Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 4: Visitação, congressos e campeonato de envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/03/2015

Edição 2015 da Fespa Brasil registrou a visitação de 14236 profissionais

Edição 2015 da Fespa Brasil registrou a visitação de 14236 profissionais

A segunda edição da Fespa Brasil, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de março de 2015, no Expo Center Norte, em São Paulo, provou que a feira veio mesmo para ficar e já tem data marcada para 2016, quando acontecerá de 6 a 9 de abril.

Segundo as organizadoras do evento (APS e Fespa), a edição 2015 da Fespa Brasil registrou 439 marcas e 14236 visitantes únicos (aumento de 8% em comparação com a edição anterior, de 2013). Além disso, a exposição teve crescimento de 8% de área e 12% no número de expositores.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Alexandre Keese, diretor da APS, declarou: "O balanço é o mais positivo possível. Recebemos impressores vindos de todos os lugares do país. São empresários buscando novos investimentos, tecnologias e oportunidades de negócio".

Já Lascelle Barrow, presidente da Fespa, declarou: "A feira foi fantástica. É absolutamente incrível o número de pessoas que vieram este ano. Em todos os dias, esteve lotada. As pessoas passam o dia todo na feira. É uma grande oportunidade ter a Fespa no Brasil. Os expositores ficaram extremamente felizes, e isto é muito bom".

Além de expansão nos segmentos de comunicação visual e impressão digital, a organização do evento promete para 2016 mais uma novidade. Trata-se da Brasil Label, iniciativa voltada para profissionais de impressão de rótulos. A feira está confirmada para ocorrer na mesma data e espaço da Fespa Brasil.

Campeonato de envelopamento de carros

Além de inúmeros equipamentos e produtos nos diversos estandes de fornecedoras do mercado, o visitante pôde conferir (e participar) da segunda edição do Wrap Cup Masters Series Brasil, competição de envelopamento de veículos cujo vencedor garante vaga para participar da edição internacional da disputa, que acontece em maio, na Alemanha, durante a Fespa 2015.

Dessa vez, Eduardo Chardosim Stabel, de Porto Alegre (RS), sagrou-se campeão. Em segundo lugar, ficou Marcos Araújo Pereira, de Diadema (SP).

Eduardo Chardosim Stabel (esquerda) recebeu o prêmio das mãos de Alexandre Keese, diretor da APS

Eduardo Chardosim Stabel (esquerda) recebeu o prêmio das mãos de Alexandre Keese, diretor da APS

Stabel, que havia participado do campeonato em 2013, declarou: "O dia a dia conta muito, pois trabalho com isso há muitos anos e sei que é a experiência rotineira o principal treinamento. Vou me preparar muito para o mundial, seguir trabalhando forte e ficar atento às novidades do mercado para conseguir sempre os melhores resultados".

Adriano Medeiros, da PixelDots, reforçou: "Ficamos impressionados com a categoria avançada dos 12 competidores. Todos demonstraram excelente preparo, cada um com seu método, e a vitória do Eduardo não foi uma surpresa, pois ele também tem um nível altíssimo. Já estamos preparando as novidades para os competidores de 2016".

Disputa acirrada: Wrap Cup reuniu 12 envelopadores de alto nível técnico

Disputa acirrada: Wrap Cup reuniu 12 envelopadores de alto nível técnico

Congressos

Além de promover a exposição, a Fespa e a APS organizaram eventos grátis como o Congresso Internacional de Impressão Digital e o Digital Textile Conference, realizado pela primeira vez no Brasil. Ambos correram paralelamente à Fespa Brasil 2015 e somaram aproximadamente 500 participantes.

Dentro do Congresso Internacional de Impressão Digital, foi promovido o primeiro Debate de Estratégias de Mercado da Comunicação Visual no Brasil. Mediado por Luciana Andrade, especialista no segmento, cinco empresários de diferentes cidades brasileiras (Fortaleza, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá) apresentaram experiências, impressões, métodos e técnicas aos participantes. Foram abordados temas como nichos de mercado, evolução empresarial, impacto da economia, entre outros. O público tirou dúvidas e transmitiu suas aspirações.

