Censo de 2023 da FESPA mostra demandas por sustentabilidade e mudanças

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2023
Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

A FESPA disponibilizou aos seus membros o Print Census 2023, relatório que destaca os impactos das crescentes demandas por sustentabilidade e aponta as novas necessidades dos clientes.

Realizado em parceria com a InfoTrends, o estudo explorou tendências de longo prazo, como receitas e perspectivas da indústria, aumento das pressões ambientais, mudanças nas demandas dos clientes, planos de investimento e modelos de negócios.

Ao todo, foram consultados 1.778 fornecedores de impressão e sinalização de mais de 120 países, representando um aumento de 26,5% em relação ao censo publicado em maio de 2018. Os entrevistados definiram seu foco de negócios como gráfico (61%), sinalização (26%), tecido (24%) e indústria (14%).

Aumento da receita e perspectivas do setor

As perspectivas de mercado continuam positivas:  71% dos entrevistados afirmaram estar otimistas quanto ao futuro de seus negócios, apesar dos consideráveis desafios económicos dos últimos cinco anos. Os entrevistados também relataram um aumento médio de receita de 7%, desde 2018.

Crescente demanda por sustentabilidade

O censo reafirmou a importância da sustentabilidade, com 72% dos compradores de impressão a solicitarem produtos e práticas ecológicas. Um quarto dos entrevistados partilharam que os seus clientes se preocupam mais com produtos sustentáveis.

Os aumentos de custos percebidos são muitas vezes uma barreira à produção sustentável, mas 70% dos entrevistados afirmaram que podem responder a tais exigências sem aumentar os preços, e outros 22% informaram que já aumentaram os preços sem impacto nas vendas.

A demanda do cliente continua mudando

A indústria está mudando de acordo com os requisitos dos clientes: 67% das respostas mostraram um aumento na procura por entregas mais rápidas, 58% notaram um aumento nos pedidos de tiragens mais curtas e 56% destacaram o aumento do interesse por personalização, enquanto 38% notaram um aumento na procura por mais requisitos logísticos complexos.

Planos de aquisição de impressoras de grande formato

A pesquisa destacou que os fornecedores de impressão estão interessados em investir em tecnologia que aumente a produtividade e proporcione maior flexibilidade de aplicações. Para os 201 entrevistados, as prioridades de investimento são: UV (27%), ecossolvente (18%) e acabamento CNC (17%).

Expansão dos negócios

Quando questionados sobre investimentos tecnológicos, 55% dos entrevistados pretendem entrar em novos mercados e expandir suas ofertas de serviços e aplicações, 53% estão concentrados em melhorar a qualidade de impressão e 52% procuram reduzir o custo unitário.

Fonte: FESPA



Roland DG ganha Prêmio Silk & Sign 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2013

Roland DG garantiu o troféu de campeã na categoria

Roland DG: campeã na categoria "Impressoras Digitais" do Prêmio Silk & Sign

No último 10 de julho, a Roland DG recebeu o troféu de marca mais reconhecida na categoria "Impressoras Digitais" do Prêmio Silk & Sign, realizado pelos organizadores da feira Serigrafia Sign. A fabricante foi escolhida a melhor do setor por meio de votação popular.

"É de enorme importância recebermos, através de uma entidade neutra, o reconhecimento do nosso trabalho. Não somos nós que estamos falando o quanto nosso produto é bom, mas sim os clientes, os quais agradecemos pela confiança e por acreditarem em nossos produtos e serviços", comemorou Anderson Clayton, gerente de marketing e produto da Roland DG.

Para o executivo, este reconhecimento é muito importante para a empresa. "Recebendo o Silk & Sign, mostramos o quanto nosso compromisso com o cliente é sério e o quanto damos valor ao nosso trabalho de pós-venda. Nunca deixamos nossos clientes na mão", pontuou.

Executivos da Roland DG Brasil recebem prêmio

Executivos da Roland DG Brasil recebem prêmio

"Todo o nosso trabalho de marketing envolve muito mais do que apenas apresentar a marca e os produtos. Estamos em todo o Brasil, damos workshops e fazemos trabalhos junto a entidades como o SENAI. O reconhecimento desse nosso esforço mostra que estamos acertando em divulgar não apenas um fator, mas sim um pacote completo de soluções", revelou Clayton.

Com a conquista, o porta-voz da Roland acredita que a empresa vai obter resultados ainda melhores em breve. "Estamos mostrando o quanto somos idôneos. E mesmo que nossos produtos não sejam os mais baratos (se comparados a similares), oferecemos o que há de melhor, de mais confiável e respeitável no mercado. Certamente, conseguiremos trazer novos clientes que também se mostrarão satisfeitos com esse serviço diferenciado que prestamos", concluiu.

Confira mais informações e novidades sobre a Serigrafia Sign e seus expositores.

Fonte: Roland DG Brasil



Summa lança routers da série HF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2017
Equipamentos são indicados para acabamento em placas de substratos rígidos

Equipamentos são indicados para acabamento em placas de substratos rígidos

A Summa, fabricante de equipamentos para corte, anunciou no mercado internacional a linha Summa HF, composta por routers equipadas com motor de fresagem e spindle (fuso) de alta frequência (até 60.000 rpm), que produzem acabamentos mais suaves em ampla diversidade de substratos rígidos.

O spindle e a potência de saída de 1kW permitem os equipamentos trabalharem em velocidades de processamento mais elevadas, em mídias rígidas de madeira, MDF e acrílico.

A fabricante destaca, ainda, que as routers permitem a substituição fácil das brocas graças à pinça pneumática incorporada nas máquinas. Ela dispensa chaves e, portanto, as brocas podem ser substituídas manualmente. Com o opcional Automated Depth Control (ADC), a troca de brocas fica ainda mais fácil.

Fonte: Summa