Lançamentos, novidades e parcerias no estande da Agfa na Fespa Brasil 2024

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2024
Marca prepara exclusividades para o visitante da Fespa Brasil 2024

Marca prepara exclusividades para o visitante da Fespa Brasil 2024

A Agfa está preparando uma série de lançamentos e diferenciais para o visitante da Fespa Brasil 2024, feira que ocorre entre os dias 11 e 14 de março, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. No estande da marca, será possível ver de perto as novíssimas impressoras Anapurna H3200 e Oberon RTR 3300, além de softwares de fluxo de trabalho e soluções inkjet industriais (em parceria com a renomada Papirus).

Paulo Amaral, Head DPC Latam da Agfa, declarou sobre o evento: “Os visitantes da Fespa Brasil que desejam avançar em seus negócios devem, definitivamente, passar pelo estande da Agfa. Convidamos todos a experimentar nossas demonstrações de impressão a jato de tinta em grande formato e a se inspirar em nossa ampla variedade de amostras de impressão. Acima de tudo, nossos especialistas estão ansiosos para mostrar como a nossa oferta integrada (de impressoras, tintas, software, treinamento e serviços) pode atender às necessidades das empresas de impressão e promover seu crescimento”.

Anapurna H3200 LED

O modelo mais recente da série de impressoras Anapurna, o H3200, será apresentado em primeira mão na Fespa Brasil 2024. Com 3,2m de largura, a impressora emprega conjunto de tintas certificadas em 6 cores e branco. O equipamento é integrado pelo Asanti, software de fluxo de trabalho que otimiza o pacote de benefícios com precisão, controle e conectividade. A série Anapurna é indicada para produções de alta qualidade de sign&display, pdv, fine art, placas, vidros e vários outros itens que demandam aplicações em mídias rígidas e rolo a rolo, com alta produtividade e baixo custo de impressão.

Oberon RTR 3300 LED

Som sistema rolo a rolo, a Oberon é indicada para aplicações de altíssima qualidade de impressão. O modelo RTR 3300 será apresentado na Fespa Brasil com conjunto de 4 cores e branco, cabeças Kyocera, impressão sem forro em malha, impressão de dois rolos simultâneos, multicamadas e blockout.

Parceria: Agfa e Papirus

A parceria entre as marcas já havia sido apresentada na edição 2023 da Fespa Brasil. Em 2024, ambas as empresas estarão juntas novamente para demonstrar todo o potencial de suas soluções de papel cartão e papelão ondulado para impressão inkjet de embalagens e displays. No estande da Agfa, o visitante poderá conferir novidades e aplicações diferenciada, como caixas sob demanda e dados variáveis, pôsteres e muito mais.

Eduardo Sousa, gerente de marketing para a América Latina da Agfa, declarou: “São duas empresas referências do mercado de impressão. Queremos mostrar os inúmeros benefícios da impressão digital inkjet de grande formato aos clientes, para ajudá-los a encurtar a curva de conhecimento do digital com substratos de alto valor que a Papirus fabrica. Uma parceria que objetiva liderar e conduzir os clientes nesta transformação tão importante e necessária”.

SW de Fluxo de Trabalho Asanti

O estande da Agfa terá uma ilha de demonstração da recém-lançada versão 5 do software Asanti. Especialistas do produto demonstrarão a nova Dashboard, ferramenta que agrega os índices de produção (consumo de tinta, material e impressoras), com dados completos e fundamentais para a gestão total das empresas gráficas.

Paulo Amaral, Head DPC Latam da Agfa, declarou: “Sempre lideramos e acreditamos nas soluções de SW. Cada vez mais, temos certeza que nosso conhecimento nos coloca como um player estratégico na indústria de impressão. A Agfa entrega muito mais que insumos e equipamentos: entregamos consistência, padronização, controle, integração e eficiência”.

O Asanti integra-se a todo o fluxo de produção de impressão, diminuindo intervenções e erros manuais. Seu painel de produção, baseado em navegador, liga-se a sistemas MIS/ERP, para ajustar cotações e pós-cálculos, enquanto monitora o tempo de produção e o consumo de tinta e material. A versão mais recente, v5, inclui recursos que aumentam a eficiência e ferramentas dedicadas a produção de embalagens.