Visitante participou de palestras gratuitas promovidas em congresso dentro da Fespa Brasil 2015

Visitante participou de palestras gratuitas promovidas em congresso dentro da Fespa Brasil 2015

A novidade na Fespa Brasil 2015 foi o Digital Textile Conference. A iniciativa destacou a impressão digital têxtil. Durante o evento, empresários e especialistas no ramo falaram sobre técnicas, processos e outros pontos. Os representantes da APS e da Fespa destacaram a importância de reverter lucros em educação para o mercado, além da preocupação em gerar demanda de impressão.

Ricardo Pi, palestrante do Digital Textile Conference, declarou: "No congresso, pudemos compartilhar algo que já vem acontecendo com força na Europa e nos Estados Unidos: o uso do tecido para comunicação visual em grandes formatos. Comparamos a diferença em termos de custos e benefícios. Demonstramos esta possibilidade aos participantes".

Fonte: Fespa Brasil



Você sabe como funciona a tinta látex?

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/04/2021
Durável e sustentável, a látex foi um divisor de águas no segmento das inkjet de grande formato

Durável e sustentável, a látex foi um divisor de águas no segmento das inkjet de grande formato

Solvente, UV e à base d’água: essas eram as principais tintas de impressão inkjet de grande formato até o ano de 2008.

A tinta à base d’água foi usada principalmente para estampar peças de uso interno, com qualidade ótima e excelente gama de cores. Porém, por ter baixa resistência, não era adequada para aplicações externas.

Por apresentar resistência a água e estabilidade a raios UV, a tinta solvente foi usada principalmente para sinalização externa. Ela, porém, não oferecia uma qualidade ótima de impressão para visualizações de perto. A versão “eco” da solvente, assim como a “mild solvent”, foi desenvolvida como opção econômica, por prescindir de alguns produtos químicos mais caros.

Já a tinta UV era o “rei das mídias rígidas”. Sua falta de flexibilidade era compensada por sua adesão. Por isso, a UV podia imprimir em muitas superfícies. Mas a gama de cores e a qualidade de imagem eram semelhantes às da tinta solvente. Posteriormente, uma versão flexível da tinta UV foi desenvolvida. No entanto, ela perdeu parte de seu poder de adesão.

Então, em 2008, a HP lançou a primeira tinta à base d’água durável para uso externo: a tecnologia látex HP, cujo objetivo também era ser a impressão mais amigável ao ambiente disponível no mercado. Com ela, a HP se orgulhava de oferecer o melhor dos dois mundos: a qualidade das tintas à base d’água e a durabilidade externa das tintas solventes. Isso proporcionou uma versatilidade incomparável, pois era possível obter qualidade interna e durabilidade externa ao usar um único conjunto de tintas — além de elas serem seguras para o meio ambiente e para os operadores.

Em 2013, a HP anunciou uma nova geração da HP Latex, e desde então a fabricante está melhorando continuamente a tecnologia. Nessa ocasião, a fabricante criou um líquido otimizador transparente com o fim de eliminar a necessidade de secadores na zona de impressão, mantendo o ganho de ponto perfeito. A HP também adicionou um componente antirriscos à tinta, para aumentar a durabilidade das imagens, melhorar a eficiência da cura e aumentar a produtividade dos birôs e gráficas.

Em 2018, a HP lançou a série HP Latex R, composta por equipamentos com sistema híbrido de alimentação de substratos, com funções de impressão plana e rolo a rolo. Foi a ocasião também da introdução de uma nova geração da tinta látex. Entre as inovações dessa linha, estavam a nova tinta branca e o “Overcoat”, insumo usado para dar acabamento e proteção superficial às imagens. Como ele é aplicado por um canal separado, o operador pode escolher quando usá-lo ou não. Em aplicações que serão laminadas, por exemplo, não é preciso aplicá-lo. Essa geração também evoluiu em termos de cura, exigindo temperaturas menores para o processo. Como vantagem, um número maior de mídias pôde ser estampado pelas impressoras látex.

