Serilon cria ambiente especial para interessados em tecnologias HP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/06/2021
Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Desde o começo de 2020, a pandemia de covid-19 tem limitado drasticamente as opções de eventos e feiras de negócios presenciais no mercado de comunicação visual. Essa lacuna tem privado empresários e técnicos de ver de perto — e em funcionamento — as novas impressoras digitais de grandes formatos recém-disponíveis no mercado. Tal limitação, infelizmente, tem sido um entrave para negociações e novos investimentos nessas tecnologias. Dificilmente o cliente vai investir em uma nova impressora sem antes analisar seus recursos e ver, tocar e sentir as mídias estampadas por ela, com o escrutínio de quem futuramente vai utilizar a máquina. É justamente com essa finalidade que a Serilon, uma das fornecedoras líderes do mercado de comunicação visual e impressão digital, criou um ambiente totalmente dedicado às tecnologias de grande formado fabricadas pela HP.

Os interessados em adquirir uma HP, seja látex, seja sublimática, podem recorrer ao novo showroom, de 130m², localizado na cidade de São Paulo. Além de poder testar impressoras, o cliente terá o amparo técnico e comercial de profissionais da distribuidora, em um ambiente preparado de acordo com os protocolos de saúde para preservar a saúde de colaboradores e visitantes.

Apesar de preparado para receber visitas presenciais, o espaço, inaugurado no dia 27 de fevereiro de 2021, tem sido usado para lives, vídeos, aulas e exibições virtuais de impressoras recém-lançadas no Brasil, como a sublimática HP Stitch S 500 (instalada e em pleno funcionamento no showroom).

Futuramente, quando houver maior controle da pandemia de covid-19, a Serilon pretende realizar workshops presenciais para demonstrar todo o potencial dos equipamentos HP e suas inúmeras aplicações. O showroom, afinal, foi criado com essa finalidade. O espaço é fruto de uma parceria longeva e próspera entre as duas empresas.

A Serilon, que há anos comercializa tecnologia látex, emplacou inúmeras instalações de impressoras HP e ganhou reconhecimento por esse desempenho. Alex Sandro Ferreira da Silva, gerente técnico da Serilon, que também é responsável pelo acompanhamento das visitas e eventos no showroom, confirmou: “Na América Latina, fomos a empresa que mais vendeu látex, das linhas 300 e 500”.

Bem-sucedida, a parceria evoluiu para um novo acordo, em que a Serilon ganhou o status de distribuidora exclusiva das impressoras sublimáticas da HP. Para apresentá-las ao mercado, a Serilon criou o showroom, cujo primeiro equipamento instalado nele foi um modelo Stitch S 500.

A nova sublimática da HP

De entrada, a Stitch S 500, uma das impressoras já instaladas no showroom da Serilon, é indicada para a sublimação de imagens em artigos têxteis para sinalização, decoração e, principalmente, vestuário (moda esporte, personalização e sob demanda).

Com 1,6m de largura, o equipamento roda com papéis de diversas gramaturas, inclusive com mídias de 35g/m2, bem abaixo da média do mercado, que é acima de 50g/m2. Isso porque a impressora integra sistemas como o Drop and Dry, composto por pequenos ventiladores, que secam imediatamente as gotas de tinta quando elas atingem o papel. Isso evita que a mídia fique “molhada” e, portanto, enrugada. Assim, ela se mantém planificada, o que falhas de impressão e choques com as cabeças. O sistema de alimentação de substratos, com takeup e cilindros tensionadores, também é crucial para a manutenção da conformidade das mídias carregadas no equipamento.

Stitch S 500 pode ser testada no showroom da Serilon

Outro diferencial da Stitch S 500 é que ela não demanda assistência técnica para a troca das cabeças, que são térmicas. O operador pode fazer as substituições, e o alinhamento da peça é executado automaticamente pela impressora.

Quanto à durabilidade da cabeça, a HP estima que a peça seja substituída depois de ter disparado de 6 a 8 litros de tinta. Essa troca é importante para manter a precisão da impressora e a qualidade das imagens estampadas.

Outra exclusividade da Stitch S 500 é a alimentação e o descarregamento de mídias serem realizados pela parte frontal da impressora. Assim, o equipamento ocupa menos espaço, cabendo em salas e estabelecimento menores.

