GQM fecha parceria com a Kornit Digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2021
A fabricante Kornit Digital ampliará a sua presença no Brasil por meio de um contrato de distribuição com a Global Química & Moda (GQM).
Com a parceria, a GQM busca fortalecer seu portfólio de soluções com sistemas sustentáveis de alta produtividade para o mercado de moda.
Felipe Sanchez, CEO da GQM, declarou: “Com a impressão digital, as marcas de moda e varejo não precisam fazer a produção em massa, o que reduz a necessidade de estoque. As peças podem ser customizadas, tornando muito mais viável a rotina de pequenos negócios, lojas, e-commerces e até mesmo grandes indústrias e varejistas. Os equipamentos possibilitam novos modelos de negócios, como o smart-fashion, e a Kornit oferce um importante diferencial, o NeoPigment, que inclui tintas pigmentadas biodegradáveis e livres de metais pesados, além de um processo que não usa água na impressão”.
De acordo com Jack Strimber, gerente geral da Kornit na América Latina, a parceria com a GQM deve render um aumento substancial na visibilidade e adoção da tecnologia da Kornit no Brasil. “Nosso portfólio oferece escalabilidade para o negócio da moda, com possibilidade de redução de custos por meio de tintas mais eficientes e processos ágeis. Isso significa que há possibilidade de diferenciação no mercado de investimentos em impressão digital, o que será cada vez mais importante para as marcas continuarem crescendo”, afirma Strimber.
A GQM destaca que outro aspecto fundamental da parceria será o fortalecimento das relações da empresa com estamparias de grande e médio porte. Para esses negócios, as impressoras industriais DTG oferecem um enorme potencial: “Entre as inovações, estão equipamentos como o Kornit Atlas, com capacidade de produção de mais de 160 peças por hora, e o Vulcan Plus, que imprime até 235 imagens por hora e é adequado para gráficas e indústrias que já dominam as técnicas de impressão digital e buscam alta produtividade”, destaca Sanchez.
A tecnologia Kornit DTG será apresentada ao vivo no centro de experiência da GQM, em São Paulo (SP).
Fonte: FESPA Digital Printing
Novo vinil UT100SG da Unitrama
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2022
A fornecedora Unitrama acaba de lançar o UT100SG, vinil adesivo indicado para empresas que utilizam impressora solvente com corte e contorno para a produção de rótulos e adesivos de alta qualidade de fixação e imagem, como brindes, embalagens de bebidas e alimentos e superfícies com alta dilatação dimensional e grande variação de temperatura.
Parte da linha UT100, composta por vinis com melhor custo-benefício, o SG foi desenvolvido para evitar ao máximo possíveis falhas e problemas na impressão de rótulos. Entre elas, a corrosão causada pelo solvente da tinta, que faz com que a película se contraia e enrole nas bordas - perdendo o trabalho. Para evitar esse problema, na maior parte dos casos, o impressor opta por recortar com margem ou recortar apenas depois da cura da imagem. Porém, com o UT100SG, é possivel evitar esses procedimentos.
Com frontal de 100 micra e liner de 140gsm, o UT100SG apresenta acabamento brilhante e é vendido nas medidas de 1,06m e 1,27m.
A cola especial transparente do vinil, chamada de Strong Glue, é de aderência alta e rápida, conferindo alto tack ao material. Isso torna as aplicações mais fáceis e duráveis.
Fonte: Unitrama
Como escolher a resolução para a sua impressora digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012
Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.
Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.
Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.
Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.
Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:
Distância de visualização (metros) | Resolução (dpi) |
Mais de 15 | 75 |
Entre 3 a 15 | Entre 150 e 300 |
Entre 1,5 a 3 | Entre 360 e 720 |
Entre 0,5 a 1,5 | Entre 720 a 1440 |
Menos que 0,5 | Mais de 1440 |
Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.
Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).
O que é resolução de impressão
Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).
A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.
Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).
Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.
- Mimaki lança impressora têxtil TS330-3200DS
- Caldera anuncia novo espectrofotômetro para materiais refletivos
- Imprimax apresenta nova linha de vinis importados Multiprint
- Novo espaço imersivo de estamparia têxtil digital
- Mercado de impressão têxtil digital atingirá 7,55 bilhões de dólares até 2030
- Avery anuncia película ecológica para impressão digital
- Grupo Bloom estampa digitalmente
- Evento fashion mostra todo o potencial da impressão digital têxtil
- Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável
- Epson e Alexandre Herchcovitch promovem evento para indústria têxtil no Brasil
- Durst expande série de impressoras P5
- Ricoh inaugura nova sede e centro de inovação no Brasil
- Neschen comemora 135 anos
- Arcus lança filme DTF Instant Peel
- Mimaki lança impressora DTF TxF300-1600
- ColorGATE apresenta a versão 24 do Productionserver
- Roland DG lança impressora DTF TY-300
- Mactac lança vinil com liner especial
- VinilSul apoia Projeto Sublima Social
- Imprimax lança película adesiva Gold Super Blackout
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual