Fespa Brasil 2024 começa dia 11 de março

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/03/2024
Edição 2024 é a maior da história do evento

Edição 2024 é a maior da história do evento

A Fespa Brasil começa hoje, dia 11 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. A feira segue até quinta-feira, dia 14, sempre das 13h às 20h.

Segundo a organizadora, a feira expandiu em 20% sua área de exposição. Por isso, a edição 2024 é considerada a maior do evento até então.

Destaques da feira

Na entrada da feira, o visitante depara com uma área especial produzida pela Fixar Digital, com placas da Dello Plast. Já nas Áreas de Conhecimento, há uma série de iniciativas técnicas gratuitas com palestras, treinamentos, debates e apresentações práticas.

Na Arena 3D FABLAB, a missão será mostrar como a impressão 3D é acessível e integrada com a impressão digital, sendo utilizada em segmentos como produtos personalizados, decoração e comunicação visual. Serão palestras práticas e gratuitas na Arena, além do caminhão do Universo da Criatividade, que faz a curadoria do espaço.

A área está dividida com a Arena Maker, que trata de gestão e negócios e que também mostra como novos materiais como os termoplásticos podem trabalhar em harmonia com a impressão digital em projetos de comunicação visual.

Geração de novos e lucrativos negócios também será o foco de mais uma edição da Ilha da Sublimação. Com coordenação de Felipe Soares, especialista na área, o espaço conta com programação variada de palestras, tutoriais e debate sobre como ter um projeto lucrativo na área de produtos personalizados, independente da tecnologia e do porte de empresa.

Outra área de grande interesse é a Fábrica de Camisetas. O objetivo é demonstrar ao vivo como aproveitar o recurso do Print On Demand (impressão sob demanda) para lucrar com impressão de camisetas, sacolas, bolsas, bonés, tênis e outros itens.

Muitos dos palestrantes fazem parte do Fespa Expert, projeto que reuniu especialistas da impressão digital para o compartilhamento de conhecimento.

Já o Cambea SuperFast entra em sua segunda edição em uma competição entre envelopadores. Indo além da área automotiva, o destaque do Super Fast, organizado pelo time da Alltak, é abraçar também áreas como decoração e comunicação visual, ampliando o espectro da iniciativa e impulsionando a inspiração.

Fonte: Fespa Brasil



Conheça os vencedores da classificatória do Decor Wrapping 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/03/2019
Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Ainda mais competitiva, a segunda edição do Decor Wrapping Brasil, campeonato de adesivação decorativa organizado pela Imprimax, já começou a testar os melhores instaladores do país. Em 2019, além de passar por uma pré-seleção criteriosa, os participantes tiveram a primeira oportunidade de colocar suas habilidades em prática durante a Fespa Brasil, feira que ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo.

Em quatro dias e nove baterias, 28 participantes competiram entre si, em provas individuais. O desafio consistia basicamente em adesivar uma parede, um rack e um painel de TV. Para tanto, foram disponibilizados três tipos de materiais. Um deles, de uso obrigatório, foi um vinil impresso com uma imagem de tijolos que deveria ser instalado na parede.

Embora os critérios de organização e qualidade no acabamento tenham sido avaliados, o fator que mais pesou nessa etapa do concurso foi o tempo. Quem executou a prova com mais rapidez foi Thiago Amorim, seguido de Jefferson Pimenta. Os dois estão classificados para a final do campeonato, que será realizada durante a feira FuturePrint 2019, entre os dias 10 e 13. Amorim também levou uma pacote de prêmios que incluiu R$2.500,00 em lançamentos da Imprimax, kit completo da Exfac e 25m de impressão fornecidos pela Mimaki, além de camiseta e boné exclusivos. Pimenta levou R$1.500,00 em lançamentos, camiseta, boné e 25m de impressão.

Tempo da instalação foi um dos fatores determinantes na competição

Um dos juízes do campeonato, Eduardo Yamashita, consultor da área de vinis adesivos, declarou: “Nessa etapa, os participantes puderam mostrar suas habilidades individuais. O desafio era executar uma instalação de qualidade no menor tempo possível. Havia a dificuldade de não poder contar com o apoio de outro profissional. Outro grande desafio foi a emenda de imagem entre os vinis, que ficava junto ao painel de TV. O painel trazia o desafio do 3D e dificultava o encaixe das duas partes da imagem”.

O outro avaliador do concurso foi Gilberto Pereira Ribeiro Júnior, instalador técnico de vinil da Imprimax. Para ele, a ideia da competição não é apenas mostrar e recompensar os melhores profissionais do ramo, mas também formar opiniões, mudar conceitos e mostrar oportunidades de adesivação decorativa: “A competição atraiu muitas pessoas, que perceberam que a decoração adesiva é um método muito mais prático do que a própria reforma. Percebi que muitos visitantes passaram pelo nosso estande e saíram de lá com novos conceitos e conhecimentos. O ramo de decoração com vinil cresce a cada dia. O campeonato mostrou isso ao público”.

Gilberto também foi um dos responsáveis por conceber o ambiente e os obstáculos da prova classificatória. “Na etapa realizada na Fespa Brasil 2019, os participantes tinham o tempo como ‘inimigo’. Isto é, eles contaram apenas com uma hora para executar as aplicações. Além disso, tiveram de mostrar conhecimento para superar dificuldades como o casamento centralizado da imagem na parede”, declarou o juiz.

Uma das dificuldadades da classificatória foi emendar corretamente a imagem dos tijolos

Os vencedores

Com 20 anos de experiência, Thiago Amorim, que completou a prova em 48 minutos, ficou em primeiro lugar na classificatória do Decor Wrapping 2019. Treinado em todos os tipos de trabalhos de envelopamento e comunicação visual, o instalador participou pela primeira vez de um campeonato de adesivação. Amorim atribiu seu desempenho à sua dedicação diária em entregar trabalhos de prazos curtos, na melhor qualidade possível. Segundo o instalador, é necessário “sempre estar atento ao casamento de imagem, para que a sobreposição bata certo, além de manter a limpeza do local da instalação e atentar-se ao acabamento final. São critérios que contam muito, tanto nos trabalhos do dia a dia e quanto em um campeonato de adesivação decorativa”. Amorim também disse estar aproveitando seus trabalhos para treinar para a etapa final da competição.

Jefferson Pimenta, o segundo colocado, terminou a prova em 1 hora. Desde 1998 trabalhando na área, o aplicador já havia participado de outros campeonatos de adesivação. Em um deles, promovido pela Fespa Brasil em 2013, Pimenta sagrou-se campeão e foi classificado para a etapa internacional da competição, ocorrida na Inglaterra. Lá, o aplicador ficou em sétimo lugar entre 36 competidores de vários países. Segundo ele, a qualidade refinada de sua aplicação foi o grande diferencial para vencer a classificatória do Decor Wrapping 2019: “Tomo muito cuidado com o casamento de imagens – as sobreposições. Dou atenção ao que está sendo adesivado, para que o material não solte depois, além de pensar em fazer parecer o mais real possível”. Pimenta também está aproveitando seus trabalhos para ficar mais preparado para a etapa final do campeonato de decoração da Imprimax.



Serilon promete levar novidades para a Serigrafia Sign 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2017
Fornecedora prepara vários lançamentos para a feira

Fornecedora prepara vários lançamentos para a feira

A Serilon, fornecedora nacional de materiais para comunicação visual, estará presente na feira Serigrafia Sign 2017, que ocorre entre os dias 12 e 15 de julho (em São Paulo). A empresa promete lançar na exposição o Poliflex Turbo (da Politape), material de termotransferência cuja aplicação leva apenas três segundos.

A Serilon também anunciará a parceria com a empresa americana Neenah, que produz chapa de papel dupla face. Rígida, a mídia é composta por material reciclado e totalmente livre de PVC e de ácidos, além de ser 100% reciclável. O produto pode substituir mídias de PS. Além disso, a empresa reapresentará o Spike, equipamento de medição que agiliza os processos de orçamentos, reduz os custos com mão de obra e garante assertividade no resultado.

O visitante do estande da Serilon poderá ver também o recém-anunciado Kit de Impressora e Cortadora da HP, que é vendido em dois modelos: Látex 315 Print and Cut Solution e Látex 335 Print and Cut Solution. Trata-se de uma solução que conta com quatro componentes básicos: impressora, cortadora, RIP e software.

De acordo com a fornecedora, a cortadora vem com conectividade para rede, que facilita o acesso às informações. Além disso, o fluxo de trabalho é mais rápido porque o software adiciona códigos de barra durante a impressão. A cortadora identifica o arquivo RIP através do código e recorta a arte. A HP também disponibiliza a ferramenta HP Signage Suit, um software para os clientes cadastrados, que apresenta novas possibilidades para o mercado e estimula o desenvolvimento em novos negócios.

Fonte: Serilon



Clicky