As tintas, fabricadas pela HP e vendidas pela Serilon, vêm em invólucro de papelão reciclado que contém 3 litros do insumo. Maior, essa embalagem aumenta a autonomia do equipamento, diminuindo os tempos de parada para a troca dos materiais.

O gerente técnico da Serilon, Alex Sandro, tem apresentado a impressora para diversos clientes, sobretudo para estamparias que já dominam a tecnologia sublimática. O executivo tem percebido que esse público, além de crítico, demanda ferramentas produtivas com mais autonomia e agilidade — dois itens associados à Stitch S 500.

A nova látex

Anunciada mundialmente em fevereiro, a nova HP Latex 800 é uma das impressoras que também estarão no showroom da Serilon. Com tinta branca e cura mais rápida (30% em relação aos antecessores), o equipamento também vem com um “overcoat” que substitui a laminação no acabamento de materiais para sinalização, decoração, quadros e papéis de parede.

Um dos diferenciais da impressora é um novo compartimento dedicado a movimentar as cabeças da tinta branca. Como são maiores, os pigmentos desse insumo entopem os nozzles com mais facilidade. Além disso, eles sedimentam rapidamente. Para evitar que isso aconteça, quando não utilizadas, as cabeças podem ser removidas do carro de impressão e colocadas no reservatório especial, onde ficarão em movimento, para evitar entupimentos e sedimentações.

Embora recém-lançada no Brasil, uma unidade da HP Latex 800 já foi vendida para a FK Telas, que produz canvas, espelhos clássicos e quadros exclusivos. A empresa trabalha apenas com a tecnologia látex, e esse é o quarto equipamento da categoria adquirido por ela.

A HP Latex 800 vem com overcoat e tinta branca 

 



Governo de Abu Dhabi cria maior peça de realidade aumentada do mundo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2020
Campanha publicitária aconteceu nas Piccadilly Lights, de Londres

Campanha publicitária aconteceu nas Piccadilly Lights, de Londres

O Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, bancou recentemente uma enorme campanha publicitária de realidade aumentada para promover a cidade como destino turístico de férias. A ação utilizou as famosas Piccadilly Lights, em Londres, e transformou a tela gigante em uma experiência interativa, mostrando alguns dos marcos mais emblemáticos do emirado.

Além de promover a cidade, a campanha quebrou o recorde Guinness de “maior tela de realidade aumentada”.

Ali Al Shaiba, diretor de marketing do DCT de Abu Dhabi, explicou: “Imagens das pessoas próximas da tela eram capturadas por uma câmera de alta tecnologia. Então, elas eram ‘transportadas’ para alguns dos lugares mais famosos de Abu Dhabi, exibidas na tela. Os marcos da capital ganharam vida, em Londres, com sobreposições inovadoras de realidade aumentada em 3D”.

A campanha também promoveu uma viagem grátis a Abu Dhabi. Para tanto, os participantes tinham que tirar uma selfie desfrutando da experiência da realidade aumentada. Depois, precisavam compartilhá-la no site “competition.visitabudhabi.ae” e pedir a familiares e amigos para votar na foto.

Outra estratégia da campanha foi incentivar os londrinos a trocar o inverno europeu pelo clima temperado de Abu Dhabi.

Nenhum dado pessoal do público foi coletado ou armazenado durante a campanha.

Fonte: WFW



Nova moldura ultrafina de suporte de tecidos impressos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/12/2019
Thinesse levou quase um ano para ser desenvolvida

Thinesse levou quase um ano para ser desenvolvida

A Leach, fabricante britânica de displays para comunicação visual, anunciou a Thinesse, nova moldura ultrafina de suporte tecidos impressos. Trata-se de uma espécie de caixa iluminada com uma profundidade de apenas 18mm.

Indicada para lojas de varejo e ambientes comerciais, a Thinesse, assim como outros sistemas de exibição da Leach, possibilita a troca de tecidos impressos.

Leve e fácil de transportar, a moldura vem com LEDs super brilhantes de 5mm, que fornecem iluminação uniforme e consumem pouca energia. Além disso, permitem que os componentes sejam enrolados e transportados.

Segundo a empresa, a Thinesse está disponível em diversos tamanhos, para poder se ajustar às diversas demandas dos estabelecimentos varejistas. Porém, seu formato máximo é de 3m x 1,2m.

Fonte: Leach