VinilSul passa a vender impressoras Durst

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/11/2014

Fornecedora aumentou portfólio de equipamentos para impressão digital

Fornecedora aumentou portfólio de equipamentos para impressão digital

A VinilSul, fornecedora de materiais para comunicação visual, passou a distribuir impressoras UV da Durst. O foco das vendas será na linha Rho P10 160.

Além disso, a VinilSul anunciou a contratação de Roni Montini, executivo com grande experiência no mercado de grandes formatos, com passagens por empresas nacionais e multinacionais do setor.

Segundo Ricardo Pi, diretor geral da Durst Brasil, o novo acordo de distribuição aumentará as ações comerciais da fabricante no país. O executivo declarou: "Através da nova parceria com a VinilSul, a Durst Brasil unirá know how com uma empresa tradicional no segmento e que tem a impressão em seu DNA. A VinilSul trará maior capilaridade para a comercialização de nossa linha de impressoras de entrada."

De acordo com a nova parceria, a VinilSul também comercializará suprimentos e oferecerá suporte técnico pós-venda.

Fonte: Durst



Mercado global de impressão digital têxtil pode crescer até 34% até 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/09/2015
Informações constam do estudo Digital Textile Forecast 2014-2019, realizado pela InfoTrends

Informações constam do estudo Digital Textile Forecast 2014-2019, realizado pela InfoTrends

A InfoTrends, empresa de consultoria para a indústria de impressão, anunciou o Digital Textile Forecast 2014-2019. Trata-se de um estudo que mapeia o crescimento mundial da impressão digital têxtil empregada em segmentos industriais e de vestuário e decoração.

As informações do estudo tiveram como base uma série de entrevistas com fabricantes e fornecedores internacionais de máquinas, tintas e tecidos.

Avaliado em 7,5 bilhões de dólares, o mercado global de impressão digital têxtil passará por um grande crescimento, de aproximadamente 34% até 2019. A Europa continua com a maior fatia do mercado, devido às fortes indústrias transformadoras regionais, ao passo que a região asiática do Pacífico tem ganhado força por estar assimilando novas tecnologias de impressão digital.

O estudo da InfoTrends também mostra a tendência do mercado em substituir produções em massa por serviços personalizados, uma característica marcante da impressão digital, que oferece outros benefícios, como produção just in time e redução de mão de obra.

A InfoTrends também descobriu que um dos principais impulsionadores do crescimento da impressão digital têxtil é o fato de ela ser mais sustentável e amigável do ambiente. Tanto fornecedores quanto clientes estão ficando mais sensíveis aos impactos dos produtos consumidos sobre o ambiente.

Fonte: InfoTrends



Review: Impressora de resina Epson SureColor R5070L

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2021
Lançamento conta com um novo tipo de tinta

Lançamento conta com um novo tipo de tinta

Em 2021, a Epson está fazendo jus ao seu amplo histórico de inovação no mercado das inkjet. Nesse ano, no Brasil, a fabricante anunciou, até o momento, quatro lançamentos para o setor. Além da menor impressora sublimática e de um modelo de entrada para estamparia digital têxtil, a marca apresentou um equipamento UV plano e a nova tecnologia de tinta de resina, a SureColor R5070L, que pode personalizar vinis adesivos, cartazes, tecidos, papéis de parede, papéis não revestidos e todos os substratos com base de celulose e até 1mm de espessura.

Com sistema rolo a rolo e seis canais de tinta colorida, a SureColor R5070L entra para competir no segmento acirradíssimo das impressoras de 1,6m, dominado atualmente pelas tecnologias solvente, látex e UV. Porém, a nova aposta da Epson tem qualidades únicas para se destacar entre seus concorrentes. A mais significativa, certamente, é a sua tinta de resina à base d'água, que entrega impressões de alta qualidade e prontas para laminação imediata, em mídias duráveis e resistentes a arranhões.

Tinta de resina

Com a primazia de utilizar tinta inkjet de resina multiuso, a SureColor R5070L vem com sistema alimentador composto por duas entradas de bags por cor. Cada bolsa, que pode ser substituída durante o funcionamento da impressora, contém 1,5 litro de tinta, em um total de 3 litros por canal. A fabricante garante que essa configuração aumenta a eficiência produtiva e reduz os custos operacionais da máquina.

Desenvolvidas e fabricadas pela Epson, as tintas empregadas na SureColor R5070L fazem parte da linha UltraChrome RS, que contém sete opções: preto, cyan, magenta, amarelo, light magenta, light cyan e otimizador. A descarga de otimizador cria uma camada base estável no substrato, para a subsequente impressão das tintas coloridas, com o fim de reproduzir imagens de alta qualidade, com linhas nítidas e detalhes excepcionais. Há também um canal exclusivo para o líquido de manutenção. 

Projetado para utilizar apenas as tintas originais da Epson, o equipamento dá saída a impressos que duram pelo menos três anos.

Além das opções CMYK, light cyan e light magenta, a impressora utiliza um otimizador e um líquido de manutenção

Tecnologia de impressão

Capaz de rodar em modos que variam entre 9,5m²/h e 34,3m²/h, a SureColor R5070L pode trabalhar na resolução máxima de 1.200 x 2.400dpi. A peça que garante a alta qualidade das imagens é a cabeça PrecisionCore Micro TFP de 2,6 polegadas e 1.600 nozzles. Exclusividade da Epson, essa tecnologia é outro diferencial da máquina, por disparar gotas de volumes variáveis e ser facilmente substituída pelo operador, que também não precisa se preocupar com a manutenção das cabeças. Isso porque um sistema automático, composto por um rolo de tecido (fabric wiper), executa a higienização da superfície delas antes do início das impressões.

Lançada em 2013, a PrecisionCore consolidou-se em diversos segmentos da inkjet de uso profissional, especialmente por proporcionar um controle preciso das gotas de tinta (Precision Droplet Control) nas impressões de qualidade superior. Além disso, é uma tecnologia estável e não aquece.

Outro recurso que torna a impressora mais produtiva é o seu sistema de secagem em três fases (pré, central e pós-aquecimento). O mecanismo promove a cura uniforme das tintas durante a impressão e ajuda a dar saídas prontas para o acabamento. Os aquecedores são controlados por meio do visor touch de 4,3 polegadas, que também oferece acesso a outras funções do equipamento, como a seleção de mídias, o modo de cor e o tempo estimado para cada trabalho.

O operador faz toda a interação com a impressora por meio do Epson Edge, software de fluxo de trabalho Print que inclui um motor Adobe PostScript 3, para o gerenciamento de todas as etapas integradas de design e impressão. O aplicativo também oferece ferramentas para que os usuários possam controlar a impressora remotamente.

Dois bags de 1,5 litro são usados por cor

Manutenção e instalação

Além de utilizar cabeças substituíveis pelo operador, a SureColor R5070L requer pouca manutenção. Isso porque ela conta com diversos sistemas automáticos de limpeza. No entanto, uma vez por mês, é necessário higienizar manualmente a região onde ficam instaladas as cabeças — procedimento fácil e que não toma muito tempo.

Para instalar a impressora, é preciso providenciar uma sala com temperatura e umidade controladas e um computador com sistema operacional Windows 8.1 (mínimo). Entre as condições elétricas básicas, o equipamento exige duas tomadas, para consumir aproximadamente 4,6kW (em funcionamento) e 1,0W (quando desligado).

A SureColor R5070L tem um ano de garantia oferecida pela Epson. A marca também disponibiliza serviços de suporte e indica assistências técnicas autorizadas de seus produtos.

Vantagens

A SureColor R5070L cai bem em fluxos de trabalho de birôs e gráficas que precisam de dinamismo e oferecem diferentes tipos de serviços. Segundo a fabricante, trata-se de um equipamento econômico, prático, produtivo e que permite estampar diferentes tipos de substratos. Além disso, sua principal vantagem é a produção de impressões com cores vivas e qualidade superior.

Montado com todos os componentes produzidos pela Epson, o equipamento está disponível no Brasil por meio dos revendedores oficiais da marca. A empresa, que está no país desde 1982, inaugurou uma fábrica em Barueri (SP) em 1997 e atualmente possui unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Manaus.



Clicky