Adesivação: o que acontece quando o clima está muito frio ou quente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2012

Quando o tempo esfria, os envelopadores devem tomar alguns cuidados para que a adesivação saia como esperado. É sempre muito importante que o veículo esteja limpo. Antes de chegar ao local de adesivação, ele deve ser lavado (apenas com detergente) e desengraxado. Depois, recomenda-se esperar para que o carro seque e esquente. Além disso, procure fazer a instalação em locais fechados onde as temperaturas são mais elevadas.

Veja o que pode acontecer se o vinil for aplicado em locais com temperatura (muito) baixa:

  • A película pode não alongar, já que, logo após aquecê-la, ela vai esfriar;
  • O tack inicial do adesivo pode ser insuficiente para garantir a adesão da película;
  • A umidade pode condensar-se na superfície do veículo, complicando a adesivação;
  • A película pode ficar dura e frágil, e não vai aderir. Se isso acontecer, o adesivador vai, naturalmente, forçar a espátula, para promover a adesão do filme, e isso pode causar danos ao vinil;
  • Em condições muito úmidas, pode ser difícil manter o substrato seco.

Promover um pós-aquecimento também é fundamental para reduzir a tensão do vinil, manter a sua memória e mantê-lo no lugar correto.

ferramenta para adesivação

Para moldar a película, use ferramentas

Dicas para a adesivação em climas quentes

Atente-se quando o clima esquentar demais. Com o calor, o vinil fica mais maleável, o que dificulta o seu reposicionamento. Além disso, ele tende a distorcer e criar rugas.

A temperatura da superfície jamais deve exceder os 40ºC. Verifique as informações sobre temperaturas mínima e máxima dadas nos manuais dos produtos (se o veículo de cor escura estiver submetido a um calor de 32ºC, então a sua superfície pode estar acima dos 70ºC — tome cuidado).

Se a aplicação tiver de ser feita em ambiente externo, tente começar o trabalho o mais cedo possível. Faça o que puder para não deixar o carro sob o sol.

Em um clima quente e úmido, ocorre a condensação pela manhã. A aplicação nessa condição também deve ser evitada.

Artigo técnico originalmente publicado pela 3M dos EUA. Tradução e adaptação: InfoSign



Mimaki Brasil lança impressora para sublimação TS300P-1800

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2016
TS300P-1800 pode rodar na velocidade de 115 metros quadrados por hora

TS300P-1800 pode rodar na velocidade de 115 metros quadrados por hora

No dia 21 de julho, a Mimaki Brasil realizou uma cerimônia especial em seu showroom para lançar a TS300P-1800, impressora sublimática de 1,8m de largura indicada para a produção de materiais têxteis para moda, vestuário, sinalização, estofados, pontos de venda e decoração.

Além de poder trabalhar na velocidade máxima de 115m2/h e incluir o software RIP RasterLink 6, cuja interface renovada é fácil de operar, o equipamento inclui uma série de dispositivos para reduzir os danos causados pelo enrugamento do papel sublimático durante a impressão. Entre eles estão o sistema de vácuo, as placas de mídia impressa e o alimentador automático que mantém o substrato estável ao aplicar automaticamente a correta tensão no material. Além disso, as cabeças também estão posicionadas a uma altura maior em relação ao papel para evitar colisão com a mídia.

A TS300P-1800 emprega sistema bulk ink MBIS3, composto por embalagens de 2 litros de tinta da série Sb410, que, segundo a empresa, reduz custos, melhora a rentabilidade e garante desempenho estável para melhorar o fluxo de tinta e a limpeza dos nozzles. A formulação de baixa sedimentação ajuda na reproduação de cores mais vibrantes e de alta densidade.

O equipamento também vem com MAPS4 (Advanced Pass System 4), ferramenta que evita o surgimento de banding ao empregar menor quantidade de tinta nos limites das faixas de impressão sobrepostas.

Outro diferencial da TS300P-1800 é a função de recuperação de nozzles, que permite que a máquina continue a imprimir mesmo que haja falhas e entupimentos em determinados nozzles.

A impressora estará em exposição na Febratex 2016, que ocorre entre os dias 9 e 12 de agosto, em Blumenau (SC). Confira o vídeo promocional da impressora:

Fonte: Mimaki



Mosaica Group anuncia nova série de tintas sublimáticas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/03/2021
Linha SWISSJet é vendida em frascos de 5 litros

Linha SWISSJet é vendida em frascos de 5 litros

A fornecedora Mosaica apresentou no mercado internacional a SWISSJet, tinta sublimática compatível com cabeças Epson, Kyocera, Ricoh Gen 5, Konica Minolta KM1024 e Panasonic. Os insumos estão disponíveis em 8 cores (CMYK, light cyan, light magenta, light yellow e deep black), em embalagens de 5 litros ou bolsas de 2 litros.

Randy Peters, CEO da Mosaica, declarou: “Essas tintas econômicas, mas de alto desempenho, oferecem uma solução de sublimação para empresas que buscam produzir grandes tiragens de roupas de alta qualidade”.

Além de tintas e impressoras sublimáticas, a Mosaica oferece papéis de transferência, como o SupremeJETTM Fast-Dry. Fast-Dry.

Fonte: Mosaica

 



Clicky