Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



Fespa Brasil sediará conferência sobre impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/02/2015

Participe da Digital Textile Conference São Paulo, na Fespa Brasil 2015

Participe da Digital Textile Conference São Paulo, na Fespa Brasil 2015

A Fespa Brasil 2015, feira que ocorre entre os dias 18 e 21 de março, em São Paulo, promoverá o Digital Textile Conference São Paulo, evento que reunirá especialistas para discutir diversos temas sobre estamparia têxtil, como atualizações de mercado, estratégias industriais, transfer e impressão direta, impressão digital fashion, vestuário esportivo, mercado de design de interiores, tintas para impressão têxtil digital e estudos de casos.

Marcada para o dia 20 de março, das 13h30 às 20h, a Digital Textile Conference, que acontecerá durante a feira, será ministrada por especialistas que deverão compartilhar conhecimento, experiências e visões sobre produtos, tendências e segredos comerciais. A conferência é patrocinada pela Epson.

Alexandre Keese, diretor da APS, organizadora da Fespa Brasil, declarou: "É uma oportunidade única para saber mais sobre estamparia digital. O participante também terá acesso a dicas práticas e poderá conhecer inovações. Ao mesmo tempo, será possível ampliar seu network com outros profissionais do mercado".

Para participar da Digital Textile Conference, cadastre-se na feira.

Fonte: Fespa Brasil



Webinar de lançamento: impressora SWJ-320 EA, da Mimaki Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/08/2020
Com tecnologia solvente, equipamento tem 3,2m de largura

Com tecnologia solvente, equipamento tem 3,2m de largura

No dia 12 de agosto de 2020, entre às 19h00 e 20h00, a Mimaki Brasil apresentará, por meio de webinar, a nova impressora solvente SWJ-320 EA.

Capaz de rodar na velocidade de até 137m²/h, o equipamento vem com 4 cabeças e oferece operação contínua, viabilizada pelo novo sistema de abastecimento, com capacidade de até 3 litros por cor.

Com largura de 3,2m, a SWJ-320 EA imprime simultaneamente em dois rolos, para alta produtividade de trabalhos de gigantografia em alta definição.

Para participar do evento on-line e gratuito, basta fazer a inscrição pelo link dedicado.

Fonte: Mimaki Brasil