X-Rite lança plataforma de criação e controle de qualidade de tintas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/05/2024
Autura Ink usa dados para integrar a reprodução de cores

Autura Ink usa dados para integrar a reprodução de cores

A fabricante X-Rite apresentou a Autura Ink, solução de formulação e controle de qualidade de tintas para impressão. Trata-se de uma plataforma com ferramentas de criação, armazenamento, aprovação, recuperação e controle de qualidade de matérias-primas para offset, flexografia, rotogravura e serigrafia.

Com arquitetura segura e sem servidor, a plataforma se integra aos espectrofotômetros X-Rite e aos padrões digitais PantoneLIVE.

Com a Autura Ink, os operadores de impressão podem identificar rapidamente variações na tinta e reduzir a incompatibilidade entre as cores.

O recurso BestMatch integrado permite que os operadores determinem rapidamente se uma tinta está dentro das especificações ou se precisa de ajuste.

Os fornecedores de impressão podem criar modelos de formulação de tinta à prova de erros, para melhorar a repetibilidade e a produtividade.

Fonte: X-Rite

Tags: X-Rite, Autura Ink,


Saiba a diferença entre impressão DTG e impressão DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2023
As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

Direct-To-Garment (DTG)

A impressão direta em roupas (Direct-To-Garment, DTG) emprega tecnologia que transfere imagens de computadores para impressoras inkjet que estampam diretamente tecidos e peças de roupas, como camisetas.

A DTG é diferente da serigrafia tradicional por dispensar o uso de matrizes. Em vez delas (matrizes), o equipamento DTG emprega cabeças de impressão que disparam gotas microscópicas de tinta CMYK e branca na superfície das roupas. A tinta seca e adere ao tecido ao ser aquecida.

A DTG imprime diretamente em camisetsas e tecidos

Direct-To-Film (DTF)

A impressão direta em filme (Direct-To-Film, DTF) é uma adição mais recente à indústria têxtil. O processo é ligeiramente diferente do DTG: como o nome indica, a imagem não é impressa diretamente no substrato, mas impressa em um filme, antes de ser transferida por meio de uma prensa térmica.

A maior vantagem da DTF é que ela possibilita estampar qualquer tipo de tecido: poliéster, nylon, rayon, spandex, algodão, entre outros. A DTG é mais limitada, principalmente a materiais compostos por algodão.

A DTF emprega filmes como intermediários para a transferência das imagens

Software para impressão DTG e DTF

As impressoras DTG e DTF operam com aplicativos dedicados que possuem funções específicas para estampar tecidos ou filmes, e a desenvolvedora SA International (SAi) disponibiliza uma versão especial do software Flexi 22 para esse fim. Essa versão especial oferece um conjunto de recursos de design e preparação de arquivos para impressão DTF e DTG, que simplificam o fluxo de trabalho e economizam tempo de trabalho.

Interface fácil de usar

No Flexi, todas as ferramentas para impressão DTF e DTG estão convenientemente organizadas, para que o operador não perca tempo navegando pelas barras de menu para encontrar o que precisa. Caixas de diálogo fáceis de usar permitem alterações rápidas em arquivos digitais. O software foi desenvolvido para que o usuário tenha a maior conveniência na hora de preparar os trabalhos.

Fluxo de trabalho versátil de tinta branca

A tinta branca é parte integrante da DTF e da DTG. O software Flexi oferece diferentes opções para gerar camadas brancas de forma rápida e fácil. O aplicativo tem ferramentas para gerenciamento de transparências, máscaras e canais de saída de branco. Para uma saída mais precisa, pode-se criar várias camadas de branco na arte. O Flexi oferece a versatilidade necessária para lidar com diferentes tipos de arquivos.

Flexi oferece ferramentas específicas para DTG e DTF

Mais qualidade e menos tinta

Para conferir um toque mais suave às estampas das camisetas, o software Flexi oferece a ferramenta “Remove Data in Texture Patterns”. Este recurso permite adicionar quadrados, círculos ou linhas tracejadas ao padrão de imagem. É possível ajustar o tamanho e o espaçamento desses elementos para que menos tinta seja depositada, dando às impressões uma textura mais macia e de alta qualidade.

Visualize antes de imprimir

Mídia e tintas custam caro. Para evitar desperdiçá-las, tenha certeza de que seu trabalho está configurado corretamente antes de imprimi-lo. O Flexi possibilita a verificação de cada canal de saída por meio da interface “Production Manager”. É possível verificar a camada branca que será impressa e também ajustar a densidade da tinta branca. Com essas ferramentas, garante-se que o trabalho será executado corretamente, sem desperdícios de tinta e mídia.

Este artigo foi produzido pela SA International (SAi) e adaptado pelo InfoSign

 



Caldera lança solução para monitorar produção (Printboard)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/03/2013

Printboard da Caldera

Printboard, da Caldera, pode ser acessada através de tablets

A Caldera, desenvolvedora de softwares gráficos, anuncia solução que permite aos birôs e gráficas digitais monitorar tudo o que está sendo impresso dentro da empresa. Intitulada de Printboard, a solução — que havia sido lançada em 2012 apenas como plug-in — é composta pelo software Variable Display e por um hardware, que suporta qualquer tipo de display (tela), além de ser compacto e de fácil instalação.

A Printboard exibe informações como a quantidade diária de metro quadrado produzido, a produção de cada impressora e o número de erros cometidos. Isto é, ela oferece uma visão panorâmica dos trabalhos, além de facilitar o gerenciamento de toda a empresa.

A Printboard pode ser acessada de qualquer lugar através de dispositivos móveis, como tablets.

Segundo a Caldera, quando os birôs e gráficas digitais experimentarem a Printboard, eles vão perceber a importância de apresentá-la como um "valor agregado" aos seus clientes.

Printboard da Caldera

Printboard exibe informações sobre a produção do birô

Fonte: Caldera. Texto: InfoSign