SGIA passa a credenciar profissionais habilitados em gerenciamento de cores
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/07/2017
Nos Estados Unidos, a SGIA (Specialty Graphic Imaging Association) criou um programa de avaliação e certificação de profissionais especialistas em reprodução de cores digitais. Para obter o selo (SGIA Color Digital), os avaliados devem passar por um processo de duas etapas. Na primeira, o requerente realiza um teste escrito para demonstrar seus conhecimentos. Em seguida, ele deve imprimir uma imagem de teste fornecida pela própria SGIA. Ao término, uma equipe especializada avalia a qualidade e a consistência da reprodução levando em consideração especificações técnicas industriais. A primeira leva de avaliados foi composta por 16 alunos. No entanto, apenas sete obtiveram a certificação.
Ray Weiss, especialista da SGIA, declarou: “A cor é importante para um trabalho que satisfaça o cliente. Criamos a certificação profissional SGIA Color Digital como uma forma de provar que as empresas têm essa competência. O conhecimento teórico é fundamental, mas o que diferencia uma empresa é sua capacidade de obter as cores certas na prática. Empresas com o selo SGIA Digital Color provaram seu conhecimento e habilidades no assunto”.
Fonte: SGIA
Impressora para estamparia digital, MTEX500 ganha novo distribuidor
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/12/2012
Recém-lançada na feira Viscom, em Frankfurt (Alemanha), a MTEX500, voltada para impressão direta em tecido, foi adicionada ao portfólio da Digital Print Innovations (DPI), fornecedora britânica de máquinas para estamparia digital e comunicação visual.
A máquina de 1,8m de largura de impressão é resultado de um contrato OEM entre a japonesa Mimaki e a POD, da Europa. Destaque nesse continente, a MTEX500 trabalha com as seguintes soluções de tintas:
- Dispersa (para poliéster): atende o mercado de sinalização e comunicação visual;
- Reativa (algodão): tecidos para lar e vestuário;
- Ácida (seda e nylon): moda esporte e praia;
- Pigmentada (tecidos mistos): guarda-sol, moda e indústria automobilística.
A MTEX500 emprega cabeças de impressão Ricoh Gen5, capazes de produzir pontos de tamanhos variados. A impressora pode usar o conjunto de quatro ou oito cores e trabalha com resolução máxima de 1.200dpi e velocidade máxima de 100m2/h.
Um grande diferencial da impressora fica por conta do sistema de alimentação de substrato. Trata-se de uma tecnologia de cinta adesiva — sincronizada com o grupo de impressão — que carrega o material pela máquina. Ela é capaz de trabalhar até mesmo com os tecidos difíceis de serem transportados, como a lycra. A cinta possui um sistema de limpeza (lava e seca) que funciona durante toda a operação, evitando a contaminação dos tecidos por poeira, resíduos e marcas d’água.
Stewart Bell, gerente de vendas da DPI, comenta: "A MTEX3200 é uma solução completa para estamparia digital, que prescinde de calandra, e pode causar impactos no mercado têxtil tradicional. Em breve, estaremos apresentando a máquina tanto na Fespa Digital quanto na Sign and Digital. Teremos também um novo site".
Fonte: DPI. Texto: InfoSign
Akad lança máquina a laser Novacut Laser BCL1006MM
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/08/2016
A Akad, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, anunciou o lançamento da BCL1006MM, máquina a laser com área útil de corte de 1000mm × 600mm.
Indicado para empresas de sinalização, comunicação visual, serigrafia, tecidos, vidros e brindes promocionais, o equipamento realiza trabalhos em materiais como MDF, acrílico, couro, tecido, entre outras mídias homologadas.
Segundo a fornecedora, a máquina possui comunicação WiFi, painel de LCD para pré-visualização e sistema de movimentação vertical da mesa, para acomodar peças de até 150mm de altura. Além disso, a máquina conta com sistema de exaustão, compressor de ar, refrigeração a água do tubo do laser e software para operação do equipamento.
Com 90W de potência, a máquina tem garantia de 16 meses, exceto consumíveis como espelhos, lente e tubo do laser.
Quanto a gravação a laser, a fornecedora ressalta que o tamanho mínimo dos textos a serem gravados varia conforme o material e o tipo da fonte. Portanto, antes de gravar ou cortar, é importante avaliar características da mídia, como espessura, densidade, flexibilidade, dureza, tratamento superficial, sensibilidade do material a exposição a altas temperaturas para certificar-se da viabilidade técnica.
Fonte: Akad
-
Nova solução de medição robótica de cores
-
A importância das cores na indústria de impressão
-
Fujifilm expande gama de cores de tintas inkjet pigmentadas
-
Coralis passa a distribuir soluções EFI Fiery
-
Color-Logic adiciona 644 novas cores metálicas ao seu portfólio
-
Expansão da plataforma de cores digitais Pantone Connect
-
Três cores em alta no design de interiores
-
Roland disponibiliza novo serviço de gerenciamento de produção
-
EFI promove webinar sobre custos e gerenciamento de negócios
-
GMG ColorBook agrupa cores Pantone impressas digitalmente
-
Epson acrescenta duas impressoras sublimáticas de grande formato ao portfólio
-
Xaar desenvolve cabeças de impressão para revestimento de baterias elétricas
-
GCC lança gravadora LaserPro Spirit LS PRO
-
Nova gravadora GCC LaserPro Piolas 400
-
Novo dispositivo de única passada para impressora da Mutoh
-
Impressora da WallPen estampa paredes
-
CalderaRIP é atualizado
-
Drytac lança nova versão de vinil Polar Smooth
-
Epson inicia construção de nova fábrica de cabeças inkjet
-
Nova solução de corte de papel de parede
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual