Feira FuturePrint 2019 atraiu mais de 40 mil visitantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2019
Evento também contou com 40 novos expositores

Evento também contou com 40 novos expositores

No primeiro ano como FuturePrint, a feira sucessora da Serigrafia Sign FutureTextil recebeu mais de 40 mil visitantes entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “Na FuturePrint os visitantes puderam conhecer e aprender mais sobre técnicas e soluções trazidas pelos expositores. A feira teve uma evolução bastante expressiva, com mais de 40 novos expositores, um crescimento em área na ordem de 28%, além de pavilhões internacionais”.

Segundo a organizadora da FuturePrint, a Informa Markets, um dos principais marcos dessa edição foi a presença de um público bem qualificado, que ao longo dos quatro dias visitaram os estandes em busca de soluções que auxiliassem no crescimento produtivo das empresas. “Registramos a presença de visitantes com poder de decisão, interessados em realizar negócios e atender às demandas crescentes do setor. Esse é um reflexo do nosso empenho constante de fomentar e buscar novos nichos de mercado”, destaca Yeda Monteiro, gerente de produto.

Comemorando 10 anos na feira, a Mimaki Brasil, fabricante de impressoras digitais, destacou o diferencial do público presente na edição de 2019. “Percebemos a alta qualidade dos visitantes, que chegaram ao estande sabendo o que queriam, entendendo de processos, produtos e aplicações. Os melhores players e soluções estão aqui”, destacou Danilo Ribeiro, gerente de marketing e produtos da fornecedora.

Capacitação profissional

Quem passou pelo evento teve a oportunidade de acompanhar as atrações paralelas promovidas ao longo dos quatro dias. Foi o caso do Fórum FuturePrint (com palestras técnicas e de mercado) e do Circuito de Impressão Digital Têxtil (espaço interativo que mostrou como funciona uma estamparia digital têxtil). Em anexo ao Circuito, ocorreu o Fórum Future Têxtil (com palestras, debates e cases de sucesso). Além disso, a feira promoveu o Serigrafia em Ação (com apresentações práticas da técnica serigráfica) e o Sublimação em Ação (com palestras e workshops sobre a técnica sublimática).

Outras atrações foram o DecorPrint (ambiente criado para demonstrar as possibilidades de decoração de interiores), o Fórum Acrílico (com conteúdo sobre a utilização do acrílico na comunicação visual), a Sala de Crédito (espaço que reuniu bancos, cooperativas, fintechs e agentes de negócios), o Sebrae Móvel (prestador de consultorias) e o espaço “Confecção 4.0 Virtual”, promovido pelo Senai São Paulo.

“A feira proporcionou muito conteúdo para os visitantes, o que gerou um alto grau de satisfação entre todos os envolvidos. Hoje o público procura o evento para se capacitar”, diz Liliane.

FuturePrint 2020

Em 2020, a FuturePrint completará 30 anos e será entre os dias 22 e 25 de julho. O Expo Center Norte volta a ser o ponto de encontro dos profissionais dos setores de serigrafia, sign e estamparia têxtil. “Estamos muito animados com os números neste ano e já estamos trabalhando para que a próxima edição, em que comemoraremos 30 anos, seja ainda mais completa e surpreendente, sempre buscando oferecer conhecimento e novidades em prol do desenvolvimento dos setores de atuação da FuturePrint”, revela Liliane.

Fonte: FuturePrint



Serilon é distribuidora oficial da Starpac no Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/01/2018
Starpac produz adesivos desde 1992

Starpac produz adesivos desde 1992

Com objetivo de atender às diversas necessidades de birôs e prestadores de serviços de impressão, a Starpac, fabricante de películas autoadesivas, comercializa vinis calandrados e cast, para impressão digital, recorte e aplicações especiais. Entre as linhas oferecidas pela empresa, estão a promocional (com materiais que duram até seis meses), a intermediária (com duração de até dois anos) e a premium (para aplicações de até três anos).

Os materiais da Starpac são fabricados com tecnologia de laboratório altamente equipado e com matérias-primas importadas, para moldar materiais de alto desempenho.

Atualmente, a distribuidora oficial da Starpac é a Serilon, distribuidora nacional de materiais e equipamentos para comunicação visual e impressão digital.

Fonte: Serilon



Dicas para aplicar o envelopamento líquido (Power Revest, da Imprimax)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2015

Desde o lançamento do Power Revest, produto desenvolvido pela Imprimax, muitos carros já receberam o envelopamento líquido. Na mesma proporção, muitos profissionais tiveram de aprender a utilizar a novidade, para aplicá-la corretamente, evitando desperdícios e otimizando o resultado do envelopamento.

Além de agitar bem a lata antes de utilizá-la e limpar a válvula (virando-a de cabeça para baixo e pressionando até cessar o jato), o aplicador deve atentar-se aos seguintes itens (recomendados pela própria fabricante, a Imprimax):

Dicas para aproveitar melhor o Power Revest

  •  A influência do processo de aplicação: com pincel, trincha ou rolo, ocorre uma perda de 5% a 15% do Power Revest. Já nas aplicações com pistolas convencionais, a perda é maior: em torno de 30%.
  •  Em pinturas feitas em ambientes externos: principalmente quando está muito quente ou ventando muito, pode-se perder o dobro das quantidades mencionadas no item anterior. E o caso da aplicação com pistola é o mais crítico.
  • A forma de aplicação: também influi no rendimento. Se o pintor não tiver treinamento, habilidade e experiência, ele pode desperdiçar tempo e material. Por exemplo: na distribuição do produto sobre a superfície do carro. Se ele for aplicado em excesso, para atingir uma determinada espessura, a camada vai ficar sem uniformidade, prejudicando o resultado da aplicação.
 
Dicas para melhorar a aplicação do envelopamento líquido

Dicas para melhorar a aplicação do envelopamento líquido

 Dicas para aplicação e rendimento

 
  • Recomenda-se a diluição (com Redutor Power Revest) de, no mínimo, 10% do volume (podendo variar).
  • Durante a pulverização, se aparecerem névoas, partículas ou teias, pare a aplicação. Esses problemas tem como causa a diluição. Portanto, a recomendação é fazer a adição de 10% de redutor. Em seguida, faça o teste. Se ainda ocorrer a formação de teias, misture mais redutor (de 10% em 10%) até que a formação de teias pare. Saiba que o redutor diminui a viscosidade e retarda a secagem da produto.
  • As aplicações "ásperas" ocorrem quando o produto está caindo "seco" sobre a superfície. Para evitar que isso aconteça, regule bem a pistola, após acertar a diluição do Power Revest. Experiências com regulagens auxiliam muito na aplicação.
  • Variação climática (isto é, dias muito quentes ou frios) influencia na secagem do produto. A dica, para esses casos, é aumentar a diluição do Power Revest. Depois, será necessária a aplicação de uma ou mais demãos além do normalmente recomendado.
  • Não é necessário cobrir as partes onde o material não será aplicado. Porém, se cobri-las, você terá maior economia e menos tempo de limpeza.

Tabela para quantidade de Power Revest a ser utilizado:

 
  Exemplosde modelos Quantidade total de Power Revest Quantidade de Redutor necessária
Motos Burgman, CG, Fazer, Twister, Ninja, R1, Hornet choppers e carenadas em geral. De 1/4 a 2/4 (de 900 a 1.800ml) 1 Litro
Carros pequenos Hatchs em geral, Gol, Uno, fiesta, Mini Cooper, Corsa, Golf, Punto, 206, Clio etc. De 7/4 a 8/4 (6.300 a 7.200ml) 3 Litros
Carros médios Sedans em geral, Honda, Corolla, Elantra, Vectra, Sandero, Voyage etc. De 8/4 a 9/4 (de 7.200 a 8.100ml) 3 Litros
Carros grandes Modelos SW em geral, Omega, Azzera, Sonata, Malibu, BMW 325, Mercedes 180, Fusion, Passat etc. De 10/4 a 11/4 (de 9.000 a 9.900ml) 4 Litros
SUVs SUVs em geral Grand Blazer, Captiva, Edge, Freemont, Land Rover, Santa Fé, IX35, Ecosport, Silverado etc. De 12/4 a 13/4 (de 10.800 a 11.700ml) 4 Litros
Rodas De aro 15 a 22 De 1/4 a 2/4 (de 900 a 1.800ml) 1 Litro

Observações:

  •  1/4 de Power Revest cobre até 0,80m², na espessura recomendada: entre 0,08 e 0,12micra (de 8 a 12 demãos);
  •  A tabela acima leva em conta os diversos equipamentos de pintura. A variação (da quantidade total do produto) ocorre em função do dispositivo e da forma de aplicação;
  •  1/4 de Power Revest equivale a 900ml.

Fonte: Imprimax. Edição do texto: InfoSign