A importância das cores na indústria de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/06/2024
Para os proprietários de marcas, a cor é uma assinatura e um imperativo

Para os proprietários de marcas, a cor é uma assinatura e um imperativo

A cor não é apenas uma questão estética para as marcas. É uma assinatura. Valentino é conhecido por sua cor vermelha, Hermes por seu laranja e Prada por seu verde. A cor evoca o sentimento da marca e representa sua identidade. Por isso, a precisão e a repetibilidade das cores são cruciais para manter a identidade, a reputação e o sucesso das marcas. É por isso que todo o gerenciamento de cores é fundamental na indústria de impressão.

Quais os maiores desafios na reprodução de cores de marca?

As marcas investem muitos recursos para definir as suas cores, criando paletas para seus produtos e para seu público-alvo. Assim, elas precisam receber amostras que correspondam exatamente às cores de suas paletas.

O desafio da marca é comunicar com precisão as referências de cores aos prestadores de serviços de impressão, cuja obrigação é reproduzir as cores de acordo com as paletas dos clientes, transferindo-as para amostras e para a produção. O controle completo do processo de impressão torna-se o ponto central para essa indústria.

O controle da impressão

Muitos fornecedores de tecnologia de impressão têm desenvolvido soluções completas de hardware e software que ofereçam consistência e repetibilidade de cores na impressão. Atualmente, aplicativos de calibração e gerenciamento empregam parâmetros matemáticos para descrever as cores e avaliar as possíveis variações tonais, auxiliando na comunicação correta da referência de cores.

Alguns softwares funcionam como uma cozinha de cores dedicada e customizada, gerando e elaborando, pixel a pixel, a receita de cada cor do design e transmitindo-as ao RIP, sem alterar o fluxo de impressão da empresa

O ponto é dominar a repetibilidade de um número maior de cores exatas e correspondências mais próximas, melhorando a gama de opções. Assim, as marcas obtêm redução de custos, melhor brilho, gama extendida e maior precisão nas receitas de cores.

A correspondência de cores replica cores alvo, como Pantone, duplicando a exatidão, além de clonar a tabela de cores existente, para manter os mesmos resultados de impressão. Além disso, alinha todos os dispositivos da produção, para obter as cores correspondentes independentemente das configurações e condições de impressão.

O sistema de tinta consome a quantidade de tinta necessária para as impressões, sem comprometer a qualidade das cores ou o desempenho da produção, reduzindo o desperdício e o consumo de tinta.

Há softwares que ajustam as cores com precisão considerando as impressoras, o conjunto de tintas e as mídias utilizadas. Eles garantem que a impressão final corresponda ao design e às preferências de cores do cliente.

O que isso significa?

O gerenciamento de cores faz parte da solução. Para que ele funcione, conte sempre com parceiros e fornecedores com profundo know-how em tudo o que é necessário para um sistema de impressão coeso. Isto é, impressora, conjunto de tintas e software desenvolvido para alinhar os objetivos das marcas aos resultados da gráfica, otimizando custos, com um processo fácil e rápido, baseado em critérios matemáticos para obter resultados para as marcas e os clientes.

Fonte: JK Group



Como a web-to-print ajuda a fazer mais negócios na sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/08/2020
Ferramenta pode revolucionar a maneira como os birôs oferecem seus serviços

Ferramenta pode revolucionar a maneira como os birôs oferecem seus serviços

À medida que a economia volta a engrenar, após as quarentenas obrigatórias em função da pandemia de covid-19, as empresas de todos os setores começam a cogitar meios de prosperar. Em paralelo, percebem que seus modelos de operação devem mudar de acordo com os novos hábitos de consumo de seus clientes.

Para a indústria gráfica, três tendências se tornaram muito claras:

  • a presença da tecnologia digital;
  • o acesso remoro de informações;
  • a necessidade de reduzir custos operacionais.

É por isso que birôs e gráficas de todos os portes estão explorando e investindo em ferramentas web-to-print, através da qual as empresas podem disponibilizar suas ofertas por meio de sites personalizados. Elas podem receber pedidos online, independentemente da hora do dia, o que significa que podem ganhar dinheiro mesmo quando seus funcionários estão dormindo.

Para Greg Young, diretor da Infigo Software, desenvolvedora de soluções web-to-print, o momento é propício para adotar a tecnologia: “Pelas conversas que tive com os clientes, durante as quarentenas, ficou claro que eles agora veem a importância do on-line. A maioria nos contatou para obter orientação sobre como criar ou melhorar suas lojas on-line. Eles querem atender a essa demanda, oferecendo uma ótima experiência digital, possível com o web-to-print.”.

Com infraestrutura digital baseada em nuvem, o software web-to-print torna-se um núcleo de informações, estoque e pedidos de clientes, além de poder ser acessado e gerenciado remotamente, garantindo a continuidade dos negócios mesmo durante períodos de quarentena.

O web-to-print também permite a automatização, que reduz o número de pontos de contato e custos operacionais. Além de eliminar redundâncias e erros, também libera mão de obra. Essa economia de tempo permite que a equipe concentre-se em tarefas que trarão mais lucro para a empresa.

Por meio do web-to-print, as gráficas são capazes de atender aos desafios operacionais e às mudanças no comportamento de compra, amplificados pela pandemia de covid-19. Essa tecnologia ajuda a ampliar negócios, de novas maneiras, mesmo com uma força de trabalho reduzida ou remota

E o que procurar em um fornecedor de software web-to-print? Douglas Gibson, diretor-gerente da Infigo Software, responde: “A capacidade de automatizar, gerenciar e visualizar remotamente todos os aspectos das operações de impressão. No entanto, muitas empresas ainda não perceberam como é fácil implementar esses processos, com um investimento que se paga em meses”.

Fonte: Infigo Software

Tags: web-to-print,


Curso de envelopamento de carro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/01/2013
Imprimax promove novo curso de envelopamento de carro

Imprimax promove novo curso de envelopamento de carro

A Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas, realizará um treinamento de aplicação de vinil adesivo e Power Revest (envelopamento líquido), nos dias 3 e 4 de junho, das 9h às 18h. O objetivo do curso é capacitar profissionais a trabalhar com envelopamento de carros. Nas aulas, tanto práticas quanto teóricas, serão apresentadas técnicas de aplicação e uso de materiais como vinis e Power Revest. O participante receberá:

certificado de participação do curso;

uma bobina de 25m x 1,22m de Gold Tuning;

¼ de Power Revest (lata);

maleta “kit adesivador”.

O curso ocorre na sede da Imprimax: Rua Karan Simão Racy, 49 - Km 11 da Via Anchieta - São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 30 de maio. Para se inscrever, entre em contato com Vanessa Vitorino pelo e-mail: [email protected].