Review: impressora HP Latex 800W

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2022
Impressora de 1,6m, HP Latex 800W inclui dez cabeças e dois canais de tinta branca

Impressora de 1,6m, HP Latex 800W inclui dez cabeças e dois canais de tinta branca

Na edição 2008 da Drupa, maior exposição internacional de soluções gráficas, a HP mostrou pela primeira vez ao público a sua tecnologia látex de grande formato. No estande da marca, a impressora Designjet L65500 teve a primazia de incluir as novas tintas inodoras à base d’água que emitiam níveis baixíssimos de compostos orgânicos voláteis. Tratava-se, portanto, de uma alternativa às até então dominantes (e tóxicas) solventes. De lá para cá, a látex passou por inúmeras melhorias e evoluções, até culminar nas séries 700/800, lançadas em fevereiro de 2021. De entrada, com sistema rolo a rolo e 1,6m de largura, além de acessíveis e sustentáveis, esses equipamentos podem incluir um grande diferencial competitivo: a tinta branca (nas versões “W”).

Tinta branca e mais aplicações

Capaz de trabalhar com resoluções de 1.200dpi, a Latex 800W emprega 10 cabeças para os canais cyan, preto, magenta, amarelo, light cyan, light magenta, otimizador (para melhorar a qualidade das impressões) e revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões). Duas cabeças são dedicadas exclusivamente para a branca, que também conta com um sistema de circulação de tinta que evita a sedimentação desse insumo. Quando a impressão do branco não for necessária, pode-se retirar as cabeças dedicadas e guardá-las no recipiente apropriado e inseri-lo na câmara de rotação. Essa medida evita completamente o desperdício de material.

A economia de tinta branca é um dos diferenciais da Latex 800W, em um segmento em que outros modelos de impressora lançam mão de procedimentos de manutenção que desperdiçam essa tinta em prol de manter a cabeça piezo ativa e sem entupimentos.

Evita desperdícios: câmara de rotação mantém as cabeças da tinta branca em movimento, para evitar a sedimentação do material

Essa combinação tecnológica possibilita a reprodução de imagens de alta qualidade técnica, com gradientes refinados e gama de cores expandida, em uma diversidade de mídias, como lonas, vinis, tecidos, canvas, papéis, filmes plásticos, revestimentos de parede, entre outros substratos flexíveis.

Além dos corriqueiros banners, displays, pôsteres, murais e envelopamentos, a Latex 800W produz materiais realçados pela tinta branca. Trata-se de um elemento capaz de ampliar portfólios de ofertas e, portanto, aumentar a lucratividade. Para demonstrar esse potencial, em meados de 2020 a HP conduziu um estudo com cem clientes nos EUA, na Alemanha e na Índia e concluiu que eles estavam tirando vantagens competitivas com cinco aplicações especiais:

- Adesivos com corte de contorno para janela: vinis transparentes impressos com tinta branca (no modo “Spot”) que se destacam das mídias coloridas com o padrão CMYK;

- Adesivos de vitrines: filmes transparentes estampados com tinta branca (no modo “Overflood”) e melhor renderização de cores, também se diferenciavam de seus pares estampados apenas com a paleta CMYK;

- Displays retroiluminados de tecidos: materiais backlit de poliéster com borda de silicone impressos diretamente com tintas látex;

- Painéis para revestimento de parede para lojas e ambientes internos: aplicação de alta demanda geralmente terceirizada, pode ser estampada em vinis ou papéis de parede autoadesivos;

- Gráficos de piso: muito demandadas durante a pandemia, essas aplicações servem para sinalizar espaços públicos e locais de varejo.

Lucratividade e diferencial: HP Latex 800W imprime com tinta branca em adesivos para vitrines, janelas e vidros 

Modos de usar a tinta branca

A Latex 800W, assim como outras impressoras HP de grande formato com a opção de tinta branca, possibilita variações de aplicação desse insumo:

- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como vinis metálicos e coloridos, papéis craft, canvas amarelados, papéis de parede dourados e lonas vermelhas;

- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;

- Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;

- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.

Tinta látex sustentável é composta basicamente por água e pigmentos

Diferencial: sustentabilidade

A opção branca não é o único diferencial da Latex 800W. Compostas basicamente por água (65%), pigmentos e partículas de látex, as tintas empregadas pela impressora ostentam credenciais sustentáveis que a destacada perante seus pares. Além de receber mais de 30 selos, como o UL EcoLogo, e cumprir as normas para certificação de brinquedos, os insumos atendem aos padrões do “Roadmap to Zero”, que se dedicam a implementar materiais mais amigáveis e a eliminar produtos químicos perigosos.

Sem cheiro, nem metais pesados e monômeros químicos reativos, as tintas látex não exigem ventilação especial no ambiente de impressão. Elas também não produzem ozônio e não são combustíveis nem inflamáveis. Portanto, em suas embalagens não são necessárias etiquetas de aviso de perigo. Nada foi detectado quando testadas, em 2013, para poluentes de ar perigosos, como definido no Clean Air Act, nos EUA.

Por suas qualidades sustentáveis, as impressões com tintas HP látex são recicláveis, retornáveis e seguras para o descarte. Por serem inodoras e não emitirem componentes orgânicos voláteis, elas podem ser instaladas tranquilamente em espaços internos, inclusive em ambientes sensíveis como escolas, hospitais e locais em que a saúde humana deve ser preservada.

Os invólucros das tintas da Latex 800W fazem jus às credenciais sustentáveis da impressora. Contendo 3 litros, os cartuchos, que podem ser trocados enquanto a máquina trabalha, são compostos por Eco-Carton recicláveis, que reduzem o plástico em 80% e o CO₂e, em 66%. Vale ressaltar que a HP Latex 800W roda apenas com cartuchos que contenham chip da própria marca. A impressora aplica medidas de segurança para bloquear embalagens de tintas de terceiros, e atualizações periódicas de firmware mantêm a eficácia dessas medidas.

