Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



Baixe e-book grátis sobre comunicação visual em tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/05/2017
EFI e IT Strategies desenvolveram o material

EFI e IT Strategies desenvolveram o material

A EFI, fabricante de impressoras digitais, e a IT Strategies, consultoria especializada na indústria de impressão, lançaram um e-book gratuito específico sobre a área de comunicação visual em tecidos.

Com estatísticas de demanda, dados sobre provedores de impressão, tendências globais e explicações sobre impressão digital têxtil, o e-book mostra como a comunicação visual em tecidos representa um diferencial competitivo por proporcionar resultados refinados, recicláveis e sustentáveis. Ainda de acordo com as empresas, a impressão em tecido permite que as marcas se destaquem com produtos leves que oferecem facilidade de manuseio e instalação. Além disso, os tecidos podem ser lavados, dobrados e (re)utilizados como bandeiras, banners, artigos decorativos, displays e muito mais.

Disponível em português, inglês e espanhol, o e-book pode ser baixado por meio deste link.

Fonte: EFI



Brasilata inova na personalização de embalagens com impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2021
Impressora e software da Agfa foram essenciais para impulsionar projeto de e-commerce da Brasilata

Impressora e software da Agfa foram essenciais para impulsionar projeto de e-commerce da Brasilata

Em tempos de crise, inovar é a única solução para garantir o crescimento de uma empresa. A Brasilata é um exemplo disso. A fabricante, que conta com mais de mil colaboradores e é referência no mercado em que atua, recentemente aumentou seus investimentos na inovadora Loja da Lata, página totalmente dedicada a vendas on-line de embalagens metálicas personalizadas e exclusivas para pessoas físicas e empresas de menor porte.

Embora o projeto tenha sido lançado em 2017, ele recrudesceu justamente durante a pandemia de covid-19. Daniel Speicys, gerente da Loja da Lata, conta que a iniciativa tem batido recordes de venda e, além disso, “o 2º semestre de 2020, logo após o período mais difícil e de incertezas, foram meses de grande demanda e aumento significativo de novos clientes”, enfatizou o executivo.

Embora Speicys tenha entrado na empresa quando o projeto já estava vigente, ele aplicou a sua expertise em vendas online e implementou um novo website mais responsivo e completo, para abraçar desde os projetos mais simples até os mais ousados, para desenvolver novos projetos e produtos premium com efeitos gráficos inovadores, viabilizados pela tecnologia de impressão UV da Agfa.

Para dar conta da demanda e entregar serviços de qualidade, a Loja da Lata teve o apoio fundamental de serviços e soluções da Agfa, mais especificamente da impressora Jeti Titan HS e do software de fluxo de trabalho Asanti, ferramentas utilizadas na personalização de latas e embalagens metálicas.

Explosão de vendas on-line: Loja da Lata personaliza embalagens metálicas para clientes diversos

De acordo com Augusto França, head de pesquisa da Brasilata, “com a Jeti Titan, tivemos um upgrade em termos de qualidade e produtividade. Complementou e elevou a precisão e cores de nosso parque de impressão. Queremos confiabilidade, com uma empresa que te dê a retaguarda necessária e ofereça um bom custo final. E temos isso com a Agfa”.

A parceria entre a Brasilata e a Agfa vem de longa data. A área de pré-impressão offset tem a Agfa como principal parceira de fornecimento. Para o processo de aquisição da Jeti Titan HS, iniciado há dois anos, foram realizados testes e pesquisas, para um desenvolvimento conjunto da solução ideal para a Loja da Lata. As possibilidades da impressão digital da Agfa aliadas às soluções de pré-tratamento dos substratos metálicos da Brasilata culminaram em uma parceria sólida e bem-sucedida.

Já com o fluxo de trabalho Asanti, a Loja da Lata melhorou sua eficiência produtiva, seja com novas ferramentas de verificação automática de arquivos na pré-impressão, seja no controle total de seu parque gráfico por meio das dashboards e estatísticas, que possibilitam controlar qualquer equipamento com dados precisos de produção, consumo de tintas e insumos, entre outros benefícios.

Impressora UV Jeti Titan HS viabiliza a personalização das embalgens metálicas para a Loja da Lata

Líder inovador

Fundada em 1955, quando produzia tampas de folhas-de-flandres para embalagens de alimentos e cosméticos, a Brasilata vem crescendo através de inúmeras aquisições e investimentos. Hoje a empresa conta com quatro unidades fabris localizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiânia e Recife.

Com uma filosofia de incentivo à inovação, a empresa lidera diferentes ações de estímulos internas, para sempre estar à frente do tempo e de seus pares. Seus colaboradores são estrategicamente chamados de Inventores.