Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento

Por Eduardo Yamashita em 10/12/2015

Engana-se quem acha que envelopamentos e adesivações profissionais requerem apenas espátulas e estiletes. Há vários outros acessórios e insumos para limpeza e aplicação correta dos vinis adesivos. Escovas de rebites e desengraxantes são exemplos de materiais que não podem faltar no trabalho de um adesivador que se preze.

Alguns aplicadores, inclusive, usam ferramentas específicas e personalizadas, como cinturão para carregar utensílios, espátulas confeccionadas com chapas plásticas, proteção para espátulas de couro camurça, entre outras.

Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)

 

Profissionais também armazenam devidamente as suas ferramentas em armários, além de transportá-las em bolsas e organizá-las durante o trabalho. Sem contar a limpeza: ela requer sacos de lixo (para os descartes). Outra dica: usar uniformes, pois eles passam uma imagem de organização aos clientes, além de divulgar a empresa.

Portanto, dê atenção às ferramentas e insumos. Eles fazem a diferença. Veja alguns deles, bem como suas finalidades (dispostos em ordem alfabética):

Borrifador: em aplicações úmidas, usa-se água e detergente neutro (misturados) para molhar tanto a superfície (a ser adesivada) quanto o adesivo do vinil.

Caneta, bloco de anotações, prancheta, calculadora: para manter registros das atividades de instalação.

Desengraxante: na limpeza, cada tipo de superfície exige o uso de um desengraxante específico.

Ferramentas para envelopamento

Andaime para aplicação de vinis

Equipamentos de segurança: luvas, óculos, capacete e sapatos de segurança devem ser usados para garantir a proteção do profissional durante a aplicação.

Escada e andaime: quando a imagem é grande ou em instalações em locais altos, são necessários suportes para o aplicador alcançar essas áreas.

Escova para rebites: os rebites de chapas metálicas requerem o uso de escovas com cerdas para proporcionar uma adesivação  mais rápida.

Espátula: de plástico ou fibra calandrada (feltro), faz com que o adesivo (cola) do vinil toque toda a superfície. Observação: na aplicação, exerça a pressão correta para que haja a retirada do ar entre o adesivo e a superfície. A velocidade da aplicação também influencia a qualidade do trabalho, pois pode deixar muitos espaços com ar.

Ferramentas para envelopamento de carro

Espátula

Espátula de metal: alguns tipos de resíduos e impurezas são apenas removidos com a ajuda de uma espátula de metal.

Estiletes: pequenos, médios, grandes, de plástico ou metal, eles são usados para cortar e separar imagens. Utilize um estilete que se adapte à sua empunhadura ou que tenha um peso menor.

Ferramentas para envelopamento de carro

Estilete

Fita crepe: fixa e protege as bordas das imagens.

Furador (com agulhas) de bolhas: para perfurar o vinil e remover as bolhas de ar. Recomenda-se ter um recipiente para guardar as agulhas (novas e usadas).

Ferramenta para envelopamento

Furador de bolhas

Lâminas de aço para estiletes: muito importantes para o corte e refile das imagens. Devem estar afiadas. Caso contrário, o aplicador vai colocar força no estilete, podendo riscar a superfície. Recomenda-se ter um recipiente para armazenar as lâminas utilizadas, que devem ser descartadas em lixos seletivos.

Pano: para secar e limpar as superfícies. Recomenda-se o pano de algodão.

Para envelopamento de carro

Pano para limpeza da superfície a ser adesivada

Proteção de espátula plástica: com o uso, a espátula fica desgastada, o que provoca riscos na imagem. Panos de algodão e feltro protegem a espátula para evitar danos ao vinil. Para remover as imperfeições dela, pode-se lixá-la (com lixas de papel).

Removedor de adesivos: na limpeza da superfície, antes da aplicação, em alguns casos, o removedor de resíduos de cola é necessário.

Soprador térmico: fundamental para diminuir a memória elástica (esticamento) do vinil e acelerar a cura do adesivo.

ferramenta para envelopamento

Soprador térmico

Tesoura: pode substituir o estilete. Por questão de segurança, prefira aquelas que não têm pontas agudas.

Trena métrica ou régua metálica: para posicionar a imagem. Para refiles ou cortes retos, utiliza-se a régua de meta.

ferramenta para envelopamento

Régua para adesivação

Texto editado e publicado pelo InfoSign no dia 10 de dezembro.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.



Software PrintFactory recebe atualizações

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2020
Upgrade tem novos recursos de nesting e acabamento

Upgrade tem novos recursos de nesting e acabamento

A desenvolvedora Aurelon anunciou novos upgrades para o PrintFactory, software de fluxo de trabalho de impressão de grande formato. Trata-se da atualização V6.3.3, que inclui novos recursos como uma ferramenta aprimorada de definição de marcas de corte. Há também predefinições compartilháveis de nesting, para que todos os operadores de uma equipe possam acessar as mesmas configurações com facilidade.

Erik Strik, CEO da PrintFactory, declarou: “O recurso de repetição e impressão têxtil agora está disponível em todo o conjunto de software, com acesso pelas ferramentas Editor, Layout e PrintStation. E por meio do PrintStation, é possível alterar o comprimento e a largura de uma produção têxtil, até o último momento”.

O PrintFactory V6.3.3 também inclui vídeos de ajuda que mostram como tirar o máximo do software. Além disso, ele vem com suporte estendido de drivers, um modo avançado de medições para calibração de cor e nesting para trabalho frente e verso.

Fonte: PrintFactory



Fórmula 1 utiliza sinalização digital no Grand Prix dos EUA

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/12/2013

Telas gigantes estiverem presentes no Grand Prix dos EUA

Telas gigantes estiveram presentes no Grand Prix dos EUA

Para o Grand Prix dos EUA, em Austin (Texas), os organizadores da Fórmula 1 resolveram explorar recursos da sinalização digital a fim de chamar a atenção do público. Dezenas de telas interativas e educacionais ocuparam 12 quarteirões do centro histórico da cidade, bem como restaurantes e locais de entretenimento.

Durante o Fan Fest Austin 2013, festival que acontece em paralelo ao Grand Prix, foi lançado um plano publicitário out-of-home composto por telas gigantes que exibiam anúncios diversos. De acordo com a empresa BrightSign, as telas foram visualizadas por mais de 300 mil pessoas.

Luke McEvoy, vice-presidente de marketing da Zephyr Mídia e responsável pela ação, comentou: "Com a BrightSign, criamos uma rede poderosa que reflete o quanto a tecnologia de entretenimento e de vanguarda estão em ritmo acelerado".

Sinalização digital foi usada como apoio publicitário na corrida em Austin, Texas

Sinalização digital foi usada como apoio publicitário na corrida em Austin, Texas

Fonte: Digital Signage Today