Epson lança impressora para estampar camisetas
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/09/2013
A Epson, fabricante de impressoras digitais, lançou no mercado internacional o seu primeiro equipamento de impressão direta em camisetas (garment), o SureColor F2000.
Leia também:- Epson lança no Brasil impressora de camisetas (SureColor F2000)
- Saiba tudo sobre impressão direta em camisetas
Voltada para estamparias e lojas online, a máquina permite personalizar peças como camisetas, bonés, bolsas e materiais com 25mm de espessura.
Trabalhando com resolução de até 1440 x 1440dpi, a SureColor SC-F2000 pode vir com o conjunto de tinta CMYK (para roupas brancas) ou CMYK + Branco (para peças coloridas).
A Epson recomenda o uso das tintas da marca UltraChrome DG (disponíveis em cartuchos de 250 ou 600ml), que são — segundo a fabricante — resistentes, macias contra a pele e ecologicamente amigáveis. Além disso, os insumos possuem o certificado Oeko-Tex® Standard 1001, atestando que eles não contêm materiais nocivos.
A impressora ainda vem acompanhada do Garment Creator, software da Epson que inclui ferramenta de orçamentos, permitindo ao usuário estimar seus custos de impressão.
Martin Johns, gerente de desenvolvimento da Epson no Reino Unido, declarou: "Essa é a primeira máquina com cabeças, tintas e chassis desenvolvidos e fabricados pela mesma empresa. O hardware e a tinta são projetados para trabalhar em conjunto".
Empregando cabeça de impressão Epson TFP, a SC-F2000 é capaz de imprimir uma camiseta branca em 27 segundos (no modo "duas cores") e uma camiseta escura em 111 segundos (usando tinta branca e as quatro cores padrão).
Fonte: Large Format Review
Como escolher a resolução para a sua impressora digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012
Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.
Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.
Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.
Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.
Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:
Distância de visualização (metros) | Resolução (dpi) |
Mais de 15 | 75 |
Entre 3 a 15 | Entre 150 e 300 |
Entre 1,5 a 3 | Entre 360 e 720 |
Entre 0,5 a 1,5 | Entre 720 a 1440 |
Menos que 0,5 | Mais de 1440 |
Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.
Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).
O que é resolução de impressão
Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).
A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.
Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).
Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.
ColorGate anuncia três novas soluções
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2020
A desenvolvedora ColorGate anunciou o lançamento de três soluções. São elas:
Principal produto da empresa, trata-se de uma solução de RIP e gerenciamento de cores para impressão de grandes formatos, embalagens, decorações e tecidos. As versões industriais do Productionserver têm recursos exclusivos, como a Fingerprint, para estampar cerâmicas.
Atualizada para o PDF Print Engine 5 da Adobe, a nova versão do Productionserver (20) suporta definições espectrais de cores exatas e oferece compatibilidade com o PantoneLIVE. Possui suporte aprimorado de cores exatas para as bibliotecas de cores exatas Pantone e Freie Farbe. Também inclui configurações adicionais para economia de tinta. Os usuários industriais também se beneficiarão do novo “Retouch Module”, que permite correções de última hora, antes de imprimir.
Os pacotes ColorGate Proofgate e Filmgate também foram atualizados para a versão 20. Todos os usuários com um “value pack” ativo receberão as atualizações gratuitamente. Novos clientes podem comprar o Productionserver de uma rede global de revendas autorizadas.
É uma nova solução de fluxo de trabalho que conecta compradores, birôs e marcas. Baseado no Magento, um engine de e-commerce, ele oferece recursos avançados, como personalização e visualizações de produtos 3D, além de ferramenta de orçamentos que pode ser configurada e suporta todos os principais métodos de pagamento. Outros módulos incluem suporte de marketing on-line e funções de atendimento, como gerenciamento de estoque e remessa.
A solução de fluxo de trabalho se integra perfeitamente ao Productionserver e tem como alvo a comunidade de decoradores digitais, provedores de serviços de impressão, proprietários de marcas, designers, distribuidores e todos os tipos de compradores de impressão.
Professional Color Management Services
É um pacote de serviços técnicos para ajudar gráficas e birôs a otimizar o gerenciamento de cores, a criação de arquivos e provas e a impressão profissional. Os clientes poderão solicitar um relatório detalhado de avaliação, com sugestões de melhorias.
Fonte: ColorGate
-
GCC lança gravadora a laser Piolas 400SE
-
HP lança assistente inteligente para impressão digital
-
Novos filmes biodegradáveis para impressão
-
Epson celebra 50 anos da marca
-
Epson lança sistema de impressão Direct to Shape
-
Avery lança duas opções azuis da linha Supreme Wrapping
-
Kongsberg PCS lança mesas de corte de entrada
-
DPI e Kothari lançam plataforma KFLOW
-
STAHLS’ lança tintas para DTF
-
Nova tinta UV LED compatível da Nazdar
-
GCC lança gravadora a laser Piolas 400SE
-
HP lança assistente inteligente para impressão digital
-
Novos filmes biodegradáveis para impressão
-
Confira as atrações do Fórum FuturePrint 2025
-
Epson celebra 50 anos da marca
-
Ricoh anuncia nova DTF XTF D430
-
Epson lança sistema de impressão Direct to Shape
-
Futureprint divulga grade de palestras do Talks Future Têxtil 2025
-
Avery lança duas opções azuis da linha Supreme Wrapping
-
Kongsberg PCS lança mesas de corte de entrada
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
-
Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida