Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento

Por Eduardo Yamashita em 10/12/2015

Engana-se quem acha que envelopamentos e adesivações profissionais requerem apenas espátulas e estiletes. Há vários outros acessórios e insumos para limpeza e aplicação correta dos vinis adesivos. Escovas de rebites e desengraxantes são exemplos de materiais que não podem faltar no trabalho de um adesivador que se preze.

Alguns aplicadores, inclusive, usam ferramentas específicas e personalizadas, como cinturão para carregar utensílios, espátulas confeccionadas com chapas plásticas, proteção para espátulas de couro camurça, entre outras.

Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)

 

Profissionais também armazenam devidamente as suas ferramentas em armários, além de transportá-las em bolsas e organizá-las durante o trabalho. Sem contar a limpeza: ela requer sacos de lixo (para os descartes). Outra dica: usar uniformes, pois eles passam uma imagem de organização aos clientes, além de divulgar a empresa.

Portanto, dê atenção às ferramentas e insumos. Eles fazem a diferença. Veja alguns deles, bem como suas finalidades (dispostos em ordem alfabética):

Borrifador: em aplicações úmidas, usa-se água e detergente neutro (misturados) para molhar tanto a superfície (a ser adesivada) quanto o adesivo do vinil.

Caneta, bloco de anotações, prancheta, calculadora: para manter registros das atividades de instalação.

Desengraxante: na limpeza, cada tipo de superfície exige o uso de um desengraxante específico.

Ferramentas para envelopamento

Andaime para aplicação de vinis

Equipamentos de segurança: luvas, óculos, capacete e sapatos de segurança devem ser usados para garantir a proteção do profissional durante a aplicação.

Escada e andaime: quando a imagem é grande ou em instalações em locais altos, são necessários suportes para o aplicador alcançar essas áreas.

Escova para rebites: os rebites de chapas metálicas requerem o uso de escovas com cerdas para proporcionar uma adesivação  mais rápida.

Espátula: de plástico ou fibra calandrada (feltro), faz com que o adesivo (cola) do vinil toque toda a superfície. Observação: na aplicação, exerça a pressão correta para que haja a retirada do ar entre o adesivo e a superfície. A velocidade da aplicação também influencia a qualidade do trabalho, pois pode deixar muitos espaços com ar.

Ferramentas para envelopamento de carro

Espátula

Espátula de metal: alguns tipos de resíduos e impurezas são apenas removidos com a ajuda de uma espátula de metal.

Estiletes: pequenos, médios, grandes, de plástico ou metal, eles são usados para cortar e separar imagens. Utilize um estilete que se adapte à sua empunhadura ou que tenha um peso menor.

Ferramentas para envelopamento de carro

Estilete

Fita crepe: fixa e protege as bordas das imagens.

Furador (com agulhas) de bolhas: para perfurar o vinil e remover as bolhas de ar. Recomenda-se ter um recipiente para guardar as agulhas (novas e usadas).

Ferramenta para envelopamento

Furador de bolhas

Lâminas de aço para estiletes: muito importantes para o corte e refile das imagens. Devem estar afiadas. Caso contrário, o aplicador vai colocar força no estilete, podendo riscar a superfície. Recomenda-se ter um recipiente para armazenar as lâminas utilizadas, que devem ser descartadas em lixos seletivos.

Pano: para secar e limpar as superfícies. Recomenda-se o pano de algodão.

Para envelopamento de carro

Pano para limpeza da superfície a ser adesivada

Proteção de espátula plástica: com o uso, a espátula fica desgastada, o que provoca riscos na imagem. Panos de algodão e feltro protegem a espátula para evitar danos ao vinil. Para remover as imperfeições dela, pode-se lixá-la (com lixas de papel).

Removedor de adesivos: na limpeza da superfície, antes da aplicação, em alguns casos, o removedor de resíduos de cola é necessário.

Soprador térmico: fundamental para diminuir a memória elástica (esticamento) do vinil e acelerar a cura do adesivo.

ferramenta para envelopamento

Soprador térmico

Tesoura: pode substituir o estilete. Por questão de segurança, prefira aquelas que não têm pontas agudas.

Trena métrica ou régua metálica: para posicionar a imagem. Para refiles ou cortes retos, utiliza-se a régua de meta.

ferramenta para envelopamento

Régua para adesivação

Texto editado e publicado pelo InfoSign no dia 10 de dezembro.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.



HP lança impressora digital de papéis de parede

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/01/2018
HP Indigo 20000 Digital Press Wallpaper é indicada para produções em massa

HP Indigo 20000 Digital Press Wallpaper é indicada para produções em massa

A fabricante HP anunciou o lançamento da HP Indigo 20000 Digital Press Wallpaper, impressora que estampa exclusivamente papéis de parede. Segundo a empresa, o equipamento é indicado para gráficas que desejam migrar seus processos analógicos (como rotogravura) para a tecnologia digital, que oferece impressão sob demanda e redução de resíduos.

A máquina é capaz de produzir altos volumes em velocidade de até 16.307 pés quadrados por hora, com uma largura de 29 polegadas. Além disso, a impressora pode ser programada para executar estampas repetidas e sem molduras, o que a torna uma ferramenta interessante para a reprodução de papéis de paredes padronizados.

A HP Indigo 20000 Digital Press Wallpaper foi lançada no dia 9 de janeiro, na Heimtextil, feira têxtil sediada na Alemanha. No evento, a HP montou um estande com ambientes (quarto, cozinha e escritório) decorados com projetos que abordam questões como envelhecimento, sustentabilidade e aquecimento global. As decorações foram impressas pelo novo modelo da linha Indigo.

Fonte: HP



Nova cabeça de impressão Xaar 1003 Amx

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/05/2017
Xaar 1003 Amx é indicada para aplicações industriais

Xaar 1003 Amx é indicada para aplicações industriais

A fabricante Xaar anunciou no mercado internacional a Xaar 1003 Amx, cabeça de impressão que dispara gotas com volumes que variam de 6 a 42 picolitros.

Indicada para indústrias de fabricação de displays de tela plana, semicondutores e fotovoltaicos, a Xaar 1003 AMx realiza endereçamento de gotas com precisão e oferece volume consistente e jateamento de alta frequência, o que é fundamental para aplicações que requerem revestimentos e padrões regulares.

A cabeça, que incorpora a tecnologia TF e a arquitetura Hybrid Side-Shooter, tem uma série de revestimentos internos e externos especiais que permitem o jateamento de fluidos funcionais corrosivos e reativos. Estes recursos garantem um longo tempo de execução e reduzem as manutenções.

Fonte: Xaar



Clicky