Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015
A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.
Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.
Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.
Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:
Otimismo
Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.
Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço
A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.
Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa
Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).
Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.
A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.
Tecnologia digital possibilita mudanças
Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.
Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.
A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.
Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração
Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.
A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização
Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.
Fonte: Fespa
Ampla lança impressora para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/05/2013
Durante a IPS Fair, no Rio de Janeiro, a Ampla apresentou impressoras digitais de seu portfólio. Ao todo, a marca expôs três equipamentos com tecnologia solvente (Rio 8000, Rio 8100s e Targa XT), além do lançamento Rio 8000s Aquatex, máquina para sublimação.
Com resolução máxima de 1.200dpi, a Rio 8000s Aquatex é equipada com quatro cabeças de impressão (que disparam gotas com sete picolitros), alcançando velocidade máxima de até 67 m²/h.
De acordo com a empresa, a máquina "é a resposta para quem procura excelentes resultados de impressão e produtividade acima da média".
A Ampla garante que, além da Rio 8000s Aquatex, outros lançamentos serão promovidos ao longo de 2013.
Fonte: Ampla
3M lança mídia adesiva sem PVC
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2016
A 3M, desenvolvedora de tecnologias, anunciou no mercado europeu a disponibilidade da Envision Print Film 48, mídia autoadesiva sem PVC que pode substituir películas de vinil. Segundo a empresa, trata-se de uma solução sustentável adequada para aplicações de sinalização em paredes, pontos de venda, vidros, portas, assoalhos, janelas e divisórias, além de poder ser usada para envelopamento de áreas planas ou ligeiramente curvadas de veículos.
O Envision Print Film 48 é compatível com impressão digital solvente, UV e látex. Além disso, conforma-se bem e resiste mais a elevadas temperaturas que os vinis adesivos. A mídia também é resistente ao desgaste e permite uma remoção mais limpa e rápida. Pode-se aumentar a durabilidade do substrato ao aplicar sobre ele o Gloss Overlaminate 8048G, filme de laminação que também aumenta a resistência a raios UV.
A fornecedora disponibiliza opções da mídia com adesivo permanente ou removível. Ademais, o Envision Print Film 48 incorpora as tecnologias Comply (adesivo com canais de liberação de ar) e Controltac (facilita o reposicionamento do filme).
Fonte: William Smith
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