A tinta látex da HP é composta basicamente por água (water), pigmentos (pigment) e polímeros sintéticos

A mecânica

As tintas HP Latex consistem em água (65%), pigmentos, polímeros de látex (sintéticos, totalmente hipoalergênicos) e pequenas quantidades de outros químicos.

Na primeira etapa da impressão com as tintas HP Latex, um líquido otimizador é disparado pelas cabeças térmicas exclusivas da marca, com o fim de criar uma camada de partículas carregadas positivamente, apenas onde a imagem será impressa. Em seguida, são sobrepostas as tintas coloridas. Seus pigmentos, carregados negativamente, são atraídos pelo otimizador (positivo), e a maior parte dos pigmentos se aloja na parte inferior da solução na mídia. Para finalizar, o Overcoat, quando necessário, é aplicado sobre a tinta.

No equipamento, a mídia se move através da zona de impressão em direção ao sistema de cura, onde ocorre tanto a evaporação da água da tinta quanto o encapsulamento dos pigmentos pelos polímeros de látex e componentes de acabamento. Como resultado, forma-se uma fina película de látex, transparente, flexível e à prova d'água, com agentes de proteção superficial e pigmentos com resistência a arranhões. Assim, a impressão está pronta para ser manuseada e receber o acabamento.

Os pigmentos (carregados negativamente) encontram-se com as partículas de otimizador (carregadas positivamente) 
Como resultado de impressão e cura, é criada uma película fina e colorida de látex

Benefícios da HP Latex

Produtividade: as imagens saem completamente secas da impressora, prontas para o acabamento e expedição. A látex não racha nem desbota quando esticada. Além disso, não altera as características dos substratos, ao contrário das tintas UV e solvente. Portanto, mesmo depois de impressas, as mídias conservam suas propriedades originais. A látex também é versátil e capaz de estampar uma gama ampla de materiais, de papel a PVC, de SAV a PETG, e até mesmo tecidos.

Fácil de usar: oferece muitos recursos que economizam tempo, como o HP PrintOS, software com ferramentas para observar e gerenciar toda a produção.

Bom para o meio ambiente e para o operador: as tecnologias HP Latex oferecem muitas oportunidades de reciclagem e redução de consumo. Os cartuchos de tinta, as cabeças de impressão e, em alguns casos, os cartuchos de manutenção podem ser reciclados gratuitamente por meio do programa HP Planet Partner.

Este artigo teve apoio da Agis e foi originalmente escrito pelo consultor técnico da HP Bruce Wayne Van Greunen
Este artigo contou com o apoio da Agis, distribuidora de suprimentos e equipamentos HP Latex

 



Sensient lança série especial de tintas sublimáticas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/10/2015
ElvaJet Punch pode ser impressa em papéis transfer com ou sem revestimento

ElvaJet Punch pode ser impressa em papéis transfer com ou sem revestimento

A Sensient, fabricante de insumos para impressão digital, anunciou no mercado internacional o lançamento da ElvaJet Punch, série de tintas sublimáticas digitais que estampam tecidos de poliéster, indicados para os segmentos de moda, decoração e comunicação visual.

A fabricante também desenvolveu uma linha específica, chamada “EP”, para ser empregada em equipamentos Epson DX e Epson TFP.

Christophe Bulliard, diretor de marketing da Sensient, declarou: “Em diversos testes, a ElvaJet Soco apresentou resultados muito bons, como grande eficiência de transferência térmica com diversos papéis revestidos e não revestidos. A tinta é também indicada para impressão direta em tecidos. Tal combinação de benefícios é um argumento convincente para o uso dessa linha de tintas”.

Recentemente, a Xennia Technology, fabricante de soluções inkjet, foi adquirida pela Sensient, cujo portfólio foi expandido. O primeiro fruto dessa aquisição foi o lançamento da ElvaJet Punch.

A Sensient estará presente na feira SGIA, que ocorre entre os dias 4 e 6 de novembro, em Atlanta, EUA.

Fonte: Sensient



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