Serilon cria ambiente especial para interessados em tecnologias HP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/06/2021
Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Desde o começo de 2020, a pandemia de covid-19 tem limitado drasticamente as opções de eventos e feiras de negócios presenciais no mercado de comunicação visual. Essa lacuna tem privado empresários e técnicos de ver de perto — e em funcionamento — as novas impressoras digitais de grandes formatos recém-disponíveis no mercado. Tal limitação, infelizmente, tem sido um entrave para negociações e novos investimentos nessas tecnologias. Dificilmente o cliente vai investir em uma nova impressora sem antes analisar seus recursos e ver, tocar e sentir as mídias estampadas por ela, com o escrutínio de quem futuramente vai utilizar a máquina. É justamente com essa finalidade que a Serilon, uma das fornecedoras líderes do mercado de comunicação visual e impressão digital, criou um ambiente totalmente dedicado às tecnologias de grande formado fabricadas pela HP.

Os interessados em adquirir uma HP, seja látex, seja sublimática, podem recorrer ao novo showroom, de 130m², localizado na cidade de São Paulo. Além de poder testar impressoras, o cliente terá o amparo técnico e comercial de profissionais da distribuidora, em um ambiente preparado de acordo com os protocolos de saúde para preservar a saúde de colaboradores e visitantes.

Apesar de preparado para receber visitas presenciais, o espaço, inaugurado no dia 27 de fevereiro de 2021, tem sido usado para lives, vídeos, aulas e exibições virtuais de impressoras recém-lançadas no Brasil, como a sublimática HP Stitch S 500 (instalada e em pleno funcionamento no showroom).

Futuramente, quando houver maior controle da pandemia de covid-19, a Serilon pretende realizar workshops presenciais para demonstrar todo o potencial dos equipamentos HP e suas inúmeras aplicações. O showroom, afinal, foi criado com essa finalidade. O espaço é fruto de uma parceria longeva e próspera entre as duas empresas.

A Serilon, que há anos comercializa tecnologia látex, emplacou inúmeras instalações de impressoras HP e ganhou reconhecimento por esse desempenho. Alex Sandro Ferreira da Silva, gerente técnico da Serilon, que também é responsável pelo acompanhamento das visitas e eventos no showroom, confirmou: “Na América Latina, fomos a empresa que mais vendeu látex, das linhas 300 e 500”.

Bem-sucedida, a parceria evoluiu para um novo acordo, em que a Serilon ganhou o status de distribuidora exclusiva das impressoras sublimáticas da HP. Para apresentá-las ao mercado, a Serilon criou o showroom, cujo primeiro equipamento instalado nele foi um modelo Stitch S 500.

A nova sublimática da HP

De entrada, a Stitch S 500, uma das impressoras já instaladas no showroom da Serilon, é indicada para a sublimação de imagens em artigos têxteis para sinalização, decoração e, principalmente, vestuário (moda esporte, personalização e sob demanda).

Com 1,6m de largura, o equipamento roda com papéis de diversas gramaturas, inclusive com mídias de 35g/m2, bem abaixo da média do mercado, que é acima de 50g/m2. Isso porque a impressora integra sistemas como o Drop and Dry, composto por pequenos ventiladores, que secam imediatamente as gotas de tinta quando elas atingem o papel. Isso evita que a mídia fique “molhada” e, portanto, enrugada. Assim, ela se mantém planificada, o que falhas de impressão e choques com as cabeças. O sistema de alimentação de substratos, com takeup e cilindros tensionadores, também é crucial para a manutenção da conformidade das mídias carregadas no equipamento.

Stitch S 500 pode ser testada no showroom da Serilon

Outro diferencial da Stitch S 500 é que ela não demanda assistência técnica para a troca das cabeças, que são térmicas. O operador pode fazer as substituições, e o alinhamento da peça é executado automaticamente pela impressora.

Quanto à durabilidade da cabeça, a HP estima que a peça seja substituída depois de ter disparado de 6 a 8 litros de tinta. Essa troca é importante para manter a precisão da impressora e a qualidade das imagens estampadas.

Outra exclusividade da Stitch S 500 é a alimentação e o descarregamento de mídias serem realizados pela parte frontal da impressora. Assim, o equipamento ocupa menos espaço, cabendo em salas e estabelecimento menores.

