Kongsberg adquire MultiCam

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/08/2021
MultiCam fabrica routers e equipamentos de corte e acabamento

MultiCam fabrica routers e equipamentos de corte e acabamento

A fabricante Kongsberg anunciou a aquisição da MultiCam, fábrica norte-americana de máquinas CNC e equipamentos de acabamento digital.

A aquisição da MultiCam e suas operações nos EUA, Canadá e Alemanha expande o alcance da Kongsberg na Europa e na América do Norte. Trata-se de um negócio que impulsionará uma grande vantagem à fabricante entre seus clientes no mundo todo.

A compra da MultiCam ocorre cinco meses após a aquisição da Kongsberg pela OpenGate Capital.

Julien Lagrèze, sócio da OpenGate Capital, declarou: “Reconhecemos a importância da digitalização para este negócio e estamos investindo para que a Kongsberg cresça por meio de inovação. Com esta combinação, a Kongsberg ganha maior escala e expande seu alcance a uma base de clientes global”.

Fundada em 1989, a MultiCam desenvolve soluções de corte CNC para aplicações nas indústrias de sinalização, veículos, aviões, metais, madeiras e móveis.

A empresa continuará a operar sob o título “MultiCam” dentro da Kongsberg.

Fonte: Kongsberg



Estamparia digital têxtil na Mimaki Week

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/08/2015
Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Entre os dias 3 e 7 de agosto, na filial recifense da Mimaki Brasil, foi realizado o Mimaki Week, evento que reuniu clientes, empresários e técnicos para discutir a impressão digital em tecidos. Na ocasião, Marcelo Ribeiro, da Mimaki, ministrou a palestra “Estamparia Digital”, na qual foram apresentados processos de impressão em poliéster, algodão e poliamida, além de novas tecnologias para o ramo.

Além disso, foram apresentados equipamentos Mimaki (CJV150 e JV300) e atuações da impressão sublimática. Outro ponto frisado durante o evento foi a impressão em banners de tecidos, que estão substituindo banners de lonas.

Segundo Ribeiro, para a preparação da palestra, “foi necessário colocar em pauta dados da indústria têxtil nacional, compilando informações do setor em 2012, 2013 e 2014 e projeções para 2015. Mostramos também os polos têxteis brasileiros e mensuramos a capacidade produtiva de cada um”.

Tecnologias de impressão digital em tecidos

Na palestra apresentada na Mimaki Week, foram discriminadas as tecnologias de estamparia têxtil digital, que podem ser divididas em impressão direta (para bases naturais) e sublimação (normalmente utilizada para poliéster).

As bases naturais são estampadas com pastas (tintas) reativas ou ácidas. Para tanto, são necessários tratamentos prévios e posteriores realizados por meio de equipamentos como rama, lavadora, vaporizador, entre outros. São máquinas consolidadas que se encontram instaladas em muitas empresas do país.

A estamparia em tecidos com base sintética poliamida é realizada com impressão direta e pasta (tinta) ácida. Por reter calor, a poliamida exige processos mais complexos de estamparia. Porém, há empresas que adaptaram a sublimação para obter resultados aceitáveis nesse tipo de substrato.

Para o caso das bases sintéticas (PES), o processo é definitivamente mais simples e demanda impressão em papel e termotransferência (calandra ou prensa térmica). Trata-se de uma solução popular entre as estamparias brasileiras, que contam com uma grande variedade de bases PES, como PV, PA e bases mistas.

Fonte: Mimaki Brasil



Ricoh lança duas impressoras DTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2023
Ri 4000 vem com sistema intensificador integrado

Ri 4000 vem com sistema intensificador integrado

A fabricante Ricoh anunciou no mercado internacional duas novas impressoras DTG: a Ri 4000 e a Ri 1000x.

Lançada oficialmente na feira PRINTING United Expo, nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2023, a Ri 4000 estampa substratos de poliéster e misturas de poliéster. Além disso, vem com sistema intensificador integrado. Portanto, não é necessário adicionar uma máquina de pré-tratamento.

Com um toque incrivelmente suave, as estampas produzidas pela Ri 4000 são indicadas para negócios em vários setores e mercados, como fabricantes de vestuário, equipes esportivas, empresas de produtos promocionais, empresas de comércio eletrônico, designers de moda e agências de publicidade.

Já a nova Ri 1000X é indicada para empresas de todos os tamanhos, desde pequenas lojas de roupas personalizadas até instalações de produção em grande escala, para criar impressões duráveis de alta qualidade, em uma ampla variedade de roupas. A impressora oferece vários recursos e benefícios que podem revolucionar o método operacional de impressão DTG

Fonte: Ricoh