FuturePrint 2022 terá lançamentos de impressoras DTF e UV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/07/2022
Gratuito, credenciamento pode ser feito antecipadamente pelo site da feira

Gratuito, credenciamento pode ser feito antecipadamente pelo site da feira

A FuturePrint 2022, feira que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com expositores de impressão UV e DTF (Direct To Film).

Uma das empresas que apresentará a tecnologia DTF é a Brother, multinacional japonesa presente em mais de 30 países. Segundo a fabricante, além de versátil, a DTF também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, pois reduz de forma significativa o consumo de tinta, além de eliminar perdas. “Durante a FuturePrint pretendemos oferecer aos visitantes a melhor experiência em DTG e DTF que existem no mercado. Estamos sempre na direção de buscar soluções cada vez mais sustentáveis e prezando por estar sempre ao lado do cliente”, conta o diretor comercial da empresa Paulo Akashi.

A Roland demonstrará também a UV de mesa, equipamento que imprime em materiais transparentes e escuros, além de cores especiais e verniz para simular texturas e acabamentos. Além de se destacar pela alta qualidade e durabilidade das impressões. “A FuturePrint é fundamental para ficarmos mais próximos de clientes mostrando inclusive os dois lançamentos da Roland, um para quem está dando os primeiros passos em comunicação visual e outro voltado a pontos de venda”, destaca o presidente da Roland DG no Brasil Anderson Clayton.

A Futureprint também oferecerá espaços de fomento à criação e transformação de negócios, estímulo ao conhecimento empresarial e profissional, visando o desenvolvimento dos segmentos atendidos. Entre eles estão: Fórum FuturePrint, Fórum Future Têxtil, Circuito de Impressão Digital Têxtil, Serigrafia em Ação, Sublimação em Ação e o Sebrae Móvel, além da Sala de Crédito para incentivar o empreendedorismo no setor.

“A FuturePrint é muito mais que uma feira, é uma comunidade que reúne conteúdo relevante, inovações, troca de informações e demonstrações práticas, capazes de gerar oportunidades de negócios a partir de experiências únicas. Após dois anos de evento online, estamos ansiosos para conectar tecnologias, negócios e pessoas, agora de forma presencial”, destaca a diretora da feira, Liliane Bortoluci.

Fonte: FuturePrint



Dicas para um envelopamento perfeito – Parte 1

Por Eduardo Yamashita em 14/08/2016
Primeira parte do artigo aborda os tópicos projeto, escolha dos materiais, produção e preparação, para executar um envelopamento profissional

Primeira parte do artigo aborda os tópicos projeto, escolha dos materiais, produção e preparação, para executar um envelopamento profissional

Serviços de envelopamento de carros têm crescido em grande ritmo nos últimos anos, e muitas empresas de impressão estão tentando lucrar com esse crescimento. No entanto, trata-se de um trabalho que exige experiência e conhecimento em muitos campos, como projeto, materiais, produção, preparação, local de instalação, aplicação e pós-instalação. Nesta primeira parte, serão abordados os quatro primeiros itens.

Projeto

Para o desenvolvimento correto do projeto, o designer deve ter tanto vasta experiência e ferramentas adequadas como modelos recentes de diversos  veículos. Isso é necessário para criar um design sem imagens e mensagens distorcidas ou cortadas.

Cada ângulo, espaço e curva do veículo deve ser levado em consideração na concepção do envelopamento. Ignorar esses elementos resultará em um design difícil de ler e entender. Isso também terá efeito negativo sobre a imagem da empresa.

O design perfeito deve levar em consideração as medidas exatas do veículo

Escolha dos materiais

Há muitos fabricantes de vinis adesivos de alta e baixa qualidade. A dica é sempre escolher os materiais indicados e recomendados para envelopamento.

O resultado do envelopamento está diretamente ligado aos materiais empregados, bem como os custos envolvidos. Se a preocupação é por qualidade e longevidade, então será preciso utilizar vinil de alta qualidade.

É preciso ter em mente que, embora muitas vezes seja aplicado um vinil de marca, não significa que esse material seja a escolha certa para o projeto. Os fabricantes oferecem muitos tipos películas, desde os vinis cast de alto custo e qualidade até os mais baratos, com desempenhos menores, como os vinis calandrados.

