DuPont comemora 35 anos da marca Artistri

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

A fabricante DuPont comemora o 35º aniversário das tintas digitais DuPont Artistri.

Em 1989, a empresa apresentou sua primeira dispersão e desde então, o portfólio de tintas digitais evoluiu significativamente, com soluções para diversos segmentos de impressão: têxtil, comercial e embalagens.

Em 1996, a DuPont lançou suas primeiras dispersões pigmentadas e o Self Disperse Pigment (SDP). Essa tecnologia proprietária tornou-se um diferencial em seu segmento. Anos depois, a empresa investiu em uma segunda linha de fabricação para atender à demanda de SDP.

Para atender o segmento têxtil digital para grande formato, a marca lançou as tintas pigmentadas à base de água Artistri, introduzidas no ano 2000. Na mesma época, foram lanças as impressoras têxteis DuPont Ink Jet 3210 e Artistri 2020.

A Artistri 2020 tornou-se uma impressora de muito sucesso. A utilização de tintas têxteis pigmentadas à base de água marcou uma melhoria significativa da sustentabilidade no setor. Como as tintas pigmentadas eliminam a etapa de pós-processamento, as impressoras consomem menos água e energia.

O segmento têxtil digital estava crescendo quando a DuPont lançou os primeiros conjuntos de tintas ácidas, reativas e de dispersão, em 2004. No ano seguinte, o primeiro conjunto de tintas Direct-to-Garment (DTG) foi lançado, permitindo que as estamparias imprimissem em camisetas brancas e pretas.

Em 2015, a DuPont lançou suas primeiras tintas de sublimação para impressão têxtil. Em 2020, foi lançada uma nova linha de dispersão branca, oferecendo uma nova geração de tintas pigmentadas brancas para DTG. Esta segunda geração proporcionou melhor opacidade, estabilidade e menos sedimentação.

O último lançamento da Artistri foi em 2023: uma oferta de tintas digitais Direct-to-Film (DTF).

Fonte: DuPont

Tags: DuPont, Artistri,


Akad lança impressora 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/06/2014

UP! Mini apresenta estrutura metálica e compacta

UP! Mini apresenta estrutura metálica e compacta

A Akad, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, anunciou o lançamento da UP! Mini, impressora 3D para confecção de protótipos, maquetes, brindes, peças técnicas, moldes, brinquedos e peças de eletrodomésticos.

Com a máquina, pode-se trabalhar com programas CAD 3D que exportem arquivos STL (SketchUp, SolidWorks, Inventor, Revit, Maya, Catia, Rhino, OpenSCAD e FreeCAD). É possível também reproduzir objetos escaneados em 3D.

Compacta, a máquina pesa 5kg e apresenta plataforma aquecida, conexão USB  e compatibilidade com sistemas operacionais Windows (XP, Vista, 7, 8, 8.1) e Mac OSX.

O equipamento imprime com camada de 0,2mm a 0,35mm e utiliza filamentos termoplásticos ABS ou PLA de várias cores e diâmetro de 1,75mm.

A UP! Mini emprega software Smart 3D Visual Print, que tem funções como redimensionamento e rotação. Além disso, a função Smart Support gera a construção automática de apoio para a peça, no mesmo material utilizado.

A impressora vem acompanhada de luvas, rolo de filamento ABS, espátula, alicate, manual do usuário e fonte elétrica com seleção automática de voltagem.

Fonte: Akad



DigiFab lança tintas inkjet pigmentadas para tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/10/2014

Novos insumos integram a linha DigiDye

Novos insumos integram a linha DigiDye

A DigiFab, fabricante de materiais para impressão inkjet, anunciou o lançamento no mercado internacional da DigiDye PE, tinta pigmentada para estampar tecidos de algodão e outros substratos.

Disponível em oito cores, a tinta apresenta alta concentração de pigmentos, alta adesão e resistência a lavagem, características fundamentais em qualquer insumo para impressão direta em tecidos.

Segundo a empresa, a DigiDye PE é uma nova opção para os mercados de tecidos, vestuário e sinalização. Os usuários poderão contar com insumos pigmentados que não desbotam as cores das imagens estampadas.

Fonte: SGIA



Clicky