Caldera lançará versão 11 de software homônimo na SGIA 2016
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2016
A Caldera estará na SGIA 2016, feira de impressão digital que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, EUA. Durante o evento, a empresa promete lançar a versão 11 do software RIP homônimo. Um dos diferenciais da nova edição do aplicativo é a incorporação do Adobe PDF Print Engine (APPE 4), tecnologia de processamento que melhora o desempenho de impressoras de grande formato por meio de avanços no gerenciamento de cache, memória e configurações técnicas. Além de incluir o gerenciamento de 127 cores especiais simultaneamente, o APPE é capaz de processar padrões e máscaras com maior precisão.
Compatível com macOS Sierra, o Caldera V11 vem com novas ferramentas, como a True Bleed, com a qual pode-se clonar pixels em torno das bordas das imagens para criar acabamentos melhores. A ferramenta também pode ser combinada com opções de nesting disponíveis em pacotes como o GrandRIP+, VisualRIP+, TextilePRO e várias outras soluções OEM.
Outra ferramenta é a Sync & Deploy, que possibilita rodar as mesmas configurações de um mesmo RIP em diferentes impressoras e ambientes. Isso reduz o tempo de instalação de software, e os dados mais críticos, como perfis ICC e predefinições de cores, podem ser compartilhados de maneira mais amigável. Quando o Caldera V11 for lançado, a desenvolvedora também fornecerá um aplicativo que calcula os recursos de hardware necessários para o ambiente de produção.
O Caldera V11 também emprega o OpenCL (Open Computing Language), que aumenta o poder de processamento por meio de implantação automática na CPU e na GPU, o que maximiza a interação da arquitetura da Caldera com os componentes centrais das máquinas.
Segundo a empresa, as ferramentas do Caldera V11 poderão ser usadas para criar ambientes de produção baseados em um único modelo de impressora. Por exemplo, para determinada empresa pode ser mais interessante adquirir algumas unidades de um mesmo tipo de equipamento com largura de 1,6m em vez de investir em uma máquina maior, com 3,2m.
Fonte: Caldera
Aleph lança impressora digital têxtil LaForte 600
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
A fabricante italiana Aleph revelou no mercado internacional a LaForte 600, impressora inkjet industrial que estampa diretamente tecidos em velocidades que podem variar de 600 a 1000m²/h, em resolução de até 1200dpi.
Segundo a empresa, embora a LaForte 600 tenha tecnologia de passada scanning, ela atinge quase os mesmos níveis de produtividade das impressoras de passada. Além disso, possui um design compacto (que facilita sua integração em vários ambientes de produção) e um processo sem água (que reduz o consumo de água e energia).
Além da LaForte 600, a Aleph fabrica a LaForte 200, impressora a inkjet têxtil com um design compacto e uma correia rotativa patenteada. É indicada para atender produções de volumes médios e altos de impressão. Outra máquina que faz parte do portfólio da fabricante é a sublimática LaForte 100 Paper, capaz de trabalhar na velocidade de até 200m²/h.
Alessandro Manes, CEO da Aleph, declarou: “Desde o lançamento oficial do projeto LaForte, em 2015, nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento vem trabalhando duro para melhorar e consolidar a série. Decidimos manter nosso foco no desenvolvimento da tecnologia impressão scanning, que agora pode oferecer altos volumes, alta qualidade e menores custos de produção”
Fonte: Aleph
HP Latex expande negócios do birô SelectColor
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/11/2020
Flexibilidade da tinta látex: qualidades que possibilitam a produção de muitos projetos de comunicação visual, como os requisitados envelopamentos
O que leva um consumidor a adorar uma marca? Das mais objetivas e contundentes às mais subjetivas e corriqueiras, há muitas razões que podem explicar esse laço afetivo poderoso. Anderson Sanches, proprietário do SelectColor, birô paulistano especializado em comunicação visual, tem uma ideia bem clara dos motivos que o levaram a ter estima pela HP Latex, marca de impressoras digitais lançada há mais de uma década pela gigante norte-americana de tecnologia. Além do crucial atendimento técnico no pós-venda, o executivo aponta que a versatilidade de mídias e a qualidade das imagens impressas são fatores determinantes. Mas não só: o grande diferencial mesmo é a tinta látex — pelas qualidades de resistência e sustentabilidade que ela oferece.
Sanches fala com real propriedade: há mais de sete anos, a SelectColor utiliza equipamentos HP Latex para estampar peças decorativas de ambientes corporativos e comerciais, como cafés e shopping centers. No portfólio da empresa, também estão os banners de formatos variados e as sinalizações para eventos (inclusive, com laminações de “lousas mágicas”). Além do envelopamento de veículos, outra especialidade da casa, produzida frequentemente pela látex, é o “BackDrop”, painel que pode ter estrutura de “BoxTruss” ou de madeira. Esses inúmeros materiais são comprados por empresas dos mais diversos setores, tanto públicas, como o Governo do Estado de São Paulo, quanto privadas, como Enel, GranVision, Tarkett, Casa Bauducco e CHUBB Seguros.
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A relação com a HP Latex não foi de amor à primeira vista. Em 2013, embora estivesse à procura de uma impressora maior (de 3,2m) e que não empregasse tintas à base de solvente, Sanches demorou a se decidir pela látex. Inicialmente, estava um pouco cético sobre o potencial tecnológico e produtivo da máquina. Porém, depois de longas baterias de testes, realizados em conjunto com uma revenda da HP, o executivo se convenceu a assinar a papelada. Poucos dias depois, a primeira HP Latex foi instalada no birô, e outros dois modelos, nos anos seguintes, passariam a fazer parte das ferramentas especiais da SelectColor.
Especial? Por quê? Sanches reitera que a tinta látex é o que torna a tecnologia tão única e vantajosa. Por ser à base d’água, o material é inodoro e sustentável — duas qualidades que surpreenderam os clientes da SelectColor. “O grande impacto é vê-los abrir seus impressos, principalmente banners, e não entender o porquê de eles não terem cheiro de solvente. Alguns clientes gostaram tanto dessa tecnologia que hoje seus editais exigem impressões somente com tinta látex”, revelou o dono da SelectColor.
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Ganho de produtividade foi outro motivo que levou Sanches a reforçar sua relação com a HP Latex. Um de seus equipamentos, o L1500, tem rodado em velocidade média de 48m2/h para produzir imagens de alta qualidade — essenciais para muitos pedidos feitos ao birô. Essa mesma qualidade era obtida por outras impressoras em velocidades de 16m2/h. Além disso, a L1500 possibilita que o trabalho simultâneo com dois rolos de mídias, o que também aumenta a produtividade dos trabalhos.
Outro fator que contribui para o aumento da produtividade é a rápida secagem da tinta. Por causa dela, o material já sai pronto da impressora e, portanto, pode ser enviado diretamente ao acabamento, encurtando os tempos do fluxo de trabalho.
Os ganhos de produtividade somam-se à versatilidade de mídias que as impressoras látex rodam. Embora limitados aos substratos flexíveis em rolo, os equipamentos podem estampar um amplo número de materiais. Entre eles, lonas comuns e perfuradas, tecidos especiais, papéis para mobiliários urbanos e vinis adesivos de todos os tipos. São materiais como esses que decoram e personalizam, por exemplo, lojas de marcas de peso como a GranVision, a Bauducco e a Louis Vuitton — alguns dos clientes da SelectColor, que, durante a pandemia de covid-19, têm produzido muita comunicação visual com informações específicas de higiene e distanciamento social. O birô foi responsável, por exemplo, pela produção dos materiais de implementação de regras de segurança para o retorno dos funcionários de empresas como a Linx (de tecnologia para o varejo) e a CHUBB (de seguros).

Se não foi amor à primeira vista, certamente o namoro deu em casamento. E a relação dá mais um sinal de que vai evoluir: Sanches revela estar de olho na recém-lançada HP Latex R2000. “Hoje estamos estudando a aquisição dela”, revela o executivo. A HP Latex R2000 é uma divisora de águas dentro da série. Trata-se do primeiro modelo com sistema híbrido de alimentação de mídias, que roda substratos flexíveis e rígidos. Essa inovação possibilita um aumento expressivo nas ofertas de aplicações e produtos impressos.
Embora a qualidade de impressão seja um dos trunfos da SelectColor, que atualmente conta com 16 funcionários, a empresa presta serviços de corte, acabamento e instalação, para oferecer uma solução completa aos clientes.
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