JCDecaux cria ponto de ônibus com resfriamento natural

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/07/2020
Solução é segura e sustentável

Solução é segura e sustentável

A JCDecaux, empresa francesa de publicidade, desenvolveu um novo tipo de ponto de ônibus. Com “Resfriamento Natural”, o abrigo é uma solução para a questão das ilhas de calor urbanas.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura média entre 2015 e 2019 foi 1,1°C mais alta do que nos anos entre 1850 e 1900. O aumento da temperatura leva à formação de ilhas de calor urbanas, que causam impactos na saúde e bem-estar dos habitantes das cidades.

Para ajudar a resolver esse problema, estão sendo testadas várias iniciativas para criar áreas refrigeradas em grandes cidades durante o verão. A JCDecaux desenvolveu uma solução patenteada para refrescar as pessoas em pontos de ônibus, proporcionando uma sensação de conforto durante períodos de calor intenso. Para tanto, o departamento de pesquisa da JCDecaux inspirou-se em um processo natural: o resfriamento por vapor. O ar quente que entra no abrigo flui através de um painel em forma de favo de mel. Em seguida, é resfriado naturalmente por evaporação. A solução inclui um tanque para coletar água da chuva do telhado e um sistema para canalizar a água para o módulo de resfriamento. Se não houver vento, os ventiladores sopram o ar quente através da parede. O ar frio é soprado para os usuários dentro do abrigo. Painéis solares no telhado produzem a energia necessária. O sistema de controle em tempo real detecta as condições climáticas e a presença humana no abrigo.

Combinando energia solar com a captação de água da chuva, esta solução dispensa o uso de ar condicionado, de alto consumo de energia. Ao contrário da nebulização, o processo de evaporação não apresenta riscos à saúde, pois não cria microgotículas.

O “Resfriamento Natural” atua como uma espécie de oásis de refrigeração urbana para o conforto e bem-estar dos passageiros. Esse efeito é ainda aumentado uso de madeira não tratada e de cores claras. O design inspirado em pérgola é amigável e acolhedor. O público é incentivado a entrar nos abrigados, inspirados em móveis de interior.

Testes em uma câmara de calor confirmaram a capacidade do sistema de reduzir a temperatura ambiente em até 7°C. O “Resfriamento Natural” será testado em breve em condições reais.

Jean-Charles Decaux, presidente do conselho executivo da JCDecaux, declarou: “Estamos inovando continuamente para desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida urbana e aumentar a sustentabilidade. Nossa equipe projetou uma nova geração de pontos de ônibus inspirados na natureza. O ‘Resfriamento Natural melhorará a qualidade da vida urbana durante as ondas de calor, cada vez mais frequentes. O sistema de resfriamento por vapor é uma solução prática para o conforto dos moradores da cidade”.

Fonte: JCDecaux

Tags: JCDecaux,


Paradigm Imaging lança série de displays tubulares

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2017
Fabrilyte Extend Tubular está disponível em vários formatos

Fabrilyte Extend Tubular está disponível em vários formatos

A Paradigm Imaging, fornecedora de mídias para comunicação visual, anunciou no mercado internacional o novo Fabrilyte Extend Tubular, display portátil que serve de armação para sinalizações de tecido empregadas em estandes de feiras e eventos corporativos.

A peça, que pode ser montada em menos de 5 minutos, é composta por componentes tubulares que formam uma armação na qual os tecidos são instalados. Disponível em várias formatos, o Fabrilyte Extend Tubular pode exibir imagens em uma única face da peça ou em ambas.

Randy Geesman, presidente da Paradigm Imaging Group, declarou: “Entendemos a necessidade de oferecer produtos exclusivos que ajudem nossos clientes a envolver seu público-alvo. Por isso, estamos satisfeitos por adicionar essas novas versões do Fabrilyte ao nosso portfólio. As adições são displays de alta qualidade que agregam valor”.

Fonte: Paradigm Imaging Group



Inprinta lança filtro de tinta para impressoras inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2013

Novidade da Inprinta, filtro é voltado a impressoras inkjet

Novidade da Inprinta, filtro é voltado a impressoras inkjet

A Inprinta, fabricante de peças para impressoras digitais, apresentou recentemente um filtro de tintas inkjet. Em formato de cápsula, o dispositivo conta com um núcleo poroso de polipropileno, que cria uma barreira impermeável a partículas estranhas.

Segundo a empresa, o design do filtro foi otimizado para melhorar a vazão da tinta, permitindo que ela flua com resistência mínima e baixa pressão e garantindo o bom funcionamento da impressora a jato de tinta.

Desenvolvido para reter partículas de 0,5 a 100 micra, o filtro é indicado para todas as áreas do mercado inkjet, como a têxtil e a UV.

Fonte: Image Report