Nova unidade de purificação de ar para impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2020
Dispositivo filtra ar e reduz odores no ambiente de produção

Dispositivo filtra ar e reduz odores no ambiente de produção

A filial europeia da Mimaki e a Bofa International, empresa especialista em tecnologia de extração de fumaça, anunciaram uma nova unidade de purificação de ar para a impressora solvente SWJ-320EA, de 3,2m de largura. A finalidade do aparelho é garantir um ambiente mais limpo e agradável aos operadores da máquina. Ele também reduz odores e possui filtros substituíveis pelo usuário

A nova purificadora, que tem 4m de comprimento e se conecta diretamente à impressora, extrai os VOCs (compostos orgânicos voláteis) emitidos durante a produção, passa a filtrá-los e, em seguida, libera o ar limpo de volta para o ambiente de produção.

Testes confirmaram que o nível de VOCs liberados pela impressora caiu de 250ppm para 1,8ppm.

A impressora SWJ-320EA, lançada em 2019, é indicada para estampar materiais para pdv, vinis para envelopamento de veículos, banners, outdoors, displays, entre outras peças de comunicação visual.

Bert Benckhuysen, gerente de produto da Mimaki Europe, comentou: “A Bofa é líder de mercado em tecnologia portátil de extração de fumaça e sua experiência provou ser inestimável ao desenvolver uma solução para a SWJ-320EA. Como resultado desta colaboração bem, nossos clientes ganham uma vantagem competitiva significativa”.

Fonte: Mimaki Europe



Alphaprint comemora aniversário de 30 anos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2016
Alphaprint apresentou logo especial para comemorar a ocasião

Alphaprint apresentou logo especial para comemorar a ocasião

A Alphaprint, fornecedora nacional de materiais para impressão digital, completa 30 anos no fim de março de 2016. Atualmente com cerca de 150 colaboradores, a empresa, além de comunicação visual, atua em diversos segmentos, como editorial, promocional, comercial, transpromo, têxtil, entre outros. A primeira atividade da empresa foi a comercialização de impressoras offset para jornais. Desde então, a Alphaprint passou por uma série de transformações a fim de se adaptar às demandas do mercado de impressão.

Para comemorar a ocasião, a fornecedora criou um logo especial com a temática “Bodas de Pérola”. A ideia é mostrar que a empresa soube transformar em pérolas as conquistas alcançadas e os desafios superados ao longo de décadas.

O presidente da empresa, Antonio Pacheco, relembra algumas dessas conquistas, como o pioneirismo na introdução e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o reconhecimento desse trabalho com a conquista de diversos prêmios de fábricas e meios de comunicação.

Hadriano Domingues, diretor de planejamento e marketing da Alphaprint, declarou: “É motivo de orgulho saber que a empresa teve grande participação nas transformações do mercado gráfico brasileiro. E isso nos motiva ainda mais quando vemos que são essas inovações que ajudam nossos clientes a crescer”.

Fonte: Alphaprint



InfoTrends lança estudo sobre o mercado de estamparia digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/01/2013

Infotrends faz estudo sobre estamparia digital

A InfoTrends, empresa de consultoria para a indústria de impressão, concluiu um novo estudo voltado ao segmento de estamparia digital. Chamado "Transforming Textile Printing" (Transformando a Impressão Têxtil), a análise explora questões sobre demanda e tendências, além de enfatizar as características das empresas envolvidas na cadeia produtiva desse mercado.

Segundo o estudo, o potencial da impressão digital no mercado têxtil é bastante promissor. Isso se deve à introdução de equipamentos de altíssima velocidade e que também permitem trabalhar com diversos tipos de tintas.

A indústria têxtil global está avaliada em aproximadamente um trilhão de dólares. Desse todo, o InfoTrends estima que a parcela que utilizada a estamparia digital (para vestuário, decoração e produtos industriais) é de 10,3 bilhões (em 2012), ou menos que 1,5% de todo o mercado têxtil.

Apesar do segmento de estamparia digital ainda ser pequeno — se comparado com a indústria têxtil como um todo —, ele vem crescendo expressivamente e, de acordo com o InfoTrends, as receitas de vendas de tintas e equipamentos voltados para esta finalidade deve ter um crescimento anual de cerca de 30%.

Segundo a consultoria, as principais tendências que estão impulsionando este crescimento incluem a tecnologia de impressão de alta qualidade, a disponibilidade de soluções com preços mais baixos (que permite a entrada de novas empresas no mercado) e sistema aberto de cabeças de jato impressão, que permite o uso de tintas de vários fornecedores diferentes.

O estudo cobre os seguintes itens:

  • Fornecedores de sistemas de impressão digital e fabricantes de cabeças de impressão;
  • Fornecedores de tintas digitais e os tipos de tintas;
  • As fibras e os tecidos utilizados na impressão têxtil;
  • Sustentabilidade na impressão digital têxtil.

O estudo é baseado em entrevistas com empresas de toda a cadeia produtiva da estamparia digital. Ao todo, o InfoTrends realizou 67 entrevistas com empresas na China, Índia, Estados Unidos e Itália.

O documento, porém, custa 16,995.00 dólares. O interessado pode acessar mais informações na página especialmente criada para o estudo.

Fonte: InfoTrends. Texto: InfoSign