A fabricante reforça que o proprietário de uma Latex 800W pode exibir, em documentos, suas credenciais e seus diferenciais ambientais aos clientes. Também pode melhorar seu perfil com o programa de treinamento HP EcoSolutions, além de aproveitar as oportunidades de reciclar suprimentos por meio do programa “HP Planet Partners”.

HP Latex 800W produz na velocidade máxima de 122m²/h

Tecnologia de impressão

Produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo. Essa é o objetivo principal das atualizações na tecnologia látex da HP. Com as linhas 700/800 não é diferente. Segundo a fabricante, os equipamentos dessas séries elevam a produtividade em até 50% em comparação com modelos antecessores. Isso é produto de melhorias em softwares e mecanismos de impressão. A Latex 800W, por exemplo, pode rodar na velocidade máxima de 122m²/h, no modo de uma passada.

Capaz de suportar bobinas com 55kg e 250mm de diâmetro, a impressora vem com dispositivos de fácil carregamento de mídias, bobina de recolhimento, rolo de limpeza e cortador horizontal automático. Também contém um painel frontal inteligente (que armazena até 100 trabalhos), para rápido processando de reimpressões e produções multicópias.

Conectado à internet, o equipamento pode ligar-se ao HP Print OS, sistema operacional exclusivo da HP. Gratuita, a plataforma pode ser acessada remotamente por smartphones e oferece diversos aplicativos:

- Configuration Center: identifica se a impressora precisa de alinhamentos e calibrações de cores;

- Learn Center: oferece inúmeros cursos sobre equipamentos, softwares e gerenciamento de cores;

- Media Locator: oferece uma vasta biblioteca para download de perfis de mídia;

- Print Beat: fornece histórico de produção, mídias mais utilizadas e horas do dia que são mais produtivas.

Aplicativos exclusivos facilitam operação e melhoram os fluxos de trabalho

Onde comprar

Vendida pelos canais oficiais da HP no Brasil (CSB Plotters e Suprimentos, Day Brasil, Digigraf e Serilon), a Latex 800W tem garantia de um ano para hardware.

Tanto a instalação quanto o treinamento para operar a impressora são realizados por técnicos da fornecedora, que fazem o acompanhamento necessário até que os operadores possam aplicar, na prática, o conhecimento adquirido. A HP frisa que todas as soluções látex da marca oferecem uma experiência intuitiva e de rápida assimilação. Para a instalação, é necessário prover recursos elétricos e ambientais, além de mão de obra dedicada, computador e dispositivos auxiliares.

Presente no Brasil desde 1967, a HP tem uma sólida participação no segmento de grandes formatos. Em 2009, lançou a tecnologia HP Látex no país, com benefícios marcantes como a secagem instantânea, resistência a arranhões e versatilidade de mídias e aplicações. Em 2018, a tecnologia foi marcada por mais uma evolução: o lançamento das impressoras híbridas HP Latex Série R, com tinta branca e capacidade de estampar mídias rígidas e flexíveis. Em 2021, a tinta branca foi incorporada nos modelos de entrada das séries Latex 700/800.

Assista ao depoimento de um usuário espanhol que tem usado a série Latex 700/800 com sucesso:



Serigrafia Sign 2017 terá Sala de Crédito para auxiliar expositoras e visitantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2017
Iniciativa será promovida em parceria com a Fiesp, Abigraf e Sindgraf

Iniciativa será promovida em parceria com a Fiesp, Abigraf e Sindgraf

A Serigrafia Sign 2017, feira que ocorre entre os 12 e 15 de julho, contará com a Sala de Crédito, ambiente em que expositoras e visitantes terão a oportunidade de se relacionar com instituições financeiras parceiras.

A iniciativa, que será realizada em conjunto com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o Sindgraf (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo), pretende ser um canal entre as instituições financeiras e as empresas. A iniciativa visa oferecer novas formas de financiamento, oportunidade de interlocução com outras instituições financeiras, programas e formas de financiamento a longo prazo, maneiras de compor garantias em seu financiamento e repactuação e refinanciamento de empréstimos.

Valdair José Tonon, do departamento da micro, pequena e média indústria da Fiesp, declarou: “Saber que há linhas de crédito para oferecer aos seus clientes será uma colaboração muito importante e que vai ajudar as empresas a entenderem como se faz um financiamento e a movimentar o mercado. A organização da feira Serigrafia SIGN FutureTEXTIL foi muito feliz em promover um encontro entre os expositores para falar, entre outros assuntos, sobre a Sala de Crédito. Inclusive é um diferencial desta feira, que saiu na frente e já deu todas as informações necessárias ao expositor para que ele tenha meios de potencializar as suas vendas”.

Para participar, é necessária a inscrição prévia na feira.

Fonte: Serigrafia Sign 2017



Flex Modular marca presença na feira Serigrafia Sign 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/06/2013

Flex Modular vai mostrar soluções de sinalização ambiental

Flex Modular vai mostrar soluções de sinalização ambiental

Estreando na feira Serigrafia Sign 2013, a Flex Modular, especializada em aplicações de sinalização e comunicação visual, vai apresentar soluções modulares, de origem europeia, tais como: Flex Led, Flex Curvo, Flex Totem, Flex Clic, Flex Banner e Flex Suspenso. Segundo a empresa, os produtos possuem acabamento de qualidade e custos acessíveis.

Confira mais informações e novidades sobre a Serigrafia Sign e seus expositores.

Fontes: Flex Modular e Serigrafia Sign