Problemas e soluções na impressão por sublimação

Por Jimmy Lamb em 28/01/2015

Você já passou por alguma dificuldade na impressão digital por sublimação? Pois saiba que esse processo exige treinamento, tempo, paciência e experiência para que você atinja a excelência nos resultados de reprodução das imagens.

      Saiba mais sobre sublimação:

Entre os principais desafios da sublimação, estão cinco problemas que aparecem comumente aos que usam esse processo. Cada um deles pode ser evitado com um conhecimento adequado. Mas lembre-se: mesmo que você coloque em práticas as dicas e procedimentos para diminuí-los, os problemas surgirão. E a recomendação é que você aprenda com eles, e obtenha mais conhecimento e sucesso nas produções seguintes. No caso da sublimação, os cinco problemas mais comuns são:

1. Banding;
2. Umidade;
3. Efeito fantasma;
4. Cores incorretas;
5. Linhas de transferência.

1. Banding

Nos impressos, quando você encontra linhas de cores diferentes (causadas pela falta de tinta na região), você está se deparando com o banding. A causa mais comum desse problema é o entupimento (dos nozzles) das cabeças de impressão. Queira ou não, todas as tintas (não somente a sublimática) secam o tempo todo. Se isso acontece dentro das cabeças, o fluxo de tinta é inibido, o que resulta na falta de tinta no impresso.

Enquanto você estiver imprimindo regularmente – várias vezes por semana – a tinta não secará dentro das cabeças. Mas se a impressora ficar muito tempo sem atividade, você pode ter problemas.

A maneira mais simples de evitar isso é disparar rotineiramente uma pequena quantidade de tinta através das cabeças de impressão, utilizando a função de limpeza dessas peças. Portanto, é fundamental seguir as recomendações e procedimentos de manutenção passados pelo fornecedor de sua impressora.

Se você precisar de lembretes para a limpeza das cabeças, você pode usar softwares que executam automaticamente esse procedimento, em intervalos especificados. Basta configurá-los e eles fazem o trabalho, desde que você deixe tudo ligado.

O banding pode ter outras causas, como a falta de tinta na impressora. Portanto, verifique sempre os níveis de tinta nos tanques do equipamento. Além disso, a impressora pode simplesmente estar precisando de alguns ajustes na cabeça ou no sistema de alimentação de substratos.

O banding (linhas verticais com falta de tinta) é um problema recorrente na sublimação

O banding (linhas verticais com falta de tinta) é um problema recorrente na sublimação

2. Umidade (no processo de sublimação)

Alguns dos problemas atribuídos à falta de controle da umidade (no ambiente) incluem: mudança de cor, sangramento na imagem e transferência irregular de tinta em áreas chapadas (sólidas).

Em circunstâncias normais, uma pequena quantidade de umidade pode acumular-se no papel transfer e, na prensagem, ela é absorvida pela mídia. No entanto, substratos como metal e cerâmica são incapazes de absorver umidade. Assim, é importante que você tome medidas para diminuí-la.

O primeiro passo é proteger o papel da absorção de umidade. Como medida preventiva, estoque sempre o material em local seco. Considere usar, também, um recipiente selado para o armazenamento desse substrato. Caso ele tenha umidade em excesso, recomenda-se colocá-lo na prensa por alguns segundos. Não precisa pressioná-lo, basta expô-lo ao calor.

Outro truque é usar papel jornal. Ele vai ajudar a absorver a umidade da folha de transferência durante a prensagem (enquanto o teflon, não). Certifique-se de usar uma nova folha de papel para cada prensagem.

Em peças de tecido também é possível que tenha um pouco de umidade. Antes de realizar a sublimação, faça uma prensagem com as peças (durante cerca de 10 segundos). Esse procedimento vai retirar a umidade e enrugamentos dos substratos.

Além disso, dê atenção especial para o seu ambiente de trabalho. Controle os níveis de umidade nele. Para tanto, recomenda-se o uso de um desumidificador. Mas cuidado para não reduzir excessivamente a umidade, isso pode ter efeitos negativos sobre tintas e impressoras.

É também aconselhável investir em um higrômetro, para conhecer os níveis de umidade. As condições ambientais ideais de operação para a sublimação é de 21ºC a 26ºC, com 35% a 65% de umidade relativa (sem condensação).

Tenha cuidado ao armazenar o papel, para que ele não absorva umidade

Tenha cuidado ao armazenar o papel, para que ele não absorva umidade

3. Efeito fantasma

A sublimação requer, durante a prensagem, um casamento perfeito entre o papel transfer e o substrato virgem. Se o papel deslocar ou não se fixar contra o substrato, ocorrerá o efeito fantasma. Isto é, a sublimação vai ficar desfocada, com uma sombra ao longo (ou além) das bordas das imagens. Pode também acontecer o efeito "esgazeado"; quando há uma "explosão" de tinta do lado de fora da área de imagem.

Para evitar estes problemas, é essencial fazer o ajuste correto entre o papel transfer e o substrato. Recomenda-se o uso de fita resistente ao calor, para assegurar a transferência do produto. Tenha cuidado para não aplicar a fita em toda a área da imagem, pois isso pode prejudicar a qualidade da imagem. Além disso, use apenas uma quantidade mínima de fita, já que você vai precisar remover rapidamente os substratos após a prensagem.

Quando você estiver sublimando materiais de vestuário, você pode usar um spray adesivo reposicionável. Nesse caso, aplique uma névoa leve na parte da imagem do papel transfer, a cerca de 10 centímetros de distância. Não pulverize a peça de vestuário. Em seguida, pressione o papel transfer contra o tecido. Se você posicioná-lo incorretamente, retire e reposicione-o.

Depois da prensagem, é importante remover o papel transfer corretamente. Caso contrário, a tinta pode vazar para áreas indesejadas, causando o efeito fantasma. Com substratos rígidos, o papel deverá ser levantado de modo rápido e limpo. Com vestuário, você obtém melhores resultados pegando uma das extremidades do papel e puxando-a lentamente, enquanto segura o tecido.

O teflon sujo ou manchado também pode causar efeito fantasma. Esta é outra razão para considerar o uso de papel de jornal em vez do teflon.

4. Cores incorretas (de saída)

O problema da incompatibilidade de cores (do arquivo original para as cores impressas) não é o resultado de um sistema defeituoso. Tem mais a ver com o fato de empregar equipamentos diferentes no processo – e cada um deles com uma capacidade diferente de reproduzir as cores.

Primeiro, os monitores funcionam no modo RGB, enquanto a impressora trabalha no modo CMYK. Com a sublimação, o que sai da impressora não é a cor final, porque ela vai mudar depois da prensagem (e sublimação). É como fazer a tradução de texto do francês para o inglês, e daí para o espanhol. Você consegue traduzir a mensagem geral, mas dificilmente obtém a tradução palavra a palavra.

Se você comprou um sistema de sublimação que inclui um driver de impressora, o software vai ajudar a gerenciar as funções de impressão para posterior sublimação. Além disso, se você estiver usando o CorelDRAW e o Adobe Photoshop, você deverá instalar, nesses aplicativos, a paleta de cor designada pelo fabricante.

É indicado que você crie referências, para comparar o que você vê na tela com as cores que serão reproduzidas no impresso. Para isso, basta imprimir a paleta de cores que é usada pela impressora.

Selecione as cores do seu projeto com base nesta tabela (saída) em vez de depender das cores da tela (entrada). A cor pode não parecer correta na tela, mas você vai saber como ela vai ficar depois de impressa.

Tenha amostras de cores em substratos já sublimados

Tenha amostras de cores em substratos já sublimados

5. Linhas de transferência no tecido

São linhas fracas que aparecem no tecido já sublimado e correspondem às extremidades do papel transfer. Elas são causadas ​​pela fusão das fibras do tecido (ao longo das bordas do papel).

Para a prevenir esse problema, experimente diferentes configurações de temperatura na sua prensa. Considere reduzir a pressão e a temperatura (para 200ºC). Você também pode cortar o tempo de prensagem de 60 segundos para 45 segundos. As mudanças devem ser feitas gradualmente. E saiba que variar as configurações pode afetar a qualidade do processo.

Outra opção é tirar a parte do papel transfer que não é revestida. Isso vai suavizar as arestas do papel e reduzir as chances de aparecer as linhas de transferência.

Muitos usuários utilizam uma folha de foam de alta temperatura durante a produção, a fim de impedir a formação das linhas. Almofadas de teflon também têm sido desenvolvidas para a sublimação. Verifique com seus fornecedores de equipamentos mais informações sobre esse assunto.

Uma coisa importante: cada peça de vestuário pode precisar de configurações diferentes. Independentemente de qual você usar, documente-as para referência futura.

Estes são alguns dos problemas mais comuns encontrados na sublimação, e são relativamente fáceis de resolver. Se você ainda está tendo problemas, entre em contato com o fornecedor do equipamento. Não deixe os desafios de produção atrasá-lo ou intimidá-lo. A maioria deles pode ser resolvida por telefone.

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Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies.
 
Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.
 



Por que a qualidade do liner é essencial para as mídias adesivas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2020
Saiba por que esse componente é tão importante para os vinis e filmes adesivos

Saiba por que esse componente é tão importante para os vinis e filmes adesivos

Ao instalar mídias adesivas, a última coisa em que você pensa provavelmente é o resto dos materiais que você jogará no lixo, e são esses materiais, sobretudo o liner, que fazem toda diferença tanto na impressão quanto na instalação das mídias.

O liner é um recurso essencial das mídias adesivas e influencia diretamente na qualidade da aplicação. Mas, por ser descartado, parece ter baixo valor. Isso não poderia estar mais longe da verdade. E ao gastar um pouco mais para ter uma solução de liner de mais qualidade, você poderá economizar muito trabalho, tempo e, também, dinheiro.

Geralmente de papel (embora possa ser também composto por poliéster ou polipropileno), o liner é acoplado à mídia, que pode ser um filme de PVC, poliéster, polipropileno ou papel sintético. O liner, que é agente desmoldante, tem a função de impedir que a superfície dessa mídia adira à superfície errada.

Evite problemas de impressão

Algumas impressoras digitais têm aquecedores usados para a secagem de tinta, e o calor pode estragar os liners de baixa qualidade, potencialmente causando enrugamentos e choques com a cabeça de impressão com as mídias. Para que isso seja evitado, recomenda-se o uso de um liner revestido de PE, que ajudará o substrato a ficar nivelado durante a impressão.

Mídias finas

Também é necessário um liner mais espesso para estabilizar materiais finos durante a impressão. Por exemplo, um poliéster de 50 micra é muito delicado, porém o liner correto possibilita o uso dessa mídia.

Mídias transparentes

Mídias transparentes exigem um liner opaco ou branco, para que as máquinas possam “enxergar” os materiais e imprimi-los e processá-los.

Estabilidade no acabamento

Um bom liner também oferece estabilidade durante o processo de corte das mídias, especialmente em impressoras com plotter integrada, nas quais o material é pinçado por roletes. Essas máquinas movimentam o substrato, de modo que o liner precisa ser estável suficiente para que as linhas de corte sejam precisas.

Liners mais “pesados”

O peso do liner também influenciará a instalação da mídia; um liner mais pesado ajudará os substratos a ficarem planos e garantir um processo de instalação mais fácil. Os revestimentos de liberação de ar facilitam o uso dos materiais: são pequenos canais que permitem que o ar flua e não fique preso entre a mídia e a superfície, o que criaria bolhas. O PVC padrão não é poroso, portanto, essa tecnologia torna os materiais gráficos, particularmente aqueles usados no envelopamento de veículos, mais tolerantes.

Liner resistente a umidade

O papel absorve e dispersa umidade do ar. Essa mudança constante, causada pelas mudanças do ambiente, pode ser causa de alguns problemas na impressão e instalação das mídias. Liners de papel que sejam resistentes à umidade superam esse desafio. Eles são revestidos em ambos os lados com polietileno que inibe a absorção de umidade e bloqueiam alterações no perfil do papel. O liner é siliconado no lado receptivo do adesivo.

O liner não é apenas uma parte descartável da mídia. Ele desempenha um papel determinante na qualidade do trabalho. Gastar um pouco mais em um produto melhor evitará danos à impressora, reduzirá o tempo de inatividade e acelerará o processo de instalação, tornando o trabalho mais fácil e barato a longo prazo.

Fonte: Drytac



Imprimax sorteia bobina de vinil adesivo cromo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/12/2017
Sorteio ocorre no dia 14 de dezembro

Sorteio ocorre no dia 14 de dezembro

Você sempre quis fazer um envelopamento com vinil cromado, mas nunca teve oportunidade? Talvez essa seja a sua chance. A Imprimax está sorteando uma bobina dessa mídia tão cobiçada. Para concorrer, basta curtir tanto o perfil da empresa no Instagram (@imprimaxadesivos) quanto a publicação sobre o sorteio que está nessa rede social. Ao curtir a foto, não esqueça de marcar dois amigos. Atente-se às regras e torça para ganhar o rolo.

O sorteio está marcado para o dia 14 de dezembro.

O vinil cromado faz parte da linha Gold Tuning/Decoração. O substrato conta com frontal de alta performance de 90 micra, cola acrílica reposicionável e liner de papel couché siliconado de 140g/m2. A expectativa de durabilidade da mídia é de até 18 meses em aplicações externas ou internas.

Fonte: Imprimax