Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
Por Eduardo Yamashita em 28/11/2015
É fato: o grande público está apaixonado pelo envelopamento de carros. Personalizar, proteger e diferenciar o próprio veículo, para deixá-lo com aparência fosca, brilhante, supercolorida ou mutante: a febre veio mesmo para ficar. E, além disso, não podemos esquecer a adesivação de veículos corporativos, que sempre foi um belo filão do mercado de comunicação visual — e também está em franca expansão.
Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo) Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)A evidência e o crescimento fazem com que mais profissionais entrem e passem a competir no segmento, o qual podemos dividir em três núcleos de empresas:
- Fornecedoras de materiais: fabricantes e distribuidores de vinis e películas adesivas e acessórios para a aplicação, como sopradores térmicos e espátulas;
- Adesivadoras: empresas ou profissionais que fazem a instalação das películas sobre a superfície dos veículos;
- Clientes: consumidores e empresas que solicitam e compram o envelopamento de carro.
Se você faz parte de algum desses grupos, confira as dicas abaixo. Elas tratam tanto da escolha quanto da aplicação correta no envelopamento de carro.
Tipo de vinil
Para saber de antemão qual será o comportamento da película adesiva (vinil) na superfície a ser adesivada, você tem que conhecer as seguintes variáveis:
Filme de PVC:
- Calandrado (mais espesso): use em superfícies planas e curvas simples;
- Cast (mais fino): use em todos os tipos de superfícies (planas, curvas simples, compostas, baixos relevos).
Adesivo:
- Sensível à pressão (adere muito fácil à superfície): use para superfícies planas e curvas simples. Recomendado o método de aplicação úmida;
- Ativado por pressão (a adesão inicial é menor): use para todas as superfícies. Método recomendado: aplicação a seco.
Tipo de imagem
Há uma série de películas coloridas (com ou sem textura) disponíveis no mercado. Também existem as películas brancas sobre as quais pode-se imprimir imagens por meio de impressoras digitais. Nesse caso, atente-se ao solvente da tinta: ele deve estar totalmente seco (evaporado). Saiba também que ele pode agredir o filme de PVC e, em alguns casos, o adesivo.
Tipo de superfície
O envelopamento de carro contempla superfícies bem irregulares e curvas complexas (que exigem habilidade do adesivador). E antes de aplicar a película, não deixe de checar a ancoragem (adesão) da pintura (verniz e tinta) em toda a extensão da lataria. Se ela não estiver adequada, nem pense em começar a aplicação. No caso de metais sem pintura, verifique se não há oxidação, que também atrapalha o envelopamento.
Limpeza da superfície
Para a adesão adequada da película, a superfície deve estar limpa, ou seja, isenta de elementos que diminuam a ancoragem do adesivo. Veja exemplos de contaminantes: graxa, gordura, óleo, silicone, poeira, fiapos de pano, entre outros. Para a limpeza, use:
- Água e detergente neutro: remove poeira e fiapos;
- Solventes: retira graxa, gordura, silicone, óleo, piche. Exemplos: álcool comercial (para plásticos, em geral), álcool isopropílico (para vidros) e desengraxante comercial (para superfícies pintadas e metais);
- Removedores de adesivos: remove colas deixadas por outras películas autoadesivas.
Dica importante: tente começar a aplicação logo em seguida da limpeza. Não espere. Nesse meio tempo, a superfície pode ser novamente contaminada por sujeira.
Aplicação da película
Em superfícies complexas (como as encontradas no envelopamento de carros), a aplicação deve ser a seco. No método úmido, vestígios de água permanecerão entre o adesivo e a superfície — o que formará bolhas. Nessa hora, o uso de ferramentas adequadas ajuda muito na instalação:
- Fita crepe: para posicionar a imagem. Dispositivos com imãs também podem ser usados nesta etapa;
- Espátula: para aplicação do vinil. Muitas vezes, é necessária uma proteção na espátula para não riscar a imagem;
- Estilete e lâmina: para refilar a imagem. O corte da lâmina deve estar afiado, para evitar riscos na superfície do veículo;
- Furador de bolhas: para remover as bolhas deixadas na aplicação. O estilete não é a ferramenta adequada nessa operação. Deve-se usar agulhas, porque elas perfuram o vinil, e não causam cortes;
- Soprador térmico: para “moldar” o vinil adesivo nas curvas complexas.
Checklist
Para cada envelopamento de carro, antes e depois da aplicação, recomenda-se fazer um checklist. Ele registra as evidências de cada trabalho, para futuros problemas ou para o fornecimento de uma garantia ao cliente. Esse documento deve conter todas as condições iniciais do veículo, bem como os materiais utilizados — e até fotos do trabalho finalizado.
Texto originalmente publicado com exclusividade no InfoSign, no dia 28 de novembro de 2012.
Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.
Fespa Brasil 2021 é adiada para junho
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/02/2021
A APS e a Fespa, organizadoras da Fespa Digital Printing, anunciaram o adiamento da feira para junho de 2021, entre os dias 23 e 26, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A decisão foi tomada em função da atual volatilidade das fases impostas pelo Governo do Estado de São Paulo para tentar conter a pandemia de covid-19.
Os organizadores acreditam que em junho haverá um panorama mais positivo em função da campanha de vacinação e do melhor desempenho da economia.
A feira é uma plataforma voltada para os segmentos de impressão digital, têxtil e estamparia digital, comunicação visual, decoração de interiores, sublimação, sinalização, entre outros.
Em comunicado oficial, a organização ressalta que a Fespa Digital Printing segue com a sua missão de compartilhar conteúdo com o visitante, para que este tenha todas as ferramentas em mãos para a tomada de decisão mais acertada. Além disso, reforça que as iniciativas técnicas seguem confirmadas.
Ainda de acordo com a Fespa, todos os protocolos de saúde estão prontos e visam o bem estar de expositores, visitantes e profissionais envolvidos na realização do evento.
Fonte: APS
Personalização de camisetas na ação do Google na Times Square
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/11/2014
O Google passou a veicular publicidade no maior telão digital outdoor do mundo, que possui 77,69 pés por 329,65 pés. Atualmente, o display apresenta um jogo Android interativo. Quem passar pela região também terá a oportunidade de personalizar camisetas por meio do aplicativo Androidify e dos equipamentos AnaJet.
Fonte: Anajet
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