As tintas, fabricadas pela HP e vendidas pela Serilon, vêm em invólucro de papelão reciclado que contém 3 litros do insumo. Maior, essa embalagem aumenta a autonomia do equipamento, diminuindo os tempos de parada para a troca dos materiais.

O gerente técnico da Serilon, Alex Sandro, tem apresentado a impressora para diversos clientes, sobretudo para estamparias que já dominam a tecnologia sublimática. O executivo tem percebido que esse público, além de crítico, demanda ferramentas produtivas com mais autonomia e agilidade — dois itens associados à Stitch S 500.

A nova látex

Anunciada mundialmente em fevereiro, a nova HP Latex 800 é uma das impressoras que também estarão no showroom da Serilon. Com tinta branca e cura mais rápida (30% em relação aos antecessores), o equipamento também vem com um “overcoat” que substitui a laminação no acabamento de materiais para sinalização, decoração, quadros e papéis de parede.

Um dos diferenciais da impressora é um novo compartimento dedicado a movimentar as cabeças da tinta branca. Como são maiores, os pigmentos desse insumo entopem os nozzles com mais facilidade. Além disso, eles sedimentam rapidamente. Para evitar que isso aconteça, quando não utilizadas, as cabeças podem ser removidas do carro de impressão e colocadas no reservatório especial, onde ficarão em movimento, para evitar entupimentos e sedimentações.

Embora recém-lançada no Brasil, uma unidade da HP Latex 800 já foi vendida para a FK Telas, que produz canvas, espelhos clássicos e quadros exclusivos. A empresa trabalha apenas com a tecnologia látex, e esse é o quarto equipamento da categoria adquirido por ela.

A HP Latex 800 vem com overcoat e tinta branca 

 



DuPont Digital lança tinta branca para impressoras DTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2015
Insumo tem alta compatibilidade com prensas térmicas e secadores

Insumo tem alta compatibilidade com prensas térmicas e secadores

A DuPont, fabricante de materiais gráficos, anunciou no mercado internacional a Artistri Brite White, tinta pigmentada branca para equipamentos DTG (Direct to Garment), empregados para impressão direta em tecidos.

De acordo com a empresa, o insumo oferece benefícios às empresas que usam DTG, como redução de tempo em processos de acabamento de vestuário, sobretudo ao diminuir o tempos de cura da tinta.

A tinta Artistri Brite White é também compatível com sistemas automatizados de cura, eliminando processos manuais demorados. Segundo a empresa, é possível curar uma peça de vestuário em 30 segundos em prensa térmica, sem comprometer a qualidade.

Ted Zhi, gerente da DuPont Digital Printing, declarou: “A DuPont desenvolveu as tintas Artistri Brite para excepcional qualidade, consistência e velocidade de produção. A tinta branca é produzida com as melhores especificações para prensas térmicas e secadores”.

Fonte: DuPont



Conferência de impressão digital têxtil chega à sua 6ª edição

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/12/2019
Fespa Digital Textile Conference oferecerá um dia de muitas palestras sobre o tema

Fespa Digital Textile Conference oferecerá um dia de muitas palestras sobre o tema

A feira Fespa Digital Printing 2020 está marcada para os 18 e 21 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Dentro dela, ocorrerá a 6ª edição da Fespa Digital Textile Conference, uma série de palestras sobre tecnologias e segmentos da estamparia têxtil.

O estudo Fespa Print Census indica que a estamparia digital passa por um momento auspicioso. O relatório mostrou que tecidos impressos digitalmente apresentaram crescimento na casa de dois dígitos de forma consistentes nos últimos 4 anos.

Alexandre Keese, diretor da Fespa Digital Printing, declarou: “”stamos passando por um momento realmente transformador na indústria têxtil, que recebe o impacto direto de novas tecnologias e dá início a um novo modelo de consumo. Este novo conceito traz maior eficiência produtiva quando falamos nas produções em escalas menores e na criação de peças customizadas e sob demanda permitidas pela impressão digital”.

Durante as palestras com especialistas, será discutido o presente e futuro da indústria da moda, mostrando que a estamparia digital está preparada para atuar nela, com coleções personalizadas e sob demanda. Serão discutidas as tecnologias (sublimação e impressão direta), as tendências, os desafios, as questões sustentáveis, entre outros tópicos.

Outros segmentos também serão abordados. Entre eles, decoração ambiental, sinalização e estamparia têxtil industrial.

Fonte: Fespa Brasil



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