A combinação do vinil com o laminado é também extremamente importante. É comum ver empresas utilizando vinis cast com laminado calandrado (e mais barato), a fim de reduzir custos. Laminados cast são, geralmente, três vezes mais caros. Embora a diferença do desempenho inicial não seja muito grande, com o passar do tempo o laminado calandrado começa a levantar muito mais rápido do que o cast. Além disso, o laminado calandrado não foi projetado para ser usado em curvas de veículos e soltará nos primeiros meses.

Portanto, os materiais desempenham um papel muito importante no envelopamento. Assim, mesmo que a empresa conte com os melhores designers e instaladores, se o material não for adequado, o envelopamento não terá a qualidade e a durabilidade desejadas.

A escolha do vinil adesivo adequado é fundamental para obter qualidade superior no envelopamento

Produção (impressão)

Depois de executar o design e escolher o vinil adequado, vem a etapa de impressão das imagens nas películas adesivas. Para tanto, são empregadas impressoras digitais de grande formato, que são bem mais complexas de operar do que os equipamentos de pequeno formato, geralmente usados em escritórios. Por exemplo, cada tipo de vinil exige a utilização de um perfil de cores específico. O perfil é um código criado especialmente para uma mídia. Ele informa à impressora exatamente o quanto de tinta deve ser utilizada na impressão, a fim de obter os melhores resultados na imagem final.

Muitos signmakers não se preocupam com essa etapa e tendem a usar perfis genéricos para todas as mídias. Isso resulta em imagens monótonas, acima ou abaixo de saturação, que simplesmente não parecem corretas.

Para cada tipo de vinil é necessário usar um perfil de cores específico

Preparação

Depois de obter o design, o material mais adequado e a melhor impressão, é chegada a hora de preparar o veículo para a instalação. Trata-se da parte mais demorada no processo de envelopamento. É quando o instalador tem de analisar cada milímetro da superfície do veículo, bem como verificar curvas, portas e para-lamas, para certificar-se de que eles estão totalmente limpos e sem cera.

O carro deve ser lavado um dia antes da instalação e deve estar seco. Uma solução especial, como desengraxante, é usada para limpar o veículo completamente, para remover qualquer resíduo de cera e graxa. Em seguida, deve-se empregar álcool para garantir que a solução aplicada anteriormente seja removida (caso contrário ele afetará o adesivo do vinil).

Jamais negligencie a limpeza do veículo antes da aplicação dos vinis

É importante salientar que mesmo a menor sujeira pode causar falhas na adesivação do vinil e, após um curto período de tempo, a película pode se destacar da superfície. Uma pequena área levantada permite que a água penetre sob o vinil e, eventualmente, cause o total fracasso do envelopamento.

Por ser mais demorada e exigir maior diligência, a preparação muitas vezes é negligenciada pelos instaladores.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Zünd lançará ferramentas na Fespa 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/03/2015

Solução inclui sistema robótico de descarregamento de mídia

Solução inclui sistema robótico de descarregamento de mídia

A Zünd, fabricante europeia de equipamentos para corte e acabamento, anunciou uma série de lançamentos para a Fespa 2015, feira que acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio, na Alemanha.

Uma das novas ferramentas apresentadas será uma opção robótica para retirar mídias da mesa de corte. O robô, que é capaz de pegar e soltar peças já cortadas, foi projetado para funcionar com autonomia.

Outra novidade mostrada pela Zünd na Fespa 2015 será uma ferramenta que, antes de iniciar a produção, determina automaticamente a localização e a orientação do material e, se necessário, compensa distorções de impressão ou da mídia.

A Zünd exibirá também um router opcional com 1kW para mesas da série Zünd S3, que é capaz de cortar materiais como acrílico e foam rígido com espessura de até 25mm.

A última novidade prometida pela empresa é a EOT-250, ferramenta elétrica de alto desempenho desenvolvida para cortar papelão e corrugados. Refrigerada a ar, a ferramenta oscila em frequências muito altas e tem curso prolongado, de 2,5mm. É capaz de processar 16mm de papelão ondulado em velocidades de até 1000mm/s.

Fonte: Large Format Review