Como funciona a tinta látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/09/2022
Descubra como as tintas látex da HP produzem impressões sustentáveis de alta qualidade

Descubra como as tintas látex da HP produzem impressões sustentáveis de alta qualidade

Os compradores de serviços de impressão estão cada vez mais exigentes, e os seus fornecedores (gráficas, birôs e signmakers) precisam acompanhar essa demanda. Para tanto, saem na frente as empresas que utilizam ferramentas e soluções mais versáteis e produtivas.

Durante a última década, a HP refinou sua tecnologia Latex para superar os desafios dos negócios de impressão de grandes formatos. Com base nessa extensa experiência, a marca criou as tintas Latex, para atender às muitas demandas por resultados comerciais. Isso significa, principalmente, oferecer versatilidade de impressões cada vez mais diversas para os clientes.

As preocupações ambientais e o uso de uma gama maior de mídias também estão em alta na agenda dos consumidores. Por isso, como provedor de impressão, é importante investir corretamente em impressoras que empregam tintas versáteis, produtivas e sustentáveis.

A ciência por trás das tintas látex

Com até 65% de água, as tintas HP Latex são projetadas para evitar os riscos comuns associados às tintas solventes e UV. Não inflamáveis e não combustíveis, os materiais látex não exigem ventilação especial, não liberam ozônio e evitam produtos químicos monoméricos reativos problemáticos. Além disso, estão no patamar “nível zero” de Poluentes de Ar Perigosos (HAPs)

O veículo de tinta líquido é composto por água e agentes umidificante e umectante (substância que evita a evasão de umidade da mistura). Trata-se de um veículo necessário para manter a funcionalidade das cabeças de impressão. Ele carrega as partículas de pigmento e o polímero de látex pelas cabeças e para o substrato, onde formam as imagens impressas.

Processo exclusivo

A tecnologia HP Latex emprega o processo de Polimerização de Dispersão Aquosa, para produzir impressões duradouras de alta qualidade. Esse processo ocorre em duas fases: aplicação e secagem.

Na aplicação, o veículo de tinta carrega os polímeros de látex e os pigmento até a superfície da mídia. Na secagem, o calor radiante e o fluxo de ar forçado evaporam a maior parte do veículo, deixando uma camada contínua de polímero e pigmentos.

Assim, a camada de látex é ativada para que os pigmentos reproduzam imagens duráveis nas superfícies das mídias. As impressões ficam prontas para uso, até mesmo para laminação, assim que saem da impressora.

Além de acelerar o fluxo de trabalho da produção, a tecnologia látex requer uma limpeza mínima. Isso é possível por causa das propriedades exclusivas de suas tintas e de como elas interagem com os equipamentos proprietários. Esse sistema de aplicação de tinta reduz o tempo de manutenção, que é uma vantagem no fornecimento de diversos trabalhos em pouco tempo.

Desempenho das tintas látex

As tintas HP Latex aumentam a versatilidade de aplicações dos fornecedores de impressão. Isso porque foram projetadas para instalações internas e externas e para resistir a danos físicos e químicos. Esses materiais foram certificados de maneira independente por laboratórios que comprovaram o desempenho de segurança, saúde e meio-ambiente das tintas.

Essas credenciais são importantes principalmente para os usuários finais que demandam materiais com o mínimo de impacto ambiental. Muitos estão desenvolvendo roteiros de sustentabilidade ambiciosos e estão pensando com mais cuidado sobre as origens de suas mídias impressas.

Tanto a tinta quanto seu envólucro permitem o descarte seguro dos cartuchos empregados nas impressoras HP Latex

Certificações

A última geração de tintas HP Latex recebeu a certificação UL ECOLOGO. Isso significa que elas atendem a normas de desempenho ambiental e de saúde humana. Elas também possuem a UL GREENGUARD Gold. Além disso, são totalmente compatíveis com papéis FSC e soluções sem PVC — alternativas para o uso de mídias plásticas problemáticas.

Especificamente, as tintas das séries de impressoras HP Latex 700 e 800 possuem a certificação ENERGY STAR, por sua eficiência energética. Sua composição química é certificada pela ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals Foundation) e atende aos padrões de sua lista de substâncias de fabricação restrita ZDHC MRSL, que comprova o descarte seguro dos cartuchos de tinta e de produtos impressos.

Além disso, a EPEAT, ferramenta de avaliação ambiental de produtos eletrônicos, é uma certificação de aquisição que ajuda os compradores a escolher produtos que estejam alinhados a objetivos ambientais. As impressoras HP Latex possuem o registro EPEAT (quando suportado), que pode ser usado para comparações de requisitos de sustentabilidade.

Tinta látex da HP tem qualidades certificadas de segurança e sustentabilidade

Saúde e segurança

As tintas HP Latex mais recentes foram desenvolvidas como alternativas sustentáveis às atuais tintas solventes e UV. De baixa emissão e sem odor, as impressões látex oferecem grande vantagem sobre as soluções tradicionais e podem ser aplicadas em áreas sensíveis, como instalações de educação e atendimento médico.

As tintas HP Latex atendem às normas de qualidade de ar em ambientes fechados. Elas também possuem a certificação UL GREENGUARD Gold de baixa emissão. Isso quer dizer que são “não restritas” para uso em um local totalmente decorado de 33,4m2, em ambientes empresariais e educacionais, por exemplo.

Impressões realizadas com tintas HP Latex em papéis de parede livres de PVC atendem aos critérios AgBB, que avaliam emissões de VOC de produtos em ambientes internos. Elas também possuem a classificação A+ (emissão muito baixa) de acordo com a declaração “Émissions dans l’air intérieur”, no nível de substâncias voláteis no ar de ambientes internos.

De baixa emissão e sem odor: as tintas látex da HP possibilitam operações seguras para os colaboradores de gráficas e fornecedores de serviços de impressão

Durabilidade

A durabilidade é a capacidade das impressões resistirem ao desgaste de diferentes fontes de degradação quando expostas a diversas condições ambientais. Há três componentes principais que tornam um produto durável: resistência ao desbotamento por exposição à luz, resistência a arranhões e resistência a água e produtos químicos.

Desbotamento

A resistência ao desbotamento por exposição à luz, referida também como “permanência de impressão”, é uma medida de quão resistente é uma impressão ao desbotamento causado por luz e outros fatores ambientais, como o ozônio. A cor de uma tinta vem de seus corantes ou pigmentos. Ao longo do tempo, essas partículas se decompõem pelos raios UV da luz solar, resultando em cores desbotadas.

A vida útil esperada de impressões produzidas com as tintas das séries de impressoras HP Latex 700 e 800. Veja como elas se comportariam em uma configuração comercial comum

Arranhões e fricções

A resistência a arranhões é a resistência de uma impressão a danos causados por objetos afiados e pontiagudos (como unhas, por exemplo) com os quais ela entra em contato. Trata-se de um requisito muito importante para as impressões visualizadas a curtas distâncias, pois um simples arranhão pode danificar permanentemente as imagens. Além disso, se danificadas, elas podem descascar e degradar. Para testar esse requisito, a HP realiza ensaios com um equipamento de teste Taber calibrado para os padrões do setor.

Já a abrasão (também chamada de fricção seca) tem relação com os danos causados por fricção repetida no mesmo local. Essa é uma consideração importante para imagens de médio e longo prazo que serão manuseadas com frequência.

Resistência a água e produtos químicos

Trata-se da capacidade de o material resistir ao contato com água, materiais de limpeza e outros produtos químicos. Por exemplo: imagens em ambientes internos podem ser limpas com água e detergente. Outro exemplo: imagens instaladas em veículos, que passam por lavagens frequentes e derramamentos esporádicos de combustível. Para testar o desempenho nesse requisito, a HP realiza teste de fricção úmida com água e com produto de limpeza comum (o limpa vidros Windex®).

