Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015
A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.
Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.
Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.
Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:
Otimismo
Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.
Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço
A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.
Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa
Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).
Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.
A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.
Tecnologia digital possibilita mudanças
Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.
Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.
A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.
Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração
Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.
A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização
Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.
Fonte: Fespa
Fespa Brasil sediará conferência sobre impressão digital têxtil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/02/2015
A Fespa Brasil 2015, feira que ocorre entre os dias 18 e 21 de março, em São Paulo, promoverá o Digital Textile Conference São Paulo, evento que reunirá especialistas para discutir diversos temas sobre estamparia têxtil, como atualizações de mercado, estratégias industriais, transfer e impressão direta, impressão digital fashion, vestuário esportivo, mercado de design de interiores, tintas para impressão têxtil digital e estudos de casos.
Marcada para o dia 20 de março, das 13h30 às 20h, a Digital Textile Conference, que acontecerá durante a feira, será ministrada por especialistas que deverão compartilhar conhecimento, experiências e visões sobre produtos, tendências e segredos comerciais. A conferência é patrocinada pela Epson.
Alexandre Keese, diretor da APS, organizadora da Fespa Brasil, declarou: "É uma oportunidade única para saber mais sobre estamparia digital. O participante também terá acesso a dicas práticas e poderá conhecer inovações. Ao mesmo tempo, será possível ampliar seu network com outros profissionais do mercado".
Para participar da Digital Textile Conference, cadastre-se na feira.
Fonte: Fespa Brasil
Webinar de lançamento: impressora SWJ-320 EA, da Mimaki Brasil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/08/2020
No dia 12 de agosto de 2020, entre às 19h00 e 20h00, a Mimaki Brasil apresentará, por meio de webinar, a nova impressora solvente SWJ-320 EA.
Capaz de rodar na velocidade de até 137m²/h, o equipamento vem com 4 cabeças e oferece operação contínua, viabilizada pelo novo sistema de abastecimento, com capacidade de até 3 litros por cor.
Com largura de 3,2m, a SWJ-320 EA imprime simultaneamente em dois rolos, para alta produtividade de trabalhos de gigantografia em alta definição.
Para participar do evento on-line e gratuito, basta fazer a inscrição pelo link dedicado.
Fonte: Mimaki Brasil
-
Nazdar anuncia tinta compatível para impressoras Mimaki UV LED
-
Konica Minolta lança impressora inkjet para embalagens de papelão ondulado
-
HP cria experiência interativa para interessados nas impressoras Latex 700 e 800
-
Orafol lança gel de aplicação para envelopamento de veículos
-
Novo primer de adesão de tinta UV em vidros
-
Fespa Brasil 2021 é adiada para junho
-
Epson Brasil lança menor impressora sublimática do mercado
-
HP lança no Brasil linha de impressoras para sublimação
-
Agfa passa a vender papéis sintéticos para sinalização
-
Febratex 2021 é adiada para agosto
-
Epson lança no Brasil impressora têxtil Monna Lisa 8000
-
Akad lança NovaJet UV Flatbed LED GFB 9060
-
Trotec apresenta nova máquina a laser
-
Novo tecido antimicrobiano da Fisher Textiles
-
Onyx Graphics lança assinaturas Onyx Go
-
Nazdar anuncia tinta compatível para impressoras Mimaki UV LED
-
Konica Minolta lança impressora inkjet para embalagens de papelão ondulado
-
Epson Brasil apresenta nova impressora UV plana
-
HP cria experiência interativa para interessados nas impressoras Latex 700 e 800
-
Prism Inks anuncia nova tinta sublimática com corante autodispersante
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro