvolver uma solução para a SWJ-320EA. Como resultado desta colaboração bem, nossos clientes ganham uma vantagem competitiva significativa”.

Fonte: Mimaki Europe



Gênesis apresenta solução completa para impressão sublimática

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/04/2014

A Gênesis, fabricante brasileira de tintas, tem investido no fornecimento de produtos para sublimação digital. Além das impressoras da DGI, a empresa lançou recentemente as seguintes soluções:

Tintas digitais para sublimação

Linha Sublitop Micropiezo (DS.8000): tinta para cabeças Epson DX4, DX5, TFP e DX7. Indicada para impressão somente em papéis especiais tratados (resinados) para sublimação.

Linha Sublitop Micropiezo Intenso (DS.8500): tinta para cabeças Epson DX4, DX5, TFP e DX7. Indicada para impressão em papéis especiais tratados (resinados) para sublimação ou em papéis comuns de alta alvura.

Linha Sublimax (DS.9000): tinta para cabeças Epson DX4 e DX5. Indicada para impressão em papéis comuns de alta alvura ou em papéis especiais tratados (resinados) para sublimação.

Linha Sublitop Piezo 7-14 (DS.6000): tinta de fabricação própria para as seguintes cabeças: Ricoh 7pL, Seiko 12pL e Konica 14pL.

As tintas da linha Sublitop fazem parte do portfólio de solução para sublimação da Gênesis

As tintas da linha Sublitop fazem parte do portfólio de solução para sublimação da Gênesis

Linha cleaners de limpeza (DS.1000)

Composta por cleaner para sublimação (DS.1090), cleaner flush para sublimação (DS.1091) e laca de conversão para sublimação (DS.1092).

Impressoras para sublimação

Mutoh RJ-900X: emprega uma cabeça Epson DX5. Possui largura de impressão de 1,08m e trabalha na velocidade máxima de 63m²/h. Acompanha media clamp, acessório estabilizador na alimentação de mídia. Indicada para quem está começando no mercado de sublimação.

FTII-1804S: emprega quatro cabeças CMYK de tecnologia Konica Minolta. Apresenta largura de impressão 1,8m e trabalha na velocidade máxima de 50m²/h. Indicada para alta produtividade por tratar-se de um equipamento industrial.

Papéis para sublimação

Tech HD: com 50g/m² e massa celulósica composta por fibras longas de pinheiro. O material apresenta tratamento físico e superfície calandrada. Indicado para tintas Sublitop Micropiezo Intenso DS.8500.

Tech HTD: com 50g/m² e massa celulósica composta por fibras longas de pinheiro. Apresenta tratamento químico e superfície resinada (coating). Indicado para tintas Sublitop Micropiezo DS.8000.

A Gênesis oferece também os softwares RIP Wasatch e Photoprint, além de peças para impressoras Mutoh RJ-900X (cabeças Epson DX5, dampers, capstation, captop, flatcable e unidades de limpeza).

Fonte: Gênesis