Soluções inkjet industriais

Os especialistas da Agfa também estarão na Fespa Brasil para mostrar os benefícios que a integração da impressão a jato de tinta pode trazer a ambientes de produção industrial.

A marca oferece soluções completas de impressão industrial inkjet, como o InterioJet, sistema à base de água que estampa papel decorativo para produção de laminados. A Agfa também oferece a Alussa, tecnologia inkjet para criação de designs impressionantes e duradouros em couro genuíno. Ambos os sistemas foram recentemente premiados pela associação European Digital Press.

A Agfa também desenvolveu a SpeedSet, com sistema single pass e tinta base d’água, para impressão de folhas de papelão ondulado, papel cartão e outros materiais, em produtividade de até 11 mil folhas B1 por hora.

Fonte: Agfa



Fespa Global Print Expo 2020 lança campanha de visitação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2019
Com o lema “Where Colour Comes Alive”, feira convoca visitantes do mundo todo

Com o lema “Where Colour Comes Alive”, feira convoca visitantes do mundo todo

A Fespa, federação internacional de impressão, lançou a campanha “Where Colour Comes Alive”, que incentiva visitantes do mundo toda a participar da feira Fespa Global Print Expo 2020, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de março de 2020, na IFEMA - Feria de Madrid, na Espanha. O encontro ainda terá outras duas exposições, a European Sign Expo 2020 e a Sportswear Pro 2020.

Em 2020, a feira volta para Madrid, onde o evento foi realizado em 2002. Cobrindo cinco salas da Feria de Madrid, a Fespa espera receber 600 expositores dos segmentos de impressão digital de grande formato, serigrafia e estamparia têxtil.

O mote “Where Color Comes Alive” foi criado para destacar a gama de aplicações processos e materiais de impressão e sinalização que podem ser encontrados na feira. Neil Felton, CEO da Fespa, explicou: “É um tema poderoso que expressa as oportunidades ilimitadas do nosso setor. ‘Color’ tem várias conotações: refere-se a mídia, tintas, acabamento, gerenciamento de cores, bem como aos produtos finais vívidos que são criados usando a impressão. Estou confiante de que esse lema ressoará entre nossos visitantes e expositores gráficos, de sinalização, decoração ou estamparia”.

Ocorrendo em concomitância, a European Sign Expo 2020 reunirá fornecedores de sinalização não impressa. Segundo a organizadora, trata-se de uma oportunidade de explorar ferramentas como corte e gravação, aplicações de LED e sinalização digital.

Dedicada ao público que trabalha com a fabricação de roupas esportivas, a Sportswear Pro reunirá as mais recentes tecnologias de produção sob demanda e personalização para o segmento. Para tanto, estarão presentes fornecedores de soluções de design, produção e decoração de artigos esportivos.

Fonte: Fespa



Entrevista com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos, responsável pela Fespa Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/09/2018
Alexandre Keese, diretor comercial da APS Marketing de Eventos e responsável por disseminar a Fespa pelo mercado brasileiro

Alexandre Keese, diretor comercial da APS Marketing de Eventos e responsável por disseminar a Fespa pelo mercado brasileiro

Embora esteja há cinco anos no mercado brasileiro, a Fespa (Federation of European Screen Printers Associations) tem um longo passado de atuação na Europa, onde se estabeleceu em 1962. Por aqui, a federação emplacou depois de ter firmado uma bem-sucedida parceria com a APS Marketing de Eventos, organizadora de uma das maiores feiras gráficas do mundo, a Expoprint.

A federação começou pequena ao agrupar um número limitado de associados de poucos países europeus. Porém, com viés expansionista, a Fespa tem uma realidade bem diferente hoje: muito além do seu continente de origem, a ela está presente na Ásia, África e América Latina por meio de 37 associações nacionais.

