Feira FuturePrint 2019 atraiu mais de 40 mil visitantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2019
Evento também contou com 40 novos expositores

Evento também contou com 40 novos expositores

No primeiro ano como FuturePrint, a feira sucessora da Serigrafia Sign FutureTextil recebeu mais de 40 mil visitantes entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “Na FuturePrint os visitantes puderam conhecer e aprender mais sobre técnicas e soluções trazidas pelos expositores. A feira teve uma evolução bastante expressiva, com mais de 40 novos expositores, um crescimento em área na ordem de 28%, além de pavilhões internacionais”.

Segundo a organizadora da FuturePrint, a Informa Markets, um dos principais marcos dessa edição foi a presença de um público bem qualificado, que ao longo dos quatro dias visitaram os estandes em busca de soluções que auxiliassem no crescimento produtivo das empresas. “Registramos a presença de visitantes com poder de decisão, interessados em realizar negócios e atender às demandas crescentes do setor. Esse é um reflexo do nosso empenho constante de fomentar e buscar novos nichos de mercado”, destaca Yeda Monteiro, gerente de produto.

Comemorando 10 anos na feira, a Mimaki Brasil, fabricante de impressoras digitais, destacou o diferencial do público presente na edição de 2019. “Percebemos a alta qualidade dos visitantes, que chegaram ao estande sabendo o que queriam, entendendo de processos, produtos e aplicações. Os melhores players e soluções estão aqui”, destacou Danilo Ribeiro, gerente de marketing e produtos da fornecedora.

Capacitação profissional

Quem passou pelo evento teve a oportunidade de acompanhar as atrações paralelas promovidas ao longo dos quatro dias. Foi o caso do Fórum FuturePrint (com palestras técnicas e de mercado) e do Circuito de Impressão Digital Têxtil (espaço interativo que mostrou como funciona uma estamparia digital têxtil). Em anexo ao Circuito, ocorreu o Fórum Future Têxtil (com palestras, debates e cases de sucesso). Além disso, a feira promoveu o Serigrafia em Ação (com apresentações práticas da técnica serigráfica) e o Sublimação em Ação (com palestras e workshops sobre a técnica sublimática).

Outras atrações foram o DecorPrint (ambiente criado para demonstrar as possibilidades de decoração de interiores), o Fórum Acrílico (com conteúdo sobre a utilização do acrílico na comunicação visual), a Sala de Crédito (espaço que reuniu bancos, cooperativas, fintechs e agentes de negócios), o Sebrae Móvel (prestador de consultorias) e o espaço “Confecção 4.0 Virtual”, promovido pelo Senai São Paulo.

“A feira proporcionou muito conteúdo para os visitantes, o que gerou um alto grau de satisfação entre todos os envolvidos. Hoje o público procura o evento para se capacitar”, diz Liliane.

FuturePrint 2020

Em 2020, a FuturePrint completará 30 anos e será entre os dias 22 e 25 de julho. O Expo Center Norte volta a ser o ponto de encontro dos profissionais dos setores de serigrafia, sign e estamparia têxtil. “Estamos muito animados com os números neste ano e já estamos trabalhando para que a próxima edição, em que comemoraremos 30 anos, seja ainda mais completa e surpreendente, sempre buscando oferecer conhecimento e novidades em prol do desenvolvimento dos setores de atuação da FuturePrint”, revela Liliane.

Fonte: FuturePrint



Laminação em impressos de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/09/2013

Laminar ou não? Se você trabalha em birô ou gráfica digital, essa pergunta já passou inúmeras vezes pela sua cabeça. Parte das incertezas sobre a laminação (processo de aplicação de uma película protetora sobre a mídia) começa na própria impressão, pois muitas impressoras e tintas prescindem de qualquer tratamento superficial.

Mas o que acontece se, por exemplo, o impresso precisar de proteção contra pichações? Ou se o cliente pedir uma instalação externa, aplicada em janelas? A laminação, nesses casos, é obrigatória.

Muitos acreditam que a laminação só protege contra a exposição de raios UV. Mas ela também pode aumentar a rigidez da mídia e conferir efeitos diferenciados aos impressos. Sem contar que agrega valor aos trabalhos de comunicação visual.

A laminação pode ser aplicada em cartazes, pôsteres, displays (rígidos e flexíveis), backlits, banners, sinalização externa e decalques

A laminação pode ser aplicada em cartazes, pôsteres, displays (rígidos e flexíveis), backlits, banners, sinalização externa e decalques

Antes de começar a laminar, responda às seguintes questões:

  • A aplicação é interna ou externa?
  • A mídia é de papel, PVC ou vinil?
  • Você precisa de acabamento brilhante ou fosco?
  • O material ficará acessível ao público?
  • A aplicação terá vida útil curta ou longa?
  • O impresso exige proteção contra raios UV?

Com base nas respostas desse questionário, você vai conseguir escolher a película mais interessante para laminar seus impressos. Você descobrirá também se a laminação é realmente necessária.

Especificação do material

Quando souber como os impressos serão instalados, consulte os fornecedores de materiais para acabamento. Eles são habilitados a indicar as laminadoras e os filmes mais adequados para suas necessidades. A escolha do filme certo vai garantir o sucesso da aplicação. Seguem abaixo algumas especificações e características técnicas das películas de laminação que devem ser controladas:

  • temperatura de ativação;
  • pressão necessária;
  • acabamento: brilhante, acetinado, fosco/ultrafosco, texturizado;
  • permanente ou removível;
  • à base de solvente ou à base d’água;
  • hot-melt;
  • absorventes de UV.
Laminação pode agregar valor aos seus impressos

Laminação pode agregar valor aos seus impressos

Tintas de impressão digital (grande formato)

Considere mais um fator: a tinta, que pode ser látex, UV, à base d’água ou solvente. Cada uma delas vai reagir de forma diferente com a superfície da mídia. Por exemplo, as tintas à base d’água "colam" na superfície das mídias. Portanto, o filme laminado deverá aderir à imagem para que não ocorra a delaminação. Já as tintas à base de solvente "penetram" no substrato e podem até mesmo criar uma mídia "mais fina" onde foram depositadas. A laminação nesse caso tem de prender a tinta e dar estabilidade adicional ao produto final. Mas, mesmo com o avanço das tintas, os impressos continuarão exigindo proteção contra raios UV (que provocam o desbotamento), manipulação (como limpeza) e ataques (pichações). Para tanto, não há melhor processo do que a laminação.

Fonte: Neschen



Fespa lança nova versão de guia sobre sustentabilidade

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/10/2014

Guia trata de tópicos sobre sustentabilidade em empresas de serigrafia e impressão digital

Guia trata de tópicos sobre sustentabilidade em empresas de serigrafia e impressão digital

A Fespa, federação internacional de sinalização, anunciou o lançamento da nova edição do Fespa Planet Friendly Guide, guia em inglês que contém informações sobre sustentabilidade na indústria de serigrafia e impressão digital. O documento contém os seguintes tópicos:

  • Sustentabilidade e futuro – como os gráficos encaram esses desafios;
  • Poluição na serigrafia;
  • Poluição na impressão digital;
  • Substâncias perigosas na serigrafia;
  • Emissões de água na serigrafia;
  • Emissões de água nas impressões serigráfica e digital;
  • Resíduos na impressão serigráfica;
  • Resíduos na impressão digital;
  • Papel e outros substratos para serigrafia e impressão digital;
  • Técnicas de gerenciamento ambiental para serigrafia;
  • Energia para impressões serigráfica e digital.

A pesquisa e a criação do guia foram financiadas pelo programa Fespa Profit for Purpose, que já reinvestiu milhões de euros gerados pelas feiras internacionais da instituição em vários projetos, com o objetivo de apoiar a comunidade global de impressão digital e serigráfica.

O Planet Friendly Guide é parte do programa ambiental da Fespa, que dissemina informações sobre sustentabilidade, melhores práticas e estudos de caso por meio de programas educacionais em todos os eventos internacionais da Fespa.

Sean Holt, secretário geral da Fespa, comentou: "A legislação e as melhores práticas estão evoluindo continuamente na indústria e o Planet Friendly Guide incorporou essas mudanças".

O guia pode ser baixado gratuitamente pelos membros da Fespa.

Fonte: Fespa Brasil



Clicky