DuPont comemora 35 anos da marca Artistri

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

A fabricante DuPont comemora o 35º aniversário das tintas digitais DuPont Artistri.

Em 1989, a empresa apresentou sua primeira dispersão e desde então, o portfólio de tintas digitais evoluiu significativamente, com soluções para diversos segmentos de impressão: têxtil, comercial e embalagens.

Em 1996, a DuPont lançou suas primeiras dispersões pigmentadas e o Self Disperse Pigment (SDP). Essa tecnologia proprietária tornou-se um diferencial em seu segmento. Anos depois, a empresa investiu em uma segunda linha de fabricação para atender à demanda de SDP.

Para atender o segmento têxtil digital para grande formato, a marca lançou as tintas pigmentadas à base de água Artistri, introduzidas no ano 2000. Na mesma época, foram lanças as impressoras têxteis DuPont Ink Jet 3210 e Artistri 2020.

A Artistri 2020 tornou-se uma impressora de muito sucesso. A utilização de tintas têxteis pigmentadas à base de água marcou uma melhoria significativa da sustentabilidade no setor. Como as tintas pigmentadas eliminam a etapa de pós-processamento, as impressoras consomem menos água e energia.

O segmento têxtil digital estava crescendo quando a DuPont lançou os primeiros conjuntos de tintas ácidas, reativas e de dispersão, em 2004. No ano seguinte, o primeiro conjunto de tintas Direct-to-Garment (DTG) foi lançado, permitindo que as estamparias imprimissem em camisetas brancas e pretas.

Em 2015, a DuPont lançou suas primeiras tintas de sublimação para impressão têxtil. Em 2020, foi lançada uma nova linha de dispersão branca, oferecendo uma nova geração de tintas pigmentadas brancas para DTG. Esta segunda geração proporcionou melhor opacidade, estabilidade e menos sedimentação.

O último lançamento da Artistri foi em 2023: uma oferta de tintas digitais Direct-to-Film (DTF).

Fonte: DuPont

Tags: DuPont, Artistri,


GCC lança plotters de recorte da série Puma IV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2018
Linha tem máquinas com larguras de 60cm e 132cm

Linha tem máquinas com larguras de 60cm e 132cm

A fabricante GCC anunciou no mercado internacional a Puma IV, linha de plotters de recorte derivadas da Puma III e da Expert Pro. Com novo design, a série é composta pelos modelos padrão e LX (com ferramentas melhoradas) e máquinas com larguras de 60cm e 132cm.

As plotters operam com força máxima de 500 gramas e velocidade de 1.020mm/s a 45 graus. Além disso, podem se conectar em rede em apenas um ou vários computadores.

De acordo com a fabricante, as máquinas incluem dispositivos que garantem rastreamento de 5m, para garantir a saída de qualidade e economizar materiais. Uma outra ferramenta das plotters segmenta os dados de plotagem de trabalhos mais longos, o que confere maior qualidade e precisão de corte.

Os modelos Puma IV LX vêm com sistema de alinhamento automático (que detecta marcas de registro), função de posicionamento segmentado (para corrigir impressões distorcidas) e rotação automática (que detecta as marcas de registro para distinguir a direção de alimentação do material e girar o conteúdo de corte).

Fonte: GCC



Impressão digital será tema de congresso da ABTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/03/2019
“Impressão digital: o futuro é agora” é o mote do evento

“Impressão digital: o futuro é agora” é o mote do evento

Promovida pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e pela APS Eventos Corporativos, a 3ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica já tem um tema definido e será “Impressão digital: o futuro é agora”. O evento ocorrerá no dia 22 de agosto, em São Paulo.

De acordo com as organizadoras, a impressão digital é sempre citada como “nova tecnologia”, mas já está há décadas disponível às gráficas de todos os segmentos. No entanto, muitos de seus recursos e vantagens ainda não são explorados como poderiam. Além disso, obter máxima eficiência e lucratividade, com impressão digital, depende de boas estratégias de marketing, da boa gestão do fluxo de trabalho e da integração com processos analógicos – assuntos que também serão abordados no congresso.

Francisco Veloso Filho, presidente executivo da ABTG, declarou: “A indústria da comunicação gráfica vem sofrendo forte transição de modelos de negócios. Nosso congresso vem disponibilizando, de forma temática, múltiplas perspectivas nessa direção”.

Para Ismael Guarnelli, diretor da APS Eventos Corporativos, “o Congresso é fundamental para os empresários e profissionais da indústria gráfica que planejam e pensam à frente. A impressão digital está consolidada. As gráficas brasileiras que a integraram em seus parques já vêm conquistando mais clientes e oferecendo impressos criativos e inovadores. Estamos trabalhando para trazer os melhores especialistas do segmento para o Congresso”.

O congresso chega à sua terceira edição com o objetivo de amadurecer o pensamento dos empresários e profissionais em relação à impressão digital. A grade de palestras e os palestrantes serão divulgados em breve, assim como a abertura das inscrições.

Fonte: APS Eventos



Clicky