Na tabela, é possível ver como as tintas HP Latex resistem a danos por arranhões, abrasão, água e agentes de limpeza químicos. Foram realizados testes em materiais impressos com as tintas das séries HP Latex 700 e 800. Os resultados são uma média de todos os materiais testados e simulam os comportamentos mais praticados no mercado

Vantagens

• A composição química exclusiva das tintas HP Latex produz imagens duradouras e prontas para laminação imediata;

• O processo ADP, de polimerização de dispersão aquosa, reduz o tempo de limpeza e facilita seu fluxo de trabalho;

• As tintas HP Latex possuem credenciais ambientais que oferecem confiança em seus produtos ecologicamente corretos;

• As impressões HP Latex podem ser utilizadas em escolas, instalações de atendimento médico e outros ambientes delicados;

• A tinta HP Latex tem propriedades que protegem as impressões contra desbotamento por exposição à luz, arranhões, abrasão e danos por água e produtos químicos.



HP apresenta nova geração da solução HP WallArt

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/02/2016
HP WallArt é ferramenta on-line que ajuda clientes e birôs a criar peças para decoração e sinalização

HP WallArt é ferramenta on-line que ajuda clientes e birôs a criar peças para decoração e sinalização

A HP, fabricante de equipamentos para impressão digital, lançou uma nova geração do HP WallArt, solução web-to-print desenvolvida para ajudar pequenas e médias empresas que trabalham com sinalização e decoração.

A tecnologia foi criada exclusivamente para linha de impressoras látex da HP. A fim de atender as demandas de e-commerce, a solução faz integração com todo o fluxo de trabalho. Entre as melhorias da recém-lançada atualização estão:

  • Interface aperfeiçoada, mais intuitiva e adaptada aos clientes finais;
  • Dashboard com design aperfeiçoado para gerenciar melhor os pedidos dos clientes;
  • Integração com a web facilitada;
  • Quatro apps grátis específicos para decoração;
  • Acesso a diferentes fontes de conteúdo, como Fotolia, Pattern Design, Instagram e Dropbox.

Joan Perez Pericot, diretor de marketing da HP, declarou: “Nossos clientes nos disseram que precisavam de um software de impressão que pudesse também se comunicar com os consumidores finais. Com a nova versão do HP WallArt Suite, tanto os birôs quanto seus clientes poderão gerenciar toda a produção, do design à execução do pedido, em tempo real".

Fonte: HP



RIP da Caldera é certificado para impressora HP Latex R

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2018
Aplicativo cumpre requisitos técnicos e produtivos

Aplicativo cumpre requisitos técnicos e produtivos

A desenvolvedora Caldera anunciou que a versão 11.2 do RIP homônimo recebeu a certificação para rodar as impressoras HP Latex R. Isso porque o aplicativo preenche determinados requisitos de integração, compatibilidade e desempenho com os dispositivos citados.

A certificação reconhece que o Caldera 11.2 pode suportar as impressoras da HP Latex R para funcionalidades como desempenho de impressão, gerenciamento de mídia, geração de trabalho e gerenciamento de tarefas.

O aplicativo apresenta funções particulares, como a aplicação de tinta branca em alguns tipos de mídias especiais, como madeira, para cobrir a textura da superfície. A ferramenta também serve como pós-tratamento para impressão em vidro. O fluxo de trabalho Print&Cut é outra destaque do software.

Segundo a empresa, os usuários do aplicativo podem otimizar o uso das mídias por meio do ContourNesting e do ExtraMarks e obter melhor acabamento com o PrintBleed.

O Caldera 11.2 utiliza conexão JDF padronizada, que comunica com o Wallart e o Signage Suite e permite que os usuários se beneficiem dos recursos de automação do Nexio API.

Fonte: Caldera