A proposta de ser uma comunidade global é a força motriz da Fespa, que, além de ser um núcleo de referência internacional, reinveste seus lucros no próprio mercado, com o fim de “inspirar, educar e desenvolver o setor”. Para falar mais sobre a Fespa, o InfoSign entrevistou Alexandre Keese, diretor comercial da APS Marketing de Eventos.

Keese é representante da Fespa Brasil e é responsável por transmitir os conceitos da federação ao mercado brasileiro. O executivo é também diretor do grupo PhotoPro e um renomado especialista em Adobe Photoshop. A seguir, ele fala sobre o iminente Fespa Fórum e o recém-publicado estudo global realizado pela instituição (o Print Census). Além disso, comenta sobre os planos de investimento no mercado brasileiro e convida os leitores a participar da próxima edição da Fespa Brasil. Acompanhe:

O Fespa Fórum começa em outubro. Para quem ele é dirigido? E quais serão os destaques do evento?

Alexandre Keese: O Fespa Brasil Fórum reforça o compromisso da Fespa e da APS em reinvestir no mercado. Isso quer dizer que levamos informações de qualidade para os empresários que atuam nos segmentos de impressão digital, sublimação, comunicação visual e impressão têxtil. A 3ª edição do Fórum passará por três cidades: São Paulo, no dia 4 de outubro, Rio de Janeiro, em 25 de outubro, e Curitiba, no dia 6 de novembro. As inscrições são gratuitas. Este ano, vamos focar na gestão profissional, dando ênfase a marketing e vendas, dois alicerces para empresas que buscam oportunidades reais de negócio e receita previsível. A apresentação das descobertas do Print Census também é outro ponto.

Como foi realizada a pesquisa internacional da Fespa (Print Census) sobre tendências e futuro da nossa indústria? Como foi a participação do Brasil nesse estudo?

O Print Census é um projeto que coleta e compartilha inteligência de mercado, com o intuito de dar suporte à comunidade global sobre as tendências da indústria. O Census reflete as condições encontradas por profissionais do mercado. Ele leva em conta informações de 1.405 empresas, de 102 países, que atuam no segmento de impressão digital, serigrafia, tecido, sublimação, impressão comercial e embalagens. A pesquisa é feita em todos os eventos internacionais da Fespa. A pesquisa também ganha força ao receber suporte das associações que suportam a Fespa. Os dados são compilados em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence.

Sobre as descobertas, foi possível reavaliar os seis tópicos destacados da edição de 2015, além de conhecer o ritmo das transformações do mercado mundial de impressão digital. Em 2018, vemos a indústria apresentando otimismo e crescimento sustentável, atendendo às necessidades dos clientes e aproveitando as vantagens da tecnologia para desenvolver novos produtos e expandir serviços.

Como está sendo o feedback do público em relação ao Fórum e à pesquisa?

A repercussão da pesquisa é extremamente positiva e poderá ser vista em primeira mão pelos profissionais brasileiros durante o Fespa Fórum. A melhor forma de buscar crescimento é com dados consistentes que possam direcionar nossas ações. Quanto ao Fórum, a fórmula foi certeira e já produz impacto positivo no mercado, motivando empresas na criação de estratégias certeiras. Ainda sobre o feedback positivo do Fórum, tivemos as inscrições para o primeiro encontro em São Paulo encerradas 15 dias antes de sua realização, o que nos motiva a ampliar a ação e expandir tal benefício para mais profissionais e empresas.

A Fespa tem como “lucro por um propósito” como mote. Como esses recursos estão sendo redirecionados para o crescimento do setor no Brasil?

A começar pelo Print Census, hoje considerado o mais importante estudo do mercado. O próprio Fórum traz um conteúdo da mais alta relevância e permite a união de nossa indústria. Temos ainda a promoção de seminários e iniciativas educacionais durante a Fespa Brasil 2019, confirmada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo. Essas ações incluem o Brasil em suas análises e, mais do que isso, são patrocinadas pela APS e pela Fespa, o que garante que o “lucro por um propósito” seja uma realidade tangível.

Além do Fórum e da pesquisa, quais outras ações a Fespa está promovendo especialmente para o mercado brasileiro?

Em 2019, a APS e a Fespa seguirão sua trajetória de sucesso e apresentarão as mais recentes tecnologias, equipamentos e insumos em sua exposição, além de criar iniciativas educacionais com a missão de transformar e inovar. Isso significa que o profissional do mercado terá acesso a áreas exclusivas com demonstrações de novas tendências e aplicações de impressão digital, sublimação e estamparia têxtil.

Quando será a próxima edição da feira promovida pela Fespa Brasil?

A próxima edição da Fespa Brasil vai acontecer de 20 a 23 de março, no pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site. Aproveito a oportunidade para convidar todos os leitores do InfoSign a se cadastrar o quanto antes, pois além do acesso sem custo ao evento, eles receberão informações em primeira mão sobre todas nossas atividades e iniciativas.

A próxima edição da feira terá alguma novidade? Conte-nos sobre ela.

A próxima edição está sendo planejada com muito carinho e dedicação. Vamos levar ao público soluções inovadoras e de alta tecnologia que permitirão a otimização do tempo de produção, a redução de custos e a inovação em serviços e produtos. Além disso, durante os quatro dias de feira, o visitante tem o benefício de assistir a diversos seminários ministrados por profissionais com reconhecimento nacional e internacional.

Quero também destacar o Cambea, o melhor e maior evento de envelopamento automotivo do Brasil. A 9ª edição do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo é motivo de orgulho para a Fespa Brasil. O ganhador terá a oportunidade de competir na final mundial do World Wrap Master Series, durante a Fespa Munique, em 2019.

Outra novidade fica por conta da Digital Printing, feira com foco no mercado de impressão digital de alta relevância, produtos customizados, personalização e baixas tiragens. É um mercado que vem ganhando cada vez mais destaque dentro do nosso universo. Ao analisar o cenário mundial, temos percebido que o mercado de impressão vem reduzindo suas tiragens, mas, ainda assim, tem ampliado seu volume de produção. Recomendamos que o leitor visite o site.


Como a Fespa Brasil se diferencia da concorrência?

A Fespa Brasil tem seu foco na impressão digital e suas mais diversas aplicações. Um exemplo é a ampliação da Ilha da Sublimação, em parceria com a Comunidade Web. Além de trazer mais soluções, ela ocupará o dobro do tamanho da edição anterior. Por seu foco no crescimento do mercado e geração de demanda de impressão, estamos atentos às necessidades e expectativas dos expositores e visitantes, com a missão de proporcionar o ambiente perfeito para geração de negócios.

Como a Fespa Europa avalia o desempenho da Fespa Brasil (da sua instauração no país até o momento)?

Desde sua primeira edição, em 2013, até hoje, temos um feedback incrível da Europa. Dentre todas as feiras promovidas pela Fespa ao redor do mundo, tenho orgulho em destacar que temos a maior concentração de visitantes por metro quadrado, desde a primeira edição. Ainda falando sobre 2013, ficamos entre os seis finalistas pelo AEO, como o mais inovador lançamento de feiras internacionais. E posso assegurar que Brasil e Europa estão trabalhando juntos, trazendo sempre novas formas de conteúdo, tecnologias e inovações para o mercado de impressão global.

Por fim: é fato que todos passamos por uma crise em função de problemas econômicos e políticos do país. Quais dicas você dá especificamente aos empresários do setor para diminuir os impactos dessa crise?

Sem dúvida, estamos passando por um momento muito difícil. Essa crise está sendo considerada a mais grave e longa da nossa história. Por outro lado, é o momento perfeito para refletir sobre os negócios, buscando aprimorar processos e se alinhar com as exigências do mercado. Pensando dessa forma, a Fespa Brasil ocorre em um momento perfeito e torna-se extremamente relevante para o sucesso das empresas e empresários. Durante os quatro dias de evento, os visitantes terão acesso ao que existe de mais moderno e inovador e vão contar com informações de alta qualidade para fundamentar suas decisões rumo ao sucesso. Reforço aqui o convite para todos: participem do Fórum e, o mais importante, já garanta sua inscrição para a Fespa Brasil 2019.



Clicky