Quebra de memória do vinil adesivo: O que é e por que fazer?

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/08/2021
O que é quebra de memória?

O que é quebra de memória?

A quebra de memória é basicamente o processo de aquecimento do vinil para o material perder o formato original que tinha enquanto estava enrolado na bobina.

Por que fazer?

Esse processo é essencial no envelopamento automotivo pois garante um melhor acabamento, além de impedir que o adesivo sofra retração depois de aplicado na lataria. Com a quebra de memória bem realizada, o adesivo vai aderir muito melhor na superfície.

Onde aplicar a técnica?

Essa técnica é utilizada principalmente em dobras e peças menores do veículo, locais onde o adesivo possui menor facilidade para aderir.

E se eu não fazer quebra de memória?

Caso o aplicador decida assumir o risco e não realizar a quebra de memória do adesivo, o material poderá retrair e descolar da superfície, deixando parecer a superfície original do veículo.



Feira sediará a 5ª edição da Fespa Digital Textile Conference

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2019
Evento contará com a participação de especialista de estamparia têxtil digital

Evento contará com a participação de especialista de estamparia têxtil digital

Criada em 2015, a Fespa Digital Textile Conference terá espaço garantido na programação de congressos gratuitos da Fespa Brasil 2019, feira que ocorre de 20 a 23 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Reservada para o dia 22 de março, a conferência tratará de todas as facetas do segmento de impressão digital têxtil: moda, decoração, sinalização e outras.

O crescimento do têxtil foi um dos pontos observados na Fespa Print Census, pesquisa sobre o mercado de impressão digital. Entre as entrevistadas, 56% das empresas de estamparia têxtil afirmaram que investiram em digital e mais 19% planejam investir nos próximos dois anos.

A Digital Textile Conference mostrará um panorama do segmento, com especialistas destacando tendências, novos conceitos e possibilidades de mercado.

O visitante, além do conteúdo adquirido no congresso gratuito, poderá acompanhar dentro da Fespa Brasil 2019 uma série de expositores de equipamentos e soluções para a estamparia digital.

Fonte: Fespa Brasil



Avery Dennison define zerar emissões de carbono até 2050

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/05/2021
Uma das metas da empresa é reduzir o impacto ambiental em todas as suas operações

Uma das metas da empresa é reduzir o impacto ambiental em todas as suas operações

A fabricante Avery Dennison ambiciona zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Esse compromisso surge no momento em que a empresa eleva o nível de suas metas de sustentabilidade para 2030.

Como parte dessas novas metas, o negócio “Label and Graphic Materials” (LGM ) compromete-se a empregar conteúdo reciclado ou renovável em suas principais categorias de filmes e produtos de papel. Além disso, terão etiquetas que possibilitam a circularidade dos plásticos. Isso garantirá que a Avery atende aos requisitos atuais ou futuros de reciclagem, compostagem e reutilização de embalagens de plástico de uso único.

As metas específicas para 2030 são:

• Criar inovações que promovam a economia circular;

• Reduzir o impacto ambiental nas operações e na cadeia de suprimentos;

• Causar um impacto social positivo, melhorando os meios de subsistência de pessoas e comunidades.

As ambições da empresa para 2030 também incluem a aquisição de papel exclusivamente de florestas manejadas e de forma responsável. A LGM continuará a investir em colaborações para promover e entregar a reciclagem de matrizes e liners, e a empresa se envolverá com a maioria de seus fornecedores diretos em suas práticas ambientais e sociais que afetam o uso de água, direitos humanos, negócios justos, silvicultura e interesses afins.

A ambição geral da empresa é zerar as emissões até 2050 e permitir um futuro de regeneração. As metas de 2030 também incluem diversidade de gênero, envolvimento e inclusão de funcionários.

Fonte: